Brasil

Escritora atacada por pit-bulls perde um dos braços e passa por cirurgia; estado de saúde é grave

Foto: Reprodução

A escritora Roseana Murray, 73 anos, perdeu um dos braços e uma orelha devido à gravidade das mordidas de três pit-bulls na manhã desta sexta-feira (5). Roseana tem mais de 100 livros publicados.

Segundo Sandra Noleto, amiga da vítima, conta que a escritora costuma caminhar todos os dias, mas que, nesta sexta, foi arrastada pelos cães por pelo menos cinco metros e teve parte do braço arrancado com mordidas, por volta das 6h. 

“Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseana estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles a tinham arrastado e estavam comendo o braço”, contou Sandra.

A amiga relatou que essa não é a primeira vez que isso acontece. “Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência porque os animais morderam pessoas da rua. Ele [dono] cria esses animais há muito tempo. Espero que a minha amiga saia dessa, porque ela saiu daqui muito mal. Além disso, esperamos uma resposta das autoridades para que esse cara seja punido”, afirmou.

Foto: Divulgação

Roseana foi levada de helicóptero, em estado grave, para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ela passou por cirurgias e teve que amputar o braço direito. O braço esquerdo foi reconstruído, assim como o lábio. Ela foi avaliada por neurocirurgião, cirurgião-geral, ortopedista e cirurgião bucomaxilofacial.

O tutor dos cachorros, que não teve a identidade divulgada, mora na vizinhança e foi levado à delegacia de Saquarema (RJ). Os pit-bulls foram levados para um lar temporário, após a perícia no local do ataque.

*Com informações do G1 

Opinião dos leitores

  1. Quinze dias atrás estava eu caminhando aqui no meu bairro e pasmem tinha um pitbull solto na rua e o dono pendurado no celular. Quando me viu disse que ele não mordia, eu parei e ele chamou o cachorro que estava sem coleira ou focinheira. Que cara irresponsável.Eram oito horas da manhã.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Aliados de Bolsonaro começam a cumprir penas de até 26 anos; ex-diretor da PRF está entre condenados

Foto: STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o início do cumprimento das penas de cinco condenados apontados como integrantes do núcleo de articulação de uma suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022. As condenações chegam a até 26 anos e 6 meses de prisão, segundo decisão já sem possibilidade de recurso.

De acordo com informações do processo, os condenados fariam parte de um grupo responsável por ações que, segundo a acusação, tinham como objetivo manter o então presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder, mesmo após o resultado das urnas.

Entre os nomes está o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, condenado a 24 anos e 6 meses. Também foram condenados o general da reserva Mário Fernandes, com pena de 26 anos e 6 meses, e o coronel Marcelo Câmara, que recebeu 21 anos de prisão. O ex-assessor Filipe Martins também foi condenado a 21 anos.

Segundo decisão do STF, todos já estavam presos preventivamente e agora passam a cumprir pena definitiva. Silvinei está detido no Complexo da Papuda, em Brasília, enquanto outros condenados cumprem prisão em unidades militares ou prisionais, conforme o caso.

A delegada Marília Ferreira de Alencar, condenada a 8 anos e 6 meses, seguirá inicialmente em prisão domiciliar por 90 dias, conforme determinação de Moraes. Em nota e conforme registros do processo, a Polícia Federal realizou buscas na residência da investigada e apreendeu documentos.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

R$ 41 MILHÕES TRAVADOS E OBRAS AFETADAS: Nina apresenta documentos e aponta retenção de recursos do Governo Federal em Natal

Foto: Reprodução

A vereadora Nina Souza (PL) apresentou documentos oficiais que, segundo ela, apontam a retenção de cerca de R$ 41 milhões em recursos federais destinados a obras em Natal. De acordo com a Prefeitura, esses valores estão ligados a convênios nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura e saúde — e a demora na liberação já estaria afetando o andamento de serviços na capital.

Entre os materiais apresentados está um ofício de 73 páginas encaminhado ao Governo Federal, no qual a gestão municipal pede apoio para destravar os recursos considerados pendentes, conforme informações divulgadas pelo BNews Natal. O documento vem acompanhado de um relatório da Secretaria de Planejamento (Sempla), com o detalhamento dos convênios e dos valores envolvidos.

Foto: Reprodução

Segundo a Prefeitura, a falta de liberação tem causado atrasos e até paralisação de obras, além de aumentar o risco de elevação nos custos. Também há impactos apontados em áreas sensíveis, como mobilidade urbana e atendimento em saúde.

O assunto ganhou força após a vereadora Samanda Alves (PT) declarar, em entrevista ao Blog da Carol Ribeiro, que tinha conhecimento de apenas um caso específico de recurso não liberado. Já os documentos apresentados agora indicam que há diversos convênios com valores ainda pendentes, de acordo com as informações divulgadas.

Foto: Reprodução

Em entrevista ao BNews, Nina afirmou que obras iniciadas na gestão do ex-prefeito Álvaro Dias (PL) não foram concluídas justamente por conta da não liberação desses recursos. Ela também fez críticas a adversários políticos e disse esperar apoio institucional para viabilizar a liberação dos valores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] TENTATIVA DE FUGA EM ALCAÇUZ: detentos serram grade durante chuva e são contidos a tiros perto do muro

Imagens: Reprodução/Instagram/Via Certa Natal

Dois internos da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, tentaram fugir na noite desta sexta-feira (24) após aproveitarem o barulho da chuva para serrar grades e sair de uma das celas. A movimentação foi flagrada pelo sistema de videomonitoramento e os detentos acabaram contidos ainda na área interna da unidade, nas proximidades do muro.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária do RN (Seap), os dois foram identificados por policiais penais de plantão e pela equipe da Central de Rádio e Videomonitoramento já fora da cela, na área de ventilação. O alarme foi acionado e os agentes conseguiram impedir a fuga rapidamente.

Segundo informações do Via Certa Natal, os internos teriam usado o barulho da chuva para serrar as grades da Ala Bravo e conseguiram avançar até uma área próxima ao muro antes de serem interceptados. A Polícia Militar fez rondas ao redor da unidade durante a noite.

Durante a ação, conforme nota oficial da Seap, foram usados instrumentos de menor potencial ofensivo. Também houve disparos, segundo a pasta, com o objetivo de conter a tentativa de fuga e garantir a segurança da unidade.

A secretaria informou ainda que o plano de contingência foi ativado, com reforço de equipes especializadas e realização de contagem da população carcerária. A direção do presídio destacou que não houve fuga e que será instaurado procedimento administrativo para apurar a falta disciplinar dos internos e as circunstâncias do caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Greve atinge 53 universidades federais, trava serviços e pressiona governo; Zambelli dispara: “Avisamos”

Imagens: Reprodução/Instagram/Bruno Zambelli

A greve de servidores técnico-administrativos atinge ao menos 53 das 69 universidades federais do país e já compromete serviços essenciais. Apesar de as aulas seguirem, setores internos foram afetados, aumentando a pressão sobre o governo em relação a acordos considerados pendentes pela categoria.

A situação ganhou repercussão política após o deputado estadual de São Paulo, Bruno Zambelli (PL), comentar a notícia divulgada pelo SBT News. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou: “Avisamos. Não foi por falta de aviso. As universidades federais entraram em greve após Lula não cumprir as promessas”, em referência às cobranças feitas anteriormente sobre o tema.

De acordo com informações, a paralisação envolve principalmente servidores técnico-administrativos, responsáveis por áreas essenciais como emissão de documentos, funcionamento de bibliotecas e suporte a laboratórios. Com a adesão ao movimento, esses serviços já apresentam impacto em diversas unidades.

Apesar da manutenção das aulas na maior parte das universidades, estudantes relatam dificuldades no acesso a atividades básicas do dia a dia acadêmico. A paralisação, segundo fontes ligadas ao movimento, tem afetado diretamente a rotina dentro dos campi.

Segundo representantes da categoria, a greve ocorre diante da avaliação de que acordos firmados anteriormente com o governo federal não foram integralmente cumpridos, especialmente no que diz respeito à regulamentação de medidas de progressão e valorização profissional.

Em nota, o Ministério da Educação afirma que os compromissos estão sendo cumpridos ou encontram-se em fase de implementação, e que mantém diálogo com os servidores.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Janja reage a fala de aliado de Trump que chamou brasileiras de ‘raça maldita’

Foto: Reprodução

A primeira-dama Janja reagiu à repercussão de declarações atribuídas a um aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que teriam chamado mulheres brasileiras de “raça maldita”. A fala gerou ampla repercussão nas redes sociais e levou Janja a se manifestar publicamente, em defesa das brasileiras.

Janja repudiou o teor das declarações e afirmou que mulheres brasileiras não podem ser reduzidas a estereótipos ofensivos ou generalizações. Segundo ela, o Brasil é formado por mulheres diversas, com história, voz e dignidade.

“Não somos programadas para nada. Somos pessoas com voz, com sonhos, e lutamos diariamente para viver com dignidade e liberdade para ser quem quisermos”, afirmou.

Ela também destacou que as brasileiras enfrentam diariamente situações de violência, silenciamento e desigualdade, mas seguem resistindo. “As mulheres brasileiras, com muita força e coragem, rompem diariamente ciclos de violência e de silenciamento”, escreveu.

De acordo com a repercussão internacional do caso, a declaração atribuída ao enviado teria sido feita durante entrevista a uma emissora estrangeira, o que ampliou a reação negativa em diferentes países e nas redes sociais.

Após a manifestação de Janja, o tema ganhou ainda mais visibilidade nas redes sociais, com usuários repercutindo tanto as declarações quanto a resposta da primeira-dama. O caso também passou a ser discutido em diferentes países, especialmente em debates sobre misoginia e discurso ofensivo contra mulheres.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Walter Alves visita fábrica de confecções em Ielmo Marinho e reforça importância do setor produtivo

Foto: Divulgação

O pré-candidato a deputado estadual e presidente do MDB-RN Walter Alves visitou, na tarde desta sexta-feira (24), uma fábrica de confecções no município de Ielmo Marinho. A agenda foi realizada a convite do prefeito Fernando de Canto de Moça e de vereadores da cidade.

Durante a visita, Walter foi recepcionado pelo empresário Jorge Tenório, responsável pela unidade, que apresentou a estrutura da empresa e destacou a atuação no mercado. Atualmente, a fábrica conta com mais de 60 colaboradores e produz peças para marcas reconhecidas nacionalmente.

A visita também teve um significado especial para Walter Alves. Há 21 anos, ele esteve presente na inauguração da empresa, ocasião que contou com a participação do então senador Garibaldi Filho.

“É uma alegria muito grande voltar a essa empresa depois de tantos anos e ver o quanto ela cresceu, gerando emprego e renda para a população. É necessário fazer essa parceria, estimular o emprego através da iniciativa privada. Aqui, são mais de 60 empregos diretos. O emprego está aqui, as pessoas moram aqui. O dinheiro gira aqui no município. Apoiar o setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, disse Walter.

O empresário Jorge Tenório agradeceu a presença de Walter e ressaltou a importância da visita. “Ficamos muito honrados em receber Walter novamente aqui. Ele acompanhou o início desse projeto e hoje ver de perto o resultado do nosso trabalho, que só foi possível com muito esforço e dedicação”, afirmou.

O prefeito Fernando de Canto de Moça também agradeceu a visita e destacou o apoio de Walter Alves ao município. “Quero agradecer a Walter por sempre estar presente em Ielmo Marinho, apoiando nosso município desde a época de deputado federal, com a destinação de emendas importantes que ajudaram no nosso desenvolvimento”, disse.

Além de Walter e do prefeito Fernando, a visita contou com a presença do vice-prefeito Ionaldo Silva, presidente da Câmara de Vereadores Júnior do Mercadinho, e dos vereadores João Zacarias, Galego de Messias e Pio do Frango.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

EMBATE NO STF: DPU contesta decisão de Moraes e aponta irregularidades no caso Tagliaferro

Foto: Luis Nova/Metrópoles

A Defensoria Pública da União (DPU) recorreu ao STF e contestou uma decisão do ministro Alexandre de Moraes em um processo que envolve o ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro. O órgão afirma que houve possíveis irregularidades na condução do caso, principalmente na forma de intimação e na falta de prazo para a troca da defesa.

Segundo a DPU, a decisão teria desrespeitado regras do Código de Processo Penal e da Constituição ao não garantir tempo suficiente para que o réu pudesse constituir novos advogados antes da nomeação da Defensoria.

No recurso, a instituição afirma que, após a saída dos advogados anteriores, seria necessário que Tagliaferro fosse intimado pessoalmente para regularizar sua defesa, como prevê o artigo 265 do Código de Processo Penal.

A DPU também questiona a forma como foi feita a citação no processo. Segundo a decisão de Moraes, a citação por edital foi usada porque o réu não foi encontrado no endereço informado, após tentativas de notificação.

Para a Defensoria, mesmo que essa citação tenha sido válida naquele momento, a etapa seguinte do processo exigiria intimação pessoal do acusado para garantir o direito de defesa.

Na decisão, Moraes afirmou que seguiu a lei ao determinar a citação por edital depois que as tentativas de localizar o réu falharam. O recurso agora será analisado pelo STF, que vai decidir se mantém ou revisa a decisão anterior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Natal sanciona lei que proíbe símbolos de facções criminosas em espaços públicos; veja o que muda

Foto: Reprodução

A Prefeitura do Natal sancionou a Lei Nº 8.093, publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (24), proíbe o uso de símbolos, sinais ou mensagens ligados a organizações criminosas em espaços públicos da cidade. A medida já está em vigor após aprovação na Câmara Municipal.

A lei também determina que o poder público deve agir para evitar a divulgação de símbolo, sinais ou mensagens que façam referência direta ou indireta a facções ou organizações criminosas em locais de uso coletivo, como praças, ruas e outros espaços frequentados pela população.

Segundo o texto da lei, podem ser tomadas medidas administrativas para garantir que a regra seja cumprida, sempre dentro da lei e com fiscalização dos órgãos competentes. O texto não detalha mecanismos operacionais específicos, mas reforça a diretriz de preservação do uso adequado dos espaços públicos.

Em nível estadual, o RN já possui legislação relacionada à restrição de conteúdos considerados inadequados em eventos voltados ao público infantojuvenil com apoio do poder público.

Opinião dos leitores

  1. Achava que isso era óbvio! Mas como aqui neste país as coisas estão todas invertidas… Se as facções recorrerem aos amigos deles do STF, com certeza irão derrubar essa lei… Afinal lá tem gente que basta mostrar 129 MILHÕES de motivos, que as coisas acontecem…

  2. Será que irão convocar os rapazes que pintam meio-fio para sair pintando as pichações pela cidade. Só tem esse jeito.

    1. Chama os seus parceiros da cut e mst, que eles irão. Criminosos são uma raça ruim mesmo, só querem vê a desgraça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Três receitas que vão elevar a sua cozinha no final de semana

Oxente, tu vai perder essa não, né?
Tá daquele jeito: camarão chique, filé suculento e até jacaré na área!

Se avexe não e vem pro Papo de Fogão, que tá bom demais!

SÁBADO
BAND PIAUÍ – 8h

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COLAPSO: teto desaba em sala da Ufersa em Mossoró após chuvas e gera alerta no campus

Foto: Reprodução/Blog Ismael Souza

Um trecho do teto de um prédio da Ufersa, em Mossoró, desabou após fortes chuvas que atingiram a cidade nesta sexta-feira (24). O caso foi confirmado por um servidor, que apontou o acúmulo de água como possível causa do incidente, enquanto estudantes relatam problemas estruturais recorrentes na universidade.

Segundo o coordenador do espaço, Airton Carvalho, a estrutura não suportou o volume de água acumulado durante a chuva. Ele explicou que a calha pode ter sido obstruída por folhas de árvores existentes na área, conforme o Agora RN.

“A calha não deu vencimento de segurar a quantidade de água. Aqui no espaço tem muitas árvores, o que deve ter entupido a calha. A água transbordou para a laje e molhou o gesso, e o gesso caiu. Foi tudo de madrugada”, afirmou.

Após o incidente, estudantes passaram a relatar nas redes sociais outros problemas estruturais dentro da universidade. Em nota, o DCE criticou as condições físicas dos prédios e apontou o que classificou como sucateamento da estrutura da instituição.

De acordo com o DCE, há registros de rachaduras, infiltrações e outros danos em diferentes setores do campus. “Segurança é o mínimo. É direito de estudantes, professores e técnicos exercerem suas atividades sem medo”, afirmou a entidade em publicação.

O caso ocorre semanas após outro episódio semelhante no mesmo campus. No dia 9 deste mês, uma viga de concreto cedeu no Prédio de Fitossanidade, o que levou à evacuação da área, isolamento do local e acionamento da Defesa Civil para avaliação técnica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *