Jornalismo

Especialista alerta para riscos das redes de marketing multinível

Reportagem da edição deste domingo do Novo Jornal aborda mais uma vez as empresas de marketing multinível (MMN), que são uma febre no país e no Rio Grande do Norte atualmente. Aqui no estado já são, pelo menos, 60 mil pessoas no negócio e algumas delas faturando valores altíssimos, como o ex-estudante de administração, Daniel Fernandes, que diz ter rendimentos mensais na casa dos seis dígitos. Na visão do economista e professor universitário Cláudio Barbosa, porém, investir em MMN não é uma tarefa fácil e requer muito estudo.

“Dinheiro fácil sempre traz problemas. Ganhos fáceis, supostamente sem riscos, não surgem por milagre. A situação é muito mais complexa. Não aconselho de maneira alguma a quem não tenha conhecimento técnico do material a ser vendido e noção do mercado de vendas”, afirmou o economista.

Barbosa alerta também para a legalidade dessas empresas, que, segundo ele, não possuem autorização para dizer que é investimento o dinheiro que as pessoas colocam nelas. “Essas empresas não têm o direito legal […] Isso só é feito por quem tem autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários)”.

O jornal levou até o economista os contratos de adesão das três principais redes de MMN – Telexfree, BBOM e Multiclick – para ser feita uma análise dos termos. Cláudio Barbosa apontou que as três empresas têm contratos com mais obrigações do que direitos e que são feitos para segurar no negócio quem estiver entrando.

O economista finaliza afirmando é provável que as empresas de MMN estejam cometendo um crime contra a economia popular.

“Sou muito preocupado com a economia popular. E tudo indica que essas empresas estão cometendo um crime contra ela. Sei de relatos que pessoas por todo o interior do estado estão tirando dinheiro de suas poupanças e fazendo empréstimos para entrar no marketing. Esses grupos saem atuando de lugar em lugar aplicando as mesmas fórmulas e incluindo muita gente”.

Opinião dos leitores

  1. O mmn é um ótimo sistema de trabalho, faltam apenas alguns esclarecimentos, peço que respeitem a opinião alheia.

  2. Mmn é uma forma de promover produtos, o nome já diz é a promoção do produto da maneira mais antiga de fazer marketing o boca a boca. Mmn é sim uma maneira legitima de trabalho porém pessoas despreparadas promovem o Mmn e pessoas sem visão acreditam, sem saber como funciona esse mercado em sua essência.

  3. LAMENTAVELMENTE, O SR. ESPECIALISTA COMETEU UM GRANDE EQUÍVOCO AO TAXAR AS EMPRESAS DE MMN DE INVESTIMENTO FINANCEIRO.
    ORA, NA VERDADE, EMPRESA DE MARKETING MULTINÍVEL NÃO NECESSITA ESTAR REGISTRADA JUNTO À CVM PORQUE NÃO É UM INVESTIMENTO FINANCEIRO E SIM UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING
    CONFORME NOTICIADO PELA COMENTARISTA FINANCEIRA DO JORNAL DA GLOBO, MARA LUQUET, EDIÇÃO DO DIA 03/06/2013, É MUITO IMPORTANTE SABER:
    QUE EMPRESA É ESSA?
    QUAIS SÃO OS PRODUTOS QUE FAREI MARKETING, PUBLICIDADE, VENDAS, CONSUMO?
    SE ESSES PRODUTOS SÃO SUSTENTÁVEIS OU A EMPRESA SÓ GANHA DINHEIRO COM A ENTRADA DE NOVOS PARTICIPANTES?
    QUEM SÃO OS DONOS DESSA EMPRESA? OS DONOS SÃO PESSOAS IDÔNEAS?
    NÃO É INVESTIMEMENTO FINANCEIRO PQ EMPRESA DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS TEM QUE ESTAR REGISTRADO NA CVM COMISSAO DE VALORES MOBILIARIOS QUE É O ÓRGÃO REGULADOR DO MERCADO DE CAPITAIS
    INVESTIMENTO SERIA SE VC DEIXASSE SEU DINHEIRO E FICASSE EM CASAS SEM FAZER NADA AGUARDANDO O RETORNO OU NÃO DAQUELE INVESTIMENTO.
    POR ISSO, MUITO CUIDADO COM AS EMPRESAS DE MMN QUE PROPÕE QUE VC NÃO FAÇA NENHUM TRABALHO, APENAS DEIXE SEUS DINHEIRO LÁ RENDENDO.

  4. É impressionante como a falta de expectativa profissional leva as pessoas a repetirem os mesmos erros do passado.Todos conhecem a grande arapuca que é o Marketing de Rede.Muitos já entraram,saíram,quebrados ou não,porém ninguém conhece,de fato,algum milionário permanente deste ramo de negócio.Sempre são citados um conhecido da vizinha do sogro do primo do chefe do cunhado de um funcionário do banco,enfim,"alguém" que está riquíssimo com o dinheiro apurado em cima dos incautos que entram,após gastarem suas parcas economias de desempregado.Ao longo dos anos,o que se vê é que esses "empresários" retornaram à sua profissão ou atividade profissional original,e continuam ralando para sobreviver.Ou então,os mesmos sonhadores,colecionando contratos de empresas de network,até diferentes,sendo concorrentes de si próprios,patinando nos mesmos argumentos e nos mesmos prejuízos.Seria muito mais lucrativo,investir em sua profissão,em suas habilidades profissionais,ao invés de ficar pagando para os gênios que continuam roubando dinheiro dos pseudo-empresários da lábia dos mais espertos.A propósito,já caí,entrei,ganhei algum, e já retornei à minha profissão.Da mesma forma que meus "patrocinadores",igualmente resignados em suas profissões originais,ou em outras atividades,nada a ver com o Marketing de Rede.

    1. seu comentário e muito parecido com o meu, porem não cheguei a participar de nada, recebi diversas propostas, porem creio que esse tipo de negocio não tem nada de licito pelo ao contrario vc é roubado e para recuperar o que te roubaram você tem que roubar algumas pessoas para obter seu retorno e para lucrar tem q roubar muitas pessoas.
      Como você mesmo disse, o ideal é trabalhar com honestidade, investir no seu profissional seja no seu próprio negocio, ou em empresa privada ou publica.

    2. Você perdeu seu precioso tempo para fazer seu comentario e percebi que vc é um tremendo imbecil despreparado para falar algo sobre esse assunto.
      vou te dar um conselho,antes de entrar nos blogs para fazer qualquercomentario idiota"estude sobre o assunto".

  5. A quem diga que quanto maior os lucros de um investimento maior seus riscos, é o caso do MMN, e acredito que todo mundo que entra sabe os riscos que corre. Eu participo da NNEX e estou muito satisfeito, é uma renda extra e uma grande ajuda TEMPORÁRIA no orçamento, não vai ser pra sempre, e é ai o problema, pessoas menos esclarecidas acabam achando que essa renda será eterna e largam empregos e fazem financiamentos longos contanto com esse dinheiro que ninguem sabe até onde vai. esses ai sim, se darão muito mal la na frente.

  6. O MMN é uma realidade existente no mundo todo, onde hj, 25% da população americana e 20% da japonesa investem, agora aqui no BR o povo prefere chamar de "dinheiro fácil".
    Lembrem-se q apesar de muitos falarem mal, NADA ATÉ AGORA PROÍBE o MMN dentro da lei, assim como NÃO pode punir ou tipificar como crime. Outra coisa, todos em Natal conhecem alguém q investe nos MMNs, são políticos, membros da magistratura, do MP, do TJRN, do TRT, classe média, alta, etc. Já chamam os MMNs de "Bolsa Família" da classe média e alta. Assim, se os MMNs irão durar para sempre ou não, ninguém pode garantir. Todavia, que MUITOS estão ganhando dinheiro honestamente, sem roubar, furtar ou usar da política para ficar rico, isso não podemos negar.
    Não aconselho ninguém fazer loucuras, não venda nada para investir. Agora, se vc tem um dinheiro q não irá lhe fazer falta, pq não investir? No mundo todo, só ganha quem INVESTE! Quem não arrisca, não petisca.
    Portanto, no MMN é assim: Enquanto uns falam mal, outros LUCRAM… A escolha é sua. Abs

    1. Isso não tem nada aver com "Marketing M nível" O nome dessa pratica de ganha dinheiro fácil, É "pirâmide Financeira" que é crime contra a economia popular, Pena q até tem noticia de Pessoas da justiça do RN e até mesmo Político estão envolvido nessa Pratica, E não precisa nem ter estudo pra saber que Empresa nenhuma mundo Tem essa rentabilidade, Mas a ganância de ganhar dinheiro fácil e rápido vence o bom censo dos seres humanos, " Bernard Mandolf " um dos maiores golpista contra a economia Americana, Pegou 150 anos de cadeia, esta preso desde 2009, #fica a dica, hoje ele ganha $40, dólares por mês numa cedeia nos EUA, limpando computadores.

    2. Júnior, só faltou dizer que o Bolsa Classe Media não depende do dinheiro público, não tem ingerência política entre outras.

  7. Aqui em Santa Cruz o comercio parou, o dinheiro não gira e não é só aqui, todo o estado está vendo esse fenômeno com preocupação, muita gente se desfez de casas, terrenos, motos para só investir nessas falsas MMNs, Só aqui em Santa Cruz apareceram 12 dessas empresas, o governo já deveria ter tomado um posição mas não faz porque tem muito politico forte que embarcou nessa onda, creio que depois que essas pirâmides quebrarem e causarem um caos a todos aí esse governo tomará alguma decisão, será tarde. Lembrem-se a crise já chegou no Brasil.

  8. dia desses um especialista desses deu uma entrevista pra tribuna no outro dia descobri que ele tava na minha rede kkk

  9. A saga incansável do Brasileiro em querer ganhar dinheiro fácil ! Em breve vamos ver alguns milionários e muitos sonhares desesperados. Não precisa ser um expert p/ descobrir que em um dia , não vai demorar muito, as pirâmides vão ruir. Como uma empresa que se diz sustentável tem seus colaboradores mais preocupados em montar uma rede do que necessáriamente vender o próprio produto da empresa ? Faz algum sentido ter uma empresa que não se preocupe em vender seu produto ou serviço ? Dá muito trabalho ! É melhor colocar mais gente na rede que você ganha mais. Essas pirâmides de fato estão mudando a vida de muita gente, mas em um futuro não distante irá trazer consequencias negativas infinitamente maior do que seus beneficios. Enquanto isso vamos ver os esbanjadores de dinheiro em suas land rover, camarro e etc mostrando que o investimento deu certo.

    1. Amigo, diz algo de positivo que tem essas MMNs, a não ser os milhares que depositam suas economias para verem os binários aumentar e para não vê-los cair ter que alimentar, enquanto meia duzia desfilam em carrões importados servindo de chamariz para os pobres zumbis que sustentam essas "pirâmides". Mas como diz o velho ditado, "malandro é malandro e mané é mané……" Eu acho é pouco!

    2. ATENÇÃO GALERA!
      SAIAM FORA, MMN É UMA FURADA, MYTC, ZEEK REWARD, TELEXFREE, BBOM, ETC. TENHO UMA TURMA DE AMIGOS QUE SE AFUNDOU NESSES MARKETINGS.

    3. Conheço empresas q muitas pessoas fazem renda dos produtos que vendem, essa é uma das formas de ganhar dinheiro no Mmn e a maioria dos q criticam não sabem q empresas consolidadas no mercado como Avon, Mary kay entre outras trabalhão com o modelo Mmn.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Decreto de Rui Costa na época que era governador da Bahia proibiu servidores de fugir dos juros altos do Banco Master

Foto: reprodução

Um decreto assinado em janeiro de 2022 pelo então governador da Bahia, Rui Costa (PT), proibiu servidores estaduais com empréstimos consignados no programa Credcesta de transferirem o crédito para outras instituições financeiras em busca de taxas menores.

A medida, que continua em vigor, manteve a exclusividade do Banco Master na operação do programa. O Credcesta utiliza até 30% da margem consignável dos servidores. Nos demais empréstimos consignados, o direito à portabilidade foi mantido.

O decreto foi publicado em meio ao aumento de questionamentos judiciais de servidores que alegavam superendividamento com os contratos.

Programa impulsionou negócios do Banco Master

Segundo a reportagem, o Credcesta deixou de ser um benefício restrito a compras em rede de supermercados estatal e passou a funcionar como um cartão de crédito consignado após mudanças feitas por decreto estadual.

O modelo combinava desconto direto na folha de pagamento, exclusividade de operação por até 15 anos e juros rotativos que chegavam a cerca de 6% ao mês, tornando-se um dos primeiros grandes negócios ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro.

Disputa judicial

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb) entrou com ações judiciais questionando a exclusividade do programa e a proibição da portabilidade, alegando violação de regras do Banco Central do Brasil e do Código de Defesa do Consumidor.

Após decisões divergentes na Justiça, a entidade voltou a recorrer e ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o modelo do Credcesta.

Também foram movidas ações contra decretos de municípios que replicaram as mesmas regras do estado.

Até agora, a única decisão liminar favorável ocorreu em Nova Soure, onde a Justiça determinou o fim da exclusividade para novos contratos.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novo advogado de Vorcaro se pronuncia e diz que delação é “meio de defesa”

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O criminalista José Luis Oliveira Lima confirmou que assumiu a defesa do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, na sexta-feira (13). Em conversa rápida por telefone com a coluna do jornalista Igor Gadelha, Metrópoles, o advogado — conhecido no meio jurídico como “Juca” — evitou comentar se o cliente pretende fechar um acordo de delação premiada. “Assumi o caso hoje. Ponto”, afirmou.

Após insistência sobre o tema, ele lembrou apenas que já declarou publicamente considerar a colaboração premiada um “meio de defesa”. O criminalista também negou ter feito sondagens à Polícia Federal ou à Procuradoria-Geral da República sobre eventual acordo antes de assumir o caso.

José Luis Oliveira Lima tem histórico de atuação em processos de grande repercussão. Na Operação Lava Jato, comandou a delação do empreiteiro Léo Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS. Mais recentemente, também assumiu a defesa do general Walter Braga Netto.

Com informações de Igor Gadelha – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Programa Educação + Trabalho

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vorcaro orientou Sicário a negociar patrocínio para site de esquerda DCM: ‘Usar eles para bater nos inimigos’

Fotos: PMMG / Banco Master

O banqueiro Daniel Vorcaro orientou um auxiliar seu, o “Sicário” Luiz Phillipi Mourão, a negociar um patrocínio ao site de esquerda Diário do Centro do Mundo (DCM) com o objetivo de barrar a publicação de informações desfavoráveis ao Banco Master e “bater nos inimigos”, de acordo com informações exclusivas do inquérito obtidas pelo Estadão.

Procurado, o DCM afirmou que “a narrativa apresentada parte de uma premissa que simplesmente não encontra respaldo em qualquer documento oficial conhecido” e que tem publicado reportagens críticas sobre Vorcaro e o Master.

A defesa de Vorcaro disse que “não cabe comentar conteúdos que decorrem de vazamentos ilegais de material sigiloso”.

Em 10 de outubro de 2024, Vorcaro enviou ao Sicário o link de um texto negativa do DCM sobre como o mercado financeiro desconfiava da atuação do Master e criticou a publicação. Também enviou outro link reclamando de um texto com o título: “Altas taxas de juros e reclamações assombram operações consignadas do Banco Master”.

A reportagem do Estadão fez uma busca de textos usando o termo “Banco Master” no site do DCM em 2024. Aparece uma publicação, de 16 de julho, sobre investimentos financeiros: “O Banco Master, por exemplo, já emitiu mais de R$ 2,5 bilhões em Letras Financeiras, sendo classificado pela Fitch como ‘B+’, refletindo a estabilização de seu perfil financeiro e bons patamares de liquidez e qualidade de ativos”.

Após reclamar dos textos do DCM, Vorcaro escreveu ao Sicário: “Cara, vamos contratar eles pra fazer isso com os outros. E não comigo. Usar eles pra bater nos inimigos. Aí eu faria um pacote patrocínio mensal”.

O Sicário, então, pediu a um intermediário para fazer o contato e negociar esse serviço. Pouco depois, enviou a Vorcaro uma mensagem encaminhada desse intermediário: “Mestre, o diretor perguntou como seria a parceria e querem saber sobre os alvos, pra fecharmos o negócios (sic). E ele nos mostrou que foi firme não só removeu uma matéria mas como todas negativas que estavam no site”.

Vorcaro respondeu atribuindo os ataques a ele a um banco concorrente, indicando que esse deveria ser um dos alvos. “Por enquanto quem está me atacando é o Itaú”, disse ao Sicário. Procurado, o Itaú disse que não iria comentar.

Na conversa, o Sicário não cita quem seria o interlocutor do site responsável por negociar esse patrocínio.

Em um diálogo posterior, como mostrou o Estadão, o Sicário relatou a Vorcaro os pagamentos ao site, sem dar detalhes sobre os recebedores e nem o valor exato da cifra: “Os meninos mando 75 pra cada, o meu. O DCM e mais dois editores. É este o mensal”.

Para a Polícia Federal, essa atuação é mais uma demonstração de como Vorcaro buscava influenciar a opinião pública para conseguir obter benefícios ao Banco Master. Posteriormente, segundo a PF, esse mesmo modo de operação foi acionado para mobilizar influenciadores digitais com ataques ao Banco Central contra a liquidação do Master.

Em nota à época, o DCM negou que a menção seja uma referência ao site. “O DCM não recebeu recursos, pagamentos ou qualquer benefício das pessoas investigadas na operação e não possui qualquer relação com os fatos apurados”, afirmou.

A defesa de Vorcaro disse em nota que “não cabe comentar conteúdos que decorrem de vazamentos ilegais de material sigiloso”.

“Trata-se, inclusive, de fatos que já são objeto de investigação criminal determinada pelo ministro André Mendonça no Supremo Tribunal Federal. Qualquer manifestação sobre informações obtidas dessa forma apenas reforçaria a disseminação de conteúdos cuja divulgação é, em si, objeto de apuração. Além disso, a comunicação entre cliente e advogado é protegida por prerrogativa legal e constitui garantia essencial do direito de defesa”, diz o texto.

O que diz o DCM

A narrativa apresentada parte de uma premissa que simplesmente não encontra respaldo em qualquer documento oficial conhecido.

Até o presente momento:

* o Diário do Centro do Mundo não é citado nominalmente na decisão judicial relacionada à chamada “Operação Compliance Zero”;

* a razão social do veículo (NNA Produções Artísticas Ltda.) não aparece em qualquer trecho do processo;

* nenhum jornalista ou colaborador do DCM figura como investigado ou mencionado nas investigações;

* não há qualquer registro documental que associe o veículo a pagamentos ou contratos com os investigados.

Há, ainda, um elemento factual incontornável que contraria a hipótese sugerida em sua mensagem: o Diário do Centro do Mundo é um dos veículos que mais publicou reportagens críticas sobre Daniel Vorcaro e o Banco Master.

Diante disso, a hipótese de que o veículo teria firmado qualquer tipo de acordo para “retirar matérias negativas” ou “atacar adversários” não apenas carece de prova, como é frontalmente contradita pelo próprio histórico editorial público do jornal.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Relatório mostra piora acelerada da saúde de Bolsonaro antes de internação

Foto: Ton Molina/STF

Relatórios diários da equipe de saúde que acompanha o ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão mostram uma rápida evolução do quadro clínico antes da internação.

Os registros obtidos pela CNN começam na manhã de quarta-feira (11). Naquele dia, um profissional de saúde descreve Bolsonaro em bom estado geral e relata que ele chegou a fazer uma caminhada de 4,2 quilômetros.

Na mesma noite, o ex-presidente seguia sem queixas, sem episódios de soluço e com sinais vitais considerados adequados. A única observação fora do padrão foram “pequenos desequilíbrios” durante a caminhada.

O profissional registrou a necessidade de seguir avaliando um possível risco de queda.

Na quinta-feira (12), nos atendimentos da manhã e da tarde, os profissionais voltaram a registrar bom estado geral, com saturação de oxigênio normal e poucas crises de soluço.

O último atendimento foi anotado às 20h45 de quinta. A enfermeira responsável descreve Bolsonaro em estado “regular, lúcido e orientado”. Ela também registra que o ex-presidente havia caminhado 5 quilômetros naquele dia. A saturação de oxigênio, porém, já aparecia levemente mais baixa que nas medições anteriores: 93%.

A anotação seguinte no documento já é classificada como “registro de intercorrência”. A equipe médica da Papudinha relata que foi acionada às 6h45 pelos agentes penitenciários para avaliar calafrios apresentados pelo ex-presidente.

Segundo o relatório, Bolsonaro afirmou aos profissionais ter passado mal por volta das 2h da madrugada, quando sentiu náuseas e tremores. Ele negou vômitos ou sintomas respiratórios. No momento do atendimento, estava com febre e a saturação de oxigênio havia caído para 82%, nível considerado muito baixo.

Diante do quadro, os profissionais administraram medicação. Como a febre e a baixa saturação persistiram sem melhora, a equipe decidiu pela transferência para um hospital. Foi acionada uma ambulância do SAMU e comunicado o médico particular do ex-presidente, Brasil Caiado.

Todo esse procedimento, do acionamento da equipe da Papudinha à internação em hospital particular, durou cerca de duas horas. Os profissionais de saúde do presídio acompanharam Bolsonaro durante todo o processo e só retornaram ao batalhão ao meio-dia de sexta-feira.

No hospital, Bolsonaro foi diagnosticado com pneumonia bacteriana. O estado de saúde é considerado grave, embora estável. Ele permanece internado na UTI e, segundo o boletim médico mais recente, divulgado neste sábado, apresentou piora da função renal e elevação dos marcadores inflamatórios.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Cuidado família Bolsonaro o sistema está desesperado. Estão tentando matar o quê vai fazer delação premiada. Olho vivo no sistema.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto que regulamenta uso de spray de pimenta por mulheres para defesa pessoal segue para o Senado após aprovação na Câmara

Spray de pimenta — Foto: RPC

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que regulamenta a venda e o uso de spray de pimenta e aerossóis de extratos vegetais para autodefesa de mulheres. O texto agora segue para análise do Senado Federal.

A proposta é de autoria da deputada Gorete Pereira (MDB-CE) e foi aprovada com substitutivo da relatora, deputada Gisela Simona (União-MT).

Segundo o projeto, o spray poderá ser usado por mulheres maiores de 18 anos e por adolescentes entre 16 e 18 anos com autorização do responsável legal. O produto deverá ter aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A proposta tem como objetivo ampliar mecanismos de proteção e permitir que mulheres possam se defender em situações de agressão física ou sexual.

Uso individual e intransferível

O projeto estabelece que o spray será de uso individual e intransferível e não poderá conter substâncias letais ou de toxicidade permanente.

O uso será considerado legal apenas em situações de legítima defesa, para repelir agressão injusta, atual ou iminente, e deve ocorrer de forma proporcional até a neutralização da ameaça.

Penalidades por uso indevido

O texto prevê punições administrativas para quem utilizar o dispositivo fora das regras:

  • Advertência formal se não houver lesão ou risco à integridade da pessoa atingida;

  • Multa de 1 a 10 salários mínimos, conforme a gravidade da conduta;

  • Multa em dobro em caso de reincidência;

  • Apreensão do dispositivo e proibição de nova compra por até cinco anos.

Caso o uso configure crime ou contravenção penal, a usuária também poderá responder criminalmente.

Requisitos para compra

Para adquirir o spray, será necessário apresentar:

  • documento oficial com foto;

  • comprovante de residência;

  • autodeclaração de inexistência de condenação por crime doloso com violência ou grave ameaça.

O vendedor deverá manter registro da venda por cinco anos, garantindo a rastreabilidade do produto, além de fornecer orientações sobre uso seguro.

Regras técnicas

As especificações técnicas, como capacidade do recipiente e concentração da substância ativa, serão definidas em regulamentação do Poder Executivo, seguindo normas da Anvisa.

Se o produto utilizar a substância oleoresina capsicum (O.C.), a fabricação também deverá obedecer às regras do Comando do Exército Brasileiro. O projeto limita recipientes com capacidade superior a 50 ml ao uso de forças de segurança.

Programa de capacitação

O texto cria ainda um programa nacional de capacitação para mulheres, com:

  • oficinas de defesa pessoal;

  • orientações sobre uso e armazenamento do spray;

  • explicações sobre limites legais da legítima defesa;

  • campanhas educativas sobre violência doméstica e canais de denúncia.

Furto ou perda

Em caso de furto, roubo ou perda do spray, a usuária deverá registrar ocorrência policial em até 72 horas, sob pena de multa.

Com informações de Agência Câmara de Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro segue na UTI e apresenta piora na função renal, diz boletim médico

Foto: REUTERS/ Ueslei Marcelino

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na UTI do Hospital DF Star desde sexta-feira (13). De acordo com boletim médico divulgado neste sábado (14), ele está clinicamente estável, mas apresentou piora da função renal e aumento dos marcadores inflamatórios.

Bolsonaro foi hospitalizado após apresentar febre alta, queda na saturação de oxigênio, sudorese e calafrios. Exames confirmaram diagnóstico de broncopneumonia bacteriana bilateral. Segundo o hospital, o ex-presidente segue em tratamento com antibióticos e ainda não há previsão de alta da UTI.

Veja a íntegra do boletim médico:

Brasília, 14 de março de 2026 – O hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva em tratamento de pneumonia bacteriana bilateral decorrente de episódio de broncoaspiração. Encontra-se estável clinicamente, porém apresentou piora da função renal e elevação dos marcadores inflamatórios. Mantém o tratamento com antibióticos e hidratação por via endovenosa, fisioterapia respiratória e motora, além das medidas de prevenção de trombose venosa. Não há previsão de alta da UTI neste momento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novo advogado de Vorcaro já defendeu José Dirceu, Braga Netto e o doleiro Alberto Youssef

Foto: divulgação/STF

O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, passou a ser defendido pelo criminalista José Luís Oliveira Lima, após a decisão do STF que manteve sua prisão na sexta-feira (13).

Nome conhecido da advocacia criminal, José Luís Oliveira Lima já atuou na defesa de personagens de grande repercussão nacional, como o ex-ministro José Dirceu, no caso do Mensalão, e o general Walter Braga Netto. Ele também já defendeu o doleiro Alberto Youssef, na Lava Jato, e o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

A troca ocorreu no lugar de Pierpaolo Bottini, em meio ao avanço das investigações sobre o caso Banco Master. Nos bastidores, a mudança reforçou especulações sobre uma possível negociação de colaboração premiada.

Segundo apuração da CNN Brasil, interlocutores ligados a Vorcaro chegaram a sondar a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República sobre a disposição para um eventual acordo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPERAÇÃO MEDERI: Prefeito de São Miguel tenta barrar efeitos de busca e apreensão, mas liminar é negada pelo STJ

Foto: reprodução

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de liminar em habeas corpus em favor de Leandro Michel do Rego Lima, prefeito de São Miguel, que tentava suspender os efeitos da busca e apreensão realizada contra ele e Lincoln Micaele Rêgo Lima (chefe de gabinete da prefeitura) durante a ‘Operação Mederi’ no âmbito da investigação do caso envolvendo a Dismed, que apura supostos desvios de recursos federais da saúde em municípios do Rio Grande do Norte. A decisão foi proferida pelo ministro Joel Ilan Paciornik.

A investigação, conduzida no âmbito da Polícia Federal e supervisionada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, apura suspeitas de desvios milionários de recursos dos Fundos Municipais de Saúde de cidades como Serra do Mel, Mossoró, Paraú, São Miguel e José da Penha.

No habeas corpus, a defesa alegou ausência de indícios concretos que justificassem a busca e apreensão e pediu a suspensão da análise e do uso dos materiais apreendidos.

Ao analisar o pedido urgente, o ministro afirmou que, em exame preliminar, não identificou constrangimento ilegal evidente nem os requisitos necessários para a concessão da liminar. Com isso, a solicitação foi indeferida. O mérito do habeas corpus ainda será analisado pelo STJ após a prestação de informações pelas autoridades envolvidas e manifestação do Ministério Público Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEOS] BOULOS: ‘Tchutchuca’ com uns, ‘tigrão’ com outros

O BLOGDOBG presta total solidariedade às amigas e jornalistas Anna Karinna e Anna Ruth Dantas por manter o profissionalismo ao suportar uma postura agressiva do ministro do governo Lula, Guilherme Boulous, durante entrevista à 98 FM Natal, nesta sexta-feira (13).

Com tom irônico e desrespeitoso, trazendo narrativas contra fatos, interrompendo constamente as falas das jornalistas, Boulous, ‘tchutchuca’ diante do que está acontecendo com o país governado pelo PT, inclusive com as rachadinhas do colega Janones e desvios do INSS, ficou pistola com as jornalistas do RN.

Opinião dos leitores

    1. Não Zezão….ele falou machadinha do rachadores….e do DESCONDENADO.

    2. 👉🏿Suspeito número 1 de esquema da rachadinha é nomeado secretário por Lula.
      😵‍💫👺Em fevereiro de 2023, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), foi nomeado por Lula para a Secretaria de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A nomeação gerou controvérsia porque Ceciliano 👉🏿foi previamente investigado em um caso de suposto esquema de “rachadinha” na Alerj.
      FONTE: ESPIA. AQUI A GENTE MOSTRA A VERDADE.
      😵‍💫Ainda faltou o JANONES, que faz parte da quadrilha de fake news do Lula.

    3. Ruim vc não gostar de rachadinhas kkkkkk, flavio certamente gosta, japonês e bolos gostam de outra coisa.

    4. Devia ter falado do LULINHA no escândalo do ROUBO dos aposentados, ou das reuniões fora da agenda entre o Presidente LULA e o dono do banco MASTER, talvez ajudasse a explicar como o BRASIL afundou em escândalos de CORRUPÇÃO.

  1. O cara usa o ‘Galope de Gish”. Consiste em encadear várias mentiras em um curto espaço, de forma que o formato/tempo do debate não permite a correta e adequada refutação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *