Diante do aumento no preço do combustível, anunciando ontem (quinta-feira) pelo Governo Federal, reajustando em 3% o valor da gasolina e 5% o preço do diesel na refinaria, o Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN) reitera a sua preocupação com a medida adotada pelo Governo já que trará um reflexo negativo imediato para dois importantes integrantes do negócio: o revendedor e o cliente.
Importante ressaltar que o reajuste anunciado foi para refinaria. No entanto, o segmento do comércio de combustível envolve quatro grupos: a refinaria, a distribuidora, o revendedor e o cliente.
O mercado é livre, a concorrência saudável e, portanto, esse preço final, expectativa hoje de toda população, será definido individualmente por cada revendedor que, naturalmente, considerará os seus custos para a revenda do produto.
A revenda de combustível no Rio Grande do Norte é o segmento que mais arrecada tributos hoje e gera 30 mil empregos diretos e indiretos. A preocupação do Sindipostos com esse reajuste se deve ao fato de que ele poderá trazer conseqüências negativas para o segmento de grande expressão para o desenvolvimento econômico do Estado.
Sindipostos-RN
O QUE O SINDIPOSTO TÁ DIZENDO ESTAR CERTO, O PREÇO SE DEVE AO LOCAL ONDE ESTÁ SENDO OPERADO O POSTO, MUITAS CIDADES DO INTERIOR, SUAS BRS NÃO TEM FLUXO DE VEÍCULOS INTENSO, E A FROTA LOCAL É PEQUENA, POR TANTO NÃO TEM COMO ACOMPANHAR OS PREÇOS DOS GRANDES CENTROS COM SUAS FROTAS GRANDES E BRS MOVIMENTADAS. NO ENTANTO O EMPRESÁRIO SE OBRIGA CUMPRIR TODA A LEGISLAÇÃO EM VIGOR. ISSO ONERA MUITO. PARA QUEM PENSA QUE POSTO DE GASOLINA É A OITAVA MARAVILHA DO MUNDO, ESTÁ ENGANADO, SÓ QUEM TEM UM POSTO SABE O QUANTO ESSA ATIVIDADE É DIFÍCIL E PERIGOSA. CONHEÇO GENTE QUE POSSUI POSTO E ESCUTO O AÍ AÍ AÍ, É O IDEMA, IBAMA, IMETRO, BOMBEIROS, MINISTÉRIO DO TRABALHO, ETC, ETC, ETC, TUDO PRA TIRAR DE UM COMERCIO PEQUENO, POR ISSO O CHORO É GRANDE. VIDA BOA É A DOS OUTROS!!
Sindipostos preocupado? Tá, conta outra! Querem enganar a quem? Muito ansioso para o posto do Carrefour zona sul abrir urgentemente!
Mercado esperneia: aumento dos combustíveis deveria ter sido de 20%.
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (6) o reajuste de 3% no preço da gasolina e de 5% no do diesel nas refinarias. O reajuste, que já era esperado, está em vigor desde a 0h desta sexta (7). O último reajuste foi feito em novembro do ano passado.
O reajuste foi menor do que queria o mercado, mas suficiente para cobrir a defasagem dos preços, segundo o governo. A medida foi autorizada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em reunião do Conselho de Administração da empresa, na terça (4).
O mercado, que tem um grande número de empresas multinacionais norte-americanas, pressionava por um aumento maior. A pressão aconteceu principalmente na bolsa de valores onde as ações preferenciais da estatal, as mais negociadas, acumulam queda de 17,7% no ano.
O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, disse que o “Brasil está indo contra a lógica do mercado internacional”. Segundo ele, “foi um aumento muito pequeno”, pois nas suas contas e reajuste deveria ter sido de pelo menos 20%.