Em reavaliação, médicos dizem que Bolsonaro ainda precisa de suporte nutricional e fisioterapia; participação em debates depende da disposição do candidato

FOTO: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO – 17.10.2018

Após uma nova avaliação clínica nesta quinta-feira, o médico responsável pelos cuidados do candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro , voltou a afirmar que a participação em debates de TV e em agendas públicas depende do próprio capitão da reserva.

A informação foi confirmada ao GLOBO pelo cirurgião Antonio Luiz Macedo, médico do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, por um mensagem de WhatsApp, após ele ter deixado a casa de Bolsonaro sem falar com a imprensa. Questionado se o candidato poderia ir a debates e atos de campanha, o cirurgião respondeu: “depende dele.”

No dia 25 de setembro, o cirurgião já havia falado ao GLOBO que Bolsonaro estava em “ótimas condições” e poderia ir aos debates se quisesse. No dia 1° de agosto, também em conversa com a reportagem, voltou a dizer que não via problema na participação se o candidato mantivesse um bom estado de saúde. Bolsonaro foi alvo de um ataque a faca, no dia 6 de setembro, em Juiz de Fora, cometido por Adélio Bispo de Oliveira, foi autuado em flagrante pela Polícia Federal com base na Lei de Segurança Nacional .

Um nota oficial, divulgada após a visita de cerca de duas horas, informou que Bolsonaro foi submetido a uma avaliação médica multiprofissional, de exames de imagem e laboratoriais, que se mostraram estáveis. “Apresenta boa evolução clínica e a avaliação nutricional evidenciou melhora da composição corpórea, mas ainda exigindo suporte nutricional e fisioterapia”, registra o comunicado. A nota foi complementada quarenta minutos depois: “Ainda permanece como fator limitante relativo a presença da colostomia”, informa sem mencionar as atividades que o candidato não pode fazer.

O presidenciável tem afirmado que a ida aos debates será decidida por avaliação clínica e estratégia política. Ele ainda não deu a palavra final se enfrentará o adversário Fernando Haddad (PT) na TV, mas já declarou que quem “conversa com poste é bêbado”, referindo-se ao fato do petista ser o candidato indicado pelo ex-presidente Lula, preso em Curitiba.

Adversário de Bolsonaro no segundo turno, Fernando Haddad (PT) tem explorado na propganda eleitoral e, durante entrevistas, que o seu rival tem receio de debater por não ter propostas para o país.

Há ainda dois debates previstos entre presidenciáveis na televisão, o da Record, neste domingo, dia 21, às 22h; e o da TV GLOBO, no próximo dia 26 de outubro, às 21h30min.

Com informações de O Globo e Reuters

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Charles disse:

    infelizmente o covarde não conseguiu mas atestado medico e teve que assumir que não vai porque é totalmente despreparado pra responder qualquer pergunta..Nazista medroso.

  2. ANTONIO ERALDO disse:

    Lula faltou a debates sem está nem gripado…
    Dilma faltou a debates sem ter qualquer doença…
    Mas Bolsonaro que levou uma facada tem a obrigação de ir aos debates???
    Se for ao debate Bolsonaro poderia perguntar:
    Haddad explicar qual a utilidade do Kit Gay para crianças?
    Haddad explicar qual o sentido de instituir o bolsa travesti?
    Haddad responder um a um dos 32 processos que é reu;
    Haddad explicar qual a razão de ser a favor do aborto?
    Haddad explicar qual a razão de ser contra os cristãos até começar o segundo turno?
    e aproveitando a oportunidade, ele responder sobre:
    O PT explicar os 12 MILHÕES de DESEMPREGADOS que o governo do PT deixou ao sair em 2016;
    O PT explicar a condenação dos seus parceiros, José Dirceu, Dilma, Bumlai, Eike Batista, João Santana, Delcídio, Palocci, Vaccari, todos os ex ministros da casa civil do PT, entre tantos outros, pessoas que tomavam café da manhã em sua casa e estão envolvidos em corrupção;
    O PT explicar o envolvimento do PT com a Odebrecht, Camargo Correia, OAS, UTC, Eike Batista, JBS…
    O PT explicar as DUAS REFINARIAS que DOOU a BOLIVIA!
    O PT explicar os BILHÕES de DÓLARES que MANDOU a fundo perdido para CUBA, VENEZUELA, GUINÉ EQUATORIAL, HAITI e OUTROS, PORQUE AQUI TAMBÉM TEM CRIANÇAS MORRENDO, CIDADES SEM PORTOS, PRECISANDO DE HOSPITAIS, LEITOS, ESCOALS, DELEGACIAS E RODOVIAS!
    O PT explicar os escândalos do MENSALÃO, PETROLÃO e LAVA JATO e todo recurso público desviado nesses escândalos;
    O PT explicar a falência do SUS, PETROBRÁS, CORREIOS e FUNDOS DE PENSÃO;
    O PT explicar os 4,8 bilhões gastos na transposição do Rio São Francisco sem conseguir concluir a obra!
    O PT explicar a ECONOMIA ter regredido 20 anos em apenas 13 anos governo do PT;
    O PT explicar a necessidade dos 39 ministérios;
    O PT explicar a paralisação da indústria nacional de 2006 a 2016;
    O PT explicar onde foi parar a reabilitação da indústria naval brasileira!
    O PT explicar os 50% de inadimplência do programa eleitoral "minha casa minha vida"que os brasileiros que trabalham terão que pagar. Situação que deixou a Caixa em sérios problemas financeiros;
    O PT explicar o PRÉ-SAL que possui um custo altíssimo e não tem como concorrer com o preço comum do petróleo;
    O PT explicar como o PT deixou a inflação voltar na casa de 02 dígitos;
    O PT explicar o esquema de corrupção montado dentro das EMPRESAS PÚBLICAS NO MAIOR APARELHAMENTO ESTATAL JÁ REGISTRADO;
    O PT explicar o que aconteceu com o óleo de mamona que ia ser a independência energética do Brasil!
    O PT explicar a razão dos filhos de Lula desfrutam de uma vida de milionários sem trabalhar;

    • Luladrão disse:

      Comentário perfeito. Petista não deve ir a debates e sim a interrogatórios.

  3. Ceará-Mundão disse:

    Enoja a qualquer um ver a campanha suja, difamatória e mentirosa feita pela esquerda. Essa gente só sabe agir dessa forma, infelizmente. A verdade parece açoitar esse povo de modo a causar-lhes enormes ferimentos. Depois, tem gente que não entende como a nossa sociedade chegou a esse nível de segregação, de desunião. Isso nunca havia ocorrido no nosso país. Havia a eleição, os vitoriosos comemoravam e todos continuavam suas vidas, se encontravam nos bares, no futebol, nas reuniões sociais… Mas a coisa está ficando mais difícil. Muitos convívios estão se tornando impraticáveis e é isso que penso sobre conviver com quem faz da mentira a sua verdade particular. Quem vive com ética, quem acredita na decência, não consegue conviver com o oposto. E nesse ponto confesso que não tenho tolerância. Bolsonaro neles!

  4. José disse:

    Tem que levar em consideração que Bolsonaro foi faqueado minha gente, ainda inspira cuidados médicos. Enchem de insultações. Pense o caso para si, ele é humano como nós.

  5. Aldemir disse:

    Antes que os Esquerdoloucos comentem, já digo que é melhor JAIR se acostumando… Lula e Dilma fugiram de debates, porque o Mito vai perder tempo conversando com o poste? é melhor conversar com a parede.

  6. André Fortes disse:

    Falso ético – Caixa 2 na campanha
    Falso corajoso – foge dos debates
    Falso patriota – Bate continência para a bandeira americana
    Falso moralista – Mantinha funcionária fantasma para dar comida aos seus cachorros.

    Antes que os minions se pronunciem: Sim o PT é um partido corrupto. A Operação Lava Jato atingiu 33 dos 35 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PP, partido progressista, o qual o mito foi filiado por quase 30 anos lidera a lista de investigados.

    • Jessica disse:

      Fortes, tú és Fracos:
      Mesmo que seja verdade isso, comparar Bolsonaro a Lula é o mesmo que comparar o cidadão que rouba uma caneta do trabalho com um Fernandinho Beira Mar.

    • Allan disse:

      Folha de São paulo grande coisa, vocês forjam turdo. Compram reportagens e mentem descaradamente. Não aceitam perder e querem levar no tapetão. O Brasil não engole mais a corrupção do PT!

    • Betinho disse:

      Kkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkk, isso é uma auto definição dos petralhas esquerdopatas

    • André Fortes disse:

      Pesquisem.

COMENTE AQUI