Jornalismo

‘Estou vomitando sangue, com pulmão perfurado’, diz Wendell Beetoven ao Estadão

Procurador-geral adjunto e promotor são baleados na sede do MP do RN

Câmeras de segurança registraram a fuga do atirador, identificado como Guilherme Wanderley Lopes da Silva

Por Estadão

Internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o promotor de Justiça Wendell Beetoven Ribeiro Agra, uma das vítimas do atentado ocorrido semana passada na sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), disse que foi vítima “de uma violência gratuita, própria de um criminoso violento”. Ele falou ao Estado via WhatsApp na tarde desta segunda-feira, 27. Detalhou que seu estado de saúde é “muito delicado” e não há previsão de receber alta médica.

“(Estou) ainda muito mal, vomitando sangue, com um pulmão perfurado e costelas quebradas. Na UTI, sem poder falar”, relatou o promotor.

Agra, que responde pela Coordenadoria Jurídica Administrativa do MPRN, foi atingido nas costas por um tiro deflagrado pelo servidor da instituição, Guilherme Wanderley Lopes da Silva, na sexta-feira.

No ataque, que aconteceu na sala da chefia do órgão ministerial, o procurador-geral de Justiça adjunto, Jovino Pereira Sobrinho, também foi atingido na região abdominal por dois disparos. Ele continua internado e se recupera de um procedimento cirúrgico. Como Agra, não corre risco de morrer.

O atirador, que é servidor de carreira do MP-RN há mais de uma década, se apresentou à Polícia Civil do Rio Grande do Norte no início da tarde do sábado, acompanhado de dois advogados. De acordo com o delegado Renê Lopes, o acusado permaneceu calado.

Opinião dos leitores

  1. Conheço o servidor há mais de 30 anos , é uma pessoa pacata, um sujeito amoroso e prestativo . Como servidor sempre foi muito dedicado e correto.
    Tem uma célebre frase que diz: "Queres conhecer o caráter de alguém, dê poder a ela. " Abraham Lincoln. O problema é que uns quando chegam ao poder, abusam do poder que têm para perseguir, aterrorizar, humilhar até levar o seu subordinado a loucura e tomar uma atitude insana. Se alguém aqui é culpado é aquele que não soube gerir seus servidores a ponto de criar um ambiente agradável e respeitoso . Vale ressaltar, que o exemplo deve vir de cima. Se este clima hostil e de tanta insatisfação, ninguém melhor do que o gestor para responder. Além disso, deve lembrá-lo que a procuradoria é um órgão público e não de propriedade de alguém, onde você pode fazer o que quiser a ponto de violar a dignidade de uma pessoa.

  2. Promotores e juízes são apelidados carinhosamente de "funcionários TQQ", só trabalham terça, quarta e quinta, principalmente no interior!?

  3. Que o MPE/RN é um órgão por demais autoritário, todos já sabem, né? Agora, mais do que nunca, será preciso rever-se muita coisa alí dentro.

  4. A nossa Pátria só vai melhorar quando os nobres trabalhares de segunda a sexta e só tiver 1 mes de férias por ano e atender o povo que paga com mais atenção e respeito principalmente o pobre sujo descalço desesperado.

  5. Desejo melhoras pros promotores.
    Mas entendo que a sociedade ta muito insatisfeita com o ministério que não faz juz a bolada que ganha. Tambem pudera 2 meses de ferias e 3 de lincença não da pra fazer o necessario.

    1. Cris, você tá por fora!
      DOIS meses de férias mais TRÊS de licença a cada 5 anos.
      Por isso que o Brasil não tem como ir pra frente, minha gente.

  6. Não custa nada apurar o que foi escrito pelo servidor. No dia que criarem uma CPI para investigar o Poder Judiciário e o Ministério Público aí sim o país será passado a limpo.

    1. Sr. Curioso, digo mais, em um pais serio todos os aparelhos eletrônicos estariam passando por uma pericia neste momento, só por meio disso, talvez chegaríamos aos verdadeiros motivos de tanta violência.

    2. Vocês já leram o parecer do Presidente do conselho de Pscologia ?? Se ele estava havendo assédio moral tem que Ver com o Procurador para qual ele era assessor a 20 anos

    3. Cris, muito boa indagação, só lembre que este procurador que que você fala que ele trabalhava a 20 anos e seu concunhado, portanto não acredito na tese de assedio moral neste caso. Estas coisas devem ser ditas assessor de desembargador/juiz/procurado/promotor e nomeado pelo seu chefe direto ( desembargador/juiz/procurado/promotor), o seu chefe direto e quem controla sua presença, quem diz o período de ferias e ate quem demite, como existia problemas pessoais com o procurador geral se ele estava vinculado apenas com o gabinete ao qual ele prestava serviço? Pessoal vamos escutar o que o MP tem a falar sobre sua capacidade de exerce este cargo como também um especialista na área para saber se pessoas com este tipo de problema constuma da sinais de qual e se seus colegas de gabinete notaram algo…………….acho inclusive que o pessoal do seus local de trabalho tem a obrigação de colocar a cara aqui e falar sobre algo.

  7. Na sua casa tem alguma coisa errada que precisa ser arrumada? No MPRN tbm, já ouvi diversas recamações, pois alguns direiros dos servidores estão sendo negligenciados. Servitores em sua maioria insatisfeitos. Uma coisa é certa o MPRN deveria ser investigado. Mas quem o fará? Afinal peixe grande…

  8. Uma coisa é certa: o Júri de Guilherme Wanderley será muito interessante, a começar pela escolha dos jurados.

    Sempre é bom lembrar que o Júri tem soberania para tomar a decisão que bem entender.

  9. Qual hospital permite que o paciente na UTI utilize telefone celular? Risco desnecessário à sua saúde e dos demais internos. UTI é local de recuperação, onde o paciente deve se focar em sua cura, não em ficar dando entrevista.

  10. Com certeza, estes promotores fizeram algo contra este servido, para o mesmo chegar a este ponto.

    1. Com certeza. E isso também deve ser investigado pelo MPRN e pelo CNMP.

    2. O verdadeiro culpado, se é que existe, já esta condenado por sua consciência, enquanto vida tiver, lembrara da família que acabou e por mais que tome remédio taja preta não conseguira esquecer do dia 24.03.2017, Com a palavra o Sr. Culpado.

    3. Não existe uma justificativa para o extremismo desse rapaz, mas alguma coisa séria foi feita contra os servidores do MP para um deles, com problemas, ter externado tamanha raiva. Não foi de graça, por motivo qualquer, a situação de dois lados com a motivação e a causa.
      Não sei se é o caso, mas tirar direitos de uns para garantir as vantagens de outros, pelo uso do poder, é uma atitude covarde, mesquinha e reprovável, feita por pessoas com cargos altos e uma enorme frustração como pessoa, um ser humano fraco e pequeno que se esconde na maldade para minimizar sua insignificante forma interna.

    4. Pelo que consegui entender, não existia nada pessoal, visto ele mesmo ter falado que o Procurador Geral cumpriu o que foi prometido em sua campanha de eleição ao cargo, resta apenas lembrar que todas as mudanças, sejam criação ou extinção de cargos só pode ser feita com votação e aprovação da assembleia, volto a falar: O verdadeiro culpado, se é que existe, já esta condenado por sua consciência, enquanto vida tiver, lembrara da família que acabou e por mais que tome remédio taja preta não conseguira esquecer do dia 24.03.2017, Com a palavra o Sr. Culpado.

  11. Cara do bem, defensor dos enteceres da sociedade, vcs estão tendo uma diarreia mental, os 02 promotores são vitimas…mas entendo o motivo de tanta diarreia, assim como bandidos tem raiva de policia muitos que o condenam MP tem seus pingos de solda em órgãos públicos. Esta guerra de informações o MP irá perde, visto não ter poder sobre a imprensa, no entanto a sociedade irá ganhar. Que venham outras operações , VIVA O MP DO RN e que venham outras DAMAS DE ESPADAS.

    1. Como se a raiva dele era desde o primeiro dia da gestão ?? Muito ódio e loucura junto isso sim . Fora toda rede de intrigas políticas plantadas . Leiam o que o Diretor do conselho de Psicologia fala . Assim vocês Tb estariam enquadrados Tb nessa análise .

    1. Se esse cara age dessa forma, deve ser muito infeliz interiormente. Quem não trata bem as pessoas, via de regra, são pessoa intimamente tristes…

    2. Nós, servidores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte viemos, por meio desta nota, demonstrar nossa solidariedade a todas às vítimas do episódio ocorrido na última sexta-feira (24/03/17), em especial ao Dr. Rinaldo Reis Lima, Dr. Jovino Pereira da Costa Sobrinho e Dr. Wendell Beetoven Ribeiro Agra.

