Doença meningocócica e sua alta taxa de letalidade infantil

Você já ouviu falar sobre a doença meningocócica? Será que seus filhos e sua família estão protegidos dessa enfermidade? Os principais sorotipos são: A, C, W, Y e B, sendo o B responsável por 60 a 70% dos casos na infância.

Como forma de cuidado com a população, mais uma vez a CLÍNICA MIMAR faz nota de um assunto relevante: a importância da vacina meningocócica, sendo a meningite uma doença devastadora até mesmo para quem sobrevive.

Na Meningite B, todas as faixas etárias podem ser acometidas, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 (cinco) anos, especialmente as menores de 01 (um) ano de idade. Na doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis, além das crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos.

É importante ressaltar que a doença meningocócica infantil é uma doença aguda, de difícil diagnóstico, que requer atenção médica urgente.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, onde casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais.

Sua transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta).

Com alta taxa de letalidade, a doença tem prevenção, se dando através da vacinação oferecida somente na rede privada, sendo recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Com a pandemia em virtude do novo coronavírus, a CLÍNICA MIMAR se destacou em Natal pela sua atuação totalmente voltada para um acolhimento seguro e vacinação facilitada, proporcionando um ambiente tranquilo, que obedece todas as recomendações de segurança estabelecidas pelo Organização Mundial de Saúde.

Além disso, possui um estacionamento amplo e gratuito, onde as famílias podem receber a vacinação através do sistema de Drive-Thru (sem sair do carro). Para quem busca mais comodidade, a CLÍNICA MIMAR também oferece a vacinação a domicílio, bastando apenas ligar para a empresa e agendar o horário mais conveniente.