A solução para o problema das exportações de drogas pelo Porto de Natal existe e está encaixotada há pelo menos dois anos, segundo revelou nesta terça-feira (14) o secretário de Agricultura e Pecuária (SAPE) do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha. Conforme o secretário, um scanner vindo do Porto de Suape-PE está guardado na Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) há pelo menos dois anos e nunca foi instalado por falta de recursos. O equipamento serve para identificar a droga, mesmo que ela esteja escondida dentro dos contêineres.
“Já tem um scanner no Porto de Natal que veio de Suape, uns dois ou três anos atrás. O que precisa é a gente formar um mutirão, e aí a classe política tem que ajudar muito, a própria Codern, a preocupação da governadora Fátima é essa também, que a gente precisa viabilizar recursos da ordem de 5, 6, 10 milhões de reais, no máximo, para instalar esse scanner”, disse Guilherme Saldanha em entrevista ao Hora Extra da Notícia (91.9 FM) desta terça-feira (14).
Segundo o secretário, embora o equipamento que está guardado não seja dos mais modernos, ele está em plenas condições de atender, inicialmente, à demanda que o Porto de Natal tem atualmente. “Ele não está instalado, está desmontado, encaixotado e guardado. Precisa desencaixotar e instalar”, acrescenta o secretário da SAPE.
Uma nova apreensão de uma tonelada de cocaína foi realizada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (13) no Porto de Natal. A droga estava escondida em uma carga de manga e tinha como destino a Holanda.
Só esse ano foram apreendidas mais de 11 toneladas de cocaína, seja diretamente no Porto de Natal ou que tenha passado pelo terminal potiguar e interceptada pela polícia da Holanda.
O secretário Guilherme Saldanha classifica como “uma coisa muito boa” a nova apreensão de drogas desta segunda-feira (13) em Natal, pois significa, segundo ele, que “a questão da segurança que foi planejada pela Codern está funcionando”. No entanto, ele alerta que o que vai causar um transtorno muito maior é se houver uma nova apreensão, na Holanda, de droga enviada pelo Porto de Natal.
Foto: Reprodução/Reuters
Esses filhos de Bolsonaro só falam merda, como um país com 14 milhões de desempregados e uma grandeparte da população na miséria vai ter dinheiro para investir em armas nuckeares
Pq compraram e não instalaram um scanner??? Gestão pública ineficaz explica isso (basta vêr eqp não instalados em hospitais), mas, será que não seria proposital??? Estávamos abastecendo a Europa de cocaína e nem sabíamos…Bilhões de U$$…Um sacanner não instalado…Um prato cheio p/investigações pela PF…, PF, talkeeeeey…
Quanto ao fato de haver uma nova apreensão de drogas em Roterdã, por exemplo, os holandeses apenas irão chegar a conclusão óbvia de que a corrupção continua correndo solta aqui no Brasil; e que a polícia é incompetente. Simples assim.
Duas coisas me chamam atenção: A primeira é saber que o equipamento de controle já existe no porto há mais de dois anos, só que encaixotado! Me ponho a pensar se não houve negligência, ou falta de interesse de alguém para que o scanner permanecesse embalado. Segundamente, como diria o grande Odorico Paraguaçu 5, 6, 10 milhões para instalação do scanner!!!! 'Estão colocando carta de seguro'. Tem boi na linha… É demais.
Primeira pergunta: quem foram e quem são este dirigentes deste porto ?
Segunda pergunta: indicados por quem ?
Quando se tem um equipamento importante e não se usa ou mesmo nem instala, isso deve ser apurado.
Então pq o governo anterior não é responsabilizado???? A quem interessava não investigar????
Opa, peraí! Recursos da ordem de 5,6 ou 10 milhões? Que discrepância! De 5 para 6 milhões, tudo bem. Mas 10 milhões?! Para instalar? Isso pq já possui o equipamento, que pelo visto é de segunda mão. Uma vez que já veio de outro porto. "Cheirinho de coisa erradinha".
Com certeza esse equipamento não é bem vindo pois iria interromper a bem sucedida exportação de FRUCAÍNA para o resto do mundo.
Acho incrível que o orçamento para instalar esse escâner varia de R$ 5.000.000,00 a R$ 10.000.000,00 ( de cinco a dez milhões de reais) ?? É muito esculhambação, parece vendedor de rede em ponta negra, com preço abstratos , e aonde estava os diretores de desse Porto que nada sabem …nada viam ???mas os altos salários desses marajás estão em dia .
É o PIOR DE TUDO !!! Que não houve inteligência policial para descobrir quem são os cabeças dessa remessa de drogas , simplesmente fazem a apreensão e divulgam nacionalmente, sem prender 1 cachorro se quer !!! É muito AMADORISMO, nesse RN nada ,mas NADA FUNCIONA, parece que tem Um burro enterrado nesse estado
O scanner hj existente não atende ao Porto
E um equipamento de scanner móvel não atende ao Porto em sua rotina diária.
O itep esta investigando de onde vem essa droga se é da bolivia, paraguai ou colombia, esqueceram de avisar a eles que os verdaderos criminosos estao bem pertinho deles, todos disfarsados de politicos, diretores, secretarios e outros cargos. A PF descobriu o terceiro ou quarto carregamento de cocaina e ja chega a 10 ton, imagina quantas toneladas nao foram exportadas por nosso porto. Haja corrupçao. Todos nadando em dinheiro sujo, e desfilando em seus carroes pela cidade, enquanto isso a cidade esta literalmente entregue as baratas.
Faço minha as suas palavras.
Os gestores desse porto devem terem recebidos bons frutos, pois exportamos por lá, muitas frutas e peixes mesclados. Hehehe