Saúde

Doença que matou milhões na Idade Média, peste negra está de volta

peste-bubonica-a-forma-mais-comum-da-doenca-afeta-os-nodulos-linfaticos-e-causa-gangrena-1444914932105_615x300Foto: Public Health Image Library-CDC

Peste bubônica, a forma mais comum da doença, afeta os nódulos linfáticos e causa gangrena

Os Estados Unidos levaram o homem à Lua há quase 50 anos, mas americanos ainda morrem de uma doença que arrasou a Europa na Idade Média. Por que isso ocorre?

A chamada peste negra causou cerca de 50 milhões de mortes na África, Ásia e Europa no século 14. A epidemia dizimou metade da população europeia.

O último surto em Londres foi a Grande Praga de 1665, que matou um quinto dos moradores da cidade. Depois houve uma pandemia na China e na Índia no século 19, que ceifou mais de 12 milhões de vidas.

A doença, contudo, não ficou relegada ao porão da história. Ainda é endêmica (mantida sem necessidade de contaminação do exterior) em Madagascar, na República Democrática do Congo e no Peru. E o mais surpreendente é que ela ainda mata pessoas nos EUA.

Até o momento há registros de 15 casos no país em 2015, com quatro mortes – ante uma média de sete casos por ano neste século, segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do governo americano.

A bactéria responsável pela doença – Yersinia pestis – entrou nos EUA em 1900, por meio de barcos a vapor infestados de ratos, de acordo com Daniel Epstein, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A praga era bastante presente (nos EUA), com epidemias em cidades portuárias da costa oeste. Mas o último surto urbano da praga foi em Los Angeles em 1925. Daí se espalhou por meio de ratos do campo, e assim se entrincheirou em partes do país”, afirma Epstein.

Se não for tratada, a doença – tipicamente transmitida a humanos por pulgas – tem um índice de mortalidade de 30% a 60%. Antibióticos, contudo, são efetivos se há diagnóstico precoce.

A praga

Mais de 80% dos casos nos EUA são de peste bubônica, a forma mais comum da doença, que afeta os nódulos linfáticos e causa gangrena. Há outros dois tipos, a séptica, que causa infecção no sangue, e a pneumônica, que afeta os pulmões.

A doença pode ser difícil de identificar em seus estágios iniciais, porque os sintomas, que normalmente se desenvolvem após sete dias, parecem com o de uma gripe comum – um teste de laboratório pode confirmar o diagnóstico.

A maioria dos casos ocorre no verão, quando as pessoas passam mais tempo em áreas externas. Essas áreas nos EUA são os Estados do Novo México, Arizona, Califórnia e Colorado, segundo o CDC.

“O conselho é se precaver contra mordidas de pulgas e não manusear carcaças de animais em áreas endêmicas da praga”, diz Epstein.

Todos os casos de 2015 no país foram registrados nesses Estados, ou outros Estados a oeste do meridiano 100, que divide o país no meio – Amesh Adalja, um especialista em doenças infecciosas da Universidade de Pittsburgh, refere-se a esse meridiano como a “linha da praga”.

“O cão-da-pradaria (mamífero roedor) é o principal meio de transmissão da praga, e ele se concentra a oeste do meridiano 100”, diz Adalja. A geografia e o clima do oeste dos EUA favorecem a presença desses roedores, e como eles são “animais sociais”, acabam contribuindo na proliferação de pulgas infectadas.

O furão-do-pé-preto e o lince-do-Canadá são outras espécies suscetíveis, afirma Danielle Buttke, epidemiologista do Serviço Nacional de Parques dos EUA.

A existência desses “reservatórios animais” explica a dificuldade em erradicar a praga, afirmam especialistas.

A única doença humana erradicada até o momento, a varíola, não existe em animais. O mesmo ocorre com a poliomielite, que a OMS trabalha para erradicar, mas ainda é endêmica em três países – Nigéria, Afeganistão e Paquistão (e também na Síria desde a atual guerra civil).

“A não ser que exterminemos os roedores, (a praga) sempre vai estar por aí”, afirma Epstein.

Por outro lado, cientistas no Centro Nacional de Saúde da Vida Selvagem dos EUA vêm trabalhando com parques no desenvolvimento de vacinas orais para proteger furões-do-pé-preto e cães-da-pradaria – esses últimos parecem preferir iscas com sabor de manteiga de amendoim.

Uma vacina injetável para os furões também foi criada. Isso abre a possibilidade de eliminar a doença nesses animais, ao menos nos parques nacionais mais visitados dos EUA.

A pesquisa sobre a doença está em um estágio “vibrante”, afirma Adalja, com cientistas trabalhando em diagnósticos e vacinas humanas efetivas.

Isso ocorre porque a praga foi classificada como uma “arma biológica categoria A”, segundo o pesquisador. Uma média de sete casos por ano é uma coisa, mas o risco de uma guerra biológica, ainda que remoto, é algo bem diferente.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MAIS UMA VEZ: Justiça do RN mantém contratos em dispensa de licitação da Saúde de Natal

Foto: Joana Lima

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a continuidade dos contratos firmados na Dispensa de Licitação Eletrônica nº 003/2025 da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (4) pela 6ª Vara da Fazenda Pública, em cumprimento ao que já havia sido definido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Na prática, os contratos permanecem válidos e as empresas vencedoras seguem prestando serviços até que o mérito dos recursos em trâmite no TJRN seja julgado. O caso envolve questionamentos sobre supostas irregularidades na dispensa e a necessidade de republicação do aviso para permitir a participação de outras empresas.

O juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho destacou que a decisão do desembargador convocado Luiz Alberto Dantas, no âmbito de um agravo de instrumento, revogou entendimentos anteriores que haviam suspendido os contratos ou determinado a republicação imediata do edital. Assim, a análise sobre eventual reabertura de prazo para novas propostas ficará para o julgamento final dos recursos.

Também foi determinado que o Ministério Público seja intimado a se manifestar e que as autoridades municipais envolvidas sejam notificadas. Já o pedido da empresa Justiz Terceirização de Mão de Obra Ltda., que pleiteia a extinção do processo por perda de objeto, será analisado em momento oportuno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Despachantes cobram melhorias e criticam demora na entrega de documentos

Foto: Divulgação

A categoria dos despachantes reivindica, nesta quinta-feira (4), melhorias nos serviços prestados pelo órgão responsável pela emissão de documentos, o Detran-RN. A presidente do Conselho, Carol Tavares, e a coordenadora de registro, Isabele, destacam que o prazo de entrega voltou a ser de 20 dias, prejudicando profissionais, clientes e suas famílias.

Segundo a categoria, já foi solicitado em caráter de urgência que o problema fosse solucionado, mas até o momento não houve resposta efetiva. Em nota, os despachantes ressaltam ainda a relevância de sua atuação.

“A categoria dos despachantes tem um fundamental trabalho de arrecadar 70% dos processos que entram no órgão, mas mesmo assim, não é visto com bons olhos pela governadora”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Burkina Faso criminaliza relações homossexuais com penas de até 5 anos de prisão

Foto: AFP

O parlamento de Burkina Faso aprovou uma lei que proíbe a homossexualidade, com penas de prisão de dois a cinco anos para infratores, informou a emissora estatal na noite de segunda-feira, 1º. A emenda ao código da família foi aprovada pelo parlamento em votação unânime, colocando o código em vigor mais de um ano após sua aprovação pelo governo militar do capitão Ibrahim Traoré.

Burkina Faso se junta à lista de mais da metade dos 54 países africanos que possuem leis que proíbem a homossexualidade, com penas que variam de vários anos de prisão à pena de morte. As leis, embora criticadas no exterior, são populares nos países onde moradores e autoridades criticam a homossexualidade como um comportamento importado do exterior e não como uma orientação sexual.

A nova lei entra em vigor imediatamente, com indivíduos em relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo correndo o risco de penas de prisão e multas, disse o ministro da Justiça, Edasso Rodrigue Bayala, durante uma transmissão da TV estatal. Ele descreveu atos homossexuais como “comportamento bizarro”.

Autoridades elogiaram a nova lei como um reconhecimento dos “valores matrimoniais e familiares” em Burkina Faso. “Vocês comparecerão perante o juiz”, disse o ministro da Justiça, dirigindo-se aos homossexuais.

Burkina Faso tem sido governada pelos militares após um golpe em 2022, que, segundo os soldados, visava estabilizar o país em meio a uma crise de segurança cada vez mais grave e proporcionar uma melhor governança. Grupos de direitos humanos, no entanto, acusam a junta de reprimir os direitos humanos com a prisão e o recrutamento militar generalizados de críticos.

Desde que assumiu o poder em setembro de 2022, após o segundo golpe em Burkina Faso naquele ano, o líder da junta, Traoré, também se posicionou como um líder pan-africano com uma retórica de independência do Ocidente — uma mensagem que frequentemente repercute entre a população jovem da África.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Morre estilista Giorgio Armani, aos 91 anos

Foto:  Reprodução

O estilista italiano Giorgio Armani morreu, conforme informou sua empresa nesta quinta-feira (4). “Com infinita tristeza, o Grupo Armani anuncia o falecimento de seu criador, fundador e incansável força motriz: Giorgio Armani”, disse a casa de moda em um comunicado.

Armani, aos 91 anos, era sinônimo de estilo e elegância italianos modernos. Ele combinava o talento de um estilista com a perspicácia de um empresário, comandando uma empresa que faturava cerca de 2,3 bilhões de euros (cerca de R$ 14,5 bilhões) por ano.

Ele estava doente há algum tempo e foi forçado a abandonar os desfiles de seu grupo na Semana de Moda Masculina de Milão, em junho, a primeira vez em sua carreira que perdeu um de seus eventos de passarela.

Conhecido como “Re Giorgio” — Rei Giorgio — o estilista era famoso por supervisionar cada detalhe de sua coleção e cada aspecto de seu negócio, desde a publicidade até o penteado das modelos antes de entrarem na passarela.

Uma câmara funerária será montada no sábado e domingo em Milão, informou a empresa, seguida de um funeral privado em data não especificada.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Sargento da PM e namorada morrem em grave acidente no interior do RN

Foto: Reprodução

O 3º sargento da Polícia Militar, Eudes de Lima Moura e a namorada dele, Luciana Medeiros Dantas, morreram em acidente grave na RN-233 na noite de quarta-feira (3) próximo à cidade de Paraú, Região Oeste do estado.

De acordo com a Polícia Militar, Eudes e Luciana eram natural de Caicó. Além de policial, era sócio-proprietário de um grupo funerário. Ambos não resistiram à gravidade do acidente e morreram ainda no local.

As causas do acidente serão investigadas.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

Ratts cria linda campanha para o Ministério Público e Prefeitura de Parnamirim sobre a adoção “tardia”

A agência Ratts Ratis está colocando no ar uma bela campanha para estimular a “adoção necesssária”, também conhecida como “adoção tardia”, para dar visibilidade e possibilitar, dentro do Sistema Nacional de Adoção (SNA), a adoção de adolescentes e de grupos de irmãos que não estejam vinculados a pretendentes dentro do SNA. Existe hoje uma dificuldade em estabelecer as adoções de adolescentes, devido a um “padrão” de preferência dos casais pretendentes por crianças com pouca idade. A campanha surgiu de um projeto de mútua colaboração entre os órgãos envolvidos, a fim de executar ações conjuntas e coordenadas de busca ativa de adolescentes em condições de adotabilidade no município de Parnamirim. Os órgãos são o Ministério Público do RN, a Prefeitura Municipal de Parnamirim, o Tribunal de Justiça do RN e o Grupo de Apoio Abrace.

Segundo a Promotora de Justiça da Vara da Infância e Adolescência de Parnamirim, Dra. Gerliana Rocha, “o trabalho da agência Ratts Ratis está sendo fundamental para este projeto, com muita criatividade e sensibilidade, com uma campanha capaz de transformar o nosso olhar sobre a adoção” afirmou Dra. Gerliana. Quer conhecer um pouco mais sobre o que a Ratts Ratis pode fazer pelo posicionamento da sua marca ou do seu projeto? Entre em contato pelo perfil @rattscom ou manda um zap para 99215-9781, e agende uma visita. Sua marca vai ganhar um grande reforço no posicionamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula reafirma a Alcolumbre ser contra qualquer anistia

Foto: Fabio Rodrigues

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ser contra qualquer proposta de anistia aos envolvidos na depredação da Praça dos Três Poderes.

O petista recebeu o senador e ministros indicados pelo União Brasil no Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (3), um dia depois de o partido anunciar que deixará a base aliada do governo federal.

Segundo relatos à CNN, Alcolumbre não mencionou a proposta, mas o presidente fez questão de ressaltar que, na visão dele, um perdão aos envolvidos no 8 de janeiro atenta contra a democracia e a soberania.

A avaliação no Palácio do Planalto é de que aprovar a proposta seria fortalecer o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e ceder à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Alcolumbre articula a votação de uma proposta que diminui a pena daqueles condenados e presos pelo episódio criminoso, incluindo os que estão detidos no exterior.

A iniciativa não inclui Jair Bolsonaro (PL) e tem o apoio de parlamentares de siglas do centrão, como PSD e MDB. O PL, no entanto, defende uma anistia geral e irrestrita, que inclua Bolsonaro.

Nem o presidente do Senado Federal nem o presidente da Câmara dos Deputados, contudo, concordam com um perdão geral. O projeto que teria apoio maior seria apenas de redução de pena dos que estiveram presentes na Praça dos Três Poderes.

Nos últimos dias, Tarcísio desembarcou em Brasília para tentar viabilizar uma anistia ampla, mas nem mesmo deputados conservadores acreditam em êxito em um projeto que inclua Bolsonaro.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Para os esquerdiotas quando eles receberam anistia foi muito bom, inclusive ganharam umas indenizações pela crueldade que muitos deles praticaram, já anistiar os adversários aí nem pensar, normal.

  2. O trabalho do sistema foi muito árduo para acabar em 🍕. Lógico que ele é contra, até porque, sabe que perde feio para o Bolsonaro.

  3. É justo. Houve alguma Anistia para o Presidente Lula quando ele estava preso por a série de narrativas???? NÃO. A ambição pelo poder foi maior e prenderam um inocente. Hoje o jogo esta virando e agora iremos ver um verdadeiro criminoso ser preso.

  4. O descondenado por corrupção morre de medo de Bolsonaro sair candidato em 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF e Receita Federal apreendem mais de 500 mil maços de cigarros contrabandeados no RN

Foto: Divulgação

As Forças de Segurança no Estado do Rio Grande do Norte – Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil(RFB) e Polícia Civil (PC/RN) deflagraram, nesta manhã de quinta-feira (4), a Operação Retomada II como desdobramento do flagrante ocorrido na terça-feira (2), que culminou com a apreensão de 356.000 maços de cigarros contrabandeados num galpão em Macaíba (RN). Além do cigarro ilícito, também foram presas seis pessoas e apreendidos três veículos.

Na ação desta quinta-feira (4), foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em locais de interesse para a investigação bem como dois mandados de medidas restritivas diversas da prisão. De acordo com a PF, mais de 200 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos, elevando o total a 556 mil maços confiscados em apenas três dias de operação. Também foram apreendidos celulares, computadores e farta documentação fiscal e contábil.

Iniciada em 2024, a investigação visa desarticular organização criminosa especializada na introdução clandestina e distribuição de cigarros na Grande Natal. Desta mesma investigação sobrevieram elementos de prova de sucessivos crimes federais e estaduais, inclusive a tentativa de homicídio contra policiais civis da DEICOR e servidores da Receita Federal ocorrido em setembro de 2024, em Monte Alegre (RN).

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente da Câmara de Parnamirim solicita reabertura da Urgência e Emergência do Hospital Deoclécio Marques

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Dr. César Maia, esteve reunido nesta quarta-feira (03) com a governadora Fátima Bezerra, acompanhado do Presidente da JUCERN, Carlos Maia, em uma visita institucional para tratar da reabertura do setor de Urgência e Emergência do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena.

Durante o encontro, Dr. César Maia destacou a importância da reativação do serviço para garantir o atendimento de média e alta complexidade à população de Parnamirim e cidades vizinhas. O fechamento da urgência e emergência tem provocado a sobrecarga de outras unidades de saúde e deixado a população desassistida em situações críticas.

“Sabemos da relevância desse serviço para nossa cidade e para a vida de tantos parnamirinenses. Nosso compromisso é continuar trabalhando incansavelmente para assegurar uma saúde digna e de qualidade para todos”, afirmou o presidente da Câmara.

A solicitação formal já foi encaminhada ao Governo do Estado, pedindo prioridade na reabertura do setor com a devida alocação de profissionais, equipamentos e estrutura necessária para o pleno funcionamento do hospital.

Opinião dos leitores

  1. Fátima Bezerra do PT destruiu a saúde, a educação e a segurança pública.
    Fátima a coceira do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Meu futuro político está totalmente entregue a Deus”, diz ex-primeira-dama

Foto: Wilton Junior

Cotada como candidata da direita nas eleições presidenciais de 2026, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse à CNN estar focada atualmente na situação de sua família e afirmou ter entregado seu futuro na política “à vontade de Deus”, sem descartar nenhuma possibilidade.

“Muitos me perguntam sobre eleições. No momento, não estou pensando em eleições”, comentou Michelle, ao ser questionada sobre o papel que tem desempenhado na direita brasileira.

Sua prioridade, acrescentou a ex-primeira-dama, é a situação de Jair Bolsonaro (PL) e da família diante de “toda essa perseguição” — como ela se refere ao julgamento do ex-presidente e dos réus acusados de liderar uma tentativa de golpe de Estado.

Michelle relatou estar empenhada em ampliar a participação das “mulheres de bem” na política, por meio de atividades do PL Mulher e de iniciativas como o Projeto Alicerça Brasil, que busca alavancar candidaturas femininas do partido com apelo ao público conservador e evangélico.

“O meu futuro está totalmente entregue à vontade de Deus”, disse Michelle, evitando uma resposta taxativa sobre uma possível entrada sua na corrida presidencial de 2026.

Como mostrou a CNN, interlocutores avaliam que o ex-presidente poderá escolher Michelle como candidata ao Planalto em 2026, apesar do apoio cada vez mais explícito do Centrão e de empresários ao nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o nome da direita para 2026.

A percepção é que o ex-presidente, embora demonstre apreço por Tarcísio, teme ser escanteado caso seu aliado se eleja.

CNN

Opinião dos leitores

    1. Você escolhe Michele. Serás senadora ou presidente, pra tristeza da jumentada esquerdista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *