Cidades

Em feito inédito, Prefeitura de Parnamirim entrega centenas de escrituras públicas à população

Divulgação 


Na noite desta quinta-feira (18), centenas de famílias de Parnamirim foram contempladas com a regularização de seus imóveis. De forma inédita na cidade, os títulos foram entregues à população gratuitamente.

No auditório Clênio José, o prefeito Rosano Taveira, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (Seharf), Rogério Santiago, e o presidente da Câmara Municipal, Wolney França, fizeram a entrega de um lote de escrituras públicas a 116 famílias que residem no Núcleo Marinho Chagas, no bairro Liberdade.

O evento foi marcado pela emoção dos contemplados e do anfitrião Rogério Santiago, que foi aplaudido inúmeras vezes e elogiado pela qualidade do serviço prestado. Até o momento, foram entregues à população pela Seharf mais de 300 títulos de regularização fundiária, documentos que representam garantias jurídicas e preço justo aos valores de mercado.

“Hoje, realizamos o sonho de 116 famílias parnamirinenses. A entrega das escrituras representa um momento muito especial para Parnamirim”, declarou Santiago. Ele ressaltou ainda a parceria com o 1º Ofício de Notas da cidade, que possibilitou a confecção dos títulos com custo zero para a população. “Agradecemos demais a confiança de Dr. Eguiberto Vale e de seus colaboradores”, concluiu.

A importância da regularização

Os imóveis com escritura pública têm muito mais valor no mercado. O processo de regularização fundiária dá ao cidadão o direito de ter a documentação oficial de sua casa.

Com essa ação, o poder público contempla uma parcela da população que reside em imóveis que muitas vezes não têm comprovação de propriedade.

Em alguns casos, a falta dessa escrituração do imóvel deixa toda uma área invisível ao poder público, dificultando a chegada de serviços básicos à sociedade, como distribuição de água, energia elétrica e saneamento.

Conheça a história de dona Dione

Residente no Núcleo Marinho Chagas há cerca de 23 anos, dona Dione tinha um único documento particular de compra e venda de sua casa. “O documento que eu tinha estava muito ruim. Uma chuva danificou a última página. Depois disso, só Deus mesmo”, enfatizou.

Para ela, a regularização era um sonho distante. Mas o destino mudou e “depois de décadas de espera, na primeira reunião, tivemos uma esperança e hoje estamos aqui, graças a Deus. Estou muito feliz!”, comemorou dona Dione na noite da entrega.

Ela recebeu a primeira escritura pública da noite das mãos do chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, que também estava emocionado com o momento. Depois de muito trabalho na habitação e na regularização fundiária em Parnamirim e outras cidades, Grec finalmente conseguiu entregar o documento a uma família.  

O prefeito Taveira, primeiro na história de Parnamirim a realizar a entrega de títulos de regularização fundiária, mencionou que agora as famílias do Marinho Chagas têm a verdadeira comprovação da propriedade de seus imóveis. “Esse é um documento que possibilita a transferência dos bens como herança para seus filhos, financiamento, e valorização de mercado. Todos que estão aqui nesta noite estão de parabéns”, disse.    

O secretário Rogério declarou que o trabalho de regularização deve continuar em Liberdade e em outros bairros da cidade. “Vocês são testemunhas desse momento e multiplicadores dessa informação. A concessão de escrituras públicas e regularização de imóveis não pode mais parar. Seguiremos firmes nessa missão também em outras áreas de nossa cidade”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputado pede apuração contra Lula por suposta prevaricação em caso Silvio Almeida

Foto: Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

O deputado Evair de Melo (PP-ES) apresentou, nesta segunda-feira (9/9), um requerimento solicitando o encaminhamento de uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar suposta prevaricação por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso envolvendo Silvio Almeida, ex-ministro dos Direitos Humanos.

Metrópoles, por meio da coluna de Guilherme Amado, revelou que Silvio Almeida era alvo de denúncias por suposto caso de assédio sexual. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Ainda de acordo com a coluna, Anielle Franco teria revelado os casos de importunação sexual a autoridades do governo Lula, incluindo autoridades próximas ao presidente. No entanto, o Palácio do Planalto não informou se o petista sabia do caso.

Com base nisso, o deputado destaca possível omissão do presidente em tomar medidas diante das acusações contra Silvio Almeida, o que pode configurar o crime de prevaricação.

“Lula admitiu publicamente ter conhecimento prévio de denúncias que relatam assédio sexual e moral cometido pelo ex-ministro Silvio Almeida. No entanto, as providências para investigar e apurar tais denúncias só foram anunciadas publicamente após a ampla repercussão do caso pela mídia”, argumentou o deputado federal.

Em nota oficial divulgada na sexta-feira (6/9), o governo Lula classificou as denúncias como “graves” e que a manutenção de Silvio Almeida no cargo era “insustentável”.

Para substituir Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos, Lula escolheu a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG), que tem atuação na promoção dos direitos das mulheres e combate a discriminação racial.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente Lula sanciona a nova Lei dos Concursos

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (9/9), o Projeto de Lei (PL) que cria a nova Lei dos Concursos. O PL n° 2258/2022 moderniza e unifica regras para concursos públicos de nível federal, o que promete reduzir a judicialização e tornar mais claras as regras dos concursos.

A sansação ocorreu em evento realizado no Palácio do Planalto. Entre as novidade trazidas pela lei, está a possibilidade de aplicação das provas total ou parcialmente a distância, pela internet.

Segundo o texto, essa modalidade pode ser aplicada desde que seja garantida a igualdade de acesso aos candidatos. Esse trecho ainda precisa ser regulamentado pelo Executivo.

Vale lembrar que a nova lei tem um período de transição, passando a ser obrigatória em 1º de janeiro de 2028. Ainda assim, a sua aplicação pode ser antecipada por meio de ato que autorizar a abertura de cada concurso público.

Embora a lei se aplique principalmente aos concursos federais, ela também permite que estados, o Distrito Federal e municípios atualizem suas normas de seleção.

As regras, entretanto, não se aplicam a concursos para juízes, membros do Ministério Público, ou empresas públicas e sociedades de economia mista que não recebem recursos governamentais para despesas de pessoal ou custeio.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAVERO: Carlos Eduardo cai quase 7% e diferença para Paulinho Freire despenca

 

 

 

Mais uma pesquisa de opinião sobre a preferência do eleitorado natalense constata o avanço da candidatura de Paulinho Freire a prefeito de Natal.

A pesquisa DataVero/98fm divulgada nesta segunda-feira (09), apontou que Paulinho Freire é o candidato que mais cresce na série de pesquisas realizadas pelo instituto e que a diferença para o primeiro colocado segue em queda.

De acordo com os números DataVero, Paulinho tem 22,6% na pergunta estimulada, quando os números são apresentados ao eleitor.

 

No levantamento anterior, realizado em agosto, Paulinho tinha
19,8% da preferência do eleitorado.

 

Na pergunta espontânea, Paulinho atingiu os 17,4%, um crescimento de 5,3% em relação à pesquisa anterior.

 

 

A pesquisa DataVero realizou mil entrevistas, nos dias 7 e 8 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro é o RN-05352/2024.

Opinião dos leitores

  1. Nós já conhecemos a gestão insossa de C.E. Ele se vangloria dos feitos, mas foram 4 mandatos. Divida o q ele fez por 4 e veja que é quase nada. Muito foi o atraso e desrespeito com o servidor público que deixou como sua marca.

  2. Meu patrão quando as urnas forem apuradas ,será uma vergonha coletiva dos institutos de pesquisa….kkkkk

  3. Vão para rua,ver o que está acontecendo saiam do ar condicionado, é o contrário do que vocês estão dizendo,vocês quanto mais batem mais ele sobe, vão ser muito desmoralizado.

  4. Carlos Eduardo Alves já teve quatro oportunidades de governar Natal. Agora é a vez de outro!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Deolane Bezerra descumpriu medida judicial assim que saiu da cadeia

Foto: Genival/AgNews

Mal deixou a cadeia nesta segunda-feira (9/9), em Recife (PE), a advogada Deolane Bezerra descumpriu determinações da Justiça para cumprir prisão domiciliar em seu endereço residencial. A influenciadora tem três mansões em São Paulo.

Em sua decisão, a qual o Metrópoles teve acesso, o desembargador Eduardo Guilliod Maranhão impôs regras para que a influenciadora pudesse sair da Colônia Penal Feminina Bom Pastor, onde estava desde o último dia 4.

Entre elas, está a determinação de não se manifestar em redes sociais e nem com a imprensa. Deolane, porém, assim que saiu, falou com jornalistas que estavam em frente à unidade prisional com microfones e gravadores em punho. Até a tarde desta segunda-feira, o perfil da influenciadora contava com 21,5 milhões de seguidores no Instagram.

“Abuso de autoridade do Estado de Pernambuco. Não há nenhuma prova sequer contra mim. Isso é uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade por parte do delegado Paulo Gondim. Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada,” disse a influencer a jornalistas.

Além de não falar com a imprensa, o magistrado determinou que ela seja monitorada com tornozeleira eletrônica, compareça quando for intimada e não mantenha contato com os outros investigados. A mãe de Deolane, presa no mesmo dia que a filha, segue atrás das grades.

Ambas foram detidas durante a Operação Integration, que tem como objetivo acabar com um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. As investigações foram iniciadas em abril de 2023.

Em seu Instagram, a influencer publicou uma foto com a boca tampada com um papel, que continha um X desenhado em vermelho, e deixou uma legenda sugestiva: “Carta aberta…”. A postagem faz referência à carta publicada em seu perfil nesse domingo (8/9).

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Voz de Darth Vader e Mufasa, James Earl Jones morre aos 93 anos

Foto: Reprodução

O ator James Earl Jones morreu nesta segunda-feira (9/9), aos 93 anos. De acordo com o Deadline, ele estava em casa, em Nova York, nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Conhecido como a voz do icônico personagem Darth Vader, o norte-americano estrelou filmes como Um Príncipe em Nova York e Campo dos Sonhos, além de dublar Mufasa no live-action de O Rei Leão.

Seus trabalhos artísticos lhe renderam os maiores prêmios do entretenimento estadunidense. Ele conquistou Emmy, Grammy, Oscar e Tony e se tornou parte de uma classe conhecida como Egot.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Maduro diz que conta com “países amigos” para vigiar a oposição

Foto: Alfredo Lasry/Getty Images

Nicolás Maduro voltou a acusar a líder da oposição, María Corina Machado, de planejar crimes na Venezuela, e insinuou que conta com a ajuda de “países amigos” para receber informações sobre opositores. A revelação aconteceu na última quinta-feira (5/9).

O líder chavista afirmou que autoridades venezuelanas devem trazer a tona “planos criminosos” da oposição nos próximos dias. Na fala, Maduro elogiou os serviços de inteligência venezuelanos pelo trabalho, e citou “amigos extraordinário” de países aliados como parte da suposta investigação.

“Vocês saberão nas próximas horas e nos próximos dias os planos criminosos que estamos, em tempo real, desvendando, e os criminosos que estamos capturando. São planos fascistas, diabólicos”, disse Maduro durante a inauguração de um centro médico na Venezuela. “Mas felizmente temos uma inteligência e uma contra inteligência e alguns organismos de segurança, e amigos extraordinários entre o povo de diferentes países do mundo que nos informam o tempo todo”.

Maduro não apresentou provas da acusação contra María Corina Machado, assim como não detalhou sobre quais países estariam monitorando a oposição da Venezuela.

A revelação do herdeiro político de Hugo Chávez acontece dias depois de a Justiça da Venezuela pedir a prisão de Edmundo González, que disputou as eleições presidenciais do último dia 28 de julho e se diz o verdadeiro vencedor do pleito.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO COMPLETO] O BLOGDOBG faz correção de post realizado na manhã de hoje sobre prefeito de cidade do RN

O Blog do BG recebeu um vídeo na manhã de hoje, com recortes distorcendo as palavras do prefeito de José da Penha, Doutor Raimundinho.

Agora recebemos o vídeo do comício na íntegra e com isso, viemos nos retratar fazendo a publicação das imagens completas e apagando a postagem anteriror. Pedimos desculpas ao prefeito e aos seus eleitores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Helicóptero cai, pega fogo e deixa dois mortos em Caruaru

Duas pessoas morreram na queda de um helicóptero na zona rural de Caruaru na tarde desta segunda-feira (9). Populares que estavam perto da área da queda, uma região de mata no bairro Nina Liberato, filmaram a aeronave destruída no chão e em chamas. Uma pessoa sobreviveu ao acidente.

Segundo informações iniciais de moradores que estavam no local, três pessoas estavam na aeronave. Uma delas, que não teve o nome divulgado, conseguiu sair das chamas. Uma equipe do corpo de Bombeiros e o Samu estão no local. A Polícia Militar também foi acionada.

Segundo apuração do Grupo Asa Branca, ao qual pertence a TV Asa Branca, um dos mortos é o piloto da aeronave. O homem que conseguiu sobreviver teve queimaduras pelo corpo e foi socorrido por populares para uma unidade hospitalar de Caruaru.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Macaé Evaristo se manifesta após indicação; “Muita responsabilidade”

Reprodução / redes sociais

Indicada para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a deputada estadual Macaé Evaristo (PT) afirmou que “esse é um chamado de muita responsabilidade”. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9/9), após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a nova ministra.

Em uma publicação nas redes sociais, Evaristo se manifestou pela primeira vez após o convite. “É com muita honra que aceitei, nesta segunda-feira, o convite do presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania”, disse a deputada.

“Nosso país tem grandes desafios e esse é um chamado de muita responsabilidade. Temos muito trabalho pela frente e sigo esperançosa, com o compromisso de uma vida na luta direitos”, pontuou Evaristo.

Macaé é professora e foi eleita em 2022 para seu primeiro mandato como deputada estadual por Minas Gerais. Ela foi a primeira mulher negra a ocupar secretaria municipal de Educação de Belo Horizonte.

Também já integrou o governo federal, entre 2013 e 2014, como titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).

Ela assume o lugar de Silvio Almeida, que foi demitido na última sexta-feira (6/9) após acusações de assédio sexual. O caso foi revelado pelo Metrópoles, na coluna de Guilherme Amado. Entre as vítimas estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *