Jornalismo

Em gravação, filha de Henrique Alves diz que é contra transferência do pai para Brasília e mostra trabalho de bastidores para evitar

Por Matheus Leitão / O Globo

Em relatório apresentado pela Polícia Federal no fim do mês de agosto, a equipe da Operação Manus cita ligação em que Andressa Alves, filha do ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, diz que é contra a transferência do pai para um presídio em Brasília.

A ligação foi feita no dia 23 de agosto entre Andressa e Eduardo Alves, outro filho do ex-ministro, preso em junho após a operação que investigou corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal (RN).

Andressa deixa claro que não concorda com a “transferência do processo” para Brasília, já que a mudança também levaria à mudança de seu pai de Natal para um presídio na capital federal.

Andressa conta ao irmão que o pai deixou a decisão sobre a transferência do processo em suas mãos, para que ela e a esposa do ex-ministro, Laurita Arruda, conversassem sobre o assunto. “Meu pai falou que não tem estrutura emocional pra tomar uma decisão dessa, que era pra ‘mim’ ligar pra Laurita, e eu e ela decidir isso”, comenta.

Em outro momento da gravação, Andressa reforça o temor dela de que o pai deixe Natal e vá para Brasília. “[…] Tem que entrar com o negócio aí, porque se o processo sair daqui […], se o Juiz aceitar, meu pai pode ser transferido pra Brasília, e aí, olha a merda”, afirma ela no áudio interceptado pela PF.

Ela ainda firma que Henrique Eduardo Alves estava “abalado”, na ocasião, por uma decisão contrária da Justiça. A filha do ex-ministro também mostra preocupação com a lentidão do processo e diz que tem pressionado o advogado Marcelo Leal, que faz a defesa de Henrique Alves, para agilizar o trâmite no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“[…] Na minha cabeça, ele tem que dar prioridade para o meu pai, porque meu pai é um réu preso cara, sem motivo, olha a idade do meu pai, entendeu?”, questiona Andressa ao irmão.

No diálogo com o seu irmão Eduardo, Andressa ainda afirma que é necessário agilizar o que ela chama de “negócio no STJ”. “Esse negócio do STJ, tem que entrar o quanto antes, não dá pra esperar quinze dias, dez dias, entendeu”, diz ela.

Como revelou o Blog, a PF suspeita, ao interceptar outras conversas em outubro, que o senador Garibaldi Alves, primo de Henrique Eduardo Alves, Andressa e outros familiares buscaram ajuda do ex-presidente José Sarney para conseguir uma “soltura antecipada” do peemedebista, influenciando o julgamento de um habeas corpus na corte.

Já no diálogo interceptada em agosto pela PF, que o blog reproduz a seguir, Andressa afirma ao irmão Eduardo que o advogado Marcelo Leal chegou a chamar a atenção dela para as mensagens que ela enviava no celular. Segundo a filha do ex-ministro, ela respondeu que não mandaria mais.

No relatório entregue em agosto, a PF destaca ainda que, ao final da ligação, Andressa pede a seu irmão Eduardo que “fale com uma pessoa para conversar com algum conhecido, bem como cita ainda que [o advogado] Marcelo Leal possui [alguém] que falaria quando pedisse, sugerindo no sentido de agilizar uma votação no STJ”.

O ex-ministro e ex-presidente da Câmara permanece preso na Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte, onde tem reclamando apenas da “água fria” da prisão, conforme revelou uma terceira transcrição de diálogo gravado e obtida pelo Blog.

Na ligação realizada em agosto, a família de Henrique Alves se preocupa de estar falando no telefone “normal”, assim como ocorreu nas interceptações relacionadas à “tentativa antecipada” da soltura do peemedebista. “Seu irmão desconversa para não falarem maiores detalhes na ligação”, diz a Polícia Federal no relatório.

Veja abaixo a íntegra da ligação:

ANDRESSA: e aí, tá viajando já?

EDUARDO: acabei de chegar no aeroporto

ANDRESSA: ah, você nem escreveu nada pro papai

EDUARDO: eu escrevi pra Laurita, um monte de coisas para ela passar pro meu pai

ANDRESSA: ah, como é que ela vai passar se ela não tem impressora, reenvia aí o que tu escreveu pra ela, que eu imprimo aqui e levo pra ele amanhã

EDUARDO: tá, mas acho que dá para melhorar, eu escrevi mais pra ela assim (…)

ANDRESSA: então escreve alguma coisa aí… escreve alguma coisa aí e daí eu pego e mando pra ele, eu vou levar amanhã

EDUARDO: tá

ANDRESSA: é, o Bruno falou que (…), o cara indeferiu, não deu monocraticamente

EDUARDO: é, você falou, eu sabia, o cara não dá essas coisas assim não, morrendo de medo, todo mundo

ANDRESSA: é, então tá

EDUARDO: então tá

ANDRESSA: então manda aí, um negócio, alguma coisa que ele vai gostar, ele tá meio abalado hoje, por conta disso, entendeu? não sabe mais quanto tempo, tal

EDUARDO: aí pra Turma é o que, vai ser quanto tempo? semana que vem

ANDRESSA: pois é, não sabe, não sabe

EDUARDO: mas mesmo assim, se ganhasse ia até o outro ainda? não é

ANDRESSA: é, mas o outro entra automático, entendeu? o problema é que o Marcelo quer tirar o processo daqui, se tirar o processo daqui, papai pode ser transferido, e tem prazo, é até o dia quatro que tem que tirar o processo daqui

EDUARDO: mas Marcelo tá chegando aí hoje, né?

ANDRESSA: não, Marcelo tá aqui já pra falar com meu pai, eu e Laurita, a gente não concordou não. meu pai falou que não tem estrutura emocional pra tomar uma decisão dessa, que era pra “mim” ligar pra Laurita, e eu e ela decidir isso, que entrava hoje com esse negócio de competência ou se esperava mais uns dez dias que o Juiz deu de prazo, entendeu? pra todo mundo pra ele apresentar defesa, aí a gente pediu…

EDUARDO: e o Marcelo acha o que?

ANDRESSA: Marcelo acha que se entrar hoje, eu e Laurita, a gente não concordou, não tem diferença nenhuma entregar hoje, só vai ter que o Marcelo vir aqui mais uma vez

EDUARDO: aí ele tá lá com meu pai, é isso?

ANDRESSA: é, meu pai falou que ele sozinho não toma essa decisão não, que ele vai ouvir a mulher e a filha dele, entendeu? aí eu liguei pra Laurita, aí meu pai falou: “ligue pra Laurita, conte com ela, o que vocês duas decidirem aí eu topo, eu não tenho emocional pra decidir isso”, ele não quer ir pra Brasília, nem passa pela cabeça dele ir, agora se o processo sair daqui, fudeu, aí eu tava querendo agilizar, vê se o STJ vota antes do dia quatro, que é o prazo que termina aqui, entendeu? agora eu não sei se isso demora, se não demora, se pode ser semana que vem, não entendi isso não

EDUARDO: o Marcelo fica aí até quando?

ANDRESSA: vai embora amanhã, cinco da tarde, que é o voo dele, ele ia [estar] com o Juiz agora cinco da tarde, só que o Marcelo é meio cismado comigo né, porque eu fico mandando mensagem pra ele, não ia mandar, tem que ficar tranquilo, tal, só que assim cara, tem que alguém cobrar as coisas, que ele não tem só meu pai como cliente, entendeu?

EDUARDO: e ele falou com você?

ANDRESSA: não, ele falou: “Andressa, eu me preocupo muito com você, você fica mandando muita mensagem, não sei o que”, falou isso, entendeu? falei: “não, beleza, eu não vou mais mandar mensagem não”, só que na minha cabeça, ele tem que dar prioridade para o meu pai, porque meu pai é um réu preso cara, sem motivo, olha a idade do meu pai, entendeu?

EDUARDO: não, ele tá dando, fazendo o que pode

ANDRESSA: tá dando, mas tem que agilizar esse negócio do STJ, tem que entrar o quanto antes, não dá pra esperar quinze dias, dez dias, entendeu? que tem que entrar com o negócio aí, porque se o processo sair daqui, o Juiz pode aceitar que o processo saia e pode aceitar que o processo não saia, se o Juiz aceitar, meu pai pode ser transferido pra Brasília, e aí, olha a merda, Marcelo falou que tudo pode acontecer, entendeu? hoje a realidade é essa, que a gente esperava que o cara desse monocraticamente, não deu, vai levar pra Turma, a Turma tem um prazo aí de dez a quinze dias, não sabe se é esse tempo, entendeu? pode ser mais, pode ser menos, tem que se trabalhar ainda, o Marcelo tem que correr atrás, só que quando ele chega em Brasília, tem mil cliente, mil coisas pra resolver, aí fudeu, aí você não vai tá em Brasília também, aí fudeu mais ainda

EDUARDO: não, eu não ajudo em nada, vou fazer o que?

ANDRESSA: não, mas tipo assim, (…) lá nos bastidores, ir aqui ir ali, falar com Carlinhos, ir no outro lado, perguntar se pode agilizar

EDUARDO: não, Carlinhos não ajuda em nada

ANDRESSA: não, mas Marcelo, Marcelo Leal deixou uma pessoa lá, amigo dele pra falar quando pedir

EDUARDO: Andressa, não vou falar agora não, tô nem falando em (…) normal, depois eu ligo pra você.

ANDRESSA: tá, beleza, ah é, nem lembrei

EDUARDO: vou mandar a carta

ANDRESSA: manda a carta tá

EDUARDO: tá

Procurado pelo Blog, o advogado de Andressa, Erick Pereira, afirma que não pode comentar as informações porque elas estão sob sigilo. Segundo ele, quando o sigilo da investigação for retirado pela Justiça, as explicações serão feitas para a coluna.

O advogado de Henrique Alves, Marcelo Leal, afirmou que havia traçado a estratégia para que o habeas corpus relacionado ao processo de Brasilia fosse julgado antes de um HC no Rio Grande do Norte para que, tecnicamente, não caísse um dos fundamentos para a manutenção dele em Natal. “Essa é uma decisão técnica e jurídica”, disse Leal.

Henrique Alves foi alvo de duas operações no mesmo dia, em junho, quando teve dois mandados de prisão contra ele, um dentro da Manus, um desdobramento da Lava Jato, e outro relacionado à Cui Bono, daí a existência de dois processos.

Marcelo Leal afirma também que, em relação a transferência do ex-ministro para Brasília, isso sempre foi uma preocupação da família, radicada no Rio Grande do Norte, e da defesa, já que é direito do preso cumprir a prisão próximo de parentes.

Segundo advogado, a preocupação com as mensagens, citada por Andressa na ligação, não se referia ao conteúdo delas, mas ao volume, que, de acordo com o defensor, atrapalhavam o exercício da defesa.

Marcelo Leal ainda afirma que tem uma equipe de advogados e estagiários com ordem para, de fato, agilizar os processos nos tribunais, ainda mais se tratando de réu preso. “Não só não há nenhuma ilicitude nisso como é o que se espera de uma advocacia diligente”, afirmou o advogado criminalista.

Opinião dos leitores

  1. Pôxa o cara fez, aconteceu e deve pagar por isso, agora, querer condenar uma filha que defende o pai é demais.

  2. De qualquer forma , existe preocupações entre o preso e familiares . A saída do prisioneiro Henrique Alves . para Brasília , estas trocas de mensagens é um prato cheio para a polícia federal , e mais complicações para família Alves , que começa a abrir novos caminhos para novas prisões na família Alves .

  3. Toda essa lorota dentro do quartel da PM. O medo de ir pra Brasília era gigante, pq aqui na terrinha é mais fácil comandar seus pau mandado e desfrutar das mordomias. Pense numa quadrilha e num verdadeiro bandido! Agora já que tem provas de todos, enjaula todo mundo e fica td certo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil tem menor nível de criação de empregos formais dos últimos 5 anos no mês de agosto

Foto: Reprodução/Agência Brasília

O Brasil criou 147.358 empregos com carteira assinada em agosto, uma queda de 38% em relação ao mesmo mês do ano passado. O patamar é o menor para o mês desde 2020, quando o Caged dotou uma nova metodologia.

Os índices mostram que foram 2,24 milhões de admissões e 2,1 milhões de desligamentos formais no período, segundo dados do novo Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta segunda-feira (29).

O índice mede o emprego com carteira assinada no país. No acumulado de janeiro a agosto, foram criadas mais de 1,5 milhão de vagas e, nos últimos 12 meses, 1,44 milhão de vagas foram abertas.

Segundo o levantamento, foram registrados saldos positivos em quatro dos cinco grupos de atividades econômicas:

  • Serviços +81.002 (+0,34%)
  • Comércio +32.612 (+0,30%)
  • Indústria +19.098 (+0,21%)
  • Construção +17.328 (+0,57%)

O único grande grupamento que registrou saldo negativo foi a Agropecuária (-2.665 ou -0,14%). As UFs com maior saldo foram:

  • São Paulo (+45.450)
  • Rio de Janeiro (+16.128)
  • Pernambuco (+12.692)

Os estados com menores saldos em agosto foram Paraíba (+1,61%), Rio Grande do Norte (+0,98%) e Pernambuco (+0,82%).

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ceará-Mirim recebe o Projeto InspirAÇÃO com Diego Ribas e Bruna Letícia nesta terça (30)

Na próxima terça-feira, 30 de setembro, Ceará-Mirim será palco do Projeto InspirAÇÃO, uma iniciativa pioneira do Sebrae/RN que une saúde emocional, responsabilidade afetiva e mentalidade empreendedora para transformar a realidade de alunos, famílias e escolas da rede pública.

O evento acontecerá na Escola Municipal Professora Adele de Oliveira, das 9h às 12h, e contará com a presença especial dos embaixadores do projeto:

• Diego Ribas, ex-jogador profissional (Santos, Atlético de Madrid, Flamengo, Seleção Brasileira) e comentarista do Grupo Globo;
• Bruna Letícia, influenciadora e criadora de conteúdo, que também levará uma mensagem de inspiração e motivação aos estudantes.

Eles irão compartilhar experiências de vida e carreira com alunos do 8º e 9º ano, incentivando sonhos e novos projetos para o futuro.

Programação e Atividades

A agenda contará com palestras motivacionais, oficinas, mentorias coletivas, jogos digitais, cartilhas educativas e atividades culturais, incluindo formações específicas para os educadores, com o objetivo de fortalecer o ambiente escolar.
“É uma honra para nossa cidade receber um projeto desse porte, que traz não apenas conhecimento, mas também motivação e esperança para nossos jovens. A presença de Diego Ribas e Bruna Letícia valoriza nossos estudantes e reafirma o compromisso da gestão com a educação e o futuro da nossa juventude”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
Sobre o Projeto
O InspirAÇÃO é fruto da parceria entre o Sebrae/RN e o movimento Enquanto Fôlego Houver, já reconhecido em escolas do Rio de Janeiro.
Nesta primeira fase, o projeto será realizado apenas em Natal e Ceará-Mirim, com previsão de expansão para outros municípios em 2026.
Os estudantes que mais se destacarem nas atividades serão premiados com uma missão técnica, junto a professores indicados pelas escolas.
📅 Agenda – Ceará-Mirim
•Data: Terça-feira, 30 de setembro de 2025
•Local: Escola Municipal Professora Adele de Oliveira
•Horário: 9h às 12h

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arquidiocese de Natal divulga programação da festa dos Santos Mártires 2025

Foto: Demis Roussos/Arquivo Assecom

A Arquidiocese de Natal celebrará a festa dos Santos Mártires no dia 3 de outubro, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. A programação da semana inclui celebração de missas às 5h e 19h30, além de recitação do terço de São Mateus Moreira às 12h. A partir das 18h acontecem as apresentações culturais.

Veja a programa especial para o dia 3 de outubro

No dia 3 de outubro, feriado no estado do Rio Grande do Norte, a programação da festa, no Santuário dos Mártires, em Uruaçu, será intensa:

 4 h – Caminhadas, saindo de Macaíba e de São Gonçalo do Amarante, com destino a Uruaçu;
. 5h – Missa, presidida pelo Padre Alexsandro de Lima Freitas, da Comunidade Canção Nova;
. 7h – Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, transmitida pela TV Canção Nova;
. 9h – Missa, presidida pelo Padre João Gabriel Ribeiro, pároco de São Gonçalo do Amarante;
. 10h – Missa, presidida pelo Padre Manoel Henrique de Paiva, pároco da Paróquia de Jesus Bom Pastor, em Natal;
. 12h – Missa, presidida pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento;
. 15h – Recitação do Terço da Misericórdia, transmitido pela TV Canção Nova;
. 16h – Lançamento do longa-metragem documental “Santos Mártires – das relíquias à devoção”;
. 17h – Missa solene, presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso;
. 18h30 – Show e gravação do DVD, ao vivo, dos missionários Ana Clara e Ítalo Poeta e Banda Exército de Deus.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Por acordo em Gaza, Trump recebe Netanyahu: “Estou confiante”

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, chegou no início da tarde desta segunda-feira (29/9) à Casa Branca, em Washington (EUA). Ele foi recebido pelo presidente Donald Trump para discutir o fim do conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Mais cedo, a secretária de imprensa do governo norte-americano, Karoline Leavitt, informou que um acordo de paz está “muito próximo”.

A porta-voz adiantou que Trump discutirá com Netanyahu o plano de paz com 21 pontos para pôr fim à guerra. Na semana passada, o documento foi apresentado pelo presidente norte-americano durante reuniões com líderes árabes e muçulmanos à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Na recepção ao primeiro-ministro, um jornalista perguntou se Trump está confiante que será feito um acordo de paz em Gaza em breve. O presidente norte-americano consentiu com a cabeça e respondeu: “Eu estou”. Netanyahu não reagiu.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro está no exterior para fugir da lei e determina notificação de denúncia por edital

Foto: Divulgação/STF/Câmara dos Deputados/ND

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (29) que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está dificultando o processo de notificação sobre a denúncia oferecida contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo Moraes, Eduardo está fora do Brasil para fugir de uma “possível responsabilização judicial”, evitando a aplicação da lei. O deputado está morando nos Estados Unidos desde o início do ano.

Por isso, o ministro relator do caso determinou que a notificação dele seja feita via edital. No caso do outro denunciado, Paulo Figueiredo, a notificação será feita via cooperação internacional, por carta rogatória.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atletismo

Potiguar Thalita Simplício confirma favoritismo e conquista o tetra mundial nos 400m

Foto: Cris Mattos / CPB

A potiguar Thalita Simplício confirmou seu favoritismo e conquistou o tetracampeonato mundial dos 400m T11 (deficiência visual) com o tempo de 59s76. Thalita, que nasceu com glaucoma, já havia vencido a mesma disputa em Kobe 2024, Paris 2023 e Dubai 2019, mas havia sido prata nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Com isso, conseguiu retomar o primeiro posto na prova que é a sua especialidade.

É a nona medalha de Thalita Simplício em Mundiais de atletismo, uma das principais medalhistas do país na história da competição.

“Para quem me acompanha de perto, sabe que não só a medalha, mas o fato de estar aqui já diz muita coisa sobre o meu caráter. Esse ano está bem difícil mentalmente. […] Agora, até 2028, tenho um tempo para colocar a ‘caixinha’ em ordem. Está bem desorganizada. Eu preciso de férias. A medalha vai servir para organizar o que está bagunçado”, analisou Thalita após a vitória.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que pretende levar Janja para reunião com Trump; ela ri e nega

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta segunda-feira (29/9), da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília (DF). Durante discurso, ele fez elogios à primeira-dama, Janja Lula da Silva, e afirmou que vai levá-la para a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — o encontro está sem data definida, após o líder norte-americano citar essa possibilidade durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

“Quando eu for conversar com Trump, vou levá-la”, afirmou o petista. A primeira-dama respondeu com um sinal de “não”.

“Quando ela [Marisa] morreu eu achei que o mundo tinha acabado. E eis que Deus é tão poderoso que me deu a Janjinha”, disse Lula. “Obrigado, Janjinha, por ter nascido e ter conhecido essa pérola de homem que você encontrou para casar. Eu brinco muito com a Janjinha que a Unesco já deu uns 10 prêmios para ela de mulher mais bem casada do planeta terra”, brincou.

Durante o evento, o presidente assinou a sanção do projeto de lei que prorroga a licença-maternidade e o salário-maternidade em casos de complicações médicas durante o parto.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Veja imagens da operação na Redinha que apreendeu drogas avaliadas em mais de R$ 120 milhões

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Divulgação

A Receita Federal, em operação conjunta com policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos de Natal (DENARC/Natal), realizou entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (29), na Praia da Redinha, Zona Norte de Natal, a apreensão de aproximadamente 1,2 tonelada de cocaína. O entorpecente está avaliado em mais de R$ 150 milhões. Três pessoas foram presas durante a operação.

Na primeira fase da operação, ainda na madrugada, as equipes localizaram cerca de 600 kg da droga que estavam sendo transportados em um veículo, com indícios de que seriam encaminhados para uma embarcação no Porto de Natal. Além do entorpecente, dois carros também foram apreendidos.

Já pela manhã, na continuidade das diligências, as equipes da Receita Federal e Polícia Civil, localizaram outros 600kg de cocaína em uma área de prainha, próxima a um manguezal, também na Redinha. A suspeita é de que o material tenha sido abandonado pelos investigados ao perceberem a aproximação das autoridades. O apoio de embarcações foi fundamental para o êxito da ação.

A operação reforça o compromisso da Receita Federal no combate ao contrabando, descaminho e tráfico de drogas. Por meio de inteligência, análise de risco e vigilância aduaneira, a Receita atua de forma estratégica para desarticular organizações criminosas e impedir a entrada de entorpecentes no país.

A integração entre a Receita Federal e a Polícia Civil evidencia a importância da cooperação entre instituições, ampliando a eficácia das ações conjutas e somando inteligência e capacidade operacional. Essa união garante respostas rápidas e efetivas à sociedade em defesa da legalidade, da economia e da segurança pública, representando uma das maiores apreensões de cocaína já registradas no Rio Grande do Norte.

Após os procedimentos legais, a droga foi encaminhada aos órgãos competentes, que darão continuidade às investigações com o objetivo de identificar outros envolvidos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Michelle Bolsonaro processa Joice Hasselmann e pede retirada de vídeo

Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) entrou com uma ação judicial contra a ex-deputada Joice Hasselmann, o podcaster Pedro Mendonça e o Google Brasil (YouTube). O processo pede a retirada de um vídeo do YouTube e, ainda, o pagamento de indenização por danos morais.

Em entrevista ao Content Podcast, de Pedro Mendonça, publicada em 28 de agosto, a ex-deputada afirmou que Michelle foi amante de Jair Bolsonaro (PL) antes do casamento e que teria tido uma filha com um homem casado.

“Michelle é um horror. É de baixíssimo nível. Vem de uma família de baixíssimo nível, com a mãe processada, a avó presa por tráfico, tios presos. Ela mesma teve um caso com o [Jair] Bolsonaro enquanto o Bolsonaro era casado com outra. Então, ela era amante do Bolsonaro. A crentinha era amante do Bolsonaro”, disse Hasselmann, que já foi aliada de Bolsonaro, mas rompeu com o ex-presidente e tornou-se uma de suas principais críticas.

“Antes disso, ela teve um caso com um homem casado. Engravidou da 1ª filha, que ela escondeu durante a campanha”, acrescentou.

O advogado de Michelle entrou com um pedido de tutela de urgência (liminar) para a retirada imediata do vídeo, alegando se tratar de conteúdo difamatório. Em 19 de setembro, a juíza Thaís Araújo Correia, da 17ª Vara Cível de Brasília, negou a urgência em se excluir a gravação. Eis a íntegra da decisão (PDF – 43 KB).

Na decisão, a juíza afirmou que cabe aplicar o princípio da proporcionalidade diante do conflito entre a liberdade de expressão e o direito à imagem. Disse também que, por ser pessoa pública, a vida privada de Michelle sofre mitigação diante do interesse coletivo na informação.

“Deve-se registrar que a vida privada, a intimidade e a imagem da pessoa pública sofrem natural mitigação frente à liberdade de informação e suas prerrogativas inerentes de opinar e criticar. Assim, eventual excesso no exercício do direito à liberdade de expressão deve ser analisado após o adequado contraditório e instrução processual. Ante o exposto, indefiro o pedido de urgência”, escreveu a juíza na decisão.

O mérito da ação ainda será analisado. A decisão não encerra o processo, que segue em curso e pode resultar em indenização ou outras determinações.

O Poder360 tentou entrar em contato com Joice Hasselmann para pedir um posicionamento da ex-deputada sobre o processo, mas não teve sucesso em encontrar um telefone ou e-mail válido.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Vixe! Pensei que a família Bolsonaro era a favor da liberdade de expressão “infinita e ilimitada”

  2. Pq Michele nao vai a público desmentir? Eu vou dizer pq: pq ela sabe que é tudo verdade.
    Se fosse mentira ela já teria vindo a público pra trazer a verdade. So lhe resta pedir a justiça que esconda o vídeo mesmo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

No próximo domingo (5) acontece a Caminhada e Corrida do Médico

Fotos: Divulgação 

Caminhada e Corrida do Médico

Tá na hora de calçar o tênis e entrar na corrida pela vida!

No próximo domingo, 5 de outubro, às 6h da manhã, acontece a Caminhada e Corrida do Médico, em Natal. Uma manhã de movimento, energia e saúde, em alusão ao Outubro Rosa, com percurso exclusivo na Avenida Hermes da Fonseca, de 5 e 10 quilômetros.

E o melhor: este evento é aberto a toda a sociedade! Ou seja, não é apenas para a categoria médica — todos estão convidados a participar, correr, caminhar e se unir nessa causa tão importante.

Venha mostrar que a prevenção do câncer de mama começa com atitude. Cada passo é um gesto de apoio e conscientização. Traga seus amigos, família e colegas para colorir a cidade de rosa.

Restam poucas vagas! Inscreva-se diretamente na sede da AMRN que está localizada na Av. Hermes da Fonseca, 1396, Tirol (em frente ao Hospital de Guarnição do Exército e ao lado do Museu Câmara Cascudo)ou pelo Instagram da Associação Médica o @associacaomedicarn pelo link que está na bio 👉 https://bit.ly/CORRIDA2025

As Entregas dos kits acontecem nesta quinta-feira e no sábado na Associação Médica do RN das 10h às 18h.

Mais informações: (84) 99921-3091

💎 Organização: Associação Médica do RN – AMRN
💎 Apoio: Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional RN

💎 Patrocinador Diamante
Sicredi

🥇 Patrocinadores Ouro
Prefeitura do Natal, Ecocil, BYD | Carmais, Unimed Natal, Clínica Tirol, Oyo Solution, Hospital Gastroprocto

🥈 Patrocinadores Prata
Fecomércio RN (Sesc | Senac), PHB, Prudential, Stanford, Instituto Wilson Rosado, Hospital Rio Grande, Incor Natal, Clínica Pedro Cavalcanti, Hospital VITA, DNA Center, Coopmed-RN

✨ Venha fazer parte desse grande movimento de esporte, saúde e prevenção!

Opinião dos leitores

  1. Essas interdições das vias públicas tá virando uma epidemia, tá um pé no saco, toda semana é essa fuleiragem, espero que os organizadores desses eventos 100% privados, esteja remunerando os servidores públicos estaduais e municipais quer perdem o fim de semana pra trabalhar nesses EVENTOS PRIVADO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *