Diversos

Em nota, Sindicato dos Servidores do Ministério Público do RN condena atitude de procurador-geral Rinaldo Reis

Confira íntegra de nota do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do RN. No fim do texto, confira também mensagem de Rinaldo Reis condenada pelo sindicato.

Cumprir a palavra?

A mensagem do senhor Procurador-Geral de Justiça do RN de 17 de fevereiro de 2017 levou à reflexão de uma lição básica, porém, importantíssima, a qual, inclusive, fez parte das obras de Jay Litvin: Cumpra sua palavra!

A honra e o cumprimento da palavra são, aliás, ensinamentos bíblicos. Em Eclesiastes, capítulo 5, versículos 4-5, extraímos que: “4Quanto fizeres algum voto ou promessa, cumpre-os sem demora… Cumpre, pois a tua palavra! 5Portanto, é melhor não prometer do que fazer um voto e não cumprir a palavra empenhada.”

É que a expectativa para o desapontamento é cultivada – e em relação aos fatos aqui declinados, certamente o foi – não inata.

Não que se estivesse exatamente aguardando a reunião aprazada para o próximo dia 21 de fevereiro, com a certeza de uma mudança radical do posicionamento até então adotado pela Administração Superior do MP/RN. Esperava-se, ao menos, a dignidade no cumprimento com a palavra dada.

No entanto, mais uma vez, o senhor Procurador-Geral de Justiça do RN descumpriu o prometido e seus compromissos, em vergonhosa reincidência na sua conduta desmoralizante. Tal atitude comprovou que sua gestão se fez pela simples busca do poder pelo autoritarismo, repressão, ausência de diálogo e, sobretudo, pela vaidade.

É de se perguntar o que leva alguém a buscar ser gestor… Seria administrar para promover o bem comum e cumprir com seus compromissos? Ou seria, então, “administrar” causando perdas salariais à humilde e batalhadora classe de servidores do Quadro de Serviços Auxiliares da Instituição administrada? Ou, quem sabe, administrar apenas para garantir que membros continuem a usurpar e violar o teto constitucional?

Ao não cumprir com a reposição salarial, o atual Gestor do Ministério Público do RN, sem qualquer penalidade, a não ser a vergonha (pena essa que só incide na consciência dos que a possuem, vale dizer), causa redução salarial, diminuição o poder de compra do pão diário da mesa do servidor, em relação ao período inflacionário, corrosivo e implacável.

E não há de se falar em escudos da Lei de Responsabilidade Fiscal, tendo em vista que a reposição inflacionária poderia ser feita com redução da carga horária dos servidores, por exemplo. Mas, sua Excelência, o Procurador-Geral de “Justiça”, prefere dizer “sou manifestamente contra”. E não há nenhum tipo de opróbrio em reduzir salários exigindo a mesma desgastante jornada? Aqui basta invocar a figura da criança inocente quando diz: “Deus tá vendo”. Expressão que resume e poderia arrematar por aqui todo esse arrazoado.

A cruel realidade da distância entre a promessa e o cumprimento da data-base para a Classe dos Servidores do Quadro de Serviços Auxiliares do MP/RN permanece imutável. O pagamento está prejudicado desde 2015, quando foi, apenas, parcialmente cumprido. Uma afronta à Lei, ora inobservada.

E é importante reforçar que a data-base garante aos servidores do MP/RN tão somente o mínimo, que corresponde à reposição inflacionária do período anual anterior.

Então, é obviamente justo se questionar o porquê da palavra não cumprida.

A memória pode ser curta, mas não passa em branco o ato do qual sua Excelência participou junto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RN, ainda em 2015, e ali firmou o compromisso – na presença do Deputado Hermano Morais – de que a reposição faltante de 3,56% referente à data-base de 2015 seria cumprida em 2016.

Chegando 2017, nenhuma movimentação para a concretização de reunião com os representantes do Sindicato dos Servidores do MP-RN (SINDSEMP-RN) e da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP) foi adotada. Apenas no último dia 9 de fevereiro, por ocasião da sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, e diante do silêncio em relação aos pedidos por Ofício do SINDSEMP-RN, é que se conseguiu deixar agendada uma audiência para o próximo dia 21 (terça-feira).

