Opinião

EDITORIAL FOLHA DE SÃO PAULO: Mau começo

Foto: Sergio Lima/Poder 360

Em apenas duas semanas desde o desfecho das eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu derrubar grande parte das esperanças de que seu governo vá adotar uma política econômica racional e socialmente responsável.

Sem nenhum ato concreto que indique algum plano de ação até o momento, o petista e seu entorno apenas fizeram saber que planejam propor uma emenda à Constituição capaz de liberar uma gastança sem precedentes nem contrapartidas ao longo do mandato.

Como se não fosse ruim o bastante, Lula abraçou a demagogia mais rasteira ao vociferar contra “a tal da responsabilidade fiscal”, ao posar de único preocupado com a pobreza no país e ao resmungar contra a previsível reação negativa dos mercados financeiros.

O presidente eleito parece não ter aprendido que responsabilidade fiscal é responsabilidade social. Se colocar em prática seu falatório, a sangria dos cofres do Tesouro não tardará a alimentar a inflação, que mal deixou o patamar de dois dígitos, os juros —já estratosféricos hoje— e a dívida pública.

Pior, resultará, como se viu no final da passagem do PT pelo Palácio do Planalto, em colapso do crescimento econômico e escalada do desemprego, da miséria e da fome que se promete combater.

Se é fundamental manter a transferência direta de renda às famílias miseráveis, não é menos imperativo planejar como essa e outras despesas serão sustentadas no futuro.

Lula deseduca ao tentar fazer crer, em um primarismo atroz, que governos só controlam gastos por não se importarem com os pobres. Do mesmo modo, fala em metas de crescimento econômico, como se isso estivesse ao alcance de uma canetada do presidente.

Ao contrário, tolices desse calibre põem em risco a retomada da atividade e do emprego, que surpreendeu positivamente neste ano. Como o governo Dilma Rousseff desenhou para todo o país, irresponsabilidade orçamentária é o caminho mais curto para a estagflação.

As contas públicas são deficitárias hoje, à diferença do que ocorria há duas décadas. O cenário externo pós-pandemia, com alta de inflação e juros nas principais zonas econômicas, além da guerra na Ucrânia, é dos mais hostis.

Não há margem para erro e improviso. Providências e compromissos sólidos devem ser apresentados desde já, a começar pelos nomes dos responsáveis pela política econômica. Ou Lula se arriscará a perder o apoio obtido de políticos e especialistas sérios.

A pretendida PEC da gastança acabou adiada para a próxima semana, o que, na melhor hipótese, pode ser um sinal de recuo à sensatez. De mais certo, o que se tem até aqui é um mau começo.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Governo Bom mesmo era o de Bolsonaro….. Alavancou o Brasil em todos os setores…. E até nos deu destaque em seu mundo plano!

  2. Nenhuma surpresa, tragédia anunciada,um inepto corrupto e irresponsável e incapaz no comando do País.

  3. Essa PEC tão falada e a pressa do Pacheco em aprovar, tem uma só finalidade que ninguém está observando: o princípio dela é fortalecer as milícias do MST, MSTeto, Sindicatos, etc., fortalecendo a sua base pra ir pra luta de qualquer jeito, pois a essa altura, a Nação e seu povo, estarão sem força e esperança.Aguardem, pois esse “eleito”, tudo o que ele diz, é um recado pra suas milícias e o Brasil, quanto mais quebrado, melhor, no pensamento dele, pra dominar.

  4. Foi um arrependimento tão rápido que assim como quando a esmola é grande o pobre desconfia.
    Será pressão pra pegar uma boquinha ou jeitinho prá fortalecer Xuxu?
    É fizeram um L.
    Onde estiveram nos anos molusco/insana?
    Como ele, que nada via, nada sabia mas nadava em mordomia?

  5. Eu gostaria de ter poder e possibilidade de dizer ao dono desse jornal, que não adianta, e nem é nada inédito, tudo o que vocês colocaram nessa matéria. O dever desse jornaleco agora, é cobrar desse ladrão o retorno do apoio que vocês deram a ele, durante todo o tempo do governo do maior e melhor presidente que o Brasil já teve.

  6. Satisfeita com a ENORME ajuda que deu para a volta do larápio? Já verificaram quantos nomes dentro dos 50 para cuidarem da transição já tiveram ou têm envolvendo com a justiça? Já entenderam que ética, moral e honestidade nunca foram as diretrizes petistas? Já em avião e doações de empresários antes de começar o mandado? Já notaram que tudo que envolve o Lula em “rolo”?Satisfeitos? Eles estão super satisfeitos com a enorme ajuda da Folha. Por acaso vão noticiar alguma coisa sobre os protestos DEMOCRÁTICOS e investigarem as idas dos Ministros em NY? Com que dinheiro? Vão investigar o “almoço grátis”?

  7. Cambada de irresponsáveis que ajudaram esse bandidismo acontecer!!
    Mas se Deus quiser o nove dedos não sobe a rampa!!!

  8. A grande mídia se fez minúscula pelo partidarismo saudosista de verbas públicas e ignorando a história fez campanha por caudilhos apoiados por tiranos. Agora estamos todos no mesmo caldeirão do qual ninguém escapa senão os amigos do caudilho.

  9. O que fizeram Vcs. da Folha durante toda campanha, não foi o L?…
    Ainda bem, que vai haver uma solução antes que esse desastre aconteça. Essa praga do PT será expurgada de uma vez por todas.

  10. Devemos dar os parabéns aos não brasileiros que votaram no 9 dedos que nunca soube o que é trabalho com carteira assinada, sempre vivendo às custas do povo, agora que aguentem o personagem comunista MULUSCO e seus queridos seguidores.

  11. Gado doido, doídogado
    gado doído, doídogado..
    Chorem gados!!! O homem nem assumiu, e já tem um monte de sofredores antecipados..tsc, tsc,

    1. Infelizmente vc não deve saber nada de economia. Entenda que a insensatez desse homem trará problemas para todos, inclusive para vc. Pense bem. Em uma semana a bolsa perde mais de 100 bilhões, ainda tendo que ouvir que o mercado está muito sensível. Só reflita!

    2. Ailton, burro não tem capacidade de reflexão. Burro fica repetindo gado doido, gado doído e por aí vai.

    1. Vcs só estão vendo agora , a besteira que fizeram ? Faz o L . Meu deus fizeram tudo pra derrubar um presidente honesto e que botou o Brasil no caminho certo para o crescimento , que Deus tenha pena de vcs

  12. Como é que é? A folha de São Paulo preocupada com o orçamento, com o povo? Jesus!!! FAZ O L

  13. O que esperar de um candidato com este curriculum? Eleições fraudadas, Folha de São Paulo é um aparelho esquerdista, não é jornal sério faz tempo.

  14. O que esperar de um candidato com este curriculum? Eleições fraudadas, Folha de São Paulo é um aparelho esquerdista, não é jornal sério faz tempo.

  15. A quadrilha voltou e sabemos que o chefe nada mudou s não ser colocar a prática de como roubar, desdém pelo povo , vingança e tudo que de pior, pode ter um ser ( que de humano nata tem. )
    Fingiu chorando pelos que passam fome! Pq n se lembrou disso quando mandou pra outros países toda a arrecadação que deveria ter sido gasta aqui no país para que melhorasse a vida dos mais pobres?
    Teve alguns votos esse pilantra cachaceiro e ladrão, mas só se elegeu com os votos obtidos nas fraudes! FOI VERGONHOSA A CAMPANHA TENDENCIOSA FEITA PRLOS MILITANTES ESQUERDISTAS QUE ENVERGONHAM A NAÇÃO, OS URUBUS AGOURENTOS DO STF

    1. Exatamente.. ele não subirá a rampa ! 🙏🏻💪🏻

  16. O Lula é igual a presidiário no Brasil, não tem recuperação, o sistema não regenera ninguém. Vc acreditaram que isso aconteceria.

  17. Pensar não dói.
    Experimente.
    Tente ser honesto por algumas horas diariamente e ficará surpreso.

  18. Esse jornal pode fazer o L agora ? Irresponsabilidade de vocês terem acreditado que Lula tinha se reabilitado, isso não existe . A hipocrisia que vocês trataram o governo Bolsonaro foi inaceitável . Lamento que um ladrão tenha sido eleito , me dá muita vergonha do País .

    1. Filha começou bater para ver se o lula cala a boca dela com alguns milhões ! Povo não é besta não !

  19. Lamentavelmente esse jornal sofreu de miopia durante quatro anos e só agora está começando a enxergar o óbvio.

    1. Deve estar brincando né?
      Bateram quatro anos no atual presidente. Onde você estava?

  20. Faltou dizer que vai controlar vcs, mídia facciosa. Vcs ajudaram a criar este monstro. Agora morram junto. Vcs sabiam que seria assim
    Tão mudando por que?
    Porque este ganster vai implantar o socialismo e vcs serão os primeiros a cair acreditaram nas baboseiras da esquerda?
    Judiciário já tá subjugado, Congresso é só questão de negociar o valor certo. Só falta silenciar a mídia. Parabéns, Folha. Bem-vinda ao mundo real.

    1. Vocês erraram feio com o Bolsonaro, aliás, vocês também foram coaptados mas agora estão com medo porque estão vendo que perderam playboy! Agora é tarde e vocês não têm redenção! Agora fa o L !

  21. O interessante e q vcs so estão enxergando essa catástrofe agora, o q foi passaram a usar óculos

  22. Criminosos comuns estão felizes com possibilidade de Lula no poder, vamos somar às propostas irresponsáveis que teremos o cenário do futuro do Brasil

  23. Um pesadelo imaginar a volta dessa quadrilha!!! Sindicatos e sanguessugas no aguardo para voltarem a se dar bem.
    Voltam as negociatas, esplanada de ministérios terá q fazer puxadinho pra caber todo mundo , acaba a qualidade técnica no executivo.

  24. O que mais me espanta nisso tudo é : QUAL A SURPRESA? Foi uma das poucas coisas que ele deu certeza em sua campanha, que não iria seguir o teto fiscal, que iria aumentar todos os impostos zerados por Bolsonaro, que vai sim imprimir mais muito mais dinheiro, que vai financiar as ditaduras na América Latina, que vai ter revogaço de decretos, todo mundo vai voltar a pagar imposto pro sindicato ( e vai ser muito mais do que antes para suprir os 5 anos sem imposto) que vai soltar milhares de presidiários paa que possam voltar a praticar seus crimes livremente, avisou que vai acabar com PM e criar uma guarda nacional que só responde exclusivamente a ele. NÃO SEI PQ TODO ESSE PANICO SE ELE SÓ FAZ O QUE AVOISOU QUE IRIA FAZER … AGORA FAZ O L !

    1. Parafraseando José Dirceu, “faremos tudo diferente do que está aí”!

    2. Acho que por primeira vez ele, Lula, realmente conseguiu ser honesto. O povo que é burro mesmo

    3. Exato. “QUAL A SURPRESA”? Só os ignóbeis da imprensa não censurada pelo tse enxergaram

  25. Faz o L aí, l de levei no.veja bem o que vai pensar foi você que colocou um L de Ladrão aí.
    Nem perceberam que este L é de LADRÃO?

  26. Parabéns pela análise. Que a indignação nela descrita possa alertar este jornal a se juntar ao ideal da maioria do povo brasileiro que visa jamais submeter-se a este desgoverno, e almeja viver em um Brasil que prima por valores éticos e morais, justo, voltado ao crescimento e a igualdade, sobretudo LIVRE.

  27. Que coisa não é? Vocês atacaram o Presidente que mais fez pela economia do País e agora criticam um bost@ que nem “tomou o poder”, pois a eleição ele NÃO GANHOU (vide manifestacies) e já está levando o Brasil para um buraco. Merecem o selo FAZÚELE.

  28. É sabido que toda a retaguarda montada em prol da eleição desse criminoso é a grande responsável por tudo isso. Cadê os eleitores dele, que não vão às ruas se manifestar? É por que não há eleitores que o elegeram, mas, uma fraude eletrônica sem precedentes. Sobre o que ele está pregando? Já era esperado, afinal de contas, é da índole dele. Agora é ficar a vida, e esperar que o novo Congresso Nacional não o deixe governar livremente como quer.

  29. Agora vcs vêm com esta fala, depois d denegrir o presidente Bolsonaro e eleger o ladrao!!! Faz um L!!!

  30. Sem responsabilidade fiscal, aumenta a dívida. O aumento da dívida aumenta a inflação. O aumento da inflação vai trazer aumento dos juros e aí, adeus empregos, pois a economia não cresce. Simples assim…

  31. De onde você tirou esses números? Qual a fonte? Acho que você não entendeu a matéria. Sem responsabilidade fiscal, aumenta a dívida. O aumento da dívida aumenta a inflação. O aumento da inflação vai trazer aumento dos juros e aí, adeus empregos, pois a economia não cresce. Simples assim…

  32. O Brasil prontinho pra decolar e vem a quadrilha de novo. O Brasileiro não merece. O Manguaça abriu a boca uma vez e já foi o bastante para desmoronar todo o trabalho do presidente e Paulo Guedes.
    Quero assistir de camarote essa quadrilha ir toda pro olho da rua novamente.

  33. Agora que vcs estao vendo isso. Entao vao la e derrubem ele. Manda prender o Moraues sem Moral

  34. Quero saber do jornalista como imagina que o Bolsonaro iria cumprir as promessas de auxílio de 600 e isenção de IR de 5 mil reais? Ou é só mentir pra ganhar a eleição e depois mandar os pobres as favas?

    1. Como ele vinha mantendo até agora ora bolas! O problema d3 vocês é o Bolsonaro, tanto é que trouxeram o Lula de volta a cena do crime.0

    2. Paulo Guedes sabe se virar. Ele vende ativos da União, ele privatiza e outras coisas mais. Mas para isto tem que ter trabalho e competência, coisa que a quadrilha não tem.

  35. Vocês já viam esse cenário antes ou só agora perceberam a intenção desse larápio?

    1. Vcs são uma piada pronta, quanta incompetência! Lularápio não molhou a māo de vcs ainda? Façam o “L” quem sabe a sorte de vc muda.

  36. Não se combate a fome com esmolas mas sim com emprego. O ” pobres” precisam aprender a conseguir o próprio sustento trabalhando. É assim pra todos.

  37. Façam o L. Agora vão ter que aturar o chefe da quadrilha, com os seus asseclas!!!

  38. Todos sabiam o que o “Dilmo” pretendia fazer. Agora estão surpresos??? Faz o “L”! Só no Brasil elegem um INELEGÍVEL!

  39. Vamos agora a segunda parte do plano do SISTEMA, detonar o Nine da cadeira para finalmente colocar o merecedor, adivinha?
    Sim ele mesmo o PICOLÉ DE XUXU!!!
    Xeque-mate! O SISTEMA tomou as eleições!!!!

  40. O Bostanaro furou o teto umas 5 vezes e a Faria Lima não deu um piu. Estavam espoliando os pobres. Quando se fala em matar a fome, o mundo vai acabar. Vai ser um desastre para o Brasil. Vade retro satanás. Mercado de psicopatas.

    1. BOLSONARO furou o teto com o gasto na pandemia. O Luladrao irá enfrentar a maior oposição já vista na história, pelos 60.% dos eleitores do MITO. E você faça o L

  41. Espere pra ver, janeiro tá chegando, não chorem, o bicho papão tá chegando……………………pra comer o fígado do resto do Brasil.
    Kkkkkkkkk

  42. Sou assinante da Folha há décadas e talvez deixe de se-lo após este Editorial tendencioso e desinformativo. Parece que o jornaleco assumiu as torpes idéias bolsonaristas de sempre procurar DESINFORMAR. Acho que “baixou” no articulista a “mãe Dinah” fazendo futurismo sem embassamento. Será que sou assinante dos defensores dos patrões? Será que os empresários de imprensa só desejam que a riqueza vá para os que dominam o país?

    1. Que pensamento medíocre! Não aprendeu nada com Dilma? Cancela tua assinatura e usa ela pra comprar capim pra comer!

    2. A riqueza tem que ir para os que trabalham.Cabe ao presidente produzir empregos e não dar esmolas produzindo gado.

    3. Bolsonaro criou emprego sim frustrada(sueli),com o nine vai ser ladeira abaixo ,Venezuela a vista

  43. Ei folha faz o L , vcs são uns dos principais irresponsável por esse mentecapto e toda toda de corruptos retornem .

    1. Se já está assim agora, nem quero pensar daqui um.ano. vocês ajudaram a eleger essa quadrilha e isso jamais será perdoado pelo povo brasileiro, tomara que o primeiro ato a ser baixado em Janeiro, seja regular a imprensa.

    1. Qualquer analfabeto previa que isso iria acontecer enquanto os jornalistas da Folha trabalhavam para eleger Lula e sua gangue.

  44. Tá do jeito que o Banco Itaú planejou ao apoiar Lula, déficit, inflação, juros altos, e cobrar taxa de administração sobre fundo de juros.

  45. Um bom começo seria: ir pra frente do quartel incomodar a população ou fechar rodovias e impedir a circulação de carros ou se agarrarem aos parabrisas de caminhões ou marcharem em frente aos quartéis ou saudarem a um pneu??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  46. É de se admirar que logo a folha, que tanto perseguiu Bolsonaro, esteja agora criticando o outro lado! Isso prova que a idéia mesmo era tirar o atual presidente do poder, a todo custo. Inclusive, com as milionárias pesquisas de opinião, com altas discrepâncias. Diante dos altos elogios mundo afora, à política economia do atual governo, chego a conclusão, que seria menos ruim continuar com um “crica turrão, do que com um velho senil e ladrão! Até rimou!

    1. Nossa que surpresa! Quem diria que poderia dar errado colocar um LADRÃO, corrupto, cachaceiro e semi-analfabeto como presidente? A fome
      de alguns será saciada, e não será dos pobres, estes vão pagar a conta da inflação e juros altos promovidos pelo PT, que é como um cão que late e corre atrás de um ônibus lotado, quando o ônibus para, não sabe o que fazer. Daqui há pouco essa mídia que ensaia uma crítica, começa a receber o seu “bubu” e rápido mudará a retórica.

  47. Essa opinião de que se a mídia tiver contra é porque tá bom, isso é de agora, porque com Bolsonaro era diferente, se a mídia tá falando é porquê tá errado mesmo

  48. Uma pessoa receber o auxílio de 600 + 150 por cada filho, ninguém nunca mais vai querer trabalhar por um salário mínimo. O nível de desocupados vai ser gigante. A pessoa pra trabalhar, tem que ir 2 expedientes, aguentar abuso muitas vezes, se cansar…bem melhor ficar em casa.

    1. E no programa do besta fera, conseguia um trabalho de carteira assinada e continuava no Programa. O q vc me e diz?

    2. Maria, no programa de Bolsonaro, quem arrumasse emprego com carteira assinada teria um bônus de 150 reais e não continuava recebendo 500 reais não. Daí se ver o porque vc votou no PT. Analfabeta funcional. Não entende o que ler ou ouve. Só Jesus na causa

  49. Quando a mídia critica o Lula, pode apostar que ele está no caminho certo. Os interesses da mídia são antagônicos aos interesses do povo.

    1. Comentário perfeito!
      Ficaram bem caladinhos quando Bozo deixou um rombo de 400 Bilhões e milhões de brasileiros na miséria…vão se lascar….kkk

    2. O PT teve 20 anos pra aprender o que fez de bom e aprender com os erros e quando volta ao poder começa fazendo os mesmos erros dos seus governos anteriores, são um jumentos isso sim

    3. Os mesmos erros seria tirar 36 milhões da pobreza? Seria ascender socialmente outros 40 milhões? Ou será tirar hoje mais 33 milhões da miséria, 120 milhões do risco alimentar e 1 milhão de crianças com desnutrição que tem no país? O Lula está correto, o mercado faz negócios e o governo faz políticas públicas. 4 anos e a imprensa não se importou com o número crescente da fome, mas quando alguém aparece se propondo a combatê-la, aí vem o mercado, responsabilidade fiscal. Não existe nenhuma responsabilidade em matar as pessoas de fome. O Lula foi eleito para combater essa postura pós golpes de empobrecer o povo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire rebate fake news sobre processos eleitorais: “Campanha ocorreu dentro da legalidade”

Foto: Reprodução

A defesa técnica do prefeito Paulinho Freire divulgou, nesta quinta-feira (4), uma nota técnica para esclarecer rumores e distorções sobre recursos julgados no Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN). Segundo o advogado Cristiano Barros, o prefeito e a vice Joanna Guerra não são partes nos processos e, por isso, não foram alcançados pelas medidas discutidas.

“Paulinho e Joanna não são partes nos recursos em questão, cuja tramitação em segredo de justiça decorre de decisão judicial devidamente fundamentada”, afirmou a defesa, reforçando que nem o Ministério Público Eleitoral (MPE) contestou a decisão.

A nota destaca que informações divulgadas por veículos nesta quinta contêm distorções e insinuações injustas. O documento detalha que medidas cautelares, como busca e apreensão, quebra de sigilo telemático e outras ações julgadas, não afetaram o candidato, seus familiares, prepostos ou membros da campanha.

“Paulinho Freire é ciente de que sua campanha ocorreu dentro da mais absoluta legalidade”, garantiu a nota.

A defesa afirma ainda confiar no Poder Judiciário potiguar e espera que as acusações infundadas sejam afastadas nos trâmites legais próprios: “Acredita-se que restarão, no momento e no campo de discussão próprios, afastadas as injustas acusações feitas contra a candidatura de Paulinho Freire”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fim de jogo: Marçal fica fora das eleições por 8 anos e leva multa de R$ 420 mil

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo confirmou, nesta quinta-feira (4), que Pablo Marçal, empresário e candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo em 2024, está inelegível por oito anos. Ele ainda foi multado em R$ 420 mil por descumprir decisão judicial. A última palavra agora cabe ao TSE.

O caso envolve o polêmico “concurso de cortes” promovido por Marçal durante a campanha, prática que chamou atenção da Justiça Eleitoral e de rivais políticos. Na disputa, ele sequer avançou para o segundo turno, mas as irregularidades pesaram e mantiveram a punição.

O julgamento no TRE-SP foi apertado. Três juízes votaram pela manutenção da inelegibilidade, três abriram divergência, e coube ao presidente da Corte, desembargador Silmar Fernandes, desempatar a decisão a favor da punição. Entre os denunciantes estavam o PSB, o Ministério Público Eleitoral e a vereadora Silvia, do PSOL.

Marçal conseguiu reverter parte das condenações: gastos ilícitos e abuso de poder econômico foram afastados pelo TRE-SP. Apesar disso, a inelegibilidade e a multa seguem firmes, deixando o empresário fora das disputas eleitorais por quase uma década. A assessoria de Marçal ainda não se manifestou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Gilmar dá rasteira em Messias e barra pedido de reconsideração sobre impeachment

Foto:  Andressa Anholete/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do STF, negou nesta quinta-feira (4) o pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, para rever a decisão que torna exclusiva à PGR a iniciativa de pedidos de impeachment de ministros do Supremo. Segundo Gilmar, a AGU só protocolou o documento dois meses depois do prazo legal e, por isso, não havia base para reconsideração.

Para o decano do STF, o chamado “pedido de reconsideração” não existe na lei. “Trata-se de expediente informal, destituído de previsão normativa e incapaz de gerar efeitos próprios dos recursos típicos, como suspensão de prazos ou impedimento da preclusão”, explicou o ministro. Ou seja: não adianta tentar criar atalhos jurídicos fora do que a lei prevê.

Messias, indicado pelo presidente Lula e ainda sob resistência no Senado, queria que Gilmar suspendesse os efeitos da decisão até o julgamento definitivo pelo plenário do STF. Mas Gilmar manteve o pé firme: a medida cautelar, segundo ele, é necessária para corrigir falhas na Lei 1.079/1950, que trata do rito de impeachment de ministros, e garante a “fidelidade à Constituição Federal”.

A decisão ocorre em meio à tensão entre Executivo e Legislativo sobre indicações para o STF. Gilmar reforçou que sua decisão visa encerrar um “estado de coisas manifestamente incompatível com o texto constitucional”, reafirmando o poder da PGR sobre o processo e dando um recado claro à AGU e ao Planalto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Lula dispara: emendas impositivas ‘erro histórico’ e Congresso sequestra metade do orçamento”

Imagens: Reprodução/Globo News

Em Brasília, durante reunião do Conselhão, o presidente Lula não economizou nas críticas: chamou as emendas impositivas de “erro histórico” e acusou o Congresso de sequestrar 50% do orçamento da União. Para ele, só uma mudança de quem governa poderia alterar essa situação.

“Eu sinceramente não concordo com as emendas impositivas. O Congresso sequestra metade do orçamento da União, e isso é um grave erro histórico”, afirmou, deixando claro que o governo não vê problema com o Legislativo, mas questiona o uso do dinheiro público.

O alerta vem logo após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026, que estabelece superávit primário de R$ 34,3 bilhões e determina que o Executivo pague até 65% das emendas parlamentares obrigatórias já no primeiro semestre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões, mas salário mínimo de R$ 1.627

Foto: Agência Brasil

O Congresso aprovou, nesta quinta-feira (4), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, abrindo caminho para a votação da Lei Orçamentária Anual na próxima semana. O destaque do texto é um superávit de R$ 34,3 bilhões, mas o governo poderá gastar até R$ 2,43 trilhões — acima da inflação — mantendo folga para gastar à vontade.

O salário mínimo previsto para janeiro é de R$ 1.627,00, mas o valor final só sairá depois do IPCA de novembro. O relator, deputado Gervásio Maia , criticou os benefícios fiscais a empresas que já “andam com suas próprias pernas”: cerca de R$ 700 bilhões deixam de ser arrecadados anualmente, e apenas uma revisão poderia liberar R$ 20 bilhões para áreas que realmente precisam de investimentos.

Os fundos partidário e eleitoral foram blindados contra cortes: o fundo eleitoral será de R$ 4,9 bilhões e o partidário de R$ 1 bilhão, com reajuste de 2,5%. Emendas individuais e estaduais terão 65% do valor pagos até o fim do primeiro semestre, enquanto cidades pequenas — com menos de 65 mil habitantes — podem receber recursos sem comprovar adimplência com o governo.

A LDO ainda prevê recursos para rodovias estaduais e municipais, ajustes nas regras de fiscalização de emendas e mantém meta de déficit primário de R$ 6,7 bilhões para empresas estatais federais, excluindo Petrobras e algumas empresas estratégicas. Ao final, o governo mostra que quer gastar pesado, mesmo com o discurso de superávit.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

RISCO MÁXIMO: Trump manda norte-americanos saírem da Venezuela “imediatamente”

Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos atualizou seu alerta para cidadãos americanos na Venezuela e reforçou: quem estiver no país, que saia agora. A justificativa é clara: risco de detenção injusta, tortura, sequestro e até crises de saúde em meio ao caos local.

O aviso vem depois de o presidente Donald Trump declarar que o espaço aéreo venezuelano deve ser tratado como fechado. A FAA, agência americana de aviação, já orientou companhias aéreas internacionais a evitar a região, e várias empresas, como Iberia, TAP, Avianca, Latam e Gol, suspenderam voos para Caracas.

Foto: Reprodução/Departamento de Estado dos EUA

Apesar disso, algumas companhias ainda voam para o país, como Boliviana de Aviación, Satena, Avior e a estatal venezuelana Conviasa. O alerta também acompanha o aumento da pressão dos EUA sobre o regime de Nicolás Maduro, acusado de liderar um cartel de drogas – denúncia que o ditador nega, enquanto pede paz e ameaça com possível retaliação contra qualquer invasão.

A escalada na Venezuela mostra que a situação pode piorar rapidamente, transformando o país em uma armadilha perigosa para estrangeiros e agravando a tensão entre Washington e Caracas. Para quem pensa em turismo ou negócios por lá, o recado é simples: não vá e, se estiver, corra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Federal prende homem por contrabando e material de abuso infantil no RN

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (4), em Natal, um homem investigado por contrabando e flagrado com material de abuso sexual de crianças e adolescentes. A ação aconteceu durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, relacionados à reincidência do suspeito em crimes de contrabando.

Além do material de violência sexual, os agentes apreenderam cigarros contrabandeados e dinheiro não declarado. A PF também protegeu imediatamente a criança envolvida, encaminhando-a ao Conselho Tutelar para avaliação e acompanhamento.

A Polícia Federal reforça: crimes contra crianças e adolescentes não são “pornografia” — são violência sexual, e devem ser tratados como tal.

A ação da PF mostra que a lei existe para punir e proteger as vítimas, e que pais e responsáveis devem ficar atentos ao que acontece no mundo real e virtual de seus filhos, monitorando celulares, aplicativos e redes sociais.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Congresso força exame toxicológico para motoristas de carro e moto

Foto: Reprodução

O Congresso Nacional decidiu apertar o cerco aos motoristas de primeira habilitação das categorias A e B — carros, motos e vans. Com a derrubada de um veto do presidente Lula, todos terão que apresentar exame toxicológico negativo para tirar a CNH, um teste antes exigido apenas para quem dirige ônibus, caminhões ou faz transporte de cargas.

A decisão veio durante a sessão relâmpago que analisou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Deputados e senadores mantiveram três vetos e rejeitaram um, criando a obrigatoriedade do teste. Para motoristas das categorias C e D, a exigência do exame continua também na renovação da habilitação.

Além disso, o Congresso manteve vetos que geram polêmica. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) segue liberado para pessoas com deficiência leve — uma derrota para quem queria limitar o benefício apenas a casos graves ou moderados. Já a lista de pedófilos e predadores sexuais continuará inacessível ao público após o cumprimento da pena, frustrando parte da sociedade que pedia transparência.

Outro ponto aprovado pelos parlamentares beneficia a Embrapa: a estatal agora fica isenta de taxas cobradas por órgãos reguladores, reduzindo custos e incentivando inovação no setor agropecuário. O governo alegava que a medida prejudicava o orçamento das entidades, mas o Congresso deu prioridade ao estímulo à pesquisa.

Opinião dos leitores

  1. Vai ter muita gente de todos os níveis sem querer renovar a CNH. Um presente de Natal para os laboratórios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCE aperta o cerco: Coopmed vira alvo de investigação por falsificação em documentos usados na Prefeitura de Natal

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) abriu um novo processo que promete aumentar ainda mais a pressão sobre a Coopmed (Cooperativa Médica do RN). A Corte investiga suspeitas de falsificação de documentos apresentados pela cooperativa em uma licitação da Prefeitura de Natal para contratação de serviços públicos — um caso considerado grave por envolver possível fraude em certames oficiais.

O procedimento, registrado sob o número 301794/2025-TC, foi instaurado após auditores do TCE identificarem indícios suficientes para recomendar que as informações suspeitas sejam enviadas ao Ministério Público.

Quando o próprio órgão de controle fala em acionar o MP, é porque a situação já passou do ponto de “irregularidade” e entrou na zona de possível crime.

A investigação chega num momento delicado para a Coopmed, que já perdeu contratos, enfrenta um processo de esvaziamento interno e amarga um desgaste crescente após o escancaramento de seus padrinhos políticos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

União Brasil e PP registram federação no TSE — e viram o jogo para 2026

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

União Brasil e Progressistas finalmente tiraram do papel a federação partidária e protocolaram nesta quinta-feira (4/12) o pedido oficial no Tribunal Superior Eleitoral. A nova aliança, batizada de União Progressista (UP), promete reorganizar forças no campo da centro-direita nacional — justamente no momento em que o governo Lula tenta ampliar sua base.

O documento entregue ao TSE aponta que a federação será comandada por dois nomes de peso: o senador Ciro Nogueira, figura central do PP, e Antônio de Rueda, dirigente do União Brasil. Eles dividirão a presidência da nova estrutura, que funcionará como um único partido nas eleições.

Apesar do protocolo, o casamento político ainda precisa do aval final do TSE. A federação já havia sido anunciada em abril, em uma cerimônia no Salão Negro do Congresso, em Brasília, mas só agora avança para a fase decisiva.

Na prática, a UP deve fortalecer candidaturas de oposição ao PT em vários estados — inclusive no Nordeste, onde partidos aliados de Lula tentam se segurar. O movimento também repercute em Natal, onde o União Brasil e o PP têm atuação relevante e podem ganhar mais musculatura para 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *