Política

EDITORIAL ESTADÃO: Lula faz o eleitor de bobo. Petista quer fazer o País acreditar que, se ele é “inocente”, então nunca houve petrolão

Foto: Mateus Bonomi/AP/Image Plus

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter recuperado seus direitos políticos após a anulação de suas condenações judiciais no âmbito da Operação Lava Jato, mas isso não significa, nem de longe, que ele tenha sido absolvido pela Justiça nem tampouco que possa apagar o passado, como tenta fazer ao inventar um discurso sobre a Petrobras nesta pré-campanha à Presidência da República. Ao agir assim, Lula trata como idiotas milhões de brasileiros que não se ajoelham sob o altar do PT e que lembram muito bem como o partido tomou a Petrobras de assalto para transformar a empresa em instrumento de política econômica e um centro privado de financiamento de campanha e enriquecimento ilícito.

Qualquer cidadão minimamente informado e que ainda seja capaz de analisar os fatos sem ter o raciocínio comprometido por paixões políticas sabe que a anulação das sentenças penais condenatórias de Lula se deu por razões de natureza processual, não de mérito. A rigor, as decisões favoráveis ao ex-presidente tomadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – que, ao fim e ao cabo, lhe restituíram o direito de disputar eleições – dizem respeito apenas aos erros cometidos pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela primeira instância da Justiça Federal em Curitiba; Lula não foi “inocentado” de nada.

De forma muito ardilosa, Lula explora essa peculiaridade de sua situação jurídico-penal para tentar apagar o “petrolão” da história. O ex-presidente sabe que o “mensalão” e o “petrolão” serão temas incontornáveis em sua tentativa de voltar ao Palácio do Planalto. Logo, tenta induzir parte dos eleitores a acreditar que, se ele próprio não foi condenado pelo maior escândalo de corrupção da história do País, é porque não houve escândalo de corrupção algum. Simples assim.

Lula quer fazer o País acreditar que o “petrolão” não existiu e que ele, caso seja eleito, vai “recuperar a Petrobras”, sabe-se lá do quê. “Nós precisamos fazer com que a Petrobras volte a ser uma grande empresa nacional, uma das maiores do mundo”, disse Lula no discurso de lançamento de sua pré-candidatura, no dia 7 passado. “(Temos de) Colocá-la de novo a serviço do povo brasileiro”, arrematou o ex-presidente.

Em primeiro lugar, é de justiça reconhecer que a Petrobras voltou a ser uma grande empresa durante o governo de Michel Temer. Lula pode contar com a amnésia de parte dos brasileiros, mas cabe recordar que foi durante o governo Temer que a Petrobras se reergueu dos escombros do “petrolão” ao adotar uma administração mais profissional, sobretudo a partir da reorientação de sua política de preços, que passou a ser atrelada às variações do dólar e da cotação do óleo no mercado internacional. Os resultados positivos da empresa desde então falam por si sós.

Lula também aposta na desinformação ao prometer “colocar a Petrobras a serviço do povo brasileiro”. Trata-se de uma falácia eleitoreira, no melhor cenário, ou de uma ameaça de intervenção, no pior. Embora a União seja sua maior acionista, a Petrobras não é uma empresa estatal pura, é uma empresa de economia mista e capital aberto. Presta-se, portanto, a atingir seus objetivos empresariais por meio de uma gestão eficiente, com vistas a remunerar os investimentos que recebe de seus acionistas. Não se presta a ser um instrumento de execução de políticas públicas que favoreçam governos de turno. A corrupção, sem dúvida alguma, causou enormes prejuízos à Petrobras e aos seus acionistas, mas foi a apropriação da empresa durante os governos petistas, os maus investimentos que foi obrigada a fazer e o sacrifício da boa administração em nome dos interesses eleitorais do PT que quase a levaram à bancarrota.

Nesse aspecto, Lula e o presidente Jair Bolsonaro têm uma ideia muito semelhante sobre a Petrobras. Ambos enxergam a empresa como um anexo do Palácio do Planalto. A vitória de um ou de outro na eleição presidencial de outubro prenuncia tempos difíceis não apenas para a empresa, mas para o País.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. O Luladrão, nunca foi inocentado. Um ministro do STF, que é militante petista, inventou certas situações, para justificar a anulação do processo, e dar um atestado de burrice a três instâncias da Justiça do nosso país.

  2. O LULA NÃO FOI INOCENTADO, ele foi liberado para concorrer às eleições e voltar a saquear não só a Petrobrás como outras estatais.

    1. LULA, desista dessa candidatura não queira fazer o POVO brasileiro de idiota, otário, maluco e sobretudo cego.

  3. Esse Lul@drão é tão cínico quanto seus poucos eleitores! Cabra de Peia! Deveria estar no Xadrez ainda! E por muito tempo…

  4. Editorial de respeito parcial e comprometido sim mais com a verdade, Estadão fazendo escola na era da informado

  5. Só meia dúzia de petistas jumentos esse ladrão não engana mais ninguém a não ser sua pífia militância reduzida a quase nada , Lula o brasileiro lhe espera nas ruas com muito ovo podre tomate estragada e vaia , vai ser muito divertido ver esse trupe de palhaços na rua todo melecado e o povo zuando com essa turma de corruptos, quem planta colhe😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  6. O estadinho no desespero de não ter engatilhado a tucanocracia para presidente, quer justificar a sua escolha difícil entre um professor com serviços prestados ao país e um parasita incompetente. O Lula não quer dizer que o Petrolao nunca existiu, nunca disse isso. O que o Estadão esconde é que o petrolao existe desde que a Petrobrás foi criada. Nesse esquema de empresas serem loteadas, sempre aconteceram e acontecem. A codevasf é o exemplo mais recente desse uso. O que o Lula diz e não ficou provado nas investigações é que sua participação não ocorreu e por isso foi inocentado, sendo preciso uma manipulação (esquema)envolvendo o judiciário, políticos e mídia (o Estadão participou ativamente) para tirar o Lula da eleição. Conseguiram. Uma outra coisa que o jornaleco esconde, sob o governo Lula, a Petrobrás chegou a ser a segunda empresa do setor do mundo. O que o jornal tem medo é que os que mantém o jornal ainda de pé, investidores de empresas tipo a Petrobrás, não sejam privilegiados como são agora, em detrimento do povo, maior acionista. O que o Estadão quer é que o povo continue pagando uma das gasolinas mais caras do mundo, desde que os seus financiadores ganhem. Essa é a maneira que o desgoverno miliciano vem fazendo. Toda semana aumento e o mentiroso dizendo não ter nada com isso, quando ele, o Estadão e todos que apoiam essa política de arrebentar o povo brasileiro. As pessoas vão votar no Lula pra ele romper com essa esculhambação, pra ele rever as sacanagens do rogerio marinho com a reforma que prejudicou o trabalhador. As empresas, agora, vão poder contratar com menores salários, segundo a medida aprovada esta semana. É para rever tudo isso, para tirar o país da fome e da miséria, pra voltar a criar empregos (o Lula criou 20 milhões sem tirar um direito), para trazer dignidade ao povo, pra que o Enem possa voltar a ser objeto de interesse dos jovens (com o miliciano diminuiu muito), que o Nordeste volte a ser a locomotiva do país, que o Brasil volte a crescer, a melhorar os salários e ser respeitado no mundo. Por isso o desespero do Estadão. Um jornal dos privilegiados do para os privilegiados. Eles querem ver o povo mais pobre comendo osso e pé de galinha. Todos os eleitores do Lula querem que ele faça o que o Estadão e os privilegiados não querem.

    1. Como sempre o Aloprado pisando e voando na casca da banana, cuidado com o que fica dentro da casca, eu sei onde encontrar ela, nada que uma colonoscopia não resolva, no aparelho de exame tem uma pinças boas que puxam tudo, ademais, se vc pensa que todos são ignorantes e metidos a sabido como vc, quero lembrar, que 57 milhões já disseram algo em 2028, em 2022, vai ser outra lapada e não adianta nada ficar ficar nesse desespero, escrevendo besteira, o couro vai comer no couro de vcs do mesmo jeito.

    2. Deixa de falar besteira. Aqui no Eua a gasolina subiu de 2,8 pra 4,4 em 6 meses.

    3. Acorda sonhador, um dia eu já pensei que esse bandido era bonzinho, mas o tempo mostrou que ele é apenas um criminoso que sabe enganar uns bestas, como vc , e todo o restante que o apoia são ladrões igual a ele. Um dia vc vai acordar, como eu acordei a muitos anos atrás, e descobrir que vc não passava de massa de manobra, não só pra luladrao mas pra todos os que agem semelhante ao maior bandido do mundo.

    4. É o que sempre digo não adianta criticar Bolsonaro e votar no Lula. Comprovadamente o governo mais corrupto de todos os tempos. Nunca houve tanto descaso com o erário público. Aí o cidadão quer normalizar o que o ladrão fez, dizendo que corrupção sempre existiu, que Lula não sabia. Então Zé, Bolsonaro pode dizer que rachadinha sempre existiu (inclusive no PT é institucional), e que não sabia. Mas não podemos cobrar matemática básica dessa geração Paulo Freire.

  7. Da mesma forma que Lula quer mostrar ao mundo que se ele é inocente e não houve roubo na Petrobrás, este blog quer mostrar que Caligula e Berg Naldo são inteligentes e pessoas do bem…..

  8. Estranho ver a gadaiada acreditando em notícia de jornal tradicional… Ah,mas como eh a favor do MINTOmaníaco das rachadinhas e contra lulaladrao pode ne?! Muuuu

    1. Mané, ninguém precisa acreditar em jornais desse tipo. Só quem é maluco acredita que o ex-presidiário é inocente. Acho que o jornal cansou de querer iludir. Você vota em quem? É no 13? Se diz em cima do muro, mas com certeza, desce do lado esquerdo.

    2. Chiola gado vei, eu não voto em quem se apropria de dinheiro público seja lulaladrao seja o MINTOmaníaco das rachadinhas…

    1. Grande argumento, Sr. Almir! Se eu fosse você teria vergonha de usar essa desculpa dessas pra justificar um roubo tão grande. Até porque, se você não é retardado, sabes que o problema da alta do petróleo não é só no Brasil. Só falta você falar o rouba mas faz. Kkk

  9. Todo mundo sabe que lula é um bandido da pior espécie, quem o apoia ou é muito idiota ou um bandido igual a ele, só isso. Agora é vê em qual situação, vc que o apoia, se enquadra?

    1. Pois aceite que dói menos
      Lula será o meu e o seu presidente 👍🫶🏻

  10. É assim que esse petraste trata seus eleitores, idiotas, miseráveis e analfabetos funcionais.
    Já o nosso divino MESSIAS nos trata como filhos e herdeiro do céu.

    1. Já pedi em oração para que Nosso Messias Terrestre reduza os imposto dos protetores acrílicos sintéticos flexíveis com vários espectros de cor ensejados em telemóveis, para que eu continue possa pagar direito meu Pejot 208

  11. Tem blog que as vezes da nojo de se ver com tanta politicagem besta, tipo postando matéria favoráveis ao de sua preferencia, e matérias contra o que não vota. O jornalismo deveria ser mais sério e imparcial por parte de alguns, que deveriam deixar suas preferencias pra ele e a urna, jornalista tendencioso não merece credibilidade, é como ele tivesse leitor só de um lado politico.

    1. BG é imparcial ou você não consegue enxergar?, quer que BG desenhe? ou sua nulidade cognitiva não o deixa entender?
      Senta a pua BG.

    2. Discordo totalmente, esse desnudamento deveria ser a regra de todo jornalismo. Com uma ressalva, usassem com todos os candidatos, exemplo é omitir também o que o governo Bolsonaro é, corrupção explodindo em toda administração, gastos estratosférico sob sigilo, apoio repugnante orçamento secreto, inúmeras tentativas de paralisar investigações de rachadinhas, sanções de leis favoráveis a corrupção, superfaturamento em compras governamentais, entre do país aos condenados por corrupção do centrão, e tudo isso, implica que estamos feitos uns náufragos sem esperança de salvamento. Tudo culpa dessa imprensa que se vende, da burrice e da preguiça de refletir do brasileiro.

    3. O blog por acaso tá errado? Ou você acredita em mula em cabeça, papai Noel e que o ex-presidiário é santo? Se acreditar, tá bom de procurar um psiquiatra kkk Não quer ouvir a verdade, não acesse!

    4. Quem deveria ser imparcial seria o STF.
      Ajudar a ladrão vender uma versão colorida de seus atos de corupção é desastroso!

  12. O eleitorado do Messias Bolsonaro é inteligente, não seria feito de bobo jamais. Mais esse senhor de nine fings consegue enganar esses esquerdalhas iguinorantes

  13. Só que tem petista por aí….que se chegar um caminhão baú com a estrela do PT roubar todo o móvel da casa dele…ele ainda vai dizer que não foi o PT…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Escondidinho de camarão nordestino e tirinha de tilápia crocante são as delícias para o seu verão

 

O Papo de Fogão de Verão chegou com cheiro de maresia.  Direto de Porto do Mangue, a cozinheira Missilândia, do restaurante Sabores do Mar, prepara um escondidinho de camarão nordestino que é puro aconchego.

E na Dica Rápida, a chef Kazumy Miura, a Japa da Ostra, de Fortaleza, faz uma tirinha de tilápia crocante, do jeitinho que o verão pede.

SÁBADO
BAND PIAUÍ – 8h

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Protesto bloqueia estrada em Parnamirim com pneus queimados; BPChoque age para liberar

Imagens: Cedidas

Moradores do bairro Terra dos Engenhos, em Parnamirim, fecharam a rodovia estadual de Japecanga nesta sexta-feira (23), queimando pneus e galhos no meio da pista. A interdição deixou o tráfego parado e provocou confusão na região.

Segundo relatos de leitores do Blog do BG, a manifestação começou por volta das 19h20. “Não se sabe o motivo, mas estão queimando galhos e pneus, e a via está interditada. A polícia já está do outro lado tentando controlar”, contou um morador.

Por volta das 20h30, policiais do BPChoque entraram em ação para dispersar os manifestantes e liberar a estrada. Até o momento, não há informações sobre prisões ou feridos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gastos de R$ 2,4 milhões de Vorcaro com cartões deixam investigadores em choque

Foto: Reprodução

O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, mostrou que não economizava nem enquanto estava prestes a ser preso. Em junho de 2024, suas três faturas de cartão de crédito somaram R$ 2,4 milhões, pagos com recursos de sua conta no Bradesco da Faria Lima, em São Paulo.

O padrão de gastos luxuosos chamou atenção da Polícia Federal, que o prendeu em novembro, enquanto tentava embarcar para Dubai.

O luxo não parava por aí. Em setembro, Vorcaro gastou R$ 1,8 milhão em cartões; em novembro, mês da prisão, foram R$ 1,7 milhão.

Apenas a movimentação pessoal do banqueiro entre 2016 e 2025 já soma cifras milionárias — R$ 909,9 milhões em 2023, um crescimento brutal frente aos R$ 133,1 milhões de 2016.

Entre compras absurdas, o empresário desembolsou R$ 1,3 milhão em Hermès, R$ 491 mil em Saint Laurent e R$ 227 mil em joias da Bvlgari.

O gosto pelo luxo se estendia a experiências exclusivas: pagou R$ 89 mil em buffet na Vila Madalena, R$ 300 mil ao chef José Maria Meira e R$ 542 mil em bikes de André Bretas, campeão de mountain bike.

A gastança de Vorcaro, registrada até pouco antes da prisão, mostra um estilo de vida ostentatório que acabou despertando todos os alertas da PF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Advogada suspeita de liderar facção interestadual cai em operação das polícias do RN e CE

Imagens: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil do RN, em parceria com o Ceará, prendeu nesta sexta-feira (23) uma mulher de 39 anos suspeita de envolvimento com organização criminosa com ramificações em mais de um estado. A advogada já havia sido alvo de investigação da própria Polícia Civil potiguar em julho de 2025.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Ceará, dentro de investigação da DRACO/CE que mapeia facções atuando entre Ceará e Rio Grande do Norte. A presença da OAB garantiu que tudo fosse feito dentro da lei, mas sem aliviar para ninguém.

A ação integra a estratégia das polícias civis nacionais de desmantelar redes criminosas além das fronteiras estaduais, coordenada pela Rede Nacional de Combate ao Crime Organizado (RENORCRIM). Para as autoridades, a integração entre estados é essencial para desarticular facções que prosperam na impunidade.

A Polícia Civil reforça que qualquer informação que ajude no combate ao crime pode ser enviada anonimamente pelo Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Vorcaro acusa Banco Central por fracasso da venda do Master: “Queriam me tirar do mercado”

Foto: Reprodução

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, não poupou críticas ao Banco Central. Em depoimento à Polícia Federal, ele afirmou que “forças internas” do BC e do mercado financeiro foram responsáveis pelo fracasso da venda do Master para o BRB.

Segundo Vorcaro, desde o início, havia pressão para que ele saísse do setor bancário. “Fui alertado de que seria retirado do mercado se não deixasse o banco. Eu queria sair pela porta da frente, sem gerar prejuízo, mas não me deixaram”, disse.

O depoimento ocorreu em 30 de dezembro de 2025, no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga supostas fraudes na compra de R$ 12 bilhões em carteiras de crédito do Master pelo BRB. Vorcaro chegou a ficar preso por 12 dias em novembro e hoje cumpre medidas cautelares, incluindo tornozeleira eletrônica.

A declaração acende o alerta sobre possíveis interferências internas que podem frear negócios no setor financeiro, reforçando uma velha crítica de banqueiros: no Brasil, nem sempre o mercado decide sozinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes barra manifestações na “Papudinha” e ameaça prisão imediata

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou apertar o cerco em frente ao Complexo da Papuda, onde Jair Bolsonaro cumpre prisão. Segundo a decisão desta sexta-feira (23), qualquer manifestante no local deve ser retirado imediatamente, sob risco de prisão em flagrante. Acampamentos e faixas pedindo liberdade para o ex-presidente estão proibidos.

A medida veio após pedido da PGR,. A Procuradoria relatou que apoiadores de Bolsonaro montaram barracas e organizaram protestos, incluindo a “Caminhada da Paz”, convocada pelo deputado Nikolas Ferreira, que deve chegar a Brasília neste fim de semana. Moraes deixa claro: manifestação não é licença para abuso ou ameaça à ordem pública.

O ministro reforçou que o direito de reunião e de expressão não é absoluto. Acampamentos ilegais e iguais aos que antecederam os ataques de 8 de janeiro de 2023, não serão tolerados. A área é considerada de segurança máxima, próxima a escoltas de presos e autoridades, exigindo ação preventiva do Estado.

“Exercício de direitos não pode virar repetição de atos ilegais para subverter a democracia”, escreveu Moraes. A mensagem é direta: quem resistir a sair da frente da Papuda, paga a conta na hora.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN SOB RISCO: Sesap alerta para peixes que causam intoxicação grave

Foto: Reprodução

O RN entra em alerta às vésperas do Carnaval. A Sesap avisou: peixes contaminados por ciguatoxina estão circulando e podem causar intoxicação grave. A ciguatera, nome da doença, já deixou dezenas de potiguares doentes nos últimos anos e continua ameaçando mesas e restaurantes do litoral.

A toxina se concentra principalmente na cabeça, vísceras e ovas dos peixes e não é eliminada nem cozinhando, congelando ou defumando. Invisível, sem cheiro e sem gosto, o veneno provoca dor abdominal, vômitos, diarreia, cãibras, coceira e até problemas na visão. Os sintomas podem surgir em 30 minutos e durar semanas.

Entre 2022 e 2025, o RN registrou 77 casos de intoxicação alimentar por ciguatera, incluindo surtos confirmados e outros ainda em investigação.

Peixes como bicuda, arabaiana, dourado, cioba e guarajuba são os mais perigosos. Só em janeiro, Touros registrou cerca de 30 casos após consumo de cavala, bicuda e arabaiana em um restaurante local.

Não existe antídoto. A Sesap orienta: ao primeiro sinal de intoxicação, procure imediatamente um serviço de saúde, informe o peixe consumido e, se possível, guarde sobras congeladas para análise.

Evite peixes de procedência duvidosa e use os canais oficiais de orientação: CIATOX-RN 0800 281 7005 ou WhatsApp (84) 98883-9155, com plantão 24 horas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nísia Floresta é o 1º município do Brasil a pagar o reajuste do piso dos professores pelo 2º ano consecutivo

Foto: Divulgação

O município de Nísia Floresta mais uma vez se destaca no cenário nacional ao ser o primeiro do país a efetuar o pagamento do reajuste salarial dos professores, reafirmando seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação. Este é o segundo ano consecutivo em que o município assume essa posição de liderança: em 2025, Nísia Floresta saiu na frente e, agora em 2026, repete o feito, consolidando uma política pública sólida, responsável e contínua.

A iniciativa integra uma política permanente de valorização da educação, conduzida pelo prefeito Gustavo Santos, que tem colocado os profissionais da rede municipal como prioridade da gestão. Ao antecipar o pagamento do reajuste do piso salarial, a Prefeitura garante direitos, reconhece o trabalho dos professores e demonstra respeito a quem constrói diariamente a educação do município.

Além do impacto direto na vida dos educadores, a medida gera um efeito positivo em todo o país, servindo de referência para outros municípios. Ao tomar a dianteira na valorização dos profissionais da educação, Nísia Floresta assume um papel de protagonismo, estimulando outras gestões a seguirem o mesmo caminho e fortalecendo a educação pública como um todo.

Foto: Divulgação

Para o prefeito Gustavo Santos, a ação reforça o compromisso da gestão com o futuro do município: “Valorizar os professores é investir diretamente no futuro de Nísia Floresta. Pelo segundo ano consecutivo, somos o primeiro município do Brasil a pagar o reajuste do piso, porque aqui a educação é prioridade. Isso só é possível com planejamento, responsabilidade e respeito aos nossos profissionais. Quando fazemos o que é certo, acabamos inspirando outros municípios a também valorizarem a educação”, destacou.

A Prefeitura de Nísia Floresta segue avançando com políticas públicas que fortalecem a educação, garantem direitos e consolidam o município como referência nacional na valorização dos profissionais da educação.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

RN lidera dívidas no Nordeste: 49,6% dos potiguares no sufoco, diz Serasa

Foto: Reprodução

O RN fechou 2025 com 49,65% da população adulta com alguma dívida em atraso. São cerca de 1,24 milhão de potiguares endividados, 100 mil a mais que em 2024, segundo o Mapa da Inadimplência do Brasil, da Serasa. O ritmo de crescimento supera a média nacional e coloca o estado como destaque negativo na região Nordeste.

O impacto pesa no bolso das famílias. O fim do ano concentra gastos obrigatórios – impostos, material escolar e reajustes de serviços – que acabam apertando ainda mais quem já sofre para fechar as contas. A situação deixa claro que planejamento financeiro continua sendo luxo para muitos potiguares.

O levantamento detalha a origem das dívidas: bancos e cartões de crédito respondem por 26,1% dos débitos, contas básicas como água, luz e gás somam 22,1%, e financeiras representam 19,6%. A dívida média chega a R$ 1.593,27, valor suficiente para complicar a vida de quem não tem margem no orçamento.

O cenário potiguar acompanha a tendência nacional, que bateu recorde histórico em dezembro: 81,2 milhões de brasileiros com o nome sujo.

O perfil mais afetado é de 41 a 60 anos, seguido pelos de 26 a 40 anos, idosos acima de 60 e jovens entre 18 e 25 anos. Ou seja, não poupa ninguém: a inadimplência é quase que uma epidemia que varre todas as idades.

Opinião dos leitores

  1. BG, divulga, por gentileza.🙏 Matrícula para novos alunos no CMEI KATIA GARCIA Rua Ana Djanira, 1960, candelária. Idade da criança em 31/03/2026. Nível I: 2 anos completos Nível II: 3 anos completos Nível III: 4 anos completos Nível IV: 5 anos completos Diversas vagas. Matrículas abertas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Walter Alves garante comando do MDB-RN até 2027

Foto: Reprodução

O MDB do RN confirmou que Walter Alves segue no comando do partido até março de 2027. A decisão foi oficializada pelo presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, e registrada junto à Justiça Eleitoral e ao TRE-RN.

O mandato, que terminaria em outubro de 2025, foi prorrogado a pedido do diretório potiguar para garantir continuidade e estabilidade na liderança estadual. A medida está respaldada pelo Estatuto do MDB e pela autonomia garantida às decisões internas do partido pela Constituição.

Foto: Reprodução/Heitor Gregório

Com a prorrogação, Walter segue como presidente do diretório estadual e delegado à convenção nacional do MDB, mantendo a influência sobre a legenda justamente no momento em que o cenário eleitoral de 2026 começa a se desenhar.

O comunicado de Baleia Rossi destaca que a decisão será submetida ao referendo da Comissão Executiva Nacional do partido, mas a expectativa é de que a prorrogação se mantenha sem surpresas.

Opinião dos leitores

  1. BG, divulga, por gentileza.🙏

    Matrícula para novos alunos no CMEI KATIA GARCIA
    Rua Ana Djanira, 1960, candelária.

    Idade da criança em 31/03/2026.
    Nível I: 2 anos completos
    Nível II: 3 anos completos
    Nível III: 4 anos completos
    Nível IV: 5 anos completos
    Diversas vagas.
    Matrículas abertas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *