No ‘Conexão Estadão’ desta quinta-feira, 23, o núcleo de Carrapatos do Estadão – equipe de reportagem que acompanha diariamente, em vídeo, a rotina dos presidenciáveis nas eleições 2018 – flagrou o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, ‘ensinando’ uma criança a atirar. O menino estava em seu colo vestido com a farda da Polícia Militar. “Você sabe atirar? Você sabe dar tiro? Atira. Policial tem que atirar”, disse Bolsonaro.
Ainda no programa, João Fábio Caminoto, diretor de Jornalismo do Grupo Estado, e Alberto Bombig, editor executivo do Estadão, falam sobre a cobertura do Estadão nas eleições de 2018.
Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação de Emanuel Bomfim e comentários de Pedro Venceslau, Roberto Godoy, Sílvia Araújo, editora do Broadcast e, de Brasília, Andreza Matais, editora da ‘Coluna do Estadão’. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).
Tudo que Bolsonaro fala vira notícia. Faltou alguém aqui nos comentários dizer que a criança estava 100% vestida de soldado. Podem pesquisar no YouTube. Foi em Ribeirão Preto, antes de ontem. Vai lá assista, é so pesquisar. É bom que vcs vão ver a multidão o cara não podia nem andar na cidade, travou tudo. Será que os petistas tem coragem de asistir? Os que tiverem coragem arruma uma dor de barriga, o barro amolece na hora.
Edu, caso ele ganhe tomara que seja realmente o Mito. Não ganhará com meu voto disso tenho consciência limpa. Mas se ganhar e fizer alguma coisa boa, Amém. Se não fizer, Amém também. Só não vai ganhar com o meu voto; Pois para mim esse candidato está longe de cumprir com as obrigações de uma presidência.
“Retrosesso” é a sua gramática.
O professor deve ter sido o molusco.
??
Por que a mídia não se refere ao que Lula disse ao chamar "as mulheres de grelo duro" e ao dizer que "Pelotas é exportadora de viados"? Isso sem contar que há suspeita de ele ser o mandante da morte de Celso Daniel e outras 9 mortes por arquivamento de testemunhas? A mídia é podre, irresponsável e monstruosamente hipócrita.
Graças a Deus minha filha de 07 anos já sabe atirar com espingarda de chumbinho!
Matéria tendenciosa pra tentar denegrir a imagem de um candidato.
Eu não votaria nele, mas com tanta tentativa de queimar a imagem dele, vou acabar votando!
BG, poste aí o vídeo (sem cortes) para que todos possam ver e tirar suas conclusões. Notícia (que, no caso, essa não parece ser, mas algo direcionado a 'minar' candidatura, haja vista o termo 'ensinando', quando simplesmente foi feita uma pergunta a um garoto… ora, qual o menino que nunca brincou de polícia e ladrão, ou brincou com uma pistola, nem que fosse de água?) deve ser dada não só com ato isolado, mas verificando todo o contexto. Pelo visto e, estando a criança "fardada", não é de se entender que se trata de um evento de policiais, ou voltado àquele público?
Rapaz, é brincadeira uma reportagem dessa natureza.
Não tem o q falar de negativo (corrupção) do MITO e ficam atrás
de babozeiras. Relaxem q entra em doer.
Ao inves desse lixo de matéria voces deveriam noticiar o sucesso da entrevista de ontem na Globo News com o futuro ministro da economia Paulo Guedes, uma verdadeira aula de como tirar o país deste caos!!! Rumo a vitória!!! Apresento-lhes Ordem ( Bolsonaro) Progresso ( Paulo Guedes)
Entrevistadora: Já sofreu algum tipo de violência sexual?
Marina Silva: Nunca. Quando éramos crianças, tínhamos uma espingarda. Eu e minhas irmãs a levávamos para cortar a seringa. Só uma delas sabia atirar e a gente se dividia na estrada para fazer o serviço mais rápido.
Entrevista concedida a revista Marie Claire em Março deste ano.
A candidata que andava com arma de fogo pra proteger a vida agora muda de opinião pra passar imagem de pacifista. Marina, saiba que teu premio não é o Nobel da paz e sim o Oscar de melhor atriz por ser boa fingidora. Que o eleitor tome ciência que você é tão falsa como uma nota de R$ 3,00.
Pra esses jornalistas aí o normal seria o garoto estar brincando de boneca?!?! Mimimi danado!!! Menino tem que brincar de que? Barbie? Eu brincava de polícia e ladrão!!
O líder do governo Lula (PT) na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o Palácio do Planalto agiu com atraso ao exonerar aliados de deputados que votaram contra a medida provisória que elevou impostos. Segundo ele, as demissões representam uma “assepsia” necessária para reorganizar a base aliada. “O governo decidiu, ainda que tarde — mas antes tarde do que nunca —, que não dá para um partido ter ministério A, B, C e não ajudar o governo”, disse o petista a Folha de S.Paulo.
Guimarães relatou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), concordou com a redistribuição de cargos e teria selado uma trégua com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um jantar no domingo (19). O movimento busca pacificar a relação entre o Executivo e o Legislativo após semanas de atritos.
De acordo com o líder, a reorganização política deve garantir apoio para pautas consideradas prioritárias pelo governo até o fim do ano, como projetos fiscais e a votação do Orçamento de 2026. Ele também destacou que o diálogo entre os partidos é essencial para evitar novas derrotas no Congresso.
Após críticas públicas de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao comportamento do Congresso, Guimarães defendeu um gesto de conciliação. “Agora é hora de estender a bandeira da paz e focar no que é fundamental para o país”, afirmou.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, elogiou nesta quarta-feira (22) o Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu o respeito à separação entre os Poderes. Segundo ele, o Judiciário deve evitar interferências na execução de políticas públicas definidas pelo Executivo e pelo Congresso Nacional.
“É preciso respeitar os espaços do Legislativo e do Executivo nas formulações e execuções de políticas públicas. Me refiro às metas, planos e programas impostos pelo Judiciário, que, na minha opinião, devem ser traçados a partir das balizas desenhadas pelos outros poderes, e não pela originalidade da democracia judicial”, afirmou.
Messias é um dos nomes mais cotados para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso no STF. A expectativa nos bastidores é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça a indicação, que precisará ser aprovada pelo Senado Federal.
Durante sua fala, o advogado-geral destacou o papel do Supremo na democracia brasileira. “O STF tem protagonismo histórico garantido pela Constituição, pela sofisticação das decisões e pela capacidade de adaptação aos desafios do Estado contemporâneo”, disse.
Essa foi a primeira manifestação pública de Messias desde a saída oficial de Barroso, no último sábado (18). Segundo apuração da CNN Brasil, o ministro tem evitado dar entrevistas ou declarações políticas para não parecer que está em campanha pela vaga.
A fala ocorreu durante uma mesa sobre constitucionalidade de ações estruturais, no XXVIII Congresso Internacional de Direito Constitucional promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
A Prefeitura de Natal divulgou uma nota nesta quarta-feira (22) reafirmando que o projeto de criação de um parque na capital potiguar será levado adiante. O comunicado foi emitido após o Governo do Estado, por meio do Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), questionar a proposta municipal de implantação de um Parque Linear dentro da área do Parque das Dunas.
Na nota, o Município assegura que “Natal terá um parque” e que a definição da sua tipologia dependerá de estudos em andamento sobre flora, fauna e avaliação ambiental e legal da região. A gestão municipal também acusa o Idema de ter “postura radical” e “falta de compromisso com o diálogo e o desenvolvimento sustentável do RN”.
Segundo a Prefeitura, o instituto “despreza outros valores constitucionais como lazer, turismo, geração de renda e, sobretudo, a vontade da população”, que teria indicado, durante a revisão do Plano Diretor, a criação de um equipamento de lazer nas proximidades da Avenida Engenheiro Roberto Freire.
O texto destaca ainda que eventuais supressões vegetais seriam “compensadas em dobro” e cita como exemplo o caso do Shopping RioMar, em Recife, construído sobre parte de uma área de mangue. A administração municipal defende que a proposta segue a lógica de compensação ambiental prevista em lei e argumenta que “o mundo todo já trabalha com essa perspectiva”.
A nota também menciona que a própria legislação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) “incentiva equipamentos como o que a Prefeitura de Natal pretende e irá implantar”, citando o Bosque dos Namorados e as trilhas do Parque das Dunas como exemplos de convivência entre lazer e preservação.
“A população deve ficar tranquila, pois a Cidade do Natal terá um parque equilibrado, onde irão conviver todos os valores constitucionais mencionados acima. Natal continuará avançando em sustentabilidade”, diz o comunicado.
Mais cedo, o Governo do Estado havia divulgado uma nota reconhecendo a importância de ampliar os espaços públicos urbanos, mas reforçando que qualquer intervenção dentro da área do Parque das Dunas precisa seguir normas legais e técnicas.
De acordo com análise técnica da Unidade de Gestão da Biodiversidade (UGBIO), cerca de 60% da área proposta pela Prefeitura está localizada em zona de preservação integral (ZP3), onde não são permitidas construções permanentes nem atividades com grande fluxo de visitantes.
Mesmo assim, o Idema ressaltou que o Plano de Manejo do parque prevê outra área — a Zona de Uso Intensivo (ZUI2) — com cerca de 16 hectares, apta a receber estruturas de lazer e cultura semelhantes às do Bosque dos Namorados.
O Governo também reforçou que o licenciamento ambiental de qualquer atividade dentro do Parque das Dunas é de competência exclusiva do Idema, e afirmou que seguirá buscando diálogo com a Prefeitura, o Exército e os Ministérios Públicos Estadual e Federal para garantir que “qualquer intervenção no Parque das Dunas seja legalmente adequada, ambientalmente sustentável e socialmente benéfica”.
O Parque das Dunas, criado em 1977 e reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, é uma das principais áreas de preservação do Rio Grande do Norte e patrimônio natural da capital.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que disputará um quarto mandato nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante um discurso em Jacarta, na Indonésia, nesta quarta-feira (22), durante visita oficial de Estado em retribuição à viagem do presidente indonésio, Prabowo Subianto, ao Brasil em julho.
“Eu vou disputar um quarto mandato no Brasil. Então, estou lhe dizendo que ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas estou preparado para disputar outras eleições”, afirmou Lula ao lado do líder indonésio.
O petista já havia sinalizado anteriormente que poderia concorrer novamente caso mantivesse boa saúde, embora, em 2022, tenha dito que não pensava em reeleição. À época, afirmou que pretendia apenas “governar o país por quatro anos e deixá-lo tinindo”, entregando o cargo a outro sucessor em 2026.
A confirmação da candidatura ocorre em meio à dificuldade do PT em encontrar novos nomes com força nacional para uma disputa presidencial. Lula está em viagem pela Ásia, onde, além da Indonésia, passará pela Malásia para participar da cúpula da Asean. Durante o giro, ele deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), para tratar de temas como tarifas comerciais, sanções a autoridades brasileiras e a situação política na Venezuela.
A Câmara aprovou, nesta quarta-feira (22), regras que vão mexer com o STF e enviou o projeto ao Senado. A proposta regula julgamentos monocráticos e define prazos de até 12 meses para decisões de ações concentradas, como ADIs e ADPFs. Recurso do Partido Novo foi derrotado por 344 a 95.
O texto, do relator Alex Manente (Cidadania-SP) e baseado em anteprojeto da comissão de juristas de Gilmar Mendes, exige justificativa em plenário para decisões monocráticas e aumenta o quórum necessário para modulação de efeitos para 2/3 dos ministros.
A medida mais polêmica limita que apenas partidos que atinjam a cláusula de desempenho possam propor ações no STF. A regra, válida a partir de 2027, exige mínimo de 13 deputados em 1/3 dos estados ou 2,5% dos votos válidos em 1/3 das unidades da Federação. Para Talíria Petrone (Psol-RJ), a medida fere a Constituição, que garante a partidos representados no parlamento o direito de acionar a Corte.
Federações partidárias deverão atuar como uma só agremiação, mesmo que algum partido individualmente alcance a cláusula. Apenas confederações sindicais ou entidades de classe nacionais poderão propor ações de controle concentrado de constitucionalidade.
O presidente do STF, Edson Fachin, autorizou que o ministro Luiz Fux troque a Primeira Turma pela Segunda. O pedido de Fux atende à vaga aberta pela aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que, se permanecesse, assumiria posição no colegiado. A mudança de turma acontece logo após Fux votar pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro, do general Braga Netto e de sete integrantes do chamado núcleo de desinformação da trama golpista.
Com isso, a Primeira Turma agora terá apenas quatro ministros: Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, enquanto a quinta vaga só será preenchida após nomeação de Lula para substituir Barroso.
A Segunda Turma passa a contar com André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, enquanto a Primeira continuará julgando recursos de Bolsonaro e dos demais núcleos de réus com quórum reduzido. Até agora, o STF condenou 15 réus na trama golpista, sendo oito do núcleo liderado por Bolsonaro e sete absolvidos ontem.
Réus à espera
Os próximos julgamentos já têm datas: núcleo 3 será analisado em 11 de novembro, núcleo 2 a partir de 9 de dezembro, e o núcleo 5, liderado pelo empresário Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo, ainda não tem previsão. Figueiredo mora nos EUA e sequer apresentou defesa.
O governo federal quer apertar o cerco contra o crime organizado. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou nesta quarta-feira (22) ao presidente Lula e à Casa Civil o projeto Antifacção, que cria o novo tipo penal “organização criminosa qualificada”, com penas de até 30 anos de prisão para líderes e integrantes de facções.
O projeto institui um banco de dados nacional com informações detalhadas sobre criminosos, incluindo nome, pseudônimo, endereço e até DNA. A ideia é centralizar dados estratégicos para rastrear facções em todo o país. Lewandowski afirmou que o Estado precisa estar “mais organizado do que o crime”, cada vez mais sofisticado.
Entre as medidas previstas estão apreensão de bens e valores durante investigações, infiltração de policiais e colaboradores nas facções, criação de pessoas jurídicas fictícias para operações e monitoramento de encontros de presos ligados ao crime organizado.
A pena para organização criminosa simples sobe de 3–8 anos para 5–10 anos, e agravantes como aliciamento de crianças, domínio territorial, uso de armas restritas ou morte de agentes de segurança podem dobrar a punição.
Facções dominam
Lewandowski alerta que o domínio territorial das facções deixa comunidades vulneráveis, sem saneamento, escolas ou saúde. Para enfrentar o problema, o ministério planeja retomar territórios ocupados por criminosos, combinando ação policial e avanço de serviços públicos.
O endurecimento das penas, segundo ele, não é solução única, mas funciona como fator de dissuasão, especialmente para os membros de menor escalão das facções.
O movimento social “Mensageiros do Riso” está de volta às ruas com a missão de transformar solidariedade em sorriso. O grupo, formado por voluntários, realiza ações em comunidades carentes levando alimentos, brinquedos, e momentos de afeto. Nesta semana, o Blog do BG, entrou em contato com os responsáveis e eles produziram um vídeo, com intuito de sensibilizar a população sobre a importância do apoio financeiro ao projeto.
Uma das formas encontradas pelo movimento para levantar recursos é a venda de rosas, buquês, e doces em festas e eventos, revertendo 100% do valor para as ações sociais. Agora, o chamado é para que mais pessoas se juntem, doando, divulgando ou participando.
A próxima ação já tem data marcada: 09 de novembro, especial Dia das Crianças, trazendo alegria para as crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade. Para que isso seja possível, o grupo conta com doações por pix.
📌 PIX para doação: 84981047882
Titular: Raquel Maria Baracho da Silva
Além da doação financeira, os voluntários reforçam a importância de ampliar a rede de solidariedade. Quem deseja acompanhar, apoiar ou participar das próximas ações pode seguir o movimento no Instagram e entrar em contato.
O ex-vereador de Parnamirim, Epifânio Bezerra de Lima, e dois de seus assessores foram condenados pelo Ministério Público do RN por improbidade administrativa. A sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública confirmou que o trio usou cargos na Câmara de Vereadores para enriquecimento ilícito e favorecimento de parentes e aliados.
As investigações revelaram que os assessores eram “funcionários fantasmas”, recebendo salários públicos sem cumprir qualquer atividade. Uma das servidoras é sobrinha do ex-parlamentar e admitiu não frequentar regularmente a Câmara, alegando estudar medicina na Universidade Federal da Paraíba, enquanto era deslocada ao município a mando do tio.
O outro assessor confessou que não cumpria expediente formal, afirmando que só “passava informações das comunidades ao vereador”, mantendo-se à disposição dele.
Segundo o MPRN, a prática teve intuito claro de beneficiar familiares e aliados, usando dinheiro público para despesas pessoais e educação dos parentes.
Mesmo com otimismo interno, caciques do PT já descartam vitória de Lula no primeiro turno das eleições de 2026. Fontes ouvidas pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, apontam que a polarização política vai forçar o petista a disputar segundo turno, independente de melhora na economia ou da popularidade do presidente.
Segundo líderes do partido, uma direita dividida não ajudaria Lula a bater os 50% dos votos válidos logo de cara. “Mesmo com vários candidatos adversários, ele não passa no primeiro turno”, resumem interlocutores do PT, revelando insegurança rara entre os próprios aliados do presidente.
O nome mais temido do lado de lá é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), embora ele negue pretensão de disputar a Presidência e diga que foca na reeleição estadual. Caso Tarcísio mude de ideia, outros líderes regionais, como Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, poderiam integrar a chapa de oposição, enquanto candidatos isolados seriam engolidos pela disputa.
O recado é claro: o cenário eleitoral ainda está aberto, mas o que se desenha é um Lula vulnerável, sem força para atropelar adversários no primeiro turno. Para a direita, a oportunidade de retomar o Palácio do Planalto em 2026 nunca esteve tão palpável.
Tudo que Bolsonaro fala vira notícia. Faltou alguém aqui nos comentários dizer que a criança estava 100% vestida de soldado. Podem pesquisar no YouTube. Foi em Ribeirão Preto, antes de ontem. Vai lá assista, é so pesquisar. É bom que vcs vão ver a multidão o cara não podia nem andar na cidade, travou tudo. Será que os petistas tem coragem de asistir? Os que tiverem coragem arruma uma dor de barriga, o barro amolece na hora.
Está doendo em todos Bolsonaro 17 chega logo e deixa Lula na cadeia mídia suja
Edu, caso ele ganhe tomara que seja realmente o Mito. Não ganhará com meu voto disso tenho consciência limpa. Mas se ganhar e fizer alguma coisa boa, Amém. Se não fizer, Amém também. Só não vai ganhar com o meu voto; Pois para mim esse candidato está longe de cumprir com as obrigações de uma presidência.
Seria o maior retrosesso para o Brasil se esse maluco chegasse a presidente, que bom que ele não vai ganhar
“Retrosesso” é a sua gramática.
O professor deve ter sido o molusco.
??
Por que a mídia não se refere ao que Lula disse ao chamar "as mulheres de grelo duro" e ao dizer que "Pelotas é exportadora de viados"? Isso sem contar que há suspeita de ele ser o mandante da morte de Celso Daniel e outras 9 mortes por arquivamento de testemunhas? A mídia é podre, irresponsável e monstruosamente hipócrita.
Graças a Deus minha filha de 07 anos já sabe atirar com espingarda de chumbinho!
Matéria tendenciosa pra tentar denegrir a imagem de um candidato.
Eu não votaria nele, mas com tanta tentativa de queimar a imagem dele, vou acabar votando!
BG, poste aí o vídeo (sem cortes) para que todos possam ver e tirar suas conclusões. Notícia (que, no caso, essa não parece ser, mas algo direcionado a 'minar' candidatura, haja vista o termo 'ensinando', quando simplesmente foi feita uma pergunta a um garoto… ora, qual o menino que nunca brincou de polícia e ladrão, ou brincou com uma pistola, nem que fosse de água?) deve ser dada não só com ato isolado, mas verificando todo o contexto. Pelo visto e, estando a criança "fardada", não é de se entender que se trata de um evento de policiais, ou voltado àquele público?
Que medo desse homem! Tamos lascados.
Matéria tosca. É a cara da imprensa.
Ridícula
Cretina
Maldosa
Sem.contexto. o jornalismo em geral estar no volume morto. BOLSONARO2018
Rapaz, é brincadeira uma reportagem dessa natureza.
Não tem o q falar de negativo (corrupção) do MITO e ficam atrás
de babozeiras. Relaxem q entra em doer.
Ao inves desse lixo de matéria voces deveriam noticiar o sucesso da entrevista de ontem na Globo News com o futuro ministro da economia Paulo Guedes, uma verdadeira aula de como tirar o país deste caos!!! Rumo a vitória!!! Apresento-lhes Ordem ( Bolsonaro) Progresso ( Paulo Guedes)
Esse doido é mito,
Entrevistadora: Já sofreu algum tipo de violência sexual?
Marina Silva: Nunca. Quando éramos crianças, tínhamos uma espingarda. Eu e minhas irmãs a levávamos para cortar a seringa. Só uma delas sabia atirar e a gente se dividia na estrada para fazer o serviço mais rápido.
Entrevista concedida a revista Marie Claire em Março deste ano.
A candidata que andava com arma de fogo pra proteger a vida agora muda de opinião pra passar imagem de pacifista. Marina, saiba que teu premio não é o Nobel da paz e sim o Oscar de melhor atriz por ser boa fingidora. Que o eleitor tome ciência que você é tão falsa como uma nota de R$ 3,00.
Pra esses jornalistas aí o normal seria o garoto estar brincando de boneca?!?! Mimimi danado!!! Menino tem que brincar de que? Barbie? Eu brincava de polícia e ladrão!!
Agora menino brincar com bonecas pode…. e também escolher se quer ser do sexo masculino ou feminino…..
Sério ??? Isso é motivo de reportagem ???
Tudo o que o Mito disser vai ser combatido, mas a vitória está perto, ele vem ai.