Política

EDITORIAL ESTADÃO: Lula faz o eleitor de bobo. Petista quer fazer o País acreditar que, se ele é “inocente”, então nunca houve petrolão

Foto: Mateus Bonomi/AP/Image Plus

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter recuperado seus direitos políticos após a anulação de suas condenações judiciais no âmbito da Operação Lava Jato, mas isso não significa, nem de longe, que ele tenha sido absolvido pela Justiça nem tampouco que possa apagar o passado, como tenta fazer ao inventar um discurso sobre a Petrobras nesta pré-campanha à Presidência da República. Ao agir assim, Lula trata como idiotas milhões de brasileiros que não se ajoelham sob o altar do PT e que lembram muito bem como o partido tomou a Petrobras de assalto para transformar a empresa em instrumento de política econômica e um centro privado de financiamento de campanha e enriquecimento ilícito.

Qualquer cidadão minimamente informado e que ainda seja capaz de analisar os fatos sem ter o raciocínio comprometido por paixões políticas sabe que a anulação das sentenças penais condenatórias de Lula se deu por razões de natureza processual, não de mérito. A rigor, as decisões favoráveis ao ex-presidente tomadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – que, ao fim e ao cabo, lhe restituíram o direito de disputar eleições – dizem respeito apenas aos erros cometidos pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela primeira instância da Justiça Federal em Curitiba; Lula não foi “inocentado” de nada.

De forma muito ardilosa, Lula explora essa peculiaridade de sua situação jurídico-penal para tentar apagar o “petrolão” da história. O ex-presidente sabe que o “mensalão” e o “petrolão” serão temas incontornáveis em sua tentativa de voltar ao Palácio do Planalto. Logo, tenta induzir parte dos eleitores a acreditar que, se ele próprio não foi condenado pelo maior escândalo de corrupção da história do País, é porque não houve escândalo de corrupção algum. Simples assim.

Lula quer fazer o País acreditar que o “petrolão” não existiu e que ele, caso seja eleito, vai “recuperar a Petrobras”, sabe-se lá do quê. “Nós precisamos fazer com que a Petrobras volte a ser uma grande empresa nacional, uma das maiores do mundo”, disse Lula no discurso de lançamento de sua pré-candidatura, no dia 7 passado. “(Temos de) Colocá-la de novo a serviço do povo brasileiro”, arrematou o ex-presidente.

Em primeiro lugar, é de justiça reconhecer que a Petrobras voltou a ser uma grande empresa durante o governo de Michel Temer. Lula pode contar com a amnésia de parte dos brasileiros, mas cabe recordar que foi durante o governo Temer que a Petrobras se reergueu dos escombros do “petrolão” ao adotar uma administração mais profissional, sobretudo a partir da reorientação de sua política de preços, que passou a ser atrelada às variações do dólar e da cotação do óleo no mercado internacional. Os resultados positivos da empresa desde então falam por si sós.

Lula também aposta na desinformação ao prometer “colocar a Petrobras a serviço do povo brasileiro”. Trata-se de uma falácia eleitoreira, no melhor cenário, ou de uma ameaça de intervenção, no pior. Embora a União seja sua maior acionista, a Petrobras não é uma empresa estatal pura, é uma empresa de economia mista e capital aberto. Presta-se, portanto, a atingir seus objetivos empresariais por meio de uma gestão eficiente, com vistas a remunerar os investimentos que recebe de seus acionistas. Não se presta a ser um instrumento de execução de políticas públicas que favoreçam governos de turno. A corrupção, sem dúvida alguma, causou enormes prejuízos à Petrobras e aos seus acionistas, mas foi a apropriação da empresa durante os governos petistas, os maus investimentos que foi obrigada a fazer e o sacrifício da boa administração em nome dos interesses eleitorais do PT que quase a levaram à bancarrota.

Nesse aspecto, Lula e o presidente Jair Bolsonaro têm uma ideia muito semelhante sobre a Petrobras. Ambos enxergam a empresa como um anexo do Palácio do Planalto. A vitória de um ou de outro na eleição presidencial de outubro prenuncia tempos difíceis não apenas para a empresa, mas para o País.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. O Luladrão, nunca foi inocentado. Um ministro do STF, que é militante petista, inventou certas situações, para justificar a anulação do processo, e dar um atestado de burrice a três instâncias da Justiça do nosso país.

  2. O LULA NÃO FOI INOCENTADO, ele foi liberado para concorrer às eleições e voltar a saquear não só a Petrobrás como outras estatais.

    1. LULA, desista dessa candidatura não queira fazer o POVO brasileiro de idiota, otário, maluco e sobretudo cego.

  3. Esse Lul@drão é tão cínico quanto seus poucos eleitores! Cabra de Peia! Deveria estar no Xadrez ainda! E por muito tempo…

  4. Editorial de respeito parcial e comprometido sim mais com a verdade, Estadão fazendo escola na era da informado

  5. Só meia dúzia de petistas jumentos esse ladrão não engana mais ninguém a não ser sua pífia militância reduzida a quase nada , Lula o brasileiro lhe espera nas ruas com muito ovo podre tomate estragada e vaia , vai ser muito divertido ver esse trupe de palhaços na rua todo melecado e o povo zuando com essa turma de corruptos, quem planta colhe😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  6. O estadinho no desespero de não ter engatilhado a tucanocracia para presidente, quer justificar a sua escolha difícil entre um professor com serviços prestados ao país e um parasita incompetente. O Lula não quer dizer que o Petrolao nunca existiu, nunca disse isso. O que o Estadão esconde é que o petrolao existe desde que a Petrobrás foi criada. Nesse esquema de empresas serem loteadas, sempre aconteceram e acontecem. A codevasf é o exemplo mais recente desse uso. O que o Lula diz e não ficou provado nas investigações é que sua participação não ocorreu e por isso foi inocentado, sendo preciso uma manipulação (esquema)envolvendo o judiciário, políticos e mídia (o Estadão participou ativamente) para tirar o Lula da eleição. Conseguiram. Uma outra coisa que o jornaleco esconde, sob o governo Lula, a Petrobrás chegou a ser a segunda empresa do setor do mundo. O que o jornal tem medo é que os que mantém o jornal ainda de pé, investidores de empresas tipo a Petrobrás, não sejam privilegiados como são agora, em detrimento do povo, maior acionista. O que o Estadão quer é que o povo continue pagando uma das gasolinas mais caras do mundo, desde que os seus financiadores ganhem. Essa é a maneira que o desgoverno miliciano vem fazendo. Toda semana aumento e o mentiroso dizendo não ter nada com isso, quando ele, o Estadão e todos que apoiam essa política de arrebentar o povo brasileiro. As pessoas vão votar no Lula pra ele romper com essa esculhambação, pra ele rever as sacanagens do rogerio marinho com a reforma que prejudicou o trabalhador. As empresas, agora, vão poder contratar com menores salários, segundo a medida aprovada esta semana. É para rever tudo isso, para tirar o país da fome e da miséria, pra voltar a criar empregos (o Lula criou 20 milhões sem tirar um direito), para trazer dignidade ao povo, pra que o Enem possa voltar a ser objeto de interesse dos jovens (com o miliciano diminuiu muito), que o Nordeste volte a ser a locomotiva do país, que o Brasil volte a crescer, a melhorar os salários e ser respeitado no mundo. Por isso o desespero do Estadão. Um jornal dos privilegiados do para os privilegiados. Eles querem ver o povo mais pobre comendo osso e pé de galinha. Todos os eleitores do Lula querem que ele faça o que o Estadão e os privilegiados não querem.

    1. Como sempre o Aloprado pisando e voando na casca da banana, cuidado com o que fica dentro da casca, eu sei onde encontrar ela, nada que uma colonoscopia não resolva, no aparelho de exame tem uma pinças boas que puxam tudo, ademais, se vc pensa que todos são ignorantes e metidos a sabido como vc, quero lembrar, que 57 milhões já disseram algo em 2028, em 2022, vai ser outra lapada e não adianta nada ficar ficar nesse desespero, escrevendo besteira, o couro vai comer no couro de vcs do mesmo jeito.

    2. Deixa de falar besteira. Aqui no Eua a gasolina subiu de 2,8 pra 4,4 em 6 meses.

    3. Acorda sonhador, um dia eu já pensei que esse bandido era bonzinho, mas o tempo mostrou que ele é apenas um criminoso que sabe enganar uns bestas, como vc , e todo o restante que o apoia são ladrões igual a ele. Um dia vc vai acordar, como eu acordei a muitos anos atrás, e descobrir que vc não passava de massa de manobra, não só pra luladrao mas pra todos os que agem semelhante ao maior bandido do mundo.

    4. É o que sempre digo não adianta criticar Bolsonaro e votar no Lula. Comprovadamente o governo mais corrupto de todos os tempos. Nunca houve tanto descaso com o erário público. Aí o cidadão quer normalizar o que o ladrão fez, dizendo que corrupção sempre existiu, que Lula não sabia. Então Zé, Bolsonaro pode dizer que rachadinha sempre existiu (inclusive no PT é institucional), e que não sabia. Mas não podemos cobrar matemática básica dessa geração Paulo Freire.

  7. Da mesma forma que Lula quer mostrar ao mundo que se ele é inocente e não houve roubo na Petrobrás, este blog quer mostrar que Caligula e Berg Naldo são inteligentes e pessoas do bem…..

  8. Estranho ver a gadaiada acreditando em notícia de jornal tradicional… Ah,mas como eh a favor do MINTOmaníaco das rachadinhas e contra lulaladrao pode ne?! Muuuu

    1. Mané, ninguém precisa acreditar em jornais desse tipo. Só quem é maluco acredita que o ex-presidiário é inocente. Acho que o jornal cansou de querer iludir. Você vota em quem? É no 13? Se diz em cima do muro, mas com certeza, desce do lado esquerdo.

    2. Chiola gado vei, eu não voto em quem se apropria de dinheiro público seja lulaladrao seja o MINTOmaníaco das rachadinhas…

    1. Grande argumento, Sr. Almir! Se eu fosse você teria vergonha de usar essa desculpa dessas pra justificar um roubo tão grande. Até porque, se você não é retardado, sabes que o problema da alta do petróleo não é só no Brasil. Só falta você falar o rouba mas faz. Kkk

  9. Todo mundo sabe que lula é um bandido da pior espécie, quem o apoia ou é muito idiota ou um bandido igual a ele, só isso. Agora é vê em qual situação, vc que o apoia, se enquadra?

    1. Pois aceite que dói menos
      Lula será o meu e o seu presidente 👍🫶🏻

  10. É assim que esse petraste trata seus eleitores, idiotas, miseráveis e analfabetos funcionais.
    Já o nosso divino MESSIAS nos trata como filhos e herdeiro do céu.

    1. Já pedi em oração para que Nosso Messias Terrestre reduza os imposto dos protetores acrílicos sintéticos flexíveis com vários espectros de cor ensejados em telemóveis, para que eu continue possa pagar direito meu Pejot 208

  11. Tem blog que as vezes da nojo de se ver com tanta politicagem besta, tipo postando matéria favoráveis ao de sua preferencia, e matérias contra o que não vota. O jornalismo deveria ser mais sério e imparcial por parte de alguns, que deveriam deixar suas preferencias pra ele e a urna, jornalista tendencioso não merece credibilidade, é como ele tivesse leitor só de um lado politico.

    1. BG é imparcial ou você não consegue enxergar?, quer que BG desenhe? ou sua nulidade cognitiva não o deixa entender?
      Senta a pua BG.

    2. Discordo totalmente, esse desnudamento deveria ser a regra de todo jornalismo. Com uma ressalva, usassem com todos os candidatos, exemplo é omitir também o que o governo Bolsonaro é, corrupção explodindo em toda administração, gastos estratosférico sob sigilo, apoio repugnante orçamento secreto, inúmeras tentativas de paralisar investigações de rachadinhas, sanções de leis favoráveis a corrupção, superfaturamento em compras governamentais, entre do país aos condenados por corrupção do centrão, e tudo isso, implica que estamos feitos uns náufragos sem esperança de salvamento. Tudo culpa dessa imprensa que se vende, da burrice e da preguiça de refletir do brasileiro.

    3. O blog por acaso tá errado? Ou você acredita em mula em cabeça, papai Noel e que o ex-presidiário é santo? Se acreditar, tá bom de procurar um psiquiatra kkk Não quer ouvir a verdade, não acesse!

    4. Quem deveria ser imparcial seria o STF.
      Ajudar a ladrão vender uma versão colorida de seus atos de corupção é desastroso!

  12. O eleitorado do Messias Bolsonaro é inteligente, não seria feito de bobo jamais. Mais esse senhor de nine fings consegue enganar esses esquerdalhas iguinorantes

  13. Só que tem petista por aí….que se chegar um caminhão baú com a estrela do PT roubar todo o móvel da casa dele…ele ainda vai dizer que não foi o PT…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro foi preso pela PF quando tentava embarcar de jatinho para o exterior

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

A Polícia Federal decidiu antecipar a prisão do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, após suspeitar que ele pudesse fugir do país. O banqueiro foi preso na noite de segunda-feira no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A detenção ocorreu horas após o anúncio da venda do banco para a Fictor Holding Financeira, que afirmou ter fechado um acordo com um consórcio formado por investidores dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo integrantes da PF envolvidos nas investigações, chamou atenção a “coincidência” entre a divulgação da venda do banco e a viagem internacional marcada por Vorcaro. Investigadores afirmam que a proximidade dos eventos levanta suspeitas, embora não exista comprovação de que o executivo estivesse em fuga.

Vorcaro alegou que viajava a Dubai para se reunir com os supostos investidores dos Emirados Árabes que participariam do consórcio anunciado pela Fictor. Na segunda-feira, ao divulgar a aquisição, a empresa declarou ter se associado a um grupo desses investidores para comprar o Banco Master e prometeu um “aporte imediato” de R$ 3 bilhões para reforçar a estrutura de capital da instituição financeira.

A PF deflagrou nesta terça-feira a Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de criação e negociação de carteiras de crédito insubsistentes. Esses títulos, de acordo com a PF, teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.

Além da prisão de Vorcaro na noite de segunda-feira, agentes cumprem nesta terça-feira outros quatro mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão. As ações acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal. Entre os demais alvos estão pessoas ligadas ao banco Master.

Lauro Jardim – O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bandidos arrombam sex shop em Ponta Negra e furtam produtos e dinheiro; prejuízo causado é de R$ 7 mil

Um sex shop em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, foi arrombado por dois criminosos na madrugada de domingo (16). O crime aconteceu por volta das 4h30, na Rua Cabo de São Roque, próximo ao Natal Shopping.

Os bandidos furtaram produtos da loja, equipamentos eletrônicos, dinheiro e até um fogão usado pelos funcionários. O prejuízo estimado é de R$ 7 mil.

A loja funciona no local desde setembro. A ação foi registrada por câmeras de segurança. Segundo a proprietária, Flávia, os criminosos cortaram um cabo do sistema interno, mas não levaram a câmera, permitindo a preservação das imagens. Ela afirma que os ladrões escolheram produtos de maior valor.

Flávia relatou sentimento de insegurança e disse que outros lojistas da galeria também já foram furtados. “A segurança está deixando a desejar. A gente se sente vulnerável e no prejuízo”, afirmou.

Com informações de Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge galpão abandonado com pneus em Macaíba

Um galpão abandonado pegou fogo nesta terça-feira (18) na Avenida Jundiaí em Macaíba, na Grande Natal. O incêndio de grandes proporções, que atinge uma área usada para descarte de pneus, provocou uma fumaça escura, densa e que pode ser vista de longe.

O Corpo de Bombeiros informou em nota que atua com quatro equipes de combate a incêndio no local, concentrando esforços na proteção da UPA de Macaíba, que fica nas proximidades. A Defesa Civil Municipal e a Polícia Militar também foram acionadas e acompanham a ocorrência.

De acordo com informações de populares ao Corpo de Bombeiros, moradores teriam colocado fogo em uma área de vegetação próxima e, devido ao vento, as chamas se descontrolaram e alcançaram o galpão. Não há registro de feridos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Movimentos sociais e partidos políticos realizam vigília em defesa da vereadora Brisa em frente à Câmara de Natal

Foto: Nathallya Macedo / Agora RN

Movimentos sociais, partidos políticos e militantes realizam, desde a manhã desta terça-feira (18), uma vigília em frente à Câmara Municipal de Natal em defesa do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT), alvo de um processo de cassação.

O ato conta com estrutura para receber os participantes e reúne falas políticas, além de apresentações culturais e artísticas ao longo do dia.

A sessão que definiria o futuro do mandato da vereadora foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Em decisão provisória, o desembargador Cornélio Alves determinou a interrupção imediata da votação prevista para esta terça-feira. Apesar da suspensão, o presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (PP), convocou nova sessão para quarta-feira (19), às 9h.

Os manifestantes afirmam que permanecerão mobilizados até a realização da votação ou até que o processo seja definitivamente suspenso.

Programação (18/11)

16h00 – Aula Pública: Por que Brisa fica?
18h00 – Ato inter-religioso Brisa Fica
19h00 – Batucada Brisa Fica
19h30 – Batalha de rima
20h00 – Roda de Samba
20h30 – Rafa Brito
21h00 – Palco aberto Brisa Fica
21h30 – DJ Pajux pelo Brisa Fica
22h – Mostra de curtas Brisa Fica

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] CPMI do INSS: deputada pergunta se depoente tomou Rivotril

Uma cena chamou atenção durante a oitiva desta terça-feira (18/11) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao questionar o alfaiate João Camargo, depoente do dia, a deputada Coronel Fernanda (PL-MS) perguntou se ele havia tomado rivotril para ficar “paradinho”.

“O senhor passou por algum treininho, tomou algum rivotril, alguma coisa assim, para ficar nessa feição como se nada tivesse acontecido?”, perguntou a parlamentar ao depoente, que tem habeas corpus para se manter em silêncio.

O alfaiate foi convocado à CPMI após investigações apontarem ligação entre ele e uma empresa que recebia repasses milionários da Associação Amar Brasil Clube de Benefícios. Além disso, ele também é considerado uma figura próxima a outros acusados de envolvimento no esquema fraudulento, conhecidos como “golden boys”.

Além de Camargo, a Comissão também ouve Cecília Rodrigues Mota, apontada como presidente de associações usadas para aplicar golpes em aposentados e pensionistas pela Polícia Federal (PF), também presta depoimento nesta terça.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AGU processa sindicato do irmão de Lula e mais 11, um ano após alerta interno sobre descontos ilegais de benefícios de aposentados

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil / CP

A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou a Justiça em setembro para bloquear cerca de R$ 3 bilhões em bens de 12 entidades associativas e 3 empresas suspeitas de realizar descontos ilegais em benefícios de aposentados. A ação, que está sob sigilo, foi protocolada na 7ª Vara Federal do DF.

Entre as entidades está o Sindnapi-FS, sindicato ligado ao sindicalista Frei Chico, irmão do presidente Lula.

Por que o sindicato entrou na lista agora?

Um levantamento interno da AGU, feito por procuradores da 4ª Região, já havia apontado o Sindnapi entre as entidades com alto número de reclamações por descontos não autorizados e recomendado suspensão de convênios.

Mesmo assim, o sindicato ficou fora do primeiro lote de medidas cautelares, apresentado em maio pelo ministro da AGU, Jorge Messias. Ele alegou que o material não tinha elementos suficientes para justificar ação judicial.

O Sindnapi já havia sido alvo da Operação Sem Desconto da PF em abril.

Por que a AGU mudou de posição?

Segundo a AGU, o novo pedido de bloqueio decorre de Processos Administrativos de Responsabilização (PARs) abertos pela CGU em setembro, nos quais surgiram indícios suficientes contra um novo grupo de associações.

A AGU afirma que só entra com bloqueio cautelar quando há evidências de que a entidade é de fachada ou pagadora de propina, condição que — segundo o órgão — não estava comprovada em maio.

Repercussão política

As revelações sobre o mapeamento interno ignorado pelo ministro repercutiram na CPI do INSS. Integrantes da oposição acusam Jorge Messias de ter protegido o Sindnapi por causa da ligação com o irmão de Lula.

Além do Sindnapi, foram incluídas em setembro entidades como a Conafer e a Contag, também investigadas pela PF e apontadas como parte do suposto esquema.

A defesa do sindicato não respondeu ao Estadão até a publicação desta matéria.

Com informações de Estadão

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresa de secretário nacional do PT recebeu R$ 11,1 milhões de intermediárias de associações que fraudaram aposentadorias do INSS

Foto: Reprodução/Linkedin

A Datacore Informática, empresa da qual um dos sócios é Ricardo Bimbo Troccoli, secretário Nacional de Ciência e Tecnologia da Informação do Partido dos Trabalhadores (PT), recebeu R$ 11,1 milhões de empresas ligadas a associações que fraudavam aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A informação foi divulgada inicialmente pelo portal “Metrópoles” e confirmada pelo g1, que teve acesso a documentos enviados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pela Receita Federal para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.

Desde agosto, CPI mista investiga as fraudes em benefícios do INSS, também alvo de investigações da Polícia Federal sobre descontos ilegais de associações.

A reportagem do g1 procurou o PT Nacional para esclarecimentos sobre o repasse, mas até a última atualização desta reportagem não havia recebido retorno.

Terceira mais beneficiada

Dentro do período informado pelo Coaf, entre 2023 e 2024, a terceira empresa que mais recebeu recursos da empresa ADS — uma das principais operadoras do esquema com três associações — foi a Datacore.

Ao todo, a empresa de Bimbo recebeu R$ 8,3 milhões. No mesmo período, o dirigente do PT também recebeu em suas contas pessoais R$ 320 mil da empresa.

Além disso, a Datacore ainda recebeu entre 2023 e 2024, R$ 1,4 milhão da G8 Cursos e Consultoria e R$ 121 mil da Sempre Empreendimentos.

Outras três empresas cujo sócio é José Luis Santos Jesus, apontado como um intermediador de repasses dessas associações, enviou R$ 1,4 milhão para a Datacore no mesmo período, sendo:

  • R$ 693 mil da 360 Soluções e Marketing;
  • R$ 579 mil da JT Corretora;
  • R$ 50 mil da Pactual Serviços e Promoção de Vendas.

Todas essas empresas também são citadas pela Polícia Federal como intermediárias de repasses das associações.

Mesmo tendo recebido mais de R$ 11,1 milhões de empresas para a qual “presta serviços”, em sua declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, a Datacore informou que ainda tem a receber R$ 6,7 milhões de duas dessas empresas. São R$ 5,6 milhões da ADS, que foi fechada em junho deste ano, e R$ 1 milhão da G8 Cursos.

Apesar de todos os recebimentos obtidos nas Demonstrações Financeiras (DFs) que a Datacore enviou à Receita entre 2021 e 2024, não constam gastos com salários de funcionários.

E, mesmo a sede sendo no centro financeiro de São Paulo, nas demonstrações também não constam qualquer registro de propriedade do local.

Há, contudo, um gasto anual com aluguel de R$ 4 mil (R$ 333 por mês) da sede que fica na avenida Faria Lima. Nesse caso, apenas referente a 2024

Ainda de acordo com dados do Coaf, ao longo de 2023, a Datacore enviou R$ 122 mil para a CH Soluções de Tecnologia da Informação, uma empresa carioca cujo sócio é Rosenilton Santos de Brito, um homem que recebe atualmente recebe R$ 300 pelo Bolsa Família.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bancos brasileiros e Pix enfrentam instabilidade em meio à falha global na Cloudflare

Foto: Pixabay

Bancos brasileiros registram instabilidade nesta terça-feira, 18, segundo o site Downdetector, em meio à falha global na rede da Cloudflare. Por volta das 10 horas (de Brasília), usuários relatavam dificuldade de acesso a serviços do Bradesco, Banco do Brasil, Sicoob, C6 Bank, Nubank, Caixa Econômica e Santander.

Downdetector, que reúne alertas de usuários sobre problemas em plataformas digitais, também apontava oscilações no Pix.

A Cloudflare confirmou que sua rede global enfrenta instabilidade capaz de afetar múltiplos clientes. Em comunicado no painel de status, a empresa afirmou estar “ciente e investigando um problema que potencialmente impacta vários clientes”.

O incidente foi registrado inicialmente às 8h48 (de Brasília), e a última atualização, publicada às 9h53, indica que a companhia segue apurando as causas da falha.

Até o momento, não há detalhes sobre a origem do problema nem previsão de normalização.

Durante as tentativas de correção, a Cloudflare também desativou temporariamente o WARP na região de Londres.

O WARP é o serviço da empresa que funciona como uma espécie de túnel seguro – similar a uma VPN simplificada – usado para reforçar privacidade e estabilidade na navegação.

Segundo a companhia, usuários em Londres que tentarem acessar a internet via WARP “verão uma falha de conexão”.

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Doença transmitida por gatos cresce no Rio Grande do Norte

Foto: Magnus Nascimento

A esporotricose vem apresentando crescimento no Rio Grande do Norte. Segundo os últimos dados do Painel Epidemiológico da Esporotricose, elaborado pelo Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS (CIEGES/RN), foram registrados 4.012 casos da doença em pessoas e animais no período de 2016 até 2025.

O levantamento detalha que, entre os humanos, foram notificadas 856 ocorrências em 44 municípios, das quais 519 foram confirmadas. Já entre os animais, foram registrados 3.156 casos em 21 municípios, dos quais 1.639 foram confirmados.

Entre as cidades, Natal lidera o número de casos notificados em humanos (609), seguida por Parnamirim (56) e Macaíba (55). A capital também encabeça o ranking de casos em animais, com 2.328 notificações, seguida de Parnamirim (257) e Extremoz (250).

A médica veterinária Beatriz Morais explica que a esporotricose é causada pelo fungo Sporothrix sp. “Também conhecida, antigamente, por ‘doença do jardineiro’, pois esse fungo é de solo, podendo ser adquirido na própria terra ou em animais acometidos pelo fungo”, explica. Nos seres humanos, o fungo normalmente gera inflamação dos gânglios linfáticos de onde ocorreu a infecção, além de lesões doloridas.

Segundo a médica, a principal forma de transmissão de um gato para outro ou de gato para humano é o contato de lesões abertas ou fluidos de lesões e/ou arranhões, nos quais o gato pode inocular o fungo (se presente nas unhas) na pele de um humano ou de outro gato.

Humanos ou os próprios gatos também podem se contaminar diretamente no solo, caso o fungo esteja presente. Ela reafirma o aumento de casos no estado: “Cidades onde o fungo não havia chegado já têm notificações, o que é bem triste”.

Os gatos são os principais acometidos pela doença, pois, segundo a veterinária, “o fungo tem tropismo pelos gatos, permitindo altas cargas de fungo por lesão”. Ela sugere que isso pode ocorrer devido à temperatura corpórea dos felinos, que é mais elevada, facilitando a proliferação do fungo. Além disso, hábitos como cavar para enterrar fezes e arranhar troncos de árvores facilitam a contaminação.

Embora os cães também possam ter esporotricose, não é comum. Segundo a médica, no caso dos felinos, é essencial se atentar para a aparição de lesões cutâneas, especialmente aquelas que nunca cicatrizam. “Outro sinal comum é o aumento de volume nasal, normalmente em ponta, que pode ou não ulcerar. Antes de aparecer o aumento, os gatinhos podem ter simples espirros ou presença de sangue neles”, afirma a veterinária.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula proíbe uso de “todes” e linguagem neutra no governo

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei nº 15.263/2025, que proíbe o uso de linguagem neutra na administração pública em todos os níveis, como a União, Estados e municípios. A regra determina que órgãos públicos sigam a norma culta da língua portuguesa, impedindo o uso de expressões como “todes”, “elu” e outras variáveis. A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) na 2ª feira (17.nov.2025).

Lê-se no artigo 5º: “não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas, ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008”.

A proibição foi inserida no projeto que institui o uso da chamada “linguagem simples” nos órgãos públicos, que visa a assegurar que os cidadãos consigam encontrar, entender e utilizar as informações publicadas pelos órgãos públicos. A política estabelece que documentos, formulários e comunicações oficiais sejam redigidos de forma compreensível para qualquer pessoa.

O texto legal estabelece técnicas específicas para a redação de documentos públicos, incluindo o uso de frases curtas e em ordem direta, preferência pela voz ativa, evitar frases intercaladas, não usar substantivos no lugar de verbos, eliminar redundâncias e evitar termos imprecisos.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. SERIA IDEAL ELE INCLUIR 👉👉👉ABRIDO, CIDADÕES, FARAONA, PLOBLEMA, INRRESPONSÁVEL, ETC.💩💩💩

  2. É um pelé kkkkkkk… inventa e desautoriza, jogo de mágico! Mas se vingar e mantiver, tenho q reconhecer que fez algo útil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *