EDITORIAL: Pobre Santos Reis

Foto: Joana Lima

Sete de janeiro. Dia seguinte ao Dia dos Santos Reis. E nada mudou.

Os políticos com atuação em Natal fizeram questão de distribuir, por intermédio de suas respectivas assessorias, releases em que anunciam, em texto e imagem, sua presença na tradicional Festa dos Santos Reis, padroeiro do bairro do mesmo nome, encravado entre o bairro das Rocas, o rio Potengi e a praia do Forte.

Santos Reis continua o mesmo. Os problemas de saúde, educação, funcionamento de escolas e creches também. Há buracos nas ruas e esgoto a céu aberto. Pra não falar do velho problema da violência.

Os políticos também continuam os mesmos. Muitos fazem questão de participar e – mais do que isso – registrar a presença na procissão de encerramento da festa. Mas, com certeza, alguns se perderiam por lá ou teriam dificuldade de chegar, tamanho é o desconhecimento do bairro e de seus problemas.

Se é fácil chegar e participar da procissão que encerra a festa dos Santos Reis, difícil parece ser a vontade de ajudar a resolver os problemas. E o que parece ser sinal de religiosidade ganha um forte cheiro de oportunismo. Falta óleo de peroba.

Dentro e ao redor do bairro de Santos Reis, os problemas se acumulam. Temos o Forte dos Reis Magos, o mais antigo dos nossos monumentos históricos, fechado. O Hotel dos Reis Magos se desintegrando com o tempo. Dois prédios que contam a história de descaso e de abandono que muitos gestores públicos ajudaram a escrever ao longo de décadas.

Pobre Santos Reis.

Se Belchior, Baltazar e Gaspar imaginassem o que iria acontecer com a cidade que os escolheu como padroeiros teriam evitado a fundação da Fortaleza no seu dia, o 6 de janeiro de 1598.

Não seria melhor Natal escolher como padroeiros os santos que cuidam das causas urgentes e impossíveis?

Pobre NATAL.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Azevedo disse:

    Esses políticos são crápulas de carteirinha, pois pensam que podem enganar a todos. Esse ano tem eleições municipais, é hora de renovarmos o plantel de políticos com novos nomes, pelo menos para o povo ser menos enganados com mentiras e roubalheiras.

  2. Bento disse:

    Tão acabando com tudo.
    Nao sei como esse ano ainda teve
    É mentira minha!!!

  3. Renato Bruno disse:

    Ate o pobre do forte dos benditos Reis Magos está uma lástima!!!

  4. Reginaldo Menezes disse:

    Oi, boa tarde!
    Para começar não sou politico, não sou filiado ou coisas assim, apenas um leitor que irei debater um pouco do descrito acima. SIM MORADOR
    1º como descrito acima. SAÚDE: De fato a saúde no nosso bairro, é precária, pois de fato não temos uma USF, ou UBS, no bairro, temos que nos deslocar para a UBS Brasilia Teimosa ou ser atendidos nos H. Dos PESCADORES.
    2º Educação com relação a EDUCAÇÃO INFANTIL E MÉDIO, está bem, pois até o pessoal de bairros vizinhos e até da Z.Norte são atendidos na ESCOLA E. JOSEFFA SAMPAIO e na E.M. SANTOS REIS. Já com relação ao um BERÇÁRIO, não temos.
    3º Com relação aos BURACOS são praticamente INEXISTENTES, salvo quando estoura um encanamento VELHO DA CAERN, FEITO AINDA DE AMIANTO, que no qual, são reparados muitos rapidamente, AGORA, O PESSOAL QUE FAZ O RECAPEAMENTO, NEM JESUS SALVA. OU E ALTO DE MAIS OU BAIXO DEMAIS, NUNCA DEIXAM NO NÍVEL. Agora, com relação ao esgoto e IMORAL, tanto na praia do MEIO, FORTE, MIAMI e direto nas praias, e ninguém faz nada. Trabalho num posto de saúde do PASSO DA PÁTRIA, que no qual, está sem MÉDICO, SEM ENFERMEIRO, SEM MEDICAÇÃO. Só JESUS.
    4º VIOLÊNCIA, está presente nos bairros de pobres, ricos, com batalhão, sem batalhão, na capital ou no interior, com a chamada destes 1k. tomara que tenha estrutura para o tal efetivo, e que O JUDICIÁRIO, NÃO FIQUE SOLTANDO PRESOS PERIGOSOS DIARIAMENTE NESTAS AUDIÊNCIAS DE CUSTODIAS. A P.M. PRENDE E COMO NÃO TEM AONDE PRENDER SOLTA.

    Nosso bairro, está muito bem obrigado, mesmo com as pontualidades que TODOS, os bairros na capital ou interior tem, como excelente acesso, praticamente todos se conhece, boas casas, ainda em tempos de hoje, muitas pessoas ainda se sentam na frente para tomar um cafezinho com o vizinho.

  5. Fiscalização disse:

    É bom pra os turistas ver o que tem na cidade. O povo continua sendo enganado e gosta!

  6. Manoel disse:

    Continua pobre porque sempre foi pobre, tudo na mesma, o padre, o prefeito, a governadora, dia 06/01/2021 estarão todos lá novamente e continuará sendo pobre.

  7. aof disse:

    Parabens pelo editorial. Parece que tem candidatura à vista. Em princípio, sou simpático à causa.

  8. Creso Rabello disse:

    Não sou morador do bairro… Mas já frequentei muito ao longo dos anos. Não só Santos Reis, mas diversos bairros de Natal e da grande natal, não merece os representantes que tem… Muitos eleitos por oportunismo e mesmo assim não vale um peido dado por um morador do bairro. Até quando algum destes aproveitadores será eleito por oportunismo e não pelo que mostra ou mostrou no seu mandato. Cabe a nós valorizarmos o que temos de grandioso, que é, o nosso voto. Esse voto ele não deve ser vendido e sim, emprestado por cada eleição. Não fez o compremetimento em que foi colocado em campanha, muda-se para outro que queira verdadeiramente trabalhar para o povo e não para o seu próprio bolso.

  9. Zanoni disse:

    O cidadão do bairro em questão sofre há anos com a ausência do Poder Público. Por outro lado, povo de Santos Reis, não votem nos vereadores que estiveram aí prometendo tudo e nada cumpriram.

  10. Matematica disse:

    Calma. O ano so comecou. Vai ter muito politico em festa de padroeira o ano todo.

COMENTE AQUI