Na oportunidade, Sua Excelência (através da sua Diretoria) determinou, inclusive, a disponibilização da documentação necessária ao Sindicato para contabilizar o impacto da recomposição inflacionária no orçamento. Em que pese, anualmente, em todas as ocasiões anteriores, o próprio Setor de Contabilidade/Financeiro da Procuradoria-Geral de Justiça, era responsável por esses cálculos. Nesse ponto, todos já estavam cientificados de que não se tratava de novas despesas ou mesmo de despesas não previstas no Orçamento de 2017.

Pois bem! Com a infeliz mensagem do PGJ n.º 6, de 17 de fevereiro de 2017, teve-se o desprazer da chacota, do escárnio e do menosprezo a esta categoria de servidores. O que está flagrante é o procedimento de FAZER CAIXA às custas do congelamento da remuneração dos servidores do Quadro de Serviços Auxiliares do MP/RN.

Não se regojize, porém, essa Administração Superior de atingir um comprometimento de Receita Corrente Líquida de 1,86%. Há famílias prejudicadas!

Soma-se a tudo isso o disparate de se pagar a 11 “ex-membros”, no sistema de PIAV (Programa de Incentivo à Aposentadoria), mais de R$ 9 milhões. Esclareça-se que, na verdade, apenas transferiu-se o custo para o Estado, uma vez que os ex-membros agora farão parte da massa de inativos do IPERN (Instituto de Previdência do RN). Enquanto isso, para o cumprimento da data-base dos 470 servidores efetivos, seria necessário um valor bem inferior, equivalente a cerca de R$ 5 milhões.

Resta, para aqueles que virão a compor a nova Administração Superior do Ministério Público do RN, desde logo, o alerta: o atual Gestor já deixou expressamente ao vosso cargo o problema. Algo que à vista d´olhos fez questão de inadimplir. Para tanto, acobertou-se com suposto manto da Lei de Responsabilidade Fiscal, já que o da Moral e da Ética lhe faltaram.

Ainda assim, para todos os servidores, fique bem posta a certeza de que o SINDSEMP-RN, a FENAMP e a ANSEMP são entidades sérias e responsáveis e buscarão, por todas as vias possíveis, o cumprimento da lei e a garantia da reposição remuneratória.

Luiz Felipe Paz de Almeida
Presidente do SINDSEM/RN

Aldo Clemente de Araújo Filho
Secretário-Geral do SINDSEMP/RN
Coordenador Executivo da FENAMP

Veja abaixo mensagem do procurador-geral enviada nessa sexta-feira(17).

MENSAGEM DO PGJ

Ano 5, nº 6, 17/02/2017

Caros membros e servidores,

Assinei hoje o edital do concurso para servidores do Ministério Público, com 27 vagas para Técnico, 3 vagas para Analista de Contabilidade e 2 vagas para Analista de Engenharia Civil.

O concurso será realizado pela Comperve, conhecida por seu histórico de qualidade.

Pelo calendário aprovado, em junho teremos a lista final dos aprovados para todos os cargos, possibilitando ao próximo Procurador-Geral de Justiça prover de imediato os cargos vagos nas referidas áreas, inclusive permitindo ampla movimentação prévia dos servidores em suas lotações, vários certamente alcançando a desejada lotação na capital.

Além disso, os Núcleos Volantes poderão, pela primeira vez, alcançar provimento máximo, o que melhorará muito nossa capacidade de substituir servidores afastados por longos períodos, impedindo a solução de continuidade no apoio administrativo à atividade-fim.

Agradeço desde já o empenho da Comissão do Concurso, especialmente da sua Presidente, a Procuradora Iadya Gama, pela celeridade na retomada do certame e finalização do edital após a publicação de nosso último Relatório de Gestão Fiscal mostrando estarmos aptos, frente aos comandos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a dar continuidade a esse importante processo seletivo.

E por falar em Lei de Responsabilidade Fiscal, também fiquei feliz com as previsões recebidas de nossa Diretoria de Finanças de que, ao término do primeiro quadrimestre deste ano, deveremos estar com comprometimento de 1.86% da Receita Corrente Líquida em relação a nossos gastos com pessoal (nosso último índice foi de 1.88%), o que dará à Instituição ainda mais folga para a concessão, no mínimo, da reposição inflacionária na remuneração dos servidores efetivos e comissionados, bem como no montante das funções de confiança, de modo a atualizá-los integralmente em relação à corrosão inflacionária e permitir que as progressões funcionais anuais de 2015, 2016 e 2017 ganhem caráter de incremento real nos ganhos de nossos servidores.

Além desse amparo fiscal, conquistado graças aos esforços realizados para a redução da despesa de pessoal em 2016, haverá também viabilidade orçamentária e financeira para o benefício, uma vez que o montante aprovado para nosso orçamento em 2017 contempla os recursos para tanto, permitindo ao próximo Chefe da Instituição, já no dia 20 de junho, caso entenda pertinente, enviar à Assembleia Legislativa o projeto de lei com esse objetivo.

Infelizmente, não poderei, eu mesmo, ter essa iniciativa, que coroaria todo o nosso esforço de proteção dos cargos e do patamar remuneratório de nossos servidores durante o enfrentamento dos efeitos da grave crise financeira que ainda abate o país. Assim como também terei o desgosto de não poder cumprir um dos poucos pontos de meu programa de gestão ainda pendentes – o incremento do adicional de cumulação para os membros do Ministério Público.

É que, num caso e no outro, o valor do aumento do gasto com pessoal que tais benefícios acarretariam acabaria por me impedir de cumprir o art. 21, parágrafo único, da Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe aos gestores, nos últimos 180 dias do mandato, elevar o valor global da despesa de pessoal.

A partir dessa obrigação, é meu dever, sob pena de responsabilidade pessoal de ordem administrativa, cível e criminal, entregar o MPRN em junho/17 com mesmo montante global de gasto com pessoal realizado em dezembro de 2016.

Apesar desse dissabor de não poder viabilizar, ainda em nossa gestão, os referidos incrementos remuneratórios, por absoluta vedação jurídica, fica a minha estrita alegria de saber que deixarei a Instituição absolutamente preparada para esses avanços, do ponto de vista fiscal, orçamentário e financeiro.

Por fim, uma última excelente notícia: autorizei o incremento de R$ 200,00 no valor do auxílio-saúde, bem como do mesmo valor no auxílio-alimentação, a partir de 1º de março, para membros e servidores!

Vejam mais notícias nos nossos portais na internet e intranet.

Ótimo fim de semana, com as bênçãos de Deus.

Rinaldo Reis Lima

Procurador-Geral de Justiça

Opinião dos leitores

  1. Quando algum gestor (público) assume o compromisso de cumprir algo e não o faz, o MP cai em cima e o obriga a cumprir o prometido sob o risco de severas punições. Mas e quando é o próprio MP quem descumpre um termo de compromisso/acordo? Quem irá compeli-lo a fazer o que prometera?

  2. O dinheiro acabou. Estado está quebrado e os gastos com servidores inviabilizaram a administracao do RN. Agora a solucão é redirecionar o AUXÍLIO MORADIA, salário travestido de verba indenizatória, para pelo menos manter o pagamento dos servidores em dia. Difícil, porém, a turma dos 40 mil reais por mês aceitarem isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula desembarca em NY com delegação enxuta e não tem previsão de encontrar Trump em meio a crise

Foto: Wilton Jr/Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Nova York neste domingo, dia 21, para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

O avião presidencial pousou ao Aeroporto Internacional JFK às 17:57.

Lula veio acompanhado de uma comitiva mais enxuta do que de costume, com quatro ministros de Estado (veja a lista baixo).

Nos últimos dias, houve duas baixas: Fenando Haddad (Fazenda) decidiu ficar no País para tratar de propostas no Congresso, como a isenção do IR. Alexandre Padilha (Saúde) desistiu de vir por restrições de circulação nos EUA impostas por Trump.

Outros nomes que tinham previsão de vir também mudaram os planos, segundo a Presidência. Entre eles os ministros Sidônio Palmeira (Secom), Esther Dweck (Gestão) e Jader Filho (Cidades).

Já estão na cidade a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores).

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, chegou previamente a Nova York e participou de atividades em nome do governo e circulou pela cidade. Lula e Janja vão se hospedar na residência oficial do Brasil, onde mora o representante permanente do Brasil perante a ONU, embaixador Sérgio Danese.

Esta é a primeira viagem de Lula aos Estados Unidos no auge da crise com o governo Donald Trump.

Ele não tem previsão de se reunir com Trump para discutir o tarifaço e divergências políticas. A viagem coincide com o período em que o Departamento de Estado promete novas medidas de punição ao Brasil após a condenação de Jair Bolsonaro.

Lista de autoridades que viajaram com Lula aos EUA:

1. Ricardo Lewandowski, Ministro da Justiça e da Segurança Pública

2. Camilo Santana, Ministro da Educação

3. Márcia Lopes, Ministra das Mulheres

4. Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas

5. Elmano de Freitas, Governador do Ceará

6. Embaixador Celso Amorim, Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Os tanques infláveis e armamentos ‘2D’ usados pela Ucrânia para enganar a Rússia na guerra

Réplicas infláveis, como esta imitação ucraniana do obuseiro Acacia, são leves, rápidas e fáceis de instalar, mas podem ser facilmente destruídas. — Foto: Back and Alive via BBC

Do alto, esses objetos parecem um obus M777, um lançador de mísseis Himars e um veículo Humvee usados pela Ucrânia. — Foto: Na Chasi via BBC

Um vídeo que começou a espalhar em canais de mídia social russos pró-guerra em junho de 2023 mostrava aparentemente um drone destruindo um tanque ucraniano numa enorme explosão.

Mas nem tudo é o que parece na guerra Rússia-Ucrânia.

Esse vídeo foi acompanhado por outra filmagem, desta vez feita por militares ucranianos, em que um soldado ri e aponta para os destroços em chamas, dizendo: “Eles atingiram meu tanque de madeira”.

O veículo era uma isca usada para enganar os russos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viúva ganha 150 mil dólares na loteria dos EUA com números sugeridos pelo ChatGPT e doa todo prêmio

Foto: Divulgação/Poweball

Uma norte-americana venceu a loteria após recorrer ao ChatGPT para escolher seus “números da sorte”. Carrie Edwards, de Midlothian, na Virgínia, acertou quatro dos cinco primeiros números mais o Powerball no sorteio de 8 de setembro, garantindo US$ 150 mil (cerca de R$ 800 mil).

Carrie disse que nunca havia jogado online antes e decidiu pedir ajuda ao chatbot para selecionar os números. Ao gastar um dólar extra pelo recurso Power Play (bola extra que permite aumentar os ganhos de um jogador), conseguiu triplicar o valor do prêmio.

“Olhei para o meu celular e ele dizia ‘por favor, retire seu prêmio da loteria’. Pensei que fosse um golpe. Então, quando fui para casa, entrei na minha conta e vi que havia ganhado US$ 50 mil no sorteio com o multiplicador de 3x”, disse ela, à Newsweek.

Com o dinheiro em mãos, Carrie, que já é avó, decidiu doar todo o prêmio recebido a três entidades: a Associação para Degeneração Frontotemporal (AFTD), que apoia pesquisas sobre a doença que tirou a vida de seu marido bombeiro; a Shalom Farms, que combate a insegurança alimentar; e a Sociedade de Socorro da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais, que apoia militares e suas famílias.

“Essas três organizações representam cura, serviço e comunidade”, disse ela.

Época Negócios

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] CISNE BRANCO: Alta procura por visita ao “navio mais bonito da Marinha” forma longa fila em Natal

VÍDEO: TRIBUNA DO NORTE

Centenas de natalenses escolheram uma mesma programação neste domingo (21): visitar o Cisne Branco, considerado o “navio mais bonito da Marinha”. O alto número de pessoas que se dirigiram ao Porto de Natal, onde a embarcação está atracada, gerou uma longa fila de visitantes que esperavam a sua vez de conhecer o navio.

O Cisne Branco atracou no Porto de Natal na última quarta-feira (17) para uma visita em comemoração aos 25 anos da embarcação e permanece na cidade até esta segunda-feira (22), conforme a programação. No entanto, o dia aberto a visitas foi apenas neste domingo.

Na visita, o público teve a oportunidade de conhecer os conveses externos, os mastros e a história de uma das embarcações mais icônicas da Marinha do Brasil. Militares da tripulação recepcionaram os visitantes, apresentaram curiosidades sobre a vida a bordo e relataram as experiências adquiridas.

Conhecido como a “Embaixada Brasileira no Mar”, o Cisne Branco tem por missão representar o País em grandes eventos, além de contribuir para a formação de jovens marinheiros, preservar as tradições navais e divulgar a mentalidade marítima junto à sociedade brasileira.

Jubileu de prata

O Cisne Branco foi construído em 1998 e entregue à Marinha do Brasil em fevereiro de 2000, com silhueta inspirada na dos veleiros “Clippers” do século 19. Ao todo, o navio tem três mastros e 32 velas.

Navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, terá visitação aberta ao público neste domingo (21), em Natal — Foto: DivulgaçãoFoto: divulgação

Na parte interna do navio, conhecido como “Embaixada Brasileira no Mar”, estão o lobby da Santa de Boa Esperança, uma referência à santa cultuada pelos portugueses e trazida ao Brasil por Pedro Álvares Cabral, bem como o lobby da moeda, que faz referência à moeda de 100 réis com a imagem do almirante Tamandaré, Joaquim Marques Lisboa, patrono da Marinha brasileira.

Sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Eduardo Rabha Tozzini, o Cisne Branco segue com 84 tripulantes embarcados e participará, no fim da próxima semana, da 36ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (REFENO).

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Funeral de Charlie Kirk reúne mais de 100 mil pessoas em estádio, com presenças de Musk e Trump

Foto: Reprodução/Reuters

Mais de 100 mil pessoas se reúnem no estádio State Farm, em Glendale, Arizona (EUA), neste domingo (21), para participar do funeral do ativista conservador Charlie Kirk. Ele foi baleado e morto no último dia 10 de setembro, enquanto palestrava na Universidade do Vale de Utah. As informações são da CNN Internacional.

A cerimônia conta com a presença da viúva de Kirk, Erika Kirk, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de seu vice, JD Vance, que devem discursar mais tarde durante o evento. O empresário Elon Musk, ex-alto funcionário do governo Trump, também marcou presença, bem como autoridades do gabinete de Trump.

Rob McCoy, pastor emérito da Capela Godspeak Calvary, na Califórnia, que diz que Kirk o considerava seu pastor, foi o primeiro orador a subir no palco. Ele recebeu muitos aplausos ao declarar “Turning Point vivo e bem” — Turning Point é o nome da instituição fundada por Kirk. Então, discursou sobre o ativista e lembrou-se dele um cristão devoto: “Charlie nunca teve medo, porque sabia que sua vida estava segura nas mãos de Deus”, afirmou.

O estádio State Farm, com capacidade para cerca de 63 mil pessoas, ficou lotado, com pessoas nas arquibancadas e também no gramado, segundo as autoridades locais. “Vários milhares” de pessoas ainda fazem fila para tentar entrar no estádio ou se acomodam na parte externa do local. Pelo seu tamanho e características, o evento será teste em momento de hostilidades.

“Este local pode ser visto como um alvo atraente para um agente hostil devido à sua visibilidade”, disse Jonathan Wackrow, ex-agente do Serviço Secreto dos EUA e colaborador da CNN, especializado em gestão de riscos.

“O potencial de ser interrompido por uma série de ameaças diferentes, ou mesmo pela ameaça de uma ameaça, é algo em que as autoridades policiais realmente precisam se concentrar e, em seguida, implementar os protocolos de mitigação imediatamente”, acrescentou.

Na sexta-feira (19), um homem foi preso por supostamente se passar por policial e levar uma arma a esse mesmo estádio onde acontece o funeral de Kirk. Joshua Runkles, de 42 anos, foi detido após demonstrar “comportamento suspeito”.

Segundo um porta-voz do Serviço Secreto à ABC News, Runkles foi abordado por funcionários da agência e alegou que era membro da polícia e que estava armado. Ele foi detido pelo Departamento de Segurança Pública do Ariozna (DPS, na sigla em inglês) e levado para a Cadeia do Condado de Maricopa, mas liberado após o pagamento de fiança. Uma investigação está em andamento.

SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem morre durante partida de futebol e jogadores fazem roda de oração em Natal

Fotos: reprodução

Uma manhã de lazer terminou em tragédia no bairro de Nazaré, em Natal, neste domingo (21). Um homem morreu enquanto participava de uma partida de futebol no campo do Clube Telern, causando grande comoção entre amigos e frequentadores do local. As informações são do Sem Mordaça.

Segundo relatos de testemunhas, a vítima sofreu um mal súbito durante o jogo e caiu no gramado. Companheiros de time tentaram ajudá-lo imediatamente, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado às pressas.

Apesar da rápida chegada da equipe médica, não houve possibilidade de reanimação. Os profissionais apenas constataram o óbito no local.

O episódio deixou o ambiente marcado pela emoção. Jogadores e amigos da vítima formaram um círculo ao redor do corpo e realizaram uma oração coletiva, em um gesto de despedida que tocou a todos os presentes.

O caso chamou atenção pela forma repentina como ocorreu, já que a vítima participava normalmente da atividade esportiva antes de passar mal. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a identidade do homem nem sobre a causa exata da morte.

96 FM Natal com informações de Sem Mordaça

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil é vice-líder no ranking mundial de roubo de cargas com prejuízo bilionário

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de roubo de cargas, ficando atrás apenas do México. De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2024 o país registrou uma média de 27 ocorrências por dia, resultando em um prejuízo estimado de R$ 1,2 bilhão em mercadorias levadas por criminosos.

Especialistas destacam que o problema exige medidas urgentes. Uma das propostas é a criação de um código unificado de rastreio, capaz de identificar itens roubados e dificultar a revenda ilegal. Além disso, autoridades defendem o reforço no policiamento e punição maior para quem compra produtos de origem ilícita.

No Congresso Nacional, tramita a chamada lei da rastreabilidade, que já conta com apoio amplo entre parlamentares. A expectativa é que a legislação seja ajustada para contemplar também os produtos agrícolas, frequentemente alvo de quadrilhas especializadas.

Com os altos índices de criminalidade no setor, o Brasil segue como um dos países mais afetados pelo roubo de cargas, impactando não apenas empresas de transporte e logística, mas também a economia e o consumidor final.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pai e filho são arremessados para cima de veículo em acidente em Ielmo Marinho; motorista foi preso por embriaguez

Um acidente deixou três pessoas de uma mesma família feridas na manhã deste sábado (20) em Ielmo Marinho, no Agreste potiguar. Pai, mãe e um menino de 7 anos estavam em uma motocicleta que se chocou de frente com um carro.

Com o impacto, o pai e o filho foram arremessados para cima do veículo, enquanto a mãe caiu no chão.

O motorista do carro estava embriagado e foi preso. De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), nenhum dos três ocupantes da moto usava capacete e o condutor também tinha ingerido bebida alcoólica.

Opinião dos leitores

  1. Comenta-se que o motorista do veículo, além de embriagado, não tinha habilitação e, já havia perdido uma perna em outro acidente quando pilotava uma moto embriagado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Manifestação na avenida Roberto Freire em Natal contra a Anistia e a PEC da Blindagem

A manhã deste domingo (21), em Natal, foi marcada por uma manifestação contra a PL da Anistia e PEC da Blindagem, na avenida Roberto Freire, na zona Sul da cidade.

O ato foi organizado por partidos de esquerda e centrais sindicais do Rio Grande do Norte e espelhou outras manifestações que aconteceram em algumas cidades brasileiras.

A manifestação começou às 9h, na avenida Roberto Freire. Por volta das 10h, os manifestantes caminharam em direção à praia de Ponta Negra e todas as faixas da avenida ficaram interditadas para o trânsito.

98 FM Natal

Opinião dos leitores

  1. Foi perfeito. Uma multidão de pessoas que sabem o que é melhor para o Brasil. Não a anistia. A justiça foi feita. Viva os brasileiros decente que mostraram como se faz uma manifestação pacifica e ordeira. viva o vermelho da luta, viva o verde e amarelo do Brasil.

  2. Se esse povo esta de um lado, estou do outro é óbvio.
    Ja sei que essa blindagem foi e é um mal necessário.
    Corruptos em Brasília é o que mais tem, começa pelo cabeça e adentra tudo que é poderes.
    Então, quem tem vontade de dar um voto contra e tem medo, agora pode dar, está blindado.
    Blz!!??

  3. Se esse povo esta de um lado, estou do outro é óbvio.
    Ja sei que essa blindagem foi e é um mal necessário.
    Corruptos em Brasília é o que mais tem, começa pelo cabeçae adentra tudo que é poderes.
    Então, quem tem vontade de dar um voto contra e tem medo, agora pode dar, está blindado.
    Blz!!??

  4. Irônicos! Luladrão condenado a 19 anos de prisão, José Dirceu a 30 anos, Jesuino 24 anos, Paulinho da força sindical 11 anos, Delubio 8 anos, Vaccari condenado, todos descondenados…bandido defende bandido

    1. Lula foi condenado a 12 anos de prisao , já teu bandido de estimação frouxonado foi condenado a 27 anos!

  5. O titular do Blog já se manifestou publicamente sobre essa obra-prima – a PEC da Blindagem – gestada pelo Centrão e pelo Bolsonarismo?

  6. Até que fim o partido das trevas saiu às ruas! Que venha mais vezes e não esquece de trazer seus heróis pra serem contemplados pelo povo!

    1. Antônio, vc sabe qual
      Partido tem mais bandidos no congresso?? Não precisa me dizer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz a lideranças do PDT não se opor a reduzir penas do 8/1 e cita Bolsonaro

Foto: divulgação

O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (17/9), em almoço com lideranças do PDT, que não se opõe à possível redução das penas dos condenados pelo 8 de Janeiro.

Segundo ao menos três fontes que participaram do almoço, Lula citou, inclusive, o nome de Jair Bolsonaro. “Se ele ficar dois, três anos preso, já está bom”, teria dito o petista.

Ao tocar no assunto, o chefe do Palácio do Planalto lembrou que ficou 580 dias preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba e que esse tempo foi uma “eternidade”.

A declaração de Lula durante o almoço com lideranças do PDT deve influenciar nas articulações do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em relação ao tema.

O almoço de Lula com lideranças do PDT aconteceu no Palácio da Alvorada, residência oficial do petista, e não foi registrado na agenda oficial dele.

Participaram do encontro, segundo apurou a coluna, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz; o presidente do PDT, Carlos Lupi; e lideranças da sigla no Congresso. Entre elas:

– Deputado Mario Heringer (MG), líder do PDT na Câmara;
– Deputado André Figueiredo (PDT-CE);
– Senadora Leila Barros (PDT-DF).

No encontro com pedetistas, Lula também reclamou da chamada PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara na véspera com votos da maioria da bancada do próprio PDT na Casa.

Ainda no almoço, Lula disse que deseja contar com o apoio do PDT em 2026, quando disputará a reeleição. Os pedetistas responderam que, se não tiverem candidato próprio, apoiarão o petista.

O clima do encontro, segundo lideranças do PDT, foi ameno. Isso não impediu os pedetistas de afirmarem a Lula que se sentem subrepresentados no governo, com apenas um ministério.

Anistia ao 8 de janeiro

Motta já articula há alguns dias para barrar o projeto da anistia ao 8 de Janeiro e, como alternativa, aprovar um projeto prevendo apenas redução de penas.

Uma das versões, de acordo com aliados de Motta, reduziria a pena de Bolsonaro entre seis e oito anos. O ex-presidente foi condenado pela trama golpista a 27 anos e três meses de prisão.

A coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, procurou o secretário de Imprensa da Presidência, Laércio Portela, para falar sobre o assunto, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações do Palácio do Planalto.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Em síntese, Lula quis dizer que “Jair Bolsonaro não participando das eleições de 2026, tá ótimo. “

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *