Após divulgar um novo produto do seu catálogo, um papel higiênico de cor preta, a marca Personal, pertencente a Santher – Fábrica de Papel Santa Therezinha S/A, está sendo acusada de racismo por usar como slogan o nome de um movimento negro, o “Black Is Beautiful”.
A campanha da Personal, que usa a hashtag #BlackIsBeautiful, foi criada pela agência Neogama e começou a ser divulgada nesta segunda (23).
A atriz Marina Ruy Barbosa é a estrela da campanha cujas imagens foram feitas pelo fotógrafo Bob Wolfenson. A artista usou o Twitter para divulgar o produto, mas sem usar a hashtag alvo de polêmica. Na manhã desta terça (24), a publicação apareceu bloqueada para comentários.
Em comunicado enviado a jornalistas, a Personal afirma que “a cor sempre foi considerada ícone de estilo e refinamento nos universos de luxo e da moda” e que a “campanha reflete essa integração entre a cor e a sofisticação”.
Criado na década de 1960 por artistas e intelectuais, o “Black Is Beautiful” surgiu nos EUA para enaltecer características físicas de negros.
“Pessoas morreram para que essa expressão fosse reverenciada até hoje. Pessoas continuam morrendo e essa expressão é mais importante e vital que nunca”, disse o escritor Anderson França, contrário a campanha, em publicação feita na rede social Facebook.
Pelo Twitter, internautas também criticaram a ideia. “No close errado de hoje, marca famosa usa o nome de movimento contra o racismo para promover uma marca de papel higiênico”, disse um usuário do microblog.
“Usar #Blackisbeautiful como slogan pra vender papel higiênico, caras. Como é possível isso? Que coisa horrorosa”, disse outro internauta.
Procuradas, a Personal e a Neogama não responderam as solicitações de posicionamento feitas pelo “F5”.
Folha de São Paulo
A falta do bom senso e do que ter com que se ocupar, é que está levando o povo brasileiro a uma verdadeira bancarrota moral, onde os mais sabidos se aproveitam em tudo e por tudo que lhes passa a sua frente.
Como vai saber se esta limpo?
Será que desbota? o perigo é ficar com as partes íntimas enegrecidas se o tal papel soltar um poquito de tinta, KKKKK
É muito o que não ter o que fazer. A chamada frescura, hora tem papel de C… de tudo que é cor porque que não pode ter preto? Vão procurar o que fazer.
País chato do c… e ainda falam que o Brasil é um país progressista !
Esquisito isso.. "anos" limpando com papel branco, rosinha, tipo lixa, etc e o povo gostava, nao se via preconceito ou baixa afirmacao. no momento que mudaram a cor do papel, acham que é depreciativo, temeroso. isso é muito mimimi, porque "anos" atras, ninguem reclamava. Esse povo ta doente.
Engraçado é que a vida inteira o papel higiênico foi na cor branco e jamais tivemos manifestações de pseudo racismo em cima disso. Agora porque inventaram de fazer na cor preto o mundo vai se acabar por isso. Que coisa chata é essa onda de tudo ter que ser politicamente correto. O preconceito está na cabeça dos de mal com a vida e frustrados.
AGORA CHEIRAR FUNDO UM DO OUTRO E NORMAL
É arte kkkkkkkk
O politicamente correto está destruindo o convívio pacífico na sociedade. Mas isso é mesmo a intenção desses movimentos de esquerda. Dão uma roupagem de boa intenção ao seu discurso de ódio.
A única coisa a se comentar sobre o produto é a inutilidade de um papel higienico preto, assim como os cheirosos…