Em decadência, TV Globo quer ‘oxigenar’ BBB 20 para não perder lucro milionário

Foto: Reprodução/TV Globo

Em 2018, o lucro líquido do Grupo Globo foi 35% menor na comparação com o ano anterior. A TV Globo faturou impressionantes 10 bilhões, mas os altos gastos de produção reduziram os ganhos. A vigente reestruturação geral na companhia visa enxugar as operações e fazer sobrar mais dinheiro.

Nessa nova fase, a emissora não pode abrir mão de um de seus principais produtos: o Big Brother Brasil. Cada edição gera de 300 milhões a 400 milhões de reais em cotas de patrocínio e ações de merchandising. Por isso, o canal precisa reabilitar o mais amado e odiado reality show da televisão brasileira.

O BBB 20, marcado para começar em 21 de janeiro, tem a missão de oxigenar o formato da produtora Endemol e despertar novamente o interesse dos telespectadores. A última edição, vencida por Paula Von Sperling, teve a pior média de audiência (20 pontos, de acordo com o Ibope) desde a primeira temporada do programa, em 2002.

A cúpula do Big Brother – liderada pelo todo-poderoso diretor de núcleo Boninho – resolveu misturar famosos e anônimos. Foram convidados atores de novelas da Globo e influenciadores digitais que vão disputar o prêmio com pessoas comuns escolhidas nas seleções regionais.

Essa mistura de perfis lembra a terceira edição de outro reality, Casa dos Artistas. Em 2002, após duas temporadas exclusivamente com famosos, a atração do SBT confinou personalidades da mídia e fãs. O campeão foi Sergio Paiva, admirador da apresentadora e musa fitness Solange Frazão.

Apesar do cansaço manifestado por parte significativa do público em relação ao gênero reality show, a Globo está decidida a produzir o BBB por pelo menos mais cinco anos. Só vai desistir do formato quando tiver outro projeto com o mesmo potencial de faturamento e repercussão.

Quem ama dar espiadinhas no Big Brother Brasil está com a diversão garantida por mais algum tempo. Quem o detesta vai ter que renovar o palavrório contra o programa.

Terra

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. SHUBUGO disse:

    Lixo total esse programa….

  2. José Campos disse:

    Encheu o saco isso. Uma maratona de tudo que não presta do ser humano.

  3. aof disse:

    O que a Globo sabia produzir era novela, porque são historias longas que se adaptam ao gosto da audiência. Eu parei de assistir à Globo quando acabou Flor do Caribe, que tinha gravações feitas no Estado do RN. O noticiário é parcial para a esquerda (sou de direita). Sobra o futebol, mas eu prefiro o Sportv e, quando dá, a Fox Sport. Acho que não sou o unico.

  4. Cláudio disse:

    Ainda existe besta que assiste a uma bosta dessa?

  5. E. costa disse:

    A globo está se reestruturando, unificando as empresas da holding,
    diminuido custo. Um exemplo disse foi a compra de equipamentos para q seja possível diminuir as equipes de externas podeno essa ser apenas o repórter. Tb estão investindo em entretedimento via streaming ( globoplay). Eles estão errados? Acho q não!! Errado estão as outras que pararam no tempo. Sbt até atrasados estão ocorrendo e a record, aff maria é o ó!

  6. Flauberto Wagner disse:

    Além de outras modalidades de comunicações através das novas mídias sociais de grande alcance e de fácil acesso, hoje o grande público tem o livre abítrio para recolher o quer consumir em termos televisão inclusive tendo a Tv paga como um caminho.
    Como relação a Globo hoje o seu conteúdo de entetrerimento, jornalismo entre outros tem caído de qualidade ano após ano, inclusive a saída de grandes nomes do jornalismo é também causa da redução de sua receita, sem deixar de dizer que a sua linha tendenciosa de jornalismo tem gerado uma fuga de audiência muito grande.
    O embate adotado com o novo governo contribuiu muito para a perda de receitas, pois por muito tempo ela foi a porta voz oficial do governo federal.
    No próximo ano com a chegada da CNN Brasil, a queda de receitas da vênus platinada, irá cair pela metade.
    Agora, é parente que começar o dia com a página policial da Inter Tv, Bom Brasil, Ana Maria até o reality show com três B é dose!

  7. Bento disse:

    A decadência está ai.
    Programa lixo e no ano de 2020 audiência despenca de vez.

  8. Sandra disse:

    Mais um programa sem conteudo.

COMENTE AQUI