Foto: Mateus Bonomi/AP/Image Plus
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter recuperado seus direitos políticos após a anulação de suas condenações judiciais no âmbito da Operação Lava Jato, mas isso não significa, nem de longe, que ele tenha sido absolvido pela Justiça nem tampouco que possa apagar o passado, como tenta fazer ao inventar um discurso sobre a Petrobras nesta pré-campanha à Presidência da República. Ao agir assim, Lula trata como idiotas milhões de brasileiros que não se ajoelham sob o altar do PT e que lembram muito bem como o partido tomou a Petrobras de assalto para transformar a empresa em instrumento de política econômica e um centro privado de financiamento de campanha e enriquecimento ilícito.
Qualquer cidadão minimamente informado e que ainda seja capaz de analisar os fatos sem ter o raciocínio comprometido por paixões políticas sabe que a anulação das sentenças penais condenatórias de Lula se deu por razões de natureza processual, não de mérito. A rigor, as decisões favoráveis ao ex-presidente tomadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – que, ao fim e ao cabo, lhe restituíram o direito de disputar eleições – dizem respeito apenas aos erros cometidos pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela primeira instância da Justiça Federal em Curitiba; Lula não foi “inocentado” de nada.
De forma muito ardilosa, Lula explora essa peculiaridade de sua situação jurídico-penal para tentar apagar o “petrolão” da história. O ex-presidente sabe que o “mensalão” e o “petrolão” serão temas incontornáveis em sua tentativa de voltar ao Palácio do Planalto. Logo, tenta induzir parte dos eleitores a acreditar que, se ele próprio não foi condenado pelo maior escândalo de corrupção da história do País, é porque não houve escândalo de corrupção algum. Simples assim.
Lula quer fazer o País acreditar que o “petrolão” não existiu e que ele, caso seja eleito, vai “recuperar a Petrobras”, sabe-se lá do quê. “Nós precisamos fazer com que a Petrobras volte a ser uma grande empresa nacional, uma das maiores do mundo”, disse Lula no discurso de lançamento de sua pré-candidatura, no dia 7 passado. “(Temos de) Colocá-la de novo a serviço do povo brasileiro”, arrematou o ex-presidente.
Em primeiro lugar, é de justiça reconhecer que a Petrobras voltou a ser uma grande empresa durante o governo de Michel Temer. Lula pode contar com a amnésia de parte dos brasileiros, mas cabe recordar que foi durante o governo Temer que a Petrobras se reergueu dos escombros do “petrolão” ao adotar uma administração mais profissional, sobretudo a partir da reorientação de sua política de preços, que passou a ser atrelada às variações do dólar e da cotação do óleo no mercado internacional. Os resultados positivos da empresa desde então falam por si sós.
Lula também aposta na desinformação ao prometer “colocar a Petrobras a serviço do povo brasileiro”. Trata-se de uma falácia eleitoreira, no melhor cenário, ou de uma ameaça de intervenção, no pior. Embora a União seja sua maior acionista, a Petrobras não é uma empresa estatal pura, é uma empresa de economia mista e capital aberto. Presta-se, portanto, a atingir seus objetivos empresariais por meio de uma gestão eficiente, com vistas a remunerar os investimentos que recebe de seus acionistas. Não se presta a ser um instrumento de execução de políticas públicas que favoreçam governos de turno. A corrupção, sem dúvida alguma, causou enormes prejuízos à Petrobras e aos seus acionistas, mas foi a apropriação da empresa durante os governos petistas, os maus investimentos que foi obrigada a fazer e o sacrifício da boa administração em nome dos interesses eleitorais do PT que quase a levaram à bancarrota.
Nesse aspecto, Lula e o presidente Jair Bolsonaro têm uma ideia muito semelhante sobre a Petrobras. Ambos enxergam a empresa como um anexo do Palácio do Planalto. A vitória de um ou de outro na eleição presidencial de outubro prenuncia tempos difíceis não apenas para a empresa, mas para o País.
Estadão Conteúdo
O Luladrão, nunca foi inocentado. Um ministro do STF, que é militante petista, inventou certas situações, para justificar a anulação do processo, e dar um atestado de burrice a três instâncias da Justiça do nosso país.
Quando o Estadão defendeu o impeachment de Bolsonaro, nada foi publicado aqui…
O LULA NÃO FOI INOCENTADO, ele foi liberado para concorrer às eleições e voltar a saquear não só a Petrobrás como outras estatais.
LULA, desista dessa candidatura não queira fazer o POVO brasileiro de idiota, otário, maluco e sobretudo cego.
Esse Lul@drão é tão cínico quanto seus poucos eleitores! Cabra de Peia! Deveria estar no Xadrez ainda! E por muito tempo…
Editorial de respeito parcial e comprometido sim mais com a verdade, Estadão fazendo escola na era da informado
Só meia dúzia de petistas jumentos esse ladrão não engana mais ninguém a não ser sua pífia militância reduzida a quase nada , Lula o brasileiro lhe espera nas ruas com muito ovo podre tomate estragada e vaia , vai ser muito divertido ver esse trupe de palhaços na rua todo melecado e o povo zuando com essa turma de corruptos, quem planta colhe😂😂😂😂😂😂😂😂😂
O estadinho no desespero de não ter engatilhado a tucanocracia para presidente, quer justificar a sua escolha difícil entre um professor com serviços prestados ao país e um parasita incompetente. O Lula não quer dizer que o Petrolao nunca existiu, nunca disse isso. O que o Estadão esconde é que o petrolao existe desde que a Petrobrás foi criada. Nesse esquema de empresas serem loteadas, sempre aconteceram e acontecem. A codevasf é o exemplo mais recente desse uso. O que o Lula diz e não ficou provado nas investigações é que sua participação não ocorreu e por isso foi inocentado, sendo preciso uma manipulação (esquema)envolvendo o judiciário, políticos e mídia (o Estadão participou ativamente) para tirar o Lula da eleição. Conseguiram. Uma outra coisa que o jornaleco esconde, sob o governo Lula, a Petrobrás chegou a ser a segunda empresa do setor do mundo. O que o jornal tem medo é que os que mantém o jornal ainda de pé, investidores de empresas tipo a Petrobrás, não sejam privilegiados como são agora, em detrimento do povo, maior acionista. O que o Estadão quer é que o povo continue pagando uma das gasolinas mais caras do mundo, desde que os seus financiadores ganhem. Essa é a maneira que o desgoverno miliciano vem fazendo. Toda semana aumento e o mentiroso dizendo não ter nada com isso, quando ele, o Estadão e todos que apoiam essa política de arrebentar o povo brasileiro. As pessoas vão votar no Lula pra ele romper com essa esculhambação, pra ele rever as sacanagens do rogerio marinho com a reforma que prejudicou o trabalhador. As empresas, agora, vão poder contratar com menores salários, segundo a medida aprovada esta semana. É para rever tudo isso, para tirar o país da fome e da miséria, pra voltar a criar empregos (o Lula criou 20 milhões sem tirar um direito), para trazer dignidade ao povo, pra que o Enem possa voltar a ser objeto de interesse dos jovens (com o miliciano diminuiu muito), que o Nordeste volte a ser a locomotiva do país, que o Brasil volte a crescer, a melhorar os salários e ser respeitado no mundo. Por isso o desespero do Estadão. Um jornal dos privilegiados do para os privilegiados. Eles querem ver o povo mais pobre comendo osso e pé de galinha. Todos os eleitores do Lula querem que ele faça o que o Estadão e os privilegiados não querem.
Lula é santo pow kkkk
Como sempre o Aloprado pisando e voando na casca da banana, cuidado com o que fica dentro da casca, eu sei onde encontrar ela, nada que uma colonoscopia não resolva, no aparelho de exame tem uma pinças boas que puxam tudo, ademais, se vc pensa que todos são ignorantes e metidos a sabido como vc, quero lembrar, que 57 milhões já disseram algo em 2028, em 2022, vai ser outra lapada e não adianta nada ficar ficar nesse desespero, escrevendo besteira, o couro vai comer no couro de vcs do mesmo jeito.
Deixa de falar besteira. Aqui no Eua a gasolina subiu de 2,8 pra 4,4 em 6 meses.
Acorda sonhador, um dia eu já pensei que esse bandido era bonzinho, mas o tempo mostrou que ele é apenas um criminoso que sabe enganar uns bestas, como vc , e todo o restante que o apoia são ladrões igual a ele. Um dia vc vai acordar, como eu acordei a muitos anos atrás, e descobrir que vc não passava de massa de manobra, não só pra luladrao mas pra todos os que agem semelhante ao maior bandido do mundo.
É o que sempre digo não adianta criticar Bolsonaro e votar no Lula. Comprovadamente o governo mais corrupto de todos os tempos. Nunca houve tanto descaso com o erário público. Aí o cidadão quer normalizar o que o ladrão fez, dizendo que corrupção sempre existiu, que Lula não sabia. Então Zé, Bolsonaro pode dizer que rachadinha sempre existiu (inclusive no PT é institucional), e que não sabia. Mas não podemos cobrar matemática básica dessa geração Paulo Freire.
É acreditar que a terra é plana….
A petralhada pira!
BG é independente, quero ber aquele Brasil 247 (2 + 4 + 7 = 13) publicar isso
Da mesma forma que Lula quer mostrar ao mundo que se ele é inocente e não houve roubo na Petrobrás, este blog quer mostrar que Caligula e Berg Naldo são inteligentes e pessoas do bem…..
Estranho ver a gadaiada acreditando em notícia de jornal tradicional… Ah,mas como eh a favor do MINTOmaníaco das rachadinhas e contra lulaladrao pode ne?! Muuuu
Mané, ninguém precisa acreditar em jornais desse tipo. Só quem é maluco acredita que o ex-presidiário é inocente. Acho que o jornal cansou de querer iludir. Você vota em quem? É no 13? Se diz em cima do muro, mas com certeza, desce do lado esquerdo.
Chiola gado vei, eu não voto em quem se apropria de dinheiro público seja lulaladrao seja o MINTOmaníaco das rachadinhas…
E como tem idiotas de vermelho.
Momento de lucidez do bebum, só errou quando mencionou que não houve petrolão.
Petrolão é a gasolina chegando aos dez 10 reais.
Grande argumento, Sr. Almir! Se eu fosse você teria vergonha de usar essa desculpa dessas pra justificar um roubo tão grande. Até porque, se você não é retardado, sabes que o problema da alta do petróleo não é só no Brasil. Só falta você falar o rouba mas faz. Kkk
Todo mundo sabe que lula é um bandido da pior espécie, quem o apoia ou é muito idiota ou um bandido igual a ele, só isso. Agora é vê em qual situação, vc que o apoia, se enquadra?
Pois aceite que dói menos
Lula será o meu e o seu presidente 👍🫶🏻
Maria, vc é igual ou pior que LULADRAO?
É assim que esse petraste trata seus eleitores, idiotas, miseráveis e analfabetos funcionais.
Já o nosso divino MESSIAS nos trata como filhos e herdeiro do céu.
Já pedi em oração para que Nosso Messias Terrestre reduza os imposto dos protetores acrílicos sintéticos flexíveis com vários espectros de cor ensejados em telemóveis, para que eu continue possa pagar direito meu Pejot 208
Tem blog que as vezes da nojo de se ver com tanta politicagem besta, tipo postando matéria favoráveis ao de sua preferencia, e matérias contra o que não vota. O jornalismo deveria ser mais sério e imparcial por parte de alguns, que deveriam deixar suas preferencias pra ele e a urna, jornalista tendencioso não merece credibilidade, é como ele tivesse leitor só de um lado politico.
BG é imparcial ou você não consegue enxergar?, quer que BG desenhe? ou sua nulidade cognitiva não o deixa entender?
Senta a pua BG.
Discordo totalmente, esse desnudamento deveria ser a regra de todo jornalismo. Com uma ressalva, usassem com todos os candidatos, exemplo é omitir também o que o governo Bolsonaro é, corrupção explodindo em toda administração, gastos estratosférico sob sigilo, apoio repugnante orçamento secreto, inúmeras tentativas de paralisar investigações de rachadinhas, sanções de leis favoráveis a corrupção, superfaturamento em compras governamentais, entre do país aos condenados por corrupção do centrão, e tudo isso, implica que estamos feitos uns náufragos sem esperança de salvamento. Tudo culpa dessa imprensa que se vende, da burrice e da preguiça de refletir do brasileiro.
O blog por acaso tá errado? Ou você acredita em mula em cabeça, papai Noel e que o ex-presidiário é santo? Se acreditar, tá bom de procurar um psiquiatra kkk Não quer ouvir a verdade, não acesse!
Quem deveria ser imparcial seria o STF.
Ajudar a ladrão vender uma versão colorida de seus atos de corupção é desastroso!
O eleitorado do Messias Bolsonaro é inteligente, não seria feito de bobo jamais. Mais esse senhor de nine fings consegue enganar esses esquerdalhas iguinorantes
Só que tem petista por aí….que se chegar um caminhão baú com a estrela do PT roubar todo o móvel da casa dele…ele ainda vai dizer que não foi o PT…