Foto: Alan Santos/Presidência da República/Divulgação
Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março mostra que está acirrada a disputa para ver quem vai enfrentar Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno na disputa pelo Palácio do Planalto no próximo ano – o presidente lidera em todos os cinco cenários pesquisados, sempre com mais de 30% das intenções de voto.
No primeiro cenário pesquisado – hoje o mais provável –, Bolsonaro tem 31,9% das intenções de voto, seguido pelo seu ex-ministro Sergio Moro (11,5%); pelo ex-prefeito Fernando Haddad, do PT (10,5%); pelo ex-governador Ciro Gomes, do PDT (10%); e pelo apresentador de TV Luciano Huck (8%). Todos estão empatados dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Neste cenário, Huck também está empatado tecnicamente com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 5,3%. O tucano, por sua vez, está na mesma situação em relação a Guilherme Boulos, do PSOL (3,2%), e João Amoêdo, do Novo (2,8%).
Dos nomes que estão embolados na segunda vaga, Haddad e Ciro já se apresentam como candidatos, o que aponta para um cenário parecido com o da eleição de 2018, quando ambos chegaram logo atrás de Bolsonaro no primeiro turno – o petista foi ao segundo turno, mas acabou derrotado.
Huck, por sua vez, nunca mostrou tanta vontade de ser candidato – e a pressão pelo seu nome entre cresceu entre o empresariado após o arroubo intervencionista de Bolsonaro na Petrobras –, mas ele ainda não tem partido, não disse oficialmente que vai para a disputa e tem que decidir até a metade do ano se renova ou não com a TV Globo para ser o substituto de Faustão, como mostra reportagem publicada na edição desta semana de Veja.
O ex-juiz Sergio Moro vive situação parecida com a de Huck – sem partido e sem qualquer confirmação de que será candidato –, mas o seu nome continua sendo especulado como um adversário com potencial para derrotar Bolsonaro.
Já Doria, que tentou alavancar a sua candidatura se contrapondo a Bolsonaro no combate à pandemia e liderando os esforços para produzir a CoronaVac no Brasil, não conseguiu avançar nas intenções de voto e já sofre a concorrência interna de Eduardo Leite, tucano que governa o Rio Grande do Sul.
Veja abaixo cenários sem o nome de Moro, sem o nome de Huck, com Lula no lugar de Haddad – para ser candidato, o ex-presidente precisa ainda reverter condenação na Justiça – e com Eduardo Leite no lugar de Doria.
A pesquisa foi feita por telefone com 2.080 eleitores de 196 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.
Veja
Coloque o nome na PESQUISA daquele que foi o maior presidente do Brasil nesses 521 anos de descoberta. Eu vou dar uma DICA kkkkk ele tem 19 dedos. Saiu com mais 80 porcento de aprovação e se não fosse o BEZERRO DE MARINGÁ que negociou a TOGA pelo cargo de ministro, estaria governando o BRASIL ?? de novo.
Governando????? O correto seria, dizer roubando, não é mesmo?????
A lapada agora nao vai ser somente 10 milhões não, vai ser o dobro..
Da DESCARGA NESSA BOSTA
PIOR BOSTA DE PRESIDENTE.
O LUGAR DE SATANICO E NO INFERNO
Se Deus quiser em 2022 ele vai está bem guardadinho na Papuda, vendo o céu nascer quadrado.
Eu creio.??
A conta é de certa forma simples… Quem for para o segundo turno tem uma probabilidade muito grande de vencer o presidente Bolsonaro…
Junta toda essa "MUNDIÇA" da esquerda de boutique,que Bolsonaro vence no 1º Turno….
Chora cambada, Bolsonaro até 2026
Realmente, os familiares e amigos de mais de 262 mil pessoas que morreram, estão chorando.
Creio que não só até 2026, mas além disso.
B…naro 2022
Poderia tirar a sanfona e colocar uma cangaia
Estava ocupada, sendo usada pelo pessoal da esquerda.
Esse natalense aí é burro !!!
Qual segundo turno???
São os mesmos candidatos de 2018???
Kkkkkkkkkkkķkkkkk
Moro a novidade…
Esse cabra da peste Calígula e o presidente sem futuro..kkk vai PQP..
SE PESQUISA DESSE VOTO, BOLSONARO NÃO TERIA SIDO NEM PRESIDENTE DA REPUBLICA, LEMBRAM-SE DAS PESQUISAS? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESSE VEIO PARA FICAR .
Algo errado, hj um empresário falou que entre "Bolsonaro e o demônio" ele votaria no demônio. Pesquisem.
Saudade da quadrilha PTralha??? Aqueles VERMES PARASITAS QUE FIZERAM O MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
Um único empresário vai eleger a esquerda? Kkkk
Quem tem boca fala o que quer. E o pior cego é aquele que não quer enxergar, como é o seu caso.
Foi um empresário mesmo ou um dondo de boca de fumo??
Não vai ter Segundo turno. O MITO vai descer a chibata no lombo.
Pense numa pessoa sem futuro é esse tal de Calígula e o presidente …