      Ao tentar ceifar vidas, o servidor Guilherme Wanderley Lopes da Silva atingiu a todos nós. A sua atitude instalou o caos e o desespero em nosso ambiente de trabalho, trazendo pavor a nós, servidores, e aos nossos familiares. Porém, não nos tirando a força do recomeçar, já nesta segunda-feira.

      Estamos e continuaremos trabalhando em prol de um serviço público sério, célere, correto e gerador de resultados para a sociedade – a verdadeira razão de ser da nossa dedicação diária. A nossa união será o cerne de nossa força e juntos pretendemos continuar a semear um presente e um futuro melhor para todos.

      As nossas orações e pensamentos positivos estão direcionados a todos, e especialmente a Dr. Jovino e Dr. Wendell, para que muito em breve eles estejam novamente em nosso convívio diário e com o mesmo entusiasmo, determinação e iniciativa, acreditando no que fazemos e imprimindo amor em toda e qualquer atividade.

      Que desse momento de dor possa brotar entre nós ainda mais amor, tolerância, diálogo, autocrítica, gratidão, humildade e altruísmo.

      Adriana Nóbrega Silva Azevedo
      Alexsandro Câmara da Costa
      Ana Lúcia Madeira Biagioni
      Ana Paula Morais Galvão Pignataro
      Ana Virgínia Araújo Véras
      Anderson Ricardo Fernandes
      Camila Pinto Gadelha
      Carine Tapia da Silva
      Carlos Eduardo Araújo de Farias
      Daniel Leonardo Dantas Maia
      Ediane Bezerra Dantas
      Eduarda Maria Tavares Beserra
      Felipe de Lima Gurgel
      Francisco Assis de Góis
      Graciele Matos de Medeiros
      Heloísa Pessoa Teles de Oliveira
      Iann Moura de Oliveira da Silva
      Ingrid Tereza Santos Galvão da Câmara
      Janete Cristina Rodrigues
      Jean Marcel Cunto Lima
      João Carlos Bezerril
      Joarimar Medeiros de Araújo Filho
      Jorge Luiz Bezerra Costa
      José Aldyr Gonçalves
      Luciano Henrique Lourenço
      Luciene da Silva Lucena
      Kalhil Pereira França Thurner
      Karla Fátima Ferreira de Souza
      Kênia da Silva Costa
      Kercya Mileny Carvalho Duarte de Souza
      Louiseane Fernandes Feitosa Oliveira
      Marcondes de Souza Diógenes Paiva
      Maria Margareth de Lima Andrade
      Maryland Dantas Bezerra Galvão
      Patrícia Kellis Gomes Borges
      Priscila Maria Maciel Delgado Borinato
      Rafaela Cristina Dantas Neves
      Rejanny de Jesus Mendes de Souza Pereira da Silva
      Salerno Ferreira de Sousa e Silva
      Stepherson Douglas dos Santos
      Talita Regina de Oliveira Malaquias
      Tiago Batista Nunes
      Thaíse Nara de Morais Bandeira
      Vanderson Melo de Morais
      Viviane da Silva Costa Lopes
      Wilton Alves Pequeno

    3. Parece aquele povo das prefeituras do interior que o prefeito obriga a ir pro comício e aplaudir.

  12. O fato inegável que ninguém abordou : o MPRN jamais será o mesmo,depois desta tragédia. Afinal, o problema nasceu, e foi " gestado" , dentro do seu seio. Precisa se reinventar.

  13. Que cara mentirosos da porra, ontem ele postou que estava bem e os próprios médicos já sideram que não corre risco de vida, quer aparecer coloca uma melancia na bunda e vai para feira do alecrim. esse Deus da terra, vc teve sorte

    1. É isso que a maiorias dos promotores querem MÍDIA…pra aparecerem!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

AUMENTO DO IOF: “Na mão do PT nem todo o dinheiro do mundo é suficiente”, diz economista

Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo Lula aumentou o IOF, com expectativa de arrecadar R$ 20,5 bilhões em 2025 e R$ 41 bilhões em 2026.

Segundo a economista Marina Helena, desde o início do mandato, a arrecadação federal cresceu R$ 234 bilhões acima da inflação. Apesar disso, o governo continua buscando mais receitas.

O gráfico divulgado acima pela economista Marina Helena e que foi compartilhado em diversos grupos de WhatsApp, mostra forte alta na arrecadação desde 2023, ajustada pelo IPCA, reforçando a crítica de que os recursos arrecadados não têm sido suficientes para conter o avanço dos gastos.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem que ameaçou explodir ministério foi preso com bomba artesanal; saiba quem é ele


O homem que ameaçou explodir uma bomba no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na tarde desta quinta-feira (22/5), de fato carregava um artefato explosivo. O indivíduo portava duas bombas artesanais, e uma delas tinha concentração de pólvora. Além dos explosivos caseiros, Flávio carregava consigo 20 bombinhas, do tipo “cabeção”, usadas comumente em festas juninas.

O suspeito, identificado como Flávio Pacheco da Silva, estava com duas crianças e uma mulher. A Polícia Civil usou uma tecnologia de reconhecimento facial para confirmar a identidade do suspeito.

Foto: reprodução

Informações preliminares indicam que o homem teria explodido um artefato em frente ao ministério. Por volta das 16h, uma equipe da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) chegou ao local, deflagrou a Operação Petardo e iniciou a negociação com o suspeito. Enquanto falava com os PMs, o homem segurava uma menina no colo.

O caso ocorreu próximo ao bloco A da Esplanada dos Ministérios, onde também estão sediadas outras pastas federais, como o Ministério dos Esportes e o dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O caso 

Às 16h20, a PMDF confirmou que o homem tinha um pacote suspeito e recusava-se a se afastar do local, levantando indícios de potencial ameaça.

Com a chegada do esquadrão antibombas, áreas dos prédios foram isoladas, e servidores foram orientados a se afastar.

De acordo com informações preliminares apuradas com testemunhas no local, o suspeito queria entrar no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), porque, supostamente, teve algum processo negado. Ele não conseguiu acessar o edifício e teria ameaçado explodir as bombas.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Valdemar diz que Eduardo Bolsonaro deve voltar ao Brasil em julho

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, disse que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) “tem que voltar” ao Brasil e que isso deve acontecer em julho.

O apelo foi feito durante entrevista coletiva no evento de filiação do secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, ao PP.

Eduardo Bolsonaro se licenciou do cargo de deputado federal em março e atualmente mora nos Estados Unidos.

“Ele tem que voltar. Depois de quatro meses tem que voltar. Deve voltar quando vencer a licença de quatro meses. Acho que aí ele volta”, declarou o presidente nacional do PL.

Guilherme Derrite deixou o PL para concorrer ao Senado pelo PP. Para Valdemar, Eduardo tem uma das duas vagas ao Senado garantida, enquanto Derrite deverá brigar pela outra vaga.

“Eduardo é um candidato eleito, hoje, pelas pesquisas. Então nós vamos trabalhar muito para ele manter essa candidatura. Ele tem uma vaga garantida e pode ser que a outra vaga seja do Derrite. Vai ser uma guerra, não vai ser fácil”, analisou.

CNN 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

IOF para compra de moeda estrangeira em espécie e remessas para contas no exterior sobe de 1,1% para 3,5%

Foto: reprodução

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (22) o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compra de moeda estrangeira em espécie, que passará de 1,1% para 3,5% a partir desta sexta-feira (23).

Além disso, também foi elevado o IOF para remessa de recurso para conta de brasileiros no exterior, que avançou de 1,1% para 3,5%.

As medidas valem a partir desta sexta-feira (23), segundo decreto publicado no Diário Oficial da União.

A compra de moeda em espécie, e as remessas para contas no exterior, eram utilizadas por viajantes para pagarem menos IOF do que no cartão de crédito, que, até hoje, é de 3,38%.

A partir desta sexta-feira, as alíquotas estão sendo unificadas em 3,5%.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, disse que a medida visa corrigir uma distorção, ou seja, parar de beneficiar quem abria contas no exterior para remeter recursos e fugir de um IOF maior do que o cobrado em outras modalidades, como cartão de crédito por exemplo.

“Estamos unificando a tributação de todos. É uma distorção, falta de isonomia que está sendo corrigida. De maneira artificial, pagava menos tributos”, disse Barreirinhas a jornalistas.

Ele acrescentou que, caso o brasileiro queira abrir uma conta no exterior, não há problema, mas vai pagar o mesmo IOF que as demais operações.

As medida foram detalhadas pela equipe econômica como parte de um pacote que busca elevar a arrecadação em R$ 20,5 bilhões ainda em 2025, reduzindo a necessidade de um bloqueio maior no Orçamento. A expectativa é que o impacto da medida chegue a R$ 41 bilhões em 2026.

Operações de crédito e câmbio

Além da elevação do IOF para quem compra dólar em espécie para viagens internacionais, o aumento também atinge:

  • Cartões internacionais (crédito e pré-pagos)
  • Remessas ao exterior
  • Empréstimos externos de curto prazo
  • Aplicações financeiras fora do país
  • Nessas operações, a alíquota passa de 3,38% para 3,5%.

Já operações comerciais, remessas de lucros e dividendos ao exterior e entrada e retorno de capital estrangeiro continuam isentas de IOF.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, disse que a medida visa corrigir uma distorção, ou seja, parar de beneficiar quem abria contas no exterior para remeter recursos e fugir de um IOF maior do que o cobrado em outras modalidades, como cartão de crédito por exemplo.

“Estamos unificando a tributação de todos. É uma distorção, falta de isonomia que está sendo corrigida. De maneira artificial, pagava menos tributos”, disse Barreirinhas.

Ele acrescentou que, caso o brasileiro queira abrir uma conta no exterior, não há problema, mas vai pagar o mesmo IOF que as demais operações. 

Como fica o IOF com as novas regras

Crédito – Empresas

  • Antes: 0,38% na contratação + 0,0041% ao dia
  • Agora: 0,95% na contratação + 0,0082% ao dia

 Crédito – Simples Nacional

  • Antes: 0,38% na contratação + 0,00137% ao dia
  • Agora: 0,95% na contratação + 0,00274% ao dia

Câmbio e gastos no exterior

 

  • Antes: 1,1% para compra de moeda em espécie
  • Agora: 3,38% para cartões internacionais e remessas

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça Eleitoral aprova contas de campanha do prefeito Allyson por unanimidade

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), aprovou por unanimidade as contas de campanha do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, reeleito nas eleições municipais de 2024 com votação histórica no Município. A decisão foi publicada na terça-feira (20) pela Justiça Eleitoral.

‘’De forma unânime, todos os juízes aprovaram a nossa prestação de contas, reconhecendo que os recursos foram aplicados de forma correta e todos os gastos de campanha foram feitos cumprindo à legalidade. Tudo foi feito de forma séria, responsável e correta. Agradeço a nossa equipe pelo trabalho realizado para demonstrar que tudo foi realizado dentro da lei’’, diz Allyson Bezerra.

A decisão destaca o seguinte: ‘’Estão respaldados por elementos probatórios adicionais (dezenas de fotos e vídeos) que corroboram a efetiva execução do objeto’’, pontua.

Com a decisão, está afastada qualquer hipótese de devolução de recursos por parte de Allyson, como chegou a ser noticiado de forma equivocada.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bolsa cai 0,44% e dólar sobe a R$ 5,66 após congelamento de gastos

Foto: Reprodução

Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) anunciaram um congelamento de R$ 31,3 bi no orçamento de 2025 com o objetivo de cumprir o arcabouço fiscal. O corte consta no 1º primeiro relatório de avaliação de receitas e despesas do ano.

O valor representa o maior contingenciamento do governo Lula, superando as expectativas da maior parte do mercado.

Este era para ser o segundo relatório do ano, mas com o atraso na aprovação do orçamento e sanção da peça apenas em abril, a primeira publicação só se tornou possível agora, em maio.

O detalhamento do bloqueio por órgão será divulgado na próxima semana, no Decreto de Programação Orçamentária e Financeira. Após a publicação do decreto, os órgãos terão cinco dias úteis para indicar as programações a serem congeladas.

Contexto internacional

No cenário externo, o dólar oscilava pouco frente a seus pares fortes, enquanto os mercados reagiam à aprovação pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos do projeto de lei de cortes de impostos do presidente Donald Trump.

Os agentes financeiros temem que o projeto possa aumentar ainda mais a dívida do governo federal, com os receios fiscais crescendo desde que a Moody’s rebaixou a nota de crédito dos EUA na semana passada.

O índice do dólar — que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas — subia 0,14%, a 99,732.

O mercado financeiro brasileiro reagiu de forma mista nesta quinta-feira (22) ao anúncio do congelamento de R$ 31,3 bilhões no orçamento do governo federal em 2025. O relatório bimestral de receitas e despesas mostrou bloqueio de R$ 10,689 bilhões, e contingenciamento na ordem de R$ 20,684 bilhões.

Após reagir positivamente com o congelamento num primeiro momento, os indicadores passaram a deteriorar após o governo confirmar que iria subir o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como medida arrecadatória. Outro fator que desagradou o mercado é o fato de a medida mirar no teto da meta de gasto primário do governo.

O Ibovespa recuou 0,44%, aos 137.272,59 pontos. Mais cedo, o principal índice do mercado brasileiro operava em alta.

O dólar subiu 0,35%, cotado a R$ 5,6611. O desempenho mostrou perda de fôlego da cotação, que chegou a ficar abaixo de R$ 5,60 no pregão.

Infomoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça autoriza ampliação de Leitos de UTI no RN com base em Ação Civil Pública do Conselho de Medicina

Foto: Reprodução

Esta semana, a Justiça Federal autorizou a ampliação de 10 (dez) leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Rio Grande, tendo como base a Ação Civil Pública movida em 2012 pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN).

Essa ação, que há mais de uma década defende a ampliação do número de leitos de UTI no Estado, foi fundamental durante a pandemia, garantindo que pacientes tivessem acesso a mais UTIs. Agora, mais uma vez, essa iniciativa contribui para que o Estado possa criar novas vagas em um momento crítico.

O pedido de urgência foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e respaldado pelo CREMERN, que considerou a ampliação imprescindível diante da atual situação de saúde, especialmente com o aumento de casos de doenças respiratórias.

O Ministério Público Federal (MPF) também se manifestou favoravelmente ao pedido, solicitando a tabela de preços para a contratação dos novos leitos.

O Hospital Rio Grande confirmou a disponibilidade dos 10 novos leitos, que estarão prontos para funcionamento a partir do dia 26 de maio de 2025, às 08h.

A decisão judicial, assinada pela magistrada Gisele Leite, nessa quarta-feira (21), autoriza a contratação imediata dos leitos pelo prazo de três meses, com os pagamentos sendo realizados após auditoria regular dos serviços prestados.

O presidente do CREMERN, Dr. Marcos Jácome, elogiou a decisão da justiça, afirmando: “Esta é uma vitória para a saúde pública do Rio Grande do Norte. A ampliação dos leitos de UTI é essencial para garantir o atendimento necessário à população, especialmente em tempos de crise.”

Essa medida representa um avanço significativo na luta por melhores condições de Saúde no Estado, assegurando mais recursos e suporte ao sistema público em um contexto de emergência.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Homem ameaça explodir bomba no Ministério do Desenvolvimento Social

Foto: Reprodução

Policiais militares foram mobilizados na tarde desta quinta-feira 22 por conta de uma ameaça de bomba no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O suspeito está com duas crianças e uma mulher.

Segundo relatos iniciais, ele teria explodido um artefato dentro do ministério e saído para a área externa. Por volta das 16h, uma equipe da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) conversava com o suspeito. Em um momento, o homem chega a segurar uma menina no colo enquanto falava com os PMs.

O caso ocorre próximo ao bloco A da Esplanada dos Ministérios, onde estão também os prédios de outros ministérios como o Ministério dos Esportes e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

AgoraRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

RENAN FILHO: Para aumentar receita, governo anunciará aumento do IOF

Foto: Reprodução

O governo Lula (PT) anuncia nesta quinta-feira (22/5) o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como parte das medidas para aumento da receita. O anúncio feito pela equipe econômica acompanhou a contenção de gastos de R$ 31,4 bilhões.

O aumento do IOF foi confirmado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em evento na B3, em São Paulo. Ele falou dos R$ 31 bilhões de contingenciamento e completou: “[O governo] Vai ao mesmo tempo anunciar um incremento de IOF, que vai aumentar, por outro lado, menor que isso um pouco a receita e vai garantir objetivamente o cumprimento das regras do arcabouço fiscal”.

Os Ministérios da Fazenda e do Planejamento e Orçamento detalham a contenção de despesas, em coletiva de imprensa. Participam da coletiva o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, os secretários-executivos Dario Durigan e Gustavo Guimarães, o secretário de Orçamento Federal, Clayton Montes, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

Haddad disse que essa medida anunciada já está sendo considerada no relatório atual. Deverá