Política

“É preciso perdoar quem bateu panela”, diz Dilma

Em viagem pela Alemanha, a ex-presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista à DW nesta segunda-feira (13/11) em Berlim, que o Brasil “precisa se reencontrar” e que o PT não deve ter um espírito vingativo nas próximas eleições.

Dilma disse que seu governo foi vítima de um golpe, mas que é hora de “perdoar a pessoa que bateu panela achando que estava salvando o Brasil, e que depois se deu conta de que não estava”. Ela também afirmou que não vê problemas em alianças entre seu partido e figuras como o senador Renan Calheiros.

No aspecto pessoal, a ex-presidente contou que tenta manter a rotina de exercícios físicos e de tempo com a família. Também não descartou voltar a concorrer a um cargo político. E, em meio à controvérsia envolvendo a declaração racista do jornalista William Waack, afirmou: “o PT é coisa de preto, eu sou coisa de preto”.

 

 

Veja entrevista completa AQUI

Opinião dos leitores

  1. O povo não perdoa a bandalheira que o Brasil se tornou no comando dessa pessoa e de seu comparsa

  2. Vendo hoje o triste cenário em que vivemos, dá para entender o que Nelson quis dizer com síndrome de vira-latas. Hoje, o governo golpista entrega tudo de mão beijada aos gringos e nada fazemos. Será que é porque achamos que não temos competência, talento, aptidão para gerir nosso próprio destino?
    E, depois de tudo de ruim que está sendo feito contra os mais pobres desse país, ainda há quem continue atacando quem ruim ou bom, ainda representa exatamente o contrário defendendo os excluídos e mais oportunidades para todos.
    A culpa de tudo que é ruim não é Lula, Dilma ou o PT, mas sim, a culpa de tudo É A IGNORÂNCIA, A FALTA DE EDUCAÇÃO, É O ANALFABETISMO FUNCIONAL FACILMENTE MANIPULÁVEL PELA REDE GLOBO E SEUS REPRESENTANTES E ALIADOS, É A ALIENAÇÃO que defende aqueles que os derrubam e atacam os que os defendem.
    CUIDADO: A mídia tem o poder de fazer vc odiar os que o defende e amar os que os atacam vorazmente."
    ESSE É O PODER DA MÍDIA!

    1. Antes de "tudo ser entregue de mão beijada" (deveria vender por quanto?) tudo era nosso, né? Nosso… heheeheheheheheehhehehehehehehehehehehehe!
      Dos empreiteiros, dos políticos com quem o PT praticamente deu a b.. para se manter no poder, dos muitos interesses corporativos?

    2. Tá viajando meu? Tu ainda não percebeu que essa mundiça do PT são desonestos, ladrão e boa parte estão presos ou de tornozeleira no mocotó? Hora tenha santa paciência, dizer que é a mídia, é ter o QI abaixo de zero ou muito apaixonado pelos pilantras do PT. Ainda dá tempo de vê, viu?

  3. Perdão? A gente perdoa quem aceita q errou ou fez mer£@….essa turma jogou o país na lata do lixo dominado por bandidos e acham q fizeram o certo.
    Essa turma precisa de tratamento psiquiátrico e nao de perdão.

  4. Pelo nível dos comentários, dá pra ter noção da ignorância política dos leitores desse blog.

  5. e quem raspou o taxo do pais e da petrobrais merece o que senhora presidentaaaaaaaaa

  6. Petista demagoga… igual a todos os petistas… cheios de petistas condenados por corrupcao… mesmo que estejam soltos, iguais a qualquer tipo de bandido. Ela, cumplice do líder da seita, aliada do PMDB que agora so na aparencia estao brigados, vem falar de gópi com esse linguajar desconexo de paulo freire. Lembrar que essa cidada era cumplice de um grupo terrorista que assaltavam bancos, sequestrava e invadia residencias com fins de conseguir dinheiro para implantar uma ditadura no Brasil, vem falar de gópi? De gópi ela entende… e de mentiras do partido dela tb… pq nao libera a ficha corrida dela do STM pra termos conhecimento dos crimes cometidos pelo grupo dela??? Os crimes e associaçoes do partido que ocorreram jamais serão esquecidos. Quem gosta de bandido é bandido, tanto que ser aliam e se entendem por conivência..

  7. Essa mulher tem um parafuso a menos na cabeça. Quebrou o país 14.milhões de pessoas desempregadas, inflação nas alturas e ainda tá conversando M… mundo a fora? Hora! Vai te catar, procure sua turma e se manda sua incompetente.

    1. Qr dizer que o único competente é o temer ou Bolsomerda?lkkk

  8. Quem não aceita o perdão é pq está satisfeito com o governo que temos hoje…digamos, vai começar a aparecer os 3% de aprovação de Temer por aí destilando ódio…

    1. Melhor ter 3% de popularidade e não acabar com as finanças públicas jogando o país na desgraça econômica.
      Melhor ter 3% de popularidade e ver o país a 04 meses consecutivos aumentando a oferta de emprego.
      Melhor ter 3% de popularidade e saber que o comércio vem abrindo vagas de trabalho.
      Melhor ter 3% de popularidade e ver a indústria aumentando a produção.
      Melhor ter 3% de popularidade e não ter aliados como Venezuela, Cuba e demais países com regime ditatorial.
      Melhor ter 3% de popularidade e escutar o choro dos petistas que perderam os cargos comissionados

  9. Só em dizer que se aliaria a Renan Calheiros já mostra que o PT não entendeu o recado: não suportamos ladrões de qualquer partido.
    Salvo se formos uma penitenciária gigante, não elegeremos ninguém com processo, condenação ou investigação por corrupção.

    1. O problema é que somos uma penitenciária gigante ou vc nunca ouviu algo do tipo "se eu tivesse lá faria pior!". Os políticos são reflexo da população que os elege, nunca esqueça disso…

  10. Panelinha que bate bate…panelinha que já bateu…E o pobre que protestava, foi o primeiro que se fu…

    1. Foi não, quem primeiro se f… foi a turma do PT que tudo perdeu…
      Perderam os cargos,
      Perderam por receber e não trabalhar,
      Perderam de meter a mão nos recursos públicos,
      Perderam a arrogância,
      Perderam a prepotência,
      Mas continuam dando apoio aos condenados do PT, disso vocês gostam e entendem, apoiar condenados.

  11. Eu também perdou um cidadão que pagava 45 reais pelo um BOJÃO DE GÁS no governo da DILMA e hoje no governo do GOLPISTA TEMER 70 reais e abre a boca para dizer que está no LUCRO.

    1. Saímos da recessão. Os números estão ai pra matar os chavistas de raiva.

    2. Os que torcem contra nunca vão reconhecer. Precisam se apegar a um discurso de que tudo está pior. Difícil dar o braço a torcer. Precisam dessa tábua de salvação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF tem maioria para ampliar número de deputados a partir de 2030

Foto: reprodução

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para manter o número de deputados federais, atualmente 513, nas eleições de 2026. Segundo a medida cautelar em referendo, a ampliação de número de parlamentares deve começar a valer a partir de 2030.

Em decisão cautelar, o relator, ministro Luiz Fux, atendeu pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), de manter o número atual nas próximas eleições.

Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes seguiram o relator.

A análise do caso ocorre em plenário virtual que começou nesta terça-feira (30) e segue até esta quarta-feira (1º). Para o julgamento ser concluído, ainda restam os votos dos ministros André Mendonça, Edson Fachin, Dias Toffoli, Flávio Dino e Luís Roberto Barroso.

Segundo o pedido do Senado, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que aumenta o número de deputados ainda segue pendente de apreciação. A situação impediria a aplicação das novas regras para 2026.

Na liminar, Fux observou que o processo legislativo sobre o tema não se encerrou no Congresso Nacional e que, a pouco mais de um ano das eleições gerais, é preciso ter “clareza quanto ao número de assentos destinados a cada estado”, com objetivo de evitar a insegurança jurídica.

Em representação do Pará, a advogada Viviane Ruffeil Teixeira Pereira pediu para a medida cautelar não ser referendada.

Segundo a advogada, a ação foi protocolada em 2017 e apontou que a omissão em relação à regulamentação persiste desde a Constituição de 1988.

“O pedido formulado pelo Senado Federal, e deferido pela cautelar na tarde de ontem, apenas confirma a mora inconstitucional já declarada pelo Supremo Tribunal Federal. Trata-se de uma verdadeira confissão de descumprimento do comando constitucional”, argumentou a defensora do Pará.

Aumento de cadeiras na Câmara

Em agosto de 2023, o STF julgou a ADO (Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão) 38 e reconheceu que o Congresso Nacional tem demorado excessivamente para aprovar uma lei complementar que revise o número de deputados federais, como determina a Constituição.

A Corte estabeleceu um prazo de dois anos para que essa legislação fosse finalmente aprovada.

Cumprindo parcialmente essa determinação, em junho de 2025 foi aprovada uma proposta que fixava em 531 o número de deputados a serem eleitos em 2026, além de redefinir os critérios de distribuição das vagas entre os estados.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Vereadora Betinha diz que é a favor da violência contra a mulher

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por g1 (@portalg1)

A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos-AM), conhecida como Betinha, declarou durante sessão na Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas, que é “a favor da violência contra mulher”. A fala foi feita na segunda-feira (29) e gerou grande repercussão nas redes sociais. Veja acima.

No plenário Wilson Maués, Betinha afirmou que “tem mulher que merece apanhar” e alegou já ter visto situações em que mulheres se machucaram sozinhas para acusar homens de agressão.

Durante o discurso, ela citou a vereadora Professora Jéssica (Democracia Cristã) e criticou mulheres que, segundo ela, tentam se beneficiar da Lei Maria da Penha.

A declaração foi feita em defesa do vereador Pedro Paz (União Brasil), denunciado por Jéssica após levantar o dedo em direção a ela durante uma sessão.

Após a repercussão negativa, Betinha divulgou uma nota de retratação. No texto, pediu desculpas e reconheceu que as palavras foram “inadequadas, desrespeitosas e incompatíveis com os princípios de dignidade, igualdade e respeito”.

“Assumo integralmente a responsabilidade por minhas declarações, reafirmando meu profundo arrependimento”, escreveu.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dívida pública federal avança 2,59% e atinge R$ 8,1 trilhões em agosto, diz Tesouro

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O estoque da dívida pública federal passou de R$ 7.939,03 trilhões, em julho, para R$ 8.144,99 trilhões, em agosto. Um aumento de 2,59% na comparação, segundo os dados do Tesouro Nacional divulgados nesta terça-feira (30).

O avanço do estoque fez com que a dívida alcançasse já em agosto o patamar minímo previsto pelo Tesouro no PAF (Plano Anual de Financiamento) divulgado em janeiro, entre R$ 8,1 trilhões até R$ 8,5 trilhões.

Com isso, a pasta revisou os limites também nesta terça e agora projeta que o saldo da dívida pública federal pode variar entre R$ 8,5 trilhões e R$ 8,8 trilhões até o fim de 2025.

Com informações de Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Contas públicas têm déficit de R$ 17,3 bilhões em agosto; acumulado em 2025 é de R$ 61,792 bilhões negativos

Foto: Pixabay

As contas públicas fecharam o mês de agosto com saldo negativo, com déficit em todas as esferas de governo. O setor público consolidado – formado por União, estados, municípios e empresas estatais – registrou déficit primário de R$ 17,255 bilhões no mês passado.

Entretanto, houve redução no déficit do mês em relação a agosto de 2024, quando as contas fecharam com R$ 21,425 bilhões negativos. Nessa comparação interanual houve crescimento das receitas em ritmo maior que as despesas.

As Estatísticas Fiscais foram divulgadas nesta terça-feira (30) pelo Banco Central (BC). O déficit primário representa o resultado negativo das contas do setor público (despesas menos receitas), desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública.

No acumulado de 2025, o setor público consolidado registra resultado negativo de R$ 61,792 bilhões. Nos oito primeiros meses do ano passado, esse acumulado chegava a um déficit de R$ 86,222 bilhões.

Em 12 meses – encerrados em agosto – as contas acumulam resultado negativo de R$ 23,123 bilhões, o que corresponde a 0,19% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país).

Em 2024, as contas públicas fecharam o ano com déficit primário de R$ 47,553 bilhões, 0,4% do PIB.

Esferas de governo

Em agosto último, a conta do Governo Central teve déficit primário de R$ 15,934 bilhões ante resultado negativo de R$ 22,329 bilhões em agosto de 2024. O montante difere do resultado divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Tesouro Nacional, de déficit de R$ 15,6 bilhões, porque o BC usa uma metodologia diferente, que leva em conta a variação da dívida dos entes públicos.

Contribuindo para aumentar o déficit das contas públicas, os governos regionais – estaduais e municipais – tiveram déficit de R$ 1,314 bilhão em agosto passado contra resultado positivo de R$ 435 milhões no mesmo mês de 2024.

As empresas estatais federais, estaduais e municipais – excluídas dos grupos Petrobras e Eletrobras – também contribuíram para o aumento do déficit das contas consolidadas, com o resultado negativo de R$ 6 milhões em agosto. No mesmo mês de 2024, houve superávit de R$ 469 milhões.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Veja o horário de funcionamento do comércio em Natal no feriado estadual dos Mártires, nesta sexta-feira (3)

Foto: reprodução/ PN News

O funcionamento do comércio em Natal terá alterações no horário em razão do feriado estadual Dia dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, na sexta-feira (3).

Confira abaixo os horários dos estabelecimentos em shoppings e no comércio de rua, além de supermercados e bancos.

Confira os horários divulgados pela CDL Natal:

Comércio de Rua

  • Alecrim: Abertura facultativa das 08 às 14hs
  • Centro da Cidade: Lojas fechadas
  • Zona Norte: Abertura facultativa das 08 às 12h.

Shopping Midway Mall

  • Alimentação e lazer: 11h às 22h
  • ⁠Demais lojas e quiosques: 12h às 21h
  • Cinemark aberto conforme programação;
  • Supermercado Pão de Açúcar: 7h às 22;
  • ⁠Academia: 08h às 14h

Natal Shopping

  • Alimentação: 11h às 22h
  • Quiosques de alimentação: 13h às 21h
  • Âncoras e Megalojas: 12h às 21h
  • Demais Lojas e quiosques: 15h às 21h
  • Academia Bodytech: 08h às 15h
  • Alpendre: 12h às 23h
  • Cinema: Conforme Programação

Praia Shopping

  • Praça de Alimentação: a partir das 11h
  • Demais lojas:14h às 20h
  • Cinema: Conforme Programação

Shopping Cidade Jardim

  • Lojas e quiosques: 14h às 20
  • Alimentação: a partir das 12h

Shopping Via Direta

  • Lojas, Box’s e Quiosques: 14h às 20h – Facultativo
  • Praça de Alimentação: 12h às 20h – Facultativo

Shopping Cidade Verde

  • Lojas: 15h às 20h
  • Praça de Alimentação: 12h às 22h
  • Clínicas: Fechadas

Partage Norte Shopping Natal

  • Carrefour: 7h às 21h;
  • Academia: 8h às 17h
  • Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h;
  • Lojas/Quiosques: 15h às 21h, com abertura facultativa, a partir das 11h;
  • Cinema: Conforme sessões

Shopping 10

  • Totalmente fechado

Supermercados

  • 07 às 22h

Bancos

  • Fechados

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gilmar Mendes diz que Poderes debatem “lei anti-embargo” para evitar sanções de governos estrangeiros contra autoridades brasileiras

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta terça-feira (30) que os Três Poderes discutem a formulação de uma lei anti-embargos para proteger autoridades e instituições brasileiras de sanções internacionais.

De acordo com o ministro, a discussão foi motivada por recentes sanções dos Estados Unidos contra Brasil como a revogação de vistos de autoridades brasileiras e a aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes.

“Na Europa existe já várias discussões sobre isso, tendo em vista embargos que são aplicados a Cuba e ao Irã. E como recentemente houve essa aplicação — não só a cassação de vistos de autoridades brasileiras, como o do ministro da Saúde, mas também a aplicação da Magnitsky a um dos nossos colegas — nós estamos nos debruçando sobre um debate de lei anti-embargos para proteger as autoridades e aquelas entidades que sofrem sanções secundárias, como bancos e prestadores de serviços”, afirmou o ministro durante o Fórum Empresarial Lide.

Gilmar ressaltou, porém, que acredita que o local mais adequado para essa discussão é o Congresso Nacional.

O ministro tem sido um grande crítico das sanções americanas e defensor do ministro Alexandre de Moraes.

Em meados de setembro, a Primeira Turma do STF finalizou o julgamento do “núcleo crucial” da organização criminosa que planejou um golpe de Estado. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.

Dias depois, os EUA ampliaram as sanções contra o Brasil. Revogaram vistos de ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de auxiliares de Moraes, além de aplicarem a Lei Magnitsky contra a esposa do ministro do Supremo.

O ministro disse, porém, que tem orgulho de como o STF lidou com toda a situação até aqui. Segundo ele, a Corte não só sobreviveu aos ataques como se tornou mais forte. O magistrado disse ainda que o momento foi importante para que o Brasil superasse a “síndrome de vira-lata” em relação a países estrangeiros.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pix terá “botão de contestação” a partir de quarta; saiba como vai funcionar

Foto: NurPhoto via Getty Images

A partir de quarta-feira (1º), os usuários do Pix podem acionar o “botão de contestação” nos casos de fraude, golpe e coerção, informou o BC (Banco Central) nesta terça-feira (30).

O objetivo da ferramenta, formalmente conhecida como autoatendimento do MED (Mecanismo Especial de Devolução), é permitir a contestação de uma transação de forma totalmente digital — sem a necessidade de interação humana.

A nova medida poderá ser acionada pelo aplicativo da instituição financeira do usuário.

Atualmente, a devolução dos recursos é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores, normalmente, conseguem retirar rapidamente os recursos dessa conta e transferi-los para outras contas. Assim, quando o cliente faz a reclamação é comum que essa conta já não possua fundos para viabilizar a devolução.

O botão não vale para casos de erro e arrependimento pelos usuários, reforçou o BC.

Como irá funcionar

Segundo Breno Lobo, Chefe Adjunto do Decem (Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro) do BC, ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada ao banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam.

Valores parciais também podem ser bloqueados, informou o BC.

“Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação”, explica.

Ele ressalta que o “botão de contestação” não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix, como digitação errada de chave, ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DISPARADA DO PREÇO DO CAFÉ: 24% diminuíram o consumo e 39% dizem escolher marca mais barata, mostra pesquisa

Foto: amenic181/ Adobe Stock

Os brasileiros reduziram o consumo de café e passaram a escolher as marcas mais baratas da prateleira para enfrentar a disparada dos preços nos últimos meses, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29).

O levantamento, que ouviu 4.200 pessoas em setembro de 2025, indicou que 96% dos brasileiros tomam café todos os dias. Muitos, no entanto, mudaram seus hábitos devido ao aumento dos preços:

24% diminuíram o consumo da bebida neste ano;

39% dizem escolher a marca mais barata que está na prateleira. Em 2019, eram 7%.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Axxus a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e indica, a cada dois anos, os hábitos e preferências dos consumidores. Ela é realizada desde 2019.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

36% das bebidas alcóolicas vendidas no Brasil são falsificadas ou contrabandeadas

Bebidas falsificadas são apreendidas em fábrica clandestina em Vargem Grande do Sul — Foto: Renan Ciconelo/EPTV

Uma pesquisa divulgada em abril de 2025, apontou que 36% das bebidas comercializadas no Brasil eram fraudadas, falsificadas ou contrabandeadas. Os dados são da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo) que voltou a chamar a atenção das autoridades, nesta terça-feira (30), sobre a urgência em combater a falsificação de bebidas no Brasil após o registro de intoxicações e mortes recentes em São Paulo por causa de bebidas alcoólicas adulteradas.

De acordo com o relatório, vinhos e destilados estão entre os produtos mais afetados pela falsificação. Uma em cada cinco garrafas de vodca vendidas no país é adulterada, segundo o levantamento.

Para a Fhoresp, que representa legitimamente 500 mil empresas paulistas, entre hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes e padarias, é preciso que as autoridades coloquem em prática uma ação articulada que desmantele o esquema das falsificações.

Segundo o diretor-executivo da entidade, Edson Pinto, há seis meses já haviam alertado o mercado sobre a prática, por meio de um levantamento que apresentou porcentagens relevantes de fraude.

A Federação ressaltou que a maioria dos bares e restaurantes atuam corretamente, mas que também são afetados por fornecedores que adulteram os produtos.

Casos de intoxicação por metanol

Nos últimos dias, três pessoas morreram após ingestão de bebidas alcóolicas adulteradas, uma na capital paulista e duas em São Bernardo do Campo. A segunda vítima fatal da cidade do Grande ABC foi confirmada nesta segunda-feira (29).

Desde junho, o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Secretaria Estadual de Saúde registrou seis casos de intoxicação por metanol, incluindo os três óbitos, e ainda investiga outros dez casos.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) de Campinas-SP confirmou a presença de metanol em amostras de bebidas analisadas, um tipo de álcool altamente tóxico.

Uma única dose pode causar visão turva, dor abdominal, tontura, náusea e convulsão, além de danos irreversíveis ao cérebro, ao fígado e ao nervo óptico. Em casos graves, pode levar à morte.

Foi o caso de Diogo Marques, 23, que teve cegueira temporária após consumir a bebida adulterada. Seu amigo, Rafael Martins, que também ingeriu a dose, está internado há um mês com graves complicações.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Comissão do Congresso aprova verba de R$ 4,9 bilhões para fundo eleitoral

Foto: Zeca Ribeiro

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso aprovou nesta terça-feira (30) uma instrução que, na prática, ampliará a reserva para o fundo eleitoral no Orçamento de 2026.

O texto, aprovado de forma simbólica por deputados e senadores, define que o relator da proposta orçamentária, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), terá de trabalhar com um montante inicial de R$ 4,9 bilhões para o popularmente conhecido “Fundão”.

O valor supera a proposta inicial da equipe econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que projetava até R$ 1 bilhão, e iguala o recorde de recursos para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha — a reserva de dinheiro público que financiará as campanhas eleitorais de 2026.

Segundo a proposta aprovada pela CMO, o fundo eleitoral será composto por cortes em outras despesas previstas no Orçamento de 2026, que ainda precisa ser votado pelos deputados e senadores.

Em agosto, ao enviar a proposta orçamentária, o governo propôs uma reserva de R$ 1 bilhão para o financiamento de campanhas. O montante, segundo a equipe econômica, havia sido obtido por meio de um corte em emendas parlamentares.

Sem objeção da base governista, o texto aprovado nesta terça mantém a reserva já existente e determina uma ampliação dos valores, elevando a retirada de recursos de emendas e obrigando o relator a cortar recursos em outros gastos do governo.

  • A maior fatia (R$ 2,9 bilhões) dos novos recursos virá de reserva originalmente prevista para emendas parlamentares de bancada.
  • Outra parte será abastecida por um corte R$ 1 bilhão nas chamadas despesas discricionárias — recursos que o governo pode definir a destinação, como investimentos. Ficará a cargo de Isnaldo Bulhões definir os locais nos quais os cortes vão ocorrer.

Há dois anos, o Congresso fez movimento semelhante: o governo havia proposta R$ 940 milhões para financiar as campanhas de 2024, mas os parlamentares elevaram a reserva para R$ 4,9 bilhões – um valor recorde.

Orçamento de 2026

Opinião dos leitores

  1. Sou do tempo que um Político pra se eleger precisava ser popular e conquistar votos, hoje, ser popular não é tão importante, quanto aos votos, tendo dinheiro você compra.

  2. Será q o povo vai pra rua como foi na blindagem?? Cadê os sindicalistas?? Vamos pra rua!! Isso também é imoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *