Enquanto Pernambuco decide não comprar mais pelo Consórcio do Nordeste, secretário Cipriano Maia defende manutenção do consórcio


Foto: reprodução

Desde que o Consórcio do Nordeste foi formado, um dos objetivos foi a compra dos respiradores para ajudar no atendimento aos pacientes da Covid-19, mas o que se viu foram casos de suspeitas de superfaturamento e até de perda de dinheiro.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco já enviou ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) no qual informando que o Estado de Pernambuco não irá mais realizar compras para o enfrentamento da covid-19 através do Consórcio Nordeste. Enquanto isso, o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, defende a manutenção do Consórcio e alega que os estados foram enganados.

Vale destacar que o Governo do Estado pagou cerca de R$ 4,9 milhões por 30 equipamentos, que ainda não foram entregues. O próprio Consórcio desistiu da compra de 750 respiradores inicialmente solicitados ao valor de aproximadamente R$ 48 milhões. O valor pago pelo RN ainda não foi recuperado.

O objetivo foram compras conjuntas para gerar economia. Inclusive, a Secretaria de Saúde do estado diz que obteve uma redução em 30% de vários itens, mas aí veio a fraude dos respiradores.

Outros estados começam a tomar posição. Pernambuco disse que não compra mais nada na pandemia pelo consórcio. Aqui não só vai comprar, como reafirmar a manutenção.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Apir Pertinente disse:

    Os benefícios estão citados no penúltimo parágrafo da notícia. Só não vê quem não lê.
    Se o consórcio não fosse benéfico, não existiriam cooperativas.

  2. Roberto disse:

    Toda ação tem uma reação. Iremos ver o reflexo dessas ações já nas eleições municipais. Vai ser o fim do PT em nosso estado.

  3. Alex disse:

    Esse secretário faz pena!

  4. MAURICIO disse:

    DEPOIS PEDE AI AO CIDADÃO DE VERDADE QUAL O BENEFICIO QUE O " CONSORCIO NORDESTE" TROUXE PARA O RN, PELO MENOS EU ACREDITO QUE O BG VAI POSTAR

  5. João Dantas disse:

    Quanto custa ao RN por mês a manutenção desse consórcio, não sabemos nada, cabe ao TCU, assembleia legislativa e o ministério público estadual, publicarem esses gastos pois o dinheiro não e do PT e nem de Fátima.

  6. José disse:

    Cadê as investigações sobre essas compras foram 5 milhões gasto de um estado pobre e falido .

  7. Azevedo disse:

    Esse maluco desse secretário só fala isso porque quem perdeu o dinheiro não foi ele, acho que o mesmo quer fazer uma compra maior para o furto do nosso dinheiro ser ainda maior. Pense num secretário fraco, só queria saber quem banca esse Dr. cadeado no governo.

  8. João Macena disse:

    Cidadão de verdade, nos ajude a sermos justos. O Consórcio nordeste, ajudou em quê, o nosso RN? Nos dê alguns exemplos. Estou esperando. Aliás, estamos esperando. João Macena.

  9. rodrigo araujo disse:

    sera que teria algum beneficio?

  10. Maldonado disse:

    Fátima do PT, tá acabando com o RN.
    Lamentável!!!
    Pernanbuco o governador, é de esquerda mas não do PT.
    Teve coragem de romper com o consórcio sanguessuga.
    Uma vergonha.
    Cadê o zelo com o dinheiro dos potiguares??
    Imoral!!

  11. Cidadão De Verdade disse:

    O Consórcio tem ajudado bastante o povo Potiguar, não vamos politizar a questão, o RN já foi muito ajudado pelo consórcio.

    • Antenado disse:

      Ajudado em que mesmo? Faltou divulgar. Vc poderia fazer isso.

    • Luiz Paulo disse:

      Eis uma alma sebosa defendendo o Governo corrupto do PT, com certeza é algum cargo comissionado desse governo sem noção do que é trabalho. O defensor da corrupção não teve nem a coragem de colocar o nome aqui,…kkkk

  12. Cabo Silva disse:

    Nós sabemos porquê.

COMENTE AQUI