Geral

“Economist” posta 13 vezes no X reportagem crítica a Moraes

Foto: Reprodução/X

O editorial da The Economist que diz que “juízes com muito poder” são um problema na democracia brasileira –e que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes seria a personificação dessa afirmativa– foi postado 13 vezes no X (ex-Twitter) desde 16 de abril de 2025, data em que foi publicado pela revista britânica.

Somadas, as publicações na rede social tiveram 3,8 milhões de visualizações –uma média de 292 mil para cada uma. O número é superior ao dos demais posts da Economist no X. Depois de uma rápida análise nas últimas postagens, é possível observar que a média de alcance é de 40.000 a 50.000 visualizações em cada uma.

Com o título “Brazil’s Supreme Court is on trial” (Suprema Corte do Brasil está em julgamento, em tradução livre para o português), o editorial da Economist afirma que só no Brasil, que “dá ao STF poderes extremos”, um ministro “poderia ter tanto destaque” como Alexandre de Moraes.

Segundo a publicação, como guardiões da Constituição Federal, os ministros do STF frequentemente decidem sobre questões que, na maioria dos países, são de competência de autoridades eleitas. “Por causa da carga de processos que isso cria, o STF permite que os ministros tomem decisões relevantes individualmente, em vez de esperar a reunião do plenário”, diz o editorial.

Isso dá a cada ministro “enorme visibilidade e um ar de celebridade”, diz a Economist. No entanto, para a publicação, nenhum outro ministro do STF tem um perfil público que se compare ao de Moraes.

“O que Moraes pensa é sobre a liberdade de expressão on-line desregulamentada. Sua preocupação surgiu em 2018, quando Jair Bolsonaro [PL] foi eleito presidente. Bolsonaro elogiou a ditadura militar brasileira e atacou instituições que pudessem conter seu poder”, afirma a revista.

No sábado (19.abr), o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, publicou uma nota em resposta ao editorial. Para o magistrado, o texto do veículo de mídia foca na narrativa dos que “tentaram o golpe de Estado”.

“O enfoque dado na matéria corresponde mais à narrativa dos que tentaram o golpe de Estado do que ao fato real de que o Brasil vive uma democracia plena, com Estado de direito, freios e contrapesos e respeito aos direitos fundamentais”, disse o ministro.

A nota de Barroso defende Moraes, relator do processo sobre a tentativa de golpe, e cita Bolsonaro.

“Quase todos os ministros do tribunal já foram ofendidos pelo ex-presidente. Se a suposta animosidade em relação a ele pudesse ser um critério de suspeição, bastaria o réu atacar o tribunal para não poder ser julgado. O ministro Alexandre de Moraes cumpre com empenho e coragem o seu papel, com o apoio do tribunal, e não individualmente”, afirmou.

Barroso declarou que o Brasil sofreu recentemente, além de esforços para depor o governo eleito, tentativas de atentados terroristas e um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes.

Segundo o magistrado, foi necessário “um tribunal independente e atuante para evitar o colapso das instituições, como ocorreu em vários países do mundo, do Leste Europeu à América Latina”.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Barroso declarou que o Brasil sofreu recentemente, além de esforços para depor o governo eleito, tentativas de atentados terroristas e um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes. 👉👉👉 Essa conversinha não engana mais nem o esquerdista mais retardado dos retardados 🫏🫏🫏

    1. Não engana pq não é pra enganar, foi realidade. Retardado é o cidadão que acha que Bolsonaro fugiu do nada em dezembro por birra, fugiu com medo. Voltou pq viu que ngm sabia do plano. Bolsonaro é o Hugo Chaves brasileiro.

    2. Cadê as provas disso tudo, Felipe? Quem fugiu foi um certo deputado que forjou a entrada de Adélio Bispo na câmara dos deputados. Lembra?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Mulher viraliza ao revelar traições do marido com família reunida

O vídeo em que uma mulher expõe as traições do marido infiel na frente de toda família no interior do Rio Grande do Sul viralizou nas redes sociais neste fim de semana.

A esposa reuniu a família para fazer um anúncio e, na gravação, é possível ver todos entusiasmados para saber a novidade. A sogra chega a cogitar a chegada de um novo bebê do casal. Porém, a mulher começa a expor diversas traições do marido, inclusive um filho com outra mulher, com quem, segundo ela, ele mantinha um caso há cerca de um ano.

A mulher chega a questionar o marido, mas ele não reage e continua calado, sem negar os fatos apresentados por ela. Ela ainda confronta a sogra, já que foi detonada e chamada de “feia e bagunceira” por ela durante troca de mensagens com o filho, as quais a esposa teve acesso.

A moça também imprimiu todas as mensagens que viu no celular do marido, além de fotos dele com a amante, e espalhou pelo chão da casa onde a família estava reunida.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Vou levar jabuticaba para você, Trump”, diz Lula em postagem de Janja

Em meio ao impasse sobre o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou, neste domingo (13/7), que quem come jabuticaba não fica de mau humor e prometeu entregar a fruta tropical para o americano Donald Trump.

“Eu vim chupar jabuticaba de manhã, porque eu duvido que alguém que chupe jabuticaba fique com mau humor. Eu vou levar jabuticaba para você, Trump. E você vai perceber sabe? Que o cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifária, precisa de muita união e de muita relação diplomática”, disse Lula, em vídeo postado pela primeira dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, nas redes sociais.

“Duas coisas genuinamente brasileiras: jabuticaba e presidente”, escreveu Janja na legenda.

Brasil é principal alvo do tarifaço

Desde segunda-feira (7/7), Trump tem notificado oficialmente os países sobre a implementação de tarifas unilaterais na importação de produtos e bens. Até o momento, 24 parceiros comerciais foram taxados.

Ao Brasil foi aplicada uma sanção comercial por Trump, com uma tarifa de 50%. O governo federal defendeu a soberania nacional e se mostrou aberto para negociar com os norte-americanos.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Acho que você não vai levar essas jabuticabas, porque do jeito que vai seu visto será cancelado

  2. Esse cara só pode estar brincando com a população Brasileira numa situação tão crítica e fica com piada para o presidente dos Estados Unidos da América ao invés de estar procurando uma solução diplomática

  3. Lula não tá bem da cabeça, os neurônios dele estão destruídos pela cachaça, Lula não catuque a onça com vara curta.

  4. Irresponsáveis, a justiça divina tarda mais não falha, o inferno será o destino desses malfeitores enviados por Satanás.

  5. Esse cachaceiro irresponsável continua brincando com o destino do Brasil. Sem noção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MANUTENÇÃO: 192 do Samu Natal vai ficar fora do ar na próxima terça-feira (15); saiba como acionar o serviço

Foto: Divulgação/Samu Natal

A central telefônica do número 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (Samu Natal) vai passar por manutenção técnica e ficará temporariamente foram de funcionamento para chamadas de emergência. A manutenção será realizada na próxima terça-feira (15), a partir das 9 horas.

De acordo com o Samu Natal, durante o período, a população poderá acionar o serviço de urgência pelo seguintes números alternativos:

(84) 99185-3437
(84) 99426-8579
(84) 99187-6117
(84) 99181-8325

“A medida é necessária para garantir a qualidade e a segurança do atendimento prestado à população”, frisou o Samu Natal.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Tarifaço: decreto de reciprocidade deve ser editado até terça (14); Alckmin afirma que governo está preparado para resposta a Trump

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou, neste domingo (13), que “vai trabalhar para reverter a situação” da tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros.

Alckmin sustentou ainda que, caso isso não ocorra, o governo brasileiro está preparado para usar o decreto de reciprocidade e taxar os produtos americanos. A expectativa é que o decreto saia até terça-feira (15).

O vice-presidente deve se reunir ainda neste domingo com o presidente Lula pra falar sobre o comitê que irá chefiar para discutir o tarifaço, formado por representantes do governo e da iniciativa privada.

Alckmin concedeu entrevista durante inauguração de viaduto em Francisco Morato, na Grande São Paulo.

g1

Opinião dos leitores

  1. Esse senhor estar na cena do crime, ele mesmo confessou que Lula queria voltar a cena do crime, e hoje é o vice de Lula., kkkkkk brasil véi de guerra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PL segue crescendo no RN e recebe filiação do prefeito e vice de Senador Georgino Avelino

O prefeito de Senador Georgino Avelino, Antonio Freire, oficializou neste sábado (12) sua filiação ao Partido Liberal (PL), durante evento realizado na Câmara Municipal da cidade. Na oportunidade, o vice-prefeito do município, Jorge da Rocha, também se filiou ao maior partido do Brasil. A cerimônia contou com a presença do senador Rogério Marinho, presidente do PL no Rio Grande do Norte, do deputado estadual coronel Azevedo (PL), e do presidente da Femurn, Babá Pereira (PL), além de diversas lideranças políticas da região, como os prefeitos Bergson Íduino (Arez); Luciano Cunha (Lajes Pintadas), Gustavo Santos (Nísia Floresta) e Antônio Neto (Montanhas), e o ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho.

A chegada de Antonio Freire ao PL reforça o crescimento da legenda no Rio Grande do Norte, que vem ampliando sua representação no Estado sob a condução do senador Rogério Marinho. Com mais de 80% de aprovação popular, o prefeito destacou, em discurso, que sua decisão foi tomada com responsabilidade e motivada pelo compromisso com o futuro do município.

Em seu pronunciamento, Rogério deu as boas-vindas ao prefeito, enfatizando o papel do PL no debate das pautas mais importantes do país. Além disso, ressaltou que a legenda tem se dedicado a ouvir a população com o projeto Rota 22, com o objetivo de apresentar propostas para todas as regiões do Estado. “É grave a situação do RN. Temos estradas destruídas, hospitais sem insumos básicos, filas intermináveis de cirurgias, escolas públicas deterioradas”, disse o senador.

Rogério ainda destacou os números divulgados pelo Centro de Liderança Pública, que mostram o Rio Grande do Norte como o 27º do país em competitividade no ano de 2024 – era o 16º em 2018. No Nordeste, era o 4º, hoje está na última posição. O RN também é o 27º do Brasil em solidez fiscal, Ideb (qualidade do ensino), sustentabilidade ambiental e taxa de investimento público. Além disso, ainda acumulamos maus resultados em eficiência da máquina pública e potencial de mercado, ambos na 22ª posição.

“É hora de estar ao lado de um partido que tem força no estado e em Brasília, com capacidade de abrir portas para investimentos e conquistas reais para o povo de Senador Georgino Avelino”, afirmou o prefeito Antonio Freire. Ele também ressaltou o papel de Rogério Marinho no fortalecimento das cidades do interior. “Rogério é um parceiro de verdade, que caminha junto, escuta e apoia. É com esse espírito que queremos seguir.”

O prefeito reafirmou ainda que seguirá investindo em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e agricultura, e concluiu destacando a expectativa para o novo ciclo: “Vamos juntos escrever um novo capítulo para nossa cidade, com trabalho, respeito e esperança.”

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Reciprocidade aos EUA “não serão apenas taxas”, diz Rui Costa sobre resposta à tarifa de 50% imposta por Trump

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, neste domingo (13), que o Brasil prepara uma resposta firme à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros. Segundo ele, o governo brasileiro não se limitará a retaliações econômicas e já articula um conjunto de medidas. Segundo ele, o governo brasileiro não se limitará a retaliações econômicas e já articula um conjunto de medidas.

“Se essa taxa se mantiver, nós vamos aplicar a reciprocidade com várias medidas. Não serão só apenas taxas, outras medidas serão adotadas. Nós já começamos a discutir e até o final do mês nós vamos deixar tudo pronto para, caso essa medida seja confirmada, a gente possa agir. O Brasil não ficará de cabeça baixa, não ficará refém”, disse.

As medidas estão sendo coordenadas por um comitê interministerial liderado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e Indústria, Geraldo Alckmin, com apoio dos ministérios da Fazenda, Relações Institucionais, Itamaraty e Casa Civil. A previsão é que os anúncios ocorram até 1º de agosto, data de início da vigência das tarifas.

Rui Costa também confirmou que o decreto de regulamentação da nova lei aprovada pelo Congresso será publicado nesta semana. Segundo fontes da CNN, o texto deve sair no Diário Oficial da União (DOU) na próxima segunda-feira (14).

As tarifas foram anunciadas pelo presidente dos EUA Donald Trump, por meio da plataforma Truth Social. Na publicação, Trump justificou a medida como uma forma de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado. O republicano também criticou o a Corte por impor restrições a redes sociais americanas no Brasil.

Rui classificou a carta divulgada por Trump como uma atitude inédita e absurda na diplomacia internacional.

“Todo mundo achava que um hacker tinha invadido a conta do presidente americano, porque isso nunca aconteceu na história da diplomacia. A carta sequer chegou oficialmente, seja por e-mail, fax ou fisicamente. Para mim, ela nem existe.”

O ministro também acusou os EUA de chantagem diplomática.

“Ou o Brasil liberta alguém que responde a processo criminal, ou será penalizado com sanções que atingem a população, empresários e a economia. Isso é inaceitável. O Brasil é soberano e não se submeterá a ameaças.”

Rui Costa ainda criticou o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que comemorou publicamente as tarifas enquanto está nos Estados Unidos desde maio: “o que me entristece é ver brasileiros eleitos pelo povo trair o seu povo e defender outra nação em detrimento do nosso país.”

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Trump alerta que países do BRICS podem enfrentar tarifas de 100%
    Republicano disse que taxação seria aplicada caso bloco econômico “brincar com o dólar”
    Da CNN
    👉👉👉13/02/25 às 16:44 | Atualizado 13/02/25 às 17:03

  2. Estes canhotos parasitas querem soltar um flatos maior que o monossílabo , um país bosta deste governado por corruptos tem o que pra retaliar uma potência como os EUA? Vira-latas são vocês doutrinados por amestradores de jumento, pois não me representam !

  3. TODO BRASILEIRO, QUE NÃO É JUMENTO, SABE QUE O USO DO NOME DO BOLSONARO NESSE ROLO TODO, FOI SÓ PARA ENCHER LINGUIÇA. TRUMP ESTÁ FAZENDO O QUE ELE JÁ ANUNCIOU DESDE 2024. OU SEJA, IRIA TAXAR OS INTEGRANTES DO BRICS E QUEM COGITASSE OUTRA MOEDA EM 100%. LULA ESTÁ SE APROVEITANDO DA CITAÇÃO DO NOME DO BOLSONARO PARA TENTAR CAPITAL POLÍTICO, COISA QUE A ESQUERDA SEMPRE USOU. SIMPLES ASSIM. DESDE 2024 QUE ISSO JÁ FOI ANUNCIADO, SE INFORMEM!!!

  4. Muito bem, “cabeça erguida” e a população pagando a conta das besteiras que vocês fazem.
    Discurso hipócrita e digno de comunistas fracassados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Risoto de Aratu e Baguete Seridó

RISOTO DE ARATU
(4 porções)

Ingredientes:
2 xícaras de arroz arbóreo ou canarolli
2l de caldo de moqueca ou peixe
500g de aratu
1 caju grande cortado em cubos
1 cebola pequena cortada em cubos
6 dentes de alho
60ml de manteiga de garrafa 200ml de vinho branco seco
120g de parmesão ralado na hora

Modo de preparo:
Em uma panela refogar na manteiga a cebola e o alho.
Quando começar a ficar transparente acrescentar o caju, o aratu, mexer bem, acrescentar o arroz e refogar por 2 minutos.
Acrescentar o vinho branco e mexer sempre até evaporar.
Acrescentar o caldo de moqueca aos poucos até dar o ponto do arroz al dente, em média 20 minutos, mexendo sempre.
Desligar o fogo e finalizar com o parmesão e manteiga de garrafa.
Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 25 min
Tempo de cozimento: 20 min

DICA RÁPIDA

BAGUETE SERIDÓ

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eriko Jácome intensifica ações de saúde com grandes mutirões na Zona Oeste de Natal

A Zona Oeste de Natal recebeu, nos últimos dias, uma série de ações voltadas à promoção da saúde e do bem-estar, realizadas por meio de mutirões organizados pelo vereador Eriko Jácome. As iniciativas contemplaram diversas áreas e atenderam centenas de pessoas nos bairros da região.

Entre os serviços oferecidos, destaca-se o mutirão de pequenas cirurgias, que permitiu a remoção de nódulos, sinais e lesões suspeitas de câncer de pele, proporcionando acesso a procedimentos que, muitas vezes, enfrentam longa espera no sistema público de saúde. Outra frente importante foi o mutirão de saúde bucal, realizado com o consultório odontológico móvel do parlamentar, levando atendimento direto aos diferentes bairros e conjuntos da cidade, com estrutura adequada e profissionais especializados.

O cuidado com o bem-estar também ganhou destaque com o mutirão social, que contou com serviços de manicure, cabeleireiro, atendimento psicológico e orientações voltadas à promoção da autoestima e da saúde mental.

Eriko destacou a importância de descentralizar o acesso à saúde e aproximar os serviços da população.
“Nosso mandato tem esse compromisso de levar qualidade de vida. São diversas ações que fazem diferença real na vida das pessoas, especialmente nas áreas que mais precisam de cuidado”, afirmou o vereador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Redinha, Praia do Forte e Areia Preta: veja trechos impróprios para banho nesta semana na Grande Natal

Foto: Anadelly Fernandes/ARQUIVO

Seis trechos da Grande Natal foram considerados impróprios para banho neste fim de semana – 12 e 13 de julho – segundo o último boletim de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Os pontos são considerados como impróprios até a a próxima quinta-feira (17), já que o próximo boletim semanal divulgado pelo Idema está para a sexta (18).

Os trechos em questão são:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Rio Pirangi Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
  • Escadaria de Mãe Luiza (Areia Preta), em Natal;
  • Praia do Forte, em Natal;
  • Redinha (Rio Potengi), em Natal.

O Idema analisou 33 pontos de banho na Grande Natal, entre praias, rios e lagoas. Os trechos analisados ficam em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.

Como é feita a análise?

Segundo o Idema, para ser feita a avaliação é analisada a quantidade de coliformes termotolerantes – também chamados de fecais – encontrada nas águas. A classificação segue normas estabelecidas no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se o trecho está impróprio ou não. Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria.

O estudo, que faz parte do Programa Azul, é uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cartões corporativos do governo Lula: R$56 milhões em seis meses

Foto: EBC

Os cartões de pagamento do governo Lula (PT), os tais “cartões corporativos”, já tomaram mais de R$56 milhões dos pagadores de impostos apenas no primeiro semestre do ano.

O Ministério da Justiça, com a Polícia Federal, é o órgão que mais gastou com cartões corporativos em 2025; R$15,3 milhões, seguido pela Presidência da República, que torrou R$12 milhões com só 11 portadores de cartões.

Bolada misteriosa

Um cartão da Presidência de Lula pagou uma só conta de R$252 mil em julho. Detalhes estão protegidos sob sigilo.

Tudo em segredo

No mês passado, uma outra conta de cartão da Presidência da República custou R$189 mil aos pagadores de impostos.

Média estratosférica

Existem apenas 4.325 cartões no governo, entretanto cada um gasta cerca de R$12,5 mil por mês, mais de oito vezes o salário-mínimo.

Tem mais

A conta não inclui R$216,3 milhões dos cartões da Defesa Civil, usados em respostas a emergências promovidas por governos estaduais.

Cláudio Humberto – Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. Essas mesmas pessoas que estão comentando aqui indignadas, achavam o máximo e se calavam quando era O Mito. Hipocritas.

  2. Quase 10 milhões por Mês.
    Faz o L que o amor venceu.
    Depois sai do governo com 11contenerers cheios e diz que foi presentes.
    Faz o L.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *