Denúncia

É mais que problema. É Cinemark

Cidade Jardim Cinemark SP

Por sua tradição, assistir um bom filme na rede Cinemark deveria ser garantia de qualidade, conforto e bom atendimento. Em Natal, na rede do Cinemark no Midway Mall, os clientes estão cansados de mau atendimento, calor, filas homéricas e o descaso da direção.

As reclamações são muitas, variadas e constantes. Ar condicionado quebrado, longas filas para comprar ingresso, péssima orientação dos funcionários da rede e até mesmo comprar uma simples pipoca são motivos de aborrecimento.

O Blog do BG ouviu diversos clientes que tiveram a infelicidade de ter tardes e noites de angústia quando procuravam apenas o bom lazer de assistir um filme.

Os problemas vão desde a falta de atendentes suficientes na área da bomboniere, sujeira nas salas, cadeiras quebradas (que já causaram inclusive acidentes), ar condicionado quebrado, longas filas para comprar ingressos e muito mais.

Um cliente ouvido pelo Blog do Bg relatou situações absurdas. Ele comprou seu ingresso pela internet, mas quando chegou ao Cinemark foi obrigado a pegar a mesma fila de todos os clientes para trocar o bilhete por um ingresso real. “Aí o cliente fica novamente numa fila longa sendo que comprar pela internet deveria ser justamente para evitar filas”, conta.

Este mesmo cliente disse que chegou ao cinema e foi informado: “O ar condicionado só está funcionando em50% da capacidade”.

Foi procurar a gerencia e recebeu um simples “Vá procurar seus direitos”, com direito ao gerente se virando e deixando o reclamante falando com as paredes.

Outro cliente ouvido passou situações semelhantes. Depois de enfrentar 35 minutos para comprar ingresso, passou mais 15 minutos para poder comprar uma simples pipoca. Motivo: somente um atendente para dar conta de dezenas de pessoas. Quando chegou à hora do troco, foi perguntando se aceitava “balas e chocolates, pois caso contrário precisaria ir ao guichê buscar troco”.

Para completar o drama, quando entrou na sala de projeção o filme que era anunciado como dublado (infantil) estava legendado.

Chega ao cúmulo da programação de filmes estarem num lugar pouco visível e ainda com mudanças constantes, que pegam o cliente de surpresa.

Há apenas um terminal de auto-atendimento, geralmente sem papel para a impressora. Isso sem contar que as máquinas de débito e crédito vivem quebradas.

“Depois que peguei a fila tive que ir ao caixa eletrônico fazer um saque e voltar à fila novamente, quando cheguei à sala o filme era legendado e não dublado como informavam na programação”, conta.

No último mês as reclamações chegaram a um ponto insuportável. Havia uma barata na lanchonete, desfilando mansamente sob os olhares espantados de dezenas der clientes. Inclusive, o filme tendo a dita barata como protagonista foi postado no twitter e foi assistido por milhares de pessoas.

Pois é. O que deveria ser uma garantia de conforto, tranqüilidade e bom lazer vêm se transformando num tormento. Vem sendo uma garantia mesmo de aborrecimento e muito desrespeito com o público natalense.

Opinião dos leitores

  1. É só não ir, porra de cinema. Assine plataformas de streaming, é muito melhor. Bem vindo a 2023.

  2. Funcionários e gerentes humilham e destratam os clientes também. Péssimo atendimento e falta de treinamento.

  3. Ontem ,vindo de Campo Grande/MS ,para ferias em Natal, levei meus filhos e sobrinhos ao Cinemark. Meu sobrinho Felipe que mora aqui em Natal e frequenta esse cinema simplesmente apresentando a identidade estudantil com foto atualizada, sempre comprou ingressos tranquilamente.
    Mas ontem na hora da compra, a funcionária não permitiu.
    Gostaria de saber porque a apresentação da carteira sempre foi suficiente e ontem ocorreu isso.
    Gostaria de saber se assim como Felipe, outros estudantes compraram ingressos simplesmente apresentando a identidade estudantil ou não. Desde já agradeço.

  4. Sem contar que anunciam pre estreia na guia de programção voce chega la e não tem pre estreia alguma. Ha , e ainda tem que assistir um filme todo  fora de foco.

  5. Tá pessima a situação do cinemark, vários filmes deixam de passar, também já fui assistir filme com 40% dos ar condicionados funcionando e a atendente ainda quis me fazer desistir de assistir um filme, ficou insistentemente perguntando se eu queria mesmo assistir, até que tve que procurar a gerente, sem falar que em 3 filmes que eu fui assistir e o filme apagou começaram a rodar de novo, e quando fui para pré-estréia de Harry Potter e as relíquias da morte parte 2 estava muitooo bagunçado, eles não sabiam como formar fila com tanta gente e no meio do filme o som ficou baixíssimo.

  6. Acho que nem uma situação contada aqui foi pior que a minha, eu e algum amigo tinhamos ido ao cinemark para asistir o filme Harry Potter e as reliquias da morte parte 1 chegando na sala cheia e muita gente correndo para pegar o melhor local, bom o filme demorou a começar, atrasou, apos  fomos informado de que por poblemas no audio o filme foi transferido de sala dai foi um grande alvoroso eu estava com um copo gigante de refrigerante e derubarão ele mais consegui salvar a pipoca, sei que poblemas tecnicos acontece, mas bem que a direção do cinemark poderia ter dado essa noticia com mais caltela e ter organizado fila.

  7. O ar condicionado funciona às avessas por lá. Em filmes não comerciais o ar condicionado às vzs está no máximo, e fica entre ligado e desligado. Qdo está desligado todo mundo morre de calor e qdo está ligado o ambiente fica congelante. Os atendentes parecem os donos de tão grosseiros, mal educados. O problema da bilheteria é FATO e o da pipoca também. Em resumo, uma lástima. Gerente? E tem? Se tem, parabenizo-o pela brilhante gestão: é de fazer vergonha! Aliás, vergonha é algo que ele, obviamente, não deve saber o que é. Cinema no Midway Mall vai mall, muito mall.

  8. o cinemakr aqui em natal só ta visando o lucro e não mais investe na infra-estrutura e no conforto dos clientes! o ingresso fica cada vez mais caro, e não há melhora! as poltronas estão um nojo de sujas e quebradas! absurdo isso! como forma de protesto, já não vou mais no cinemark há alguns meses! e todo mundo era pra fazer o mesmo! quando eles vissem q o movimento tá baixo, poderia pensar em investir mais no cinema! 

  9. uma vez minha irmã foi comprar ingresso lá,a moça disse que tinha acabado e logo depois chegou uma patricinha no guichê e levou um ingresso ¬¬

  10. Além de tudo os atendentes dos guicês atendem mal. Não sabem informar ou acham que a gente está pedindo favor. Outro dia fui grosseiro com uma mocinha que vendia os ingressos.

  11. A situação no Cinemark é péssima..Perdi as contas das vezes que fiquei pingando de calor no filme pois eles meio que desligam o ar…Se contar o episódio que passei quando fui ver Rio. Cheguei e comprei em cima da hora..corri pra entrar, quando cheguei o rapaz do atendimento disse que a seção ia atrasar 1 hora..aí tudo bem..resolvi ir comer..quando voltei descobri que o filme tinha começado na hora certa e ele me deu a informação como se fosse pra VIP's..aí fui no caixa receber meu dinheiro de volta…Tinha comprado duas inteiras e eles queriam me devolver dinheiro de duas meias! Foi confusão viu..chamei o gerente do gerente…fiz barraco na fila foi aquele auê. Por fim recebi meu dinheiro e assisti uma outra seção de graça..Mas o estresse foi grande!

  12. Fora que restringem a compra de meia entrada a estudantes.. aqueles que estudam línguas ou têm carteira de cursinho pré-vestibular são barrados – aconteceu comigo. No Moviecom isso não acontece. Foi a última vez que fui lá.

  13. Concordo com todas as posições anteriores..Era cliente fiel a cinemark desde o inicio de suas atividades. Conheci pessoalmente os dois primeiros gerentes gerais de lá o Sr. Ronaldo Serpa e o sr. André Ribeiro, este ultimo ainda reside en Natal. O cinemark era CINEMARK, DURANTE ESSAS GESTÕES. Ronaldo e sua inalguração linda e o André com suas inovações ao ponto de colocar um carro no saguão de entrada do cine no filme Quarteto Fantastico.. Infelizmente nosso ex-melhor cinema da cidade sucumbiu diante de sua grandiosidade e falta de concorrente. Porém nosso sofrimento acabará, a Cinepolis irá inaugurrar no Natal Shopping e me informaram que teremos a satistfação de contarmos com o sr. ronaldo ou o sr. andré a frente do complexo. P.S. Confirmem essa informação no Favorito da eng Roberto freire pois o Sr. André é diretor de mkt desta rede

  14. Já há tempos eu não vou no cinemark de Natal. Péssimo atendimento, filas enormes, e os gerentes nem se fala!
    Também o que pesa é um pessoalzinho bem mal-educado que pensa que está em casa. Maior falta de educação geral.

  15. está faltando em natal a rede de cinemas KINOPLEX, rede competente internacionalmente conhecida, de cinemas grandes e bem estruturados, compra-se o ingresso por lugar e pela cor da cadeira, cinema de 1º mundo!

  16. por isso só assisto filmes agora no MOVIECOM do Praia Shopping, apesar de bem menor é muito mais organizado, confortável, filas pequenas, bom atendimento… enfim, tudo que o Cinemark do Midway Mall não oferece. Querem uma dica? Vão pro Moviecom, a qualidade do serviço deles com o Cinemark é incomparável!

  17. Impossível assistir filme com criança no Cinemark. Imagine uma sala com temperatura ambiente??? Péssimo, porqur não existe temperatura ambiente quando vc estar com crianças. Boicote ao cinema é a melhor opção para se ter um respaldo dos superiores, pois estes irão cobrar metas, e, sem clientes eles não terão lucro!

    1. As salas são totalmente adaptadas para crianças, pois existe um dia do mês que gestantes e mães com crianças de colo tem descontos no filme o som com volume baixo, ar condicionado ambiente, sala não muito escura! Se chama cine materno, toda última terça feira do mês! É realmente muito satisfatório!

  18. OLHA COM RELAÇÃO AS LONGAS FILAS RECEBI A INFORMAÇÃO DE UM GERENTE, QUE FOI MEU ALUNO, QUE NÃO EXISTE FILA ÚNICA NO CINEMARK POR IMPOSIÇÃO DO SUPERINTENDENTE DO MIDWAY. QUANDO ELES ORGANIZARAM UMA FILA ÚNICA E, O SUPERINTENDENTE DO MIDWAY VIU, MANDOU DESFAZER IMEDIATAMENTE. ESSE CIDADÃO, QUE SE DIZ SUPERINTENDENTE NÃO ENTENDE NADA DE FILAS, MUITO MENOS DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE.

  19. Hoje na 1º seção do dia, as 12:30 fui assistir Carros 2 com meus 2 filhos. Logo ao entrar na parte interna o cheiro de mofo grande. Depois que entramos na sala uma quentura absurda. Simplesmente o Ar-condicionada estava desligado, só vieram ligar depois de 2 reclamações. Resultado, quando o filme veio acaber é que a sala esta num clima aceitavel.

  20. Nas férias de janeiro de 2011, levei meus dois filhos o cinemark, o filme era tropa de elite, compramos pipocas caras até demais diga-se de passagem, resultado ao colocar pipocas na boca meu filho de 13 anos sentiu algo diferentee duro que chegou a machucar, era uma rosca de metal (porca), da maquina de fazer a pipoca que caiu e foi junto com a pipoca a ser servida a criança, agora pergunto se fosse uma criança menor?Procurei o responsável e veio uma pessoa sem o menor preparo para responder por o que aconteceu.

  21. O problema é a falta de concorrentes, quando tiver mais cinemas em Natal, quem sabe eles não mud a administração do cinema…

  22. Com os gerentes já desisti de reclamar. Sempre mando emails pela Internet para a Administração Central.

  23. Eu gosto do cinemark, pra mim é o melhor cinema que tem! ainda sem pagar nada! Usando a Inteligweb eu tenho esse privilégio!! Demaissss

  24. o problema na cinemark nao são os funcionarios diga-se de passagem. uma semana dessas fui inpropriadamente por uma gerente que se diz gerente de controle. umagrossa mal educada e que destrata seus funcionarios e inclusive seus clientes. ja fui bem atendida por varios funcionarios e por gerentes o de snack bar, bilheteria e projeção e adm. todos bem educados e compreensivos com meus problemas, naum vou mentir que nunca fiquei aborrecida com o problema de ar condicionado, mais como ja foi ressaltado antes eles nos informam" de escolha do cliente" agente não é forçados a nada. e me digam o contrario quem mesmo com o ar condicionaddo mesmo assim não quiz assistir ao filme? eu assisitir e não tive problema nenhum com a temperatura estava ambiente e as salas estavam reduzidas em 50% de ingressos. gosto da cinemark e naum me arrependo de ir la.

  25. Os natalenses são muito porcos. Sempre vou nas primeiras sessões do CINEMARK e as salas estão limpas e cheirosas. Quem suja as salas são as pessoas "civilizadas" que deixam o copo cheio de refri no porta copos ou quem espalha a pipoca no piso da sala. Vocês querem que um funcionário limpe aquela sala enorme cheia de lixo deixado pelos clientes mal educados em menos de 10 minutos?

    1. Se não tem capacidade pra limpar em 10 minutos, contratem mais funcionários ou diminuam a quantidade de salas. Não é problema meu oq fizeram nas sessões anteriores. Quem vai na última sessão tem o mesmo direito de quem vai na primeira.
      É a minha opinião. E é, no mínimo, o justo. Afinal, o ingresso não é mais caro pra opção "Sala Limpa".

    2. Claro que é nosso DIREITO, frequentar um ambiente limpo e adequado, independente do horário da sessão. Por um acaso, quem vai na última sessão está pagando mais bararato pra estar em um ambiente suijo? O problema do NATALENSE é que ele se contenta com qualquer serviço prestado. Quem PAGA (e ainda paga caro) tem toodo o direito de EXIGIR!

  26. Há que se ressaltar, ainda, que shopping center não é lugar pra cinema. Não temos um cinema independente em Natal. Independente de um centro de consumo.

    Shopping center também não é lugar para teatro. Onde está o Teatro do Teatro Riachuelo? Até agora só vi apresentações musicais com ingressos a preços que determinam muito bem o público a que é destinado esse serviço. Enquanto isso, o Sandoval Wanderley está fechado e os artistas natalenses receberam um decreto de Micarla de Sousa, dizendo que toda apresentação artística precisa de autorização prévia governamental. Que absurdo é esse? Está tudo errado nessa cidade.

    O próprio shopping Midway Mall está errado. Foi construído por um particular, que enriqueceu após lucrar tanto quanto foi possível sobre os trabalhadores da Guararapes Têxtil, fábrica de roupas da rede Riachuelo. Os registros de irregularidades com relação às leis trabalhistas por parte da Guararapes são inúmeros. Trabalhadores explorados, sem remuneração justa, expostos à condições insalubres de trabalho, demitidos fora das leis da CLT… e enquanto isso, o empresário enriquecendo ao ponto de poder construir sozinho um megacentro comercial que, de tão concentrador, mudou o trânsito da nossa cidade e demandou a construção da Via livre, por exemplo, de milhões de reais. E continua. Agora, com um teatro cujo foco está em qualquer coisa que valha dinheiro, exceto arte.

    Algo de muito estranho acontece nessa cidade. Muito estranho. Mas tudo bem, Em 2012 FÁBIO FARIA se candidatará a prefeito, e tdos os nossos problemas estarão resolvidos. -Not.

  27. Concordo com tudo o que foi exposto, pois também percebo a completa desorganização daquele cinema. Tudo é de péssima qualidade. O Midway é um shopping muito centralizador, com um fluxo imenso de pessoas. O cinema não supre essa demanda nem com quantidade de funcionários, nem qualidade nos serviços. As salas estão sempre mal cheirosas e sujas. E vcs viram o tratamento que o gerente conferiu ao cliente?! "Vá procurar seus direitos." Filho da mãe. Esse cinema merece boicote até melhorar seus serviços. E não é pagando pau pro Movie com não, porque provavelmente cinema do praia shopping só é de qualidade muito maior por ser menos procurado.

  28. Bom nunca tive problemas maiores, a não ser a demora na fila pra pipoca e troco com balas, mas nesta semana passei por um descaso cruel. Sala lotada de crianças para assistir Rio e no inicio do filme problemas com a projeção… a solução da gerencia foi que os clientes assinassem um "termo de desistencia" e nao seriamos reembolsados… apos muito tumulto e com alguns clientes quase quebrando a bilheteria o dinheiro foi devolvido… e as crianças sem assistir ao filme…

  29. fui hje ao cinemark assistir o filme" esposa de mentirinha" a fila estava enorme e achei legal q tivessem os oitos caixas abertos e q quando eu entrei na fila uma funcionaria informou no microfone q a sala estava lotada. é bem legal essa comunicaçao assim naum atrapalha tanto as filas. mas a bomboniere estava muito cheia e poucos caixas e a area dos corredores estava muito bem organizados pra naum dizer o contrario. cinemark natal esta subindo noss meus cconceitos ultimamente!!!

    1. É realmente lastimável a situação do CINEMARK NATAL, estava presente e postei no twitter o "ataque da barata" em plena sala de cinema!! não sei se é uma franquia ou se pertence ao grupo cinemark, só sei que não há gestão alguma no Cinemark Natal!!

  30. quero dizer o contrario de todas as reclamações que esta tento na cinemark natal, sei q o ar condicionado vem com um problema indiscutivel e adimissivel tbm, mais ultimamente a comunicação entre funcionarios e clientes esta muito melhor na bilheteria, informações no microfone, informações nos guichês esta cada vez melhor. parabenizo tanto funcionario quanto gerente. a parte dos corredores tbm estão melhores, tbm esta havendo o uso de comunicação no microfone e issso me impreciona muito ultimamente. parabens cinemark natal por esta tendo o maximo de capacidade de adaptação.

  31. gente naum sei pq vcs reclamam tanto do cinemark natal..amanha vcs voltam pra la mesmo que eu sei e naum é pq naum tem outra opção, naum vou mentir q nunca fui mal atendida, mais foi por uma gerente e naum por funcionarios, sempre gostei da cinemark apesar de ultimamente esta havendo muitos problemas..mais assim mesmo gosto de la!!!!!!

  32. Já tive problemas há muito tempo no Cinemark em Natal com o gerente por causa de funcionários desinformados. Todas as reclamações acima acontecem com qualquer um : ar condicionado quebrado, filas para comprar ingresso, fila para comprar pipoca, funcionários mau educados e despreparados e por ai vai. O Midway Mall, local onde o Cinemark Natal está localizado, deve tomar providências, visto que todos os outros serviços do Shopping são de excelente qualidade, como restaurantes, estacionamento,lojas e o Teatro Riachuelo.

  33. Não vou mais ao Cinemark há pelo menos dois anos, quando deixei cair o casaco e ao me virar, ele já não estava mais lá… Desisti. Prefiro a tranquilidade do Moviecom, embora saiba que a sala 2 do complexo de ponta negra precise urgentemente de modificações em sua estrutura. Mas mesmo assim, ainda é mais tranquilo para levar os filhos pequenos e a sala 3D é bem mais nítida. O ar condicionado funciona bem, os atendentes são sempre muito simpáticos e tranquilos (eles falam com vc) e o que é melhor, NÃO HÁ FILASSSSSSS.

  34. Eu fui no cinemark Cidade Jardim em SP e tinha mordomos, belissimos nos servindo, só que desenbolsei o bagatela de R$48 pra assistir RIO 3d. Foi incrível amei o cinema, e não me lembro de ter sido maltratado no cinemark de Natal .mas se eu vejo alguma coisa, eu meto a mão, não quero saber se é gerente, dona o escambal, onde já se viu ela mandar buscar os direitos na justiça, não sou da laia dela, essa serviçal!!!!!

  35. Fui ao CINEMARK, peguei onga fila, ao chegar no guiche, fui informado que o ar condicionado so funciona a 50%.perguntei entao se haveria desconto, pois havia uma falha na prestação do serviço, qo que foi respondido que não. pedi que me dessem essa informação por escrito. Nada! chamaram o gerente. Esse de uma falta de educação colossal.Disse-me que não me daria nenhuma declaração e se quisesse, fosse à justiça procurar meus direitos.Arrogante, me deixou falando sozinho! Proponho uma campanha de boicote ao CINEMARK Natal!

  36. Fui assistir ontem RIO 3D no cinemark e paguei R$20,00 para assistir numa sala suja e fedorenta. Isso sem contar com filas enormes e com o ar funcionando de forma precária. Onde estão os direitos do consumidor????
    Devíamos iniciar uma campanha… Fica a dica

  37. eu fui assistir avatar 3d e o filme simplesmente teve que ser reiniciado 4 vezes. imagine aí a situação.

  38. Não assisto mais filme no Cinemark desde o dia que a sala estava lotada e a gerente, muito mal educada por sinal, não quis trocar o ingresso para outro horário. Acho que ela estava querendo que eu assistisse o filme em uma das muitas cadeiras quebradas.

  39. É por isso que eu sou vou no moviecom do praia! Pouca gente e consequentemente atendimento melhor e sem contar que quantos menos pessoas nas salas melhor para assistir o filme!

  40. Sem contar o cheirinho de fossa que antes era só no corredor, agora invadiu as salas.

  41. Desisti do Cinemark faz tempo apesar de ser mais proximo da minha casa. Sempre levo a minha noiva ao Moviecom, mais barato, mais conforto, mais qualidade, menos fila, mais organizado, e apos o filme da pra dar uma esticadinha nos bares de Ponta Negra.

  42. Realmente esse cinemark está uma porcaria, fui sábado assisitr as mães de chico xavier e me deparei com os mesmos prblemas aqui relatados, e a menina que dava orientação na fila era péssima de antipática.

  43. Um problema SERÍSSIMO é a falta de higiene nos banheiros. Gente, aquilo é um nojo, fedorento e papel só tem no chão. Você entra para lavar as mãos e precisa tomar um banho de 45 min usando 2 barras de protex

  44. Galera, os problemas relatados, não são exclusividade da referida unidade do Cinemark. Em Campo Grande/MS, os mesmos problemas podem ser observados, e pior, o Cinemark é a única opção de cinema por aqui.. situação terrível!

  45. Sábado fui assistir RIO sala 4, fui avisado que o ar-condicionado só funcionaria 50% da capacidade, mas que s[o venderiam a metade das cadeiras, MENTIRA, o ar funcionava precariamente, e 80% dos lugares estavam ocupados, resultado. assistimos o filme numa SAUNA

  46. Hoje fui comprar o ingresso pra sessão de amanhã e fui informada pela vendedora que o aar condicionado esta funcionando "parcialmente". Vou levar o ventilador para o cinema!!!

  47. Olá, eu sou de Porto Alegre, e nunca fui num cinema em outra cidade. Mas aqui eu vou em somente três cinemas, e vou em horários que ninguém vai, tipo sábado na primeira sessão. Eu nunca vou no cinema na estréia, e nunca vou no dia mais barato, e quse sempre vejo as sessões matinais. Pode parecer coisa de criança, mas sempre vejo o filme na boa, com a sala quase vazia, sem fila, e ainda bato um almoço antes ou depois da sessão na praça do shopping. Todas as vezes que fui nos horários da noite, independente do cinema, sempre houve algum estresse. Eu prefiro não me estressar.

  48. Odeio o Cinemark em Natal. A administração do Cinemark nacional deveria intervir e fazer algo. Ir ao cinema no que deveria ser o melhor cinema de Natal é algo frustrante demais em Natal.

  49. Já desisti do Cinemark a muito tempo. Atendimento péssimo, salas sujas e fedidas além da "galerinha" que as vezes vai assistir filme e pensa que tá em casa. A sala 2 do Moviecom é melhor que qualquer outra sala do cinemark (peguei pesado). E no moviecom todas poltronas são "loveseat"

  50. O que fazer? Ir ver o filme no Moviecom. Detesto o Cinemark por essas constatações e muitas outras. Por isso, opto pela tranquilidade do cinema do Praia Shopping!

  51. Realmente é um descaso. Semana passada fui assistir ao filme Vip, logo que sentei comentei com a pessoa ao meu lado que estava muito quente a sala. Quanto à fila, como já sei do problema (que não é novo) nem vou mais pouco antes do filme, se o filme for à noite, dou um jeito de comprar antecipado, mesmo pegando fila gigante não corro risco de perder o início do filme. Lanchonete? Ha! Nem compro mais lá, espero o filme terminar e vou à praça de alimentação!

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Política

VÍDEO: Não podemos votar em qualquer tranqueira, diz Lula

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (28) que a população não pode votar em qualquer “tranqueira” nas próximas eleições presidenciais. A fala foi uma referência ao período em que o país foi governado por Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).

“É preciso votar em gente que tenha compromisso, que tenha dignidade, porque esse país não pode mais sofrer o retrocesso que nós sofremos nos últimos 6 anos”, disse Lula, durante evento de entrega de obras em Pernambuco.

Lula ainda voltou a culpar Bolsonaro pelas mortes durante a pandemia de covid-19: “Até contra a covid ele conseguiu mentir, conseguiu inventar um remédio, conseguiu fazer com que 700 mil pessoas morressem, quando a gente poderia ter evitado a morte de pelo menos 50% dessa gente”.

O ato foi o 1º discurso público do petista depois que ele teve uma crise de labirintite na 2ª feira (26.mai) no Palácio do Planalto e teve que interromper a sua agenda. Para se recuperar do episódio, ficou de repouso no Palácio da Alvorada na 3ª feira (28.mai.2025), sem agenda externa. Trabalhou apenas no período da tarde, segundo sua agenda oficial.

Durante a fala, o presidente usou um chapéu e aparentou ficar ofegante ao fim de algumas frases, mas se movimentou e interagiu com o público normalmente.

Poder 360 

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Rede Social

Regulação das redes: Facebook diz que governo quer ‘censura privada’

Foto: reprodução

O Facebook — plataforma controlada pela Meta, assim como o WhatsApp e o Instagram — rebateu o pedido de urgência feito pelo governo federal para que o Supremo Tribunal Federal (STF) regule as redes sociais. Por meio de uma manifestação enviada à Corte nesta terça, 27, a plataforma disse que o governo pretende uma “censura privada” dos usuários e que está provocando “tumulto” no processo.

Nesta segunda, 26, a Advocacia-Geral da União (AGU) fez um pedido de urgência em um dos processos que discute a possibilidade de regulação das redes sociais. O braço jurídico do governo federal citou as fraudes dos descontos do INSS, o “desafio do desodorante” do TikTok e a suposta “venda” de remédio para emagrecer pela Anvisa para pedir que a Corte tome providências urgentes para responsabilizar as redes sociais pelos conteúdos que elas permitem que usuários publiquem nos seus espaços.

Os casos estavam parados até esta terça, quando terminou o prazo da vista solicitada pelo ministro André Mendonça em dezembro. Agora, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, pode agendar a continuidade do julgamento. Até agora, no entanto, não houve nenhuma movimentação nesse sentido.

Antes mesmo de ser intimado a se manifestar, o Facebook rebateu o pedido do governo, dizendo que, se o STF atender a AGU, “poderia gerar um efeito inibitório sobre a liberdade de expressão, e consequente levar a Meta a remover conteúdos de maneira excessivamente cautelosa para evitar possíveis responsabilidades legais, o que, na prática, equivaleria a uma forma de censura privada”.

Em outro trecho da manifestação, a plataforma acusa o governo de tentar “tumultuar” o processo com o pedido de urgência apresentado. “Tal conduta colide frontalmente com os princípios da unicidade da jurisdição, da boa-fé processual e da vedação ao comportamento contraditório, além de gerar inegável tumulto processual, ao espalhar pedidos idênticos por diversos instrumentos e instâncias, com riscos evidentes de decisões conflitantes.”

Um dos argumentos da companhia é que o governo já está movendo uma ação civil pública, na Justiça Federal do DF, com o objetivo de obter uma ordem judicial que obrigue a Meta a controlar casos de mau uso de inteligência artificial.

Além desses pontos, o Facebook disse que a Meta tem 40.000 pessoas trabalhando em todo o mundo na segurança das suas redes sociais e que, no período entre 10 e 21 de janeiro deste ano (época que coincide com a polêmica do Pix), removeu meio milhão de anúncios espontaneamente, sem ordem judicial.

“A tentativa de imputar à Meta a responsabilidade pela existência dos anúncios ignora essa realidade histórica e desconsidera que a empresa adota mecanismos robustos de revisão e moderação, como sistemas automatizados de detecção, revisão humana e atuação conjunta com autoridades públicas”, disse a big tech.

VEJA

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Educação

Paulinho Freire homologa a convocação de 407 professores aprovados em concurso da Educação de Natal

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, assinou a convocação de 407 professores aprovados no concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para fortalecer o quadro da rede municipal de ensino, na tarde desta quarta-feira (28). O certame contempla profissionais de todas as áreas de atuação, atendendo às demandas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito e marca um passo importante para a valorização da educação no município. “Estamos cumprindo um compromisso com a melhoria da qualidade da educação na nossa cidade e com a renovação do quadro de professores. Esses profissionais vão reforçar significativamente a rede de ensino e garantir que nossas crianças e jovens tenham o suporte necessário para se desenvolverem com dignidade e qualidade”, afirmou o prefeito Paulinho Freire.

Entre os convocados, há profissionais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Ensino Religioso e Pedagogia. Para o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, a convocação é um reflexo do esforço da gestão em priorizar a educação. “Esse é um momento histórico para Natal. A entrada desses 407 professores representa um avanço significativo no fortalecimento do ensino público. A valorização do profissional da educação começa com o reconhecimento da importância do concurso público e da estabilidade para o desempenho de um trabalho de excelência. Vamos fazer o possível para poder convocar quanto antes os 710 professores aprovados”, destacou o titular da pasta.

Além disso, Aldo ressaltou a abertura de 60 vagas para o atendimento educacional especializado, considerando um avanço na rede municipal e diferencial deste certame. Foi a primeira vez que se realizou concurso para a área. A partir da publicação no Diário Oficial do Município, que deverá ocorrer nos próximos dias, os convocados deverão seguir as orientações da SME para apresentação de documentos e exames médicos exigidos no processo de admissão.

Participaram da solenidade a vice-prefeita Joanna Guerra, secretários municipais, vereadores e técnicos das secretarias de educação e administração.

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Brasil

PT barra carteira estudantil grátis para manter verba a entidades esquerdistas

Foto: reprodução

A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) tem se mobilizado para barrar um projeto de lei que cria uma carteira estudantil gratuita no estado.

Apresentado pelo deputado Tenente Coimbra (PL), o projeto de lei (PL) prevê que a Secretaria da Educação passe a emitir, sem custos aos estudantes, a Carteira de Identificação Estudantil do Estado de São Paulo (CIESP), preferencialmente em formato digital.

Na prática, a medida ameaça diretamente a principal fonte de receita de entidades ligadas historicamente à esquerda, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), que há décadas emitem o documento e cobram uma taxa — hoje, R$ 45.

Embora parte das carteirinhas seja distribuída gratuitamente, a venda representa uma fatia relevante da arrecadação da UNE e de outras organizações como a UBES e a ANPG, todas ligadas à esquerda.

Manobras do PT

O PT tem usado manobras regimentais para impedir a votação do projeto. Em abril, por exemplo, ameaçou travar a análise de outros 25 textos para evitar que a CIESP fosse incluída na pauta.

Desde então, articula para barrar a proposta, que deve voltar ao plenário nesta quarta-feira, 28, conforme articulação do presidente da Casa, André do Prado (PL).

Parlamentares que defendem o projeto acusam o PT de querer preservar o monopólio das entidades ligadas à esquerda sobre a emissão das carteiras e alegam que a gratuidade democratizaria o acesso ao benefício da meia-entrada em eventos culturais.

“Apresentei PL da carteirinha estudantil digital e grátis para todo aluno de SP.

A esquerda já correu e barrou.

Motivo? A UNE, aparelhada por eles, perde o monopólio e o lucro de +/- R$ 200 milhões”, escreveu Tenente Coimbra em publicação no X.

O antagonista 

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Brasil

Parlamentares pressionam Motta para votar texto contra decreto do IOF

Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados

A Coalizão de Frentes Parlamentares do Setor Produtivo formalizou, nesta quarta-feira (28/5), um pedido para que seja pautado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 214/2025. Trata-se de uma pressão ao presidente da Casa, Hugo Motta (republicanos-PB), que tem o poder de decidir a pauta. O texto susta a decisão do governo federal de aumentar alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), o deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA) afirmou que a medida do Ministério da Fazenda pegou os parlamentares e o mercado “de surpresa”. “Foi um tiro no pé que o governo deu, traiu a confiança do mercado”, afirmou.

O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), classificou a decisão como “extremamente grave”, uma vez que afetaria “todos os setores da economia” de forma “direta ou indireta”. Júlio Lopes (PP-RJ), presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, disse que as alterações no IOF são “um atentado à competitividade brasileira”.

O grupo é composto por diferentes frentes parlamentares que atuam no Congresso Nacional, representando setores produtivos. A coalizão solicitou que o PDL seja pautado no plenário da Câmara dos Deputados pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).

Participam da Coalizão de Frentes Parlamentares:

  • Frente Parlamentar da Agropecuária;
  • Frente Parlamentar do Empreendedorismo;
  • Frente Parlamentar do Livre Mercado;
  • Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo;
  • Frente Parlamentar de Comércio e Serviços;
  • Frente Parlamentar do Biodiesel;
  • Frente Parlamentar de Gestão de Resíduos e Economia Circular;
  • Frente Parlamentar do Saneamento Básico;
  • Frente Parlamentar da Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Alterações no IOF

O IOF incide sobre operações de crédito, câmbio e seguro. A ideia inicial do governo seria arrecadar R$ 20,5 bilhões em 2025, com o aumento das alíquotas, e R$ 41 bilhões em 2026 – ou seja: R$ 61,5 bilhões em dois anos.

As medidas provocaram repercussão negativa no mercado financeiro: o Ibovespa apresentou retração, com baixa foi de 0,44%, o que fez o indicador fechar com 137.272 pontos. O dólar registrou alta de 0,32% e encerrou valendo R$ 5,66. Por causa dessa repercussão, o governo decidiu revogar parte das mudanças anunciadas.

Um dos recuos diz respeito às aplicações de investimentos de fundos nacionais no exterior. Originalmente, a alíquota para tal movimentação era zero. Com as mudanças anunciadas nessa quinta, foi implementada a taxação equivalente a 3,5%. Com o recuo divulgado, o IOF volta, portanto, a não incidir sobre esse tipo de transação.

Metrópoles

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Geral

Após negativa da SEAP, familiar de detenta divulga nota de esclarecimento e denuncia preconceito

Foto: Sandro Menezes

A negativa da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) ao pedido de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a apenada do regime semiaberto Yasmin Dantas Forte Belo repercutiu nas redes sociais e na opinião pública. Em resposta, a equipe de Yasmin divulgou uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (28), reforçando sua trajetória de ressocialização e denunciando o preconceito enfrentado.

Na nota, familiares e apoiadores destacam o histórico da apenada durante os três anos em que esteve em regime fechado. Segundo o comunicado, Yasmin concluiu uma graduação, realizou mais de 60 cursos, incluindo uma formação em Marketing Digital, e ainda trabalhou dentro da unidade prisional, comportamento que contribuiu para sua progressão de regime.

A equipe reforça que, atualmente, Yasmin exerce função administrativa por meio de um processo seletivo interno, autorizado legalmente. “Essa é a verdadeira ressocialização, prevista por lei e garantida a qualquer pessoa que busca reconstruir a vida com dignidade”, diz um trecho da nota.

A manifestação também critica a exposição da imagem de Yasmin e a divulgação de informações sigilosas.

A nota encerra com um apelo contra o preconceito e a desinformação que, segundo a equipe, ainda dificultam o processo de reintegração social de pessoas egressas do sistema prisional.

Confira a nota na íntegra: 

 

a SEAP teria negado o pedido alegando “grande número de demandas sobre sua responsabilidade”.


Blog do BG 

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Geral

Justiça do Trabalho de Salvador analisa pedido de licença-maternidade para “mãe” de bebê reborn

Foto: reprodução

Um caso inusitado chegou à Vara do Trabalho de Salvador. A autônoma Maíra Campos Leite ingressou com uma ação trabalhista contra uma empresa, pleiteando o reconhecimento de sua maternidade afetiva em relação a uma bebê reborn e, consequentemente, o direito à licença-maternidade e ao salário-família.

Segundo a petição inicial, Maíra considera a boneca, a quem deu o nome de Olívia, como sua filha, com quem estabeleceu forte vínculo emocional. Ao comunicar a situação à empresa e solicitar os benefícios previstos na legislação trabalhista para mães, a recepcionista foi alvo de zombarias e comentários vexatórios, sendo inclusive orientada a “procurar um psiquiatra”.

 

A defesa da trabalhadora fundamenta o pedido no princípio da dignidade da pessoa humana e no direito ao livre desenvolvimento da personalidade, alegando que o vínculo com a filha reborn é legítimo sob a perspectiva afetiva e emocional.

A advogada da autônoma argumenta que o direito contemporâneo reconhece a maternidade socioafetiva e que esse entendimento deveria ser estendido ao âmbito trabalhista.

Além da rescisão indireta do contrato de trabalho, com o pagamento de todas as verbas rescisórias, a trabalhadora pede indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil, alegando abalo psicológico e humilhação. Ela também requer, em tutela antecipada, o imediato reconhecimento da rescisão do vínculo empregatício, com a liberação do FGTS, multa de 40% e guia do seguro-desemprego.

O processo será analisado pela Justiça do Trabalho da 5ª Região.

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Política

Questão de conceder visto é da alçada do país que emite, diz Mauro Vieira

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quarta-feira (28), que decisão de conceder, ou não, vistos à estrangeiros é “exclusivamente” da alçada do país que o emite.

Durante uma audiência na Câmara dos Deputados, o ministro afirmou: “É uma decisão soberana de um país, conceder, ou negar e não tem que dar explicação”.

“A questão de conceder visto é uma questão única e exclusivamente da ossada do país que emite o visto”, acrescentou.

A fala ocorre no mesmo dia em que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a restrição de vistos para estrangeiros, incluindo autoridades, que “censurem” americanos.

Embora o secretário não tenha esclarecido mais detalhes, nem tenha citado nenhum caso em específico, na publicação, ele afirma que autoridades estrangeiras tomaram “ações flagrantes de censura contra empresas de tecnologia americanas e cidadãos e residentes americanos quando não têm autoridade para fazê-lo”.

Ao ser questionado pelos parlamentares sobre o assunto, Mauro Vieira reforçou a importância de que o Brasil tenha também uma exigência de visto para muitos países”.

“Precisa ter um controle sobre as pessoas que entram”, afirmou.

“Os Estados Unidos são livres, a Europa também, todos os países são livres. Todos que querem viajar têm os encontros, as atividades que quiserem, cada um responde por si”, completou Vieira.

CNN 

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Geral

SEAP suspende indicação de apenada para setor de compras e conferência da pasta, alegando “grande número de demandas sobre sua responsabilidade”

Foto: reprodução

Alegando “grande número de demandas sobre sua responsabilidade”, foi negado pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) o pedido da chefe da Unidade Instrumental de Administração Geral (UIAG), Maria do Socorro Oliveira, para que a apenada do regime semiaberto Yasmin Dantas Forte Belo tivesse acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

“Considerando que a contratada já vem atuando em dois outros setores da UIAG, indeferimos o pedido para evitar equívocos e retrabalho, diante do grande número de demandas sobre sua responsabilidade”, diz o documento assinado pelo Secretário de Estado da Administração Penitenciária Helton Edi Xavier da Silva.

A intenção era que a detenta pudesse atuar para viabilizar pedidos de materiais, inserir no sistema notas fiscais e demais documentos relacionados ao recebimento de materiais pelo Almoxarifado. O pedido havia causado bastante estranheza entre servidores e policiais da própria secretaria, que conta com diversos comissionados e efetivos aptos para a função.

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Geral

Prefeita Nilda inaugura Lagoa de Captação de Santa Tereza

Agora os bairros de Santa Tereza, Rosa dos Ventos, Bela Vista e Passagem de Areia não irão mais sofrer pelos estragos causados pelos constantes alagamentos na região durante o período chuvoso. Mostrando seu compromisso com a cidade e o povo de Parnamirim, a Prefeita, Nilda Cruz, solucionou os problemas da obra e entregou um equipamento essencial para evitar problemas futuros para população da região.

“Essa é uma realização da nossa gestão. A lagoa estava incompleta e assim que assumimos a Prefeitura determinei a secretaria de obras que desse prioridade a finalização desses serviços. Entregar esse equipamento público e ver a satisfação dos moradores é motivo de muita alegria para todos. A atual administração municipal não irá medir esforços para fazer o melhor para o povo de Parnamirim.

A Lagoa possui capacidade de 56.000 m³ de água da chuva e é operada junto a duas bombas de grande capacidade, e uma de reserva, para atender as eventualidades. O Município realizou um investimento de mais de R$10 milhões para resolver definitivamente o antigo problema de infraestrutura e drenagem.

O jardineiro José Maria, morador do bairro de Santa Tereza há 30 anos celebrou a entrega da Lagoa de Captação: “Esse era um sonho antigo de todos que vivemos aqui. Graças a Deus a Lagoa agora está completa, funcionando a todo vapor com as bombas e energia. Podemos ficar tranquilos, pois não iremos ter mais prejuízos no período chuvoso”, finalizou.

Opinião dos leitores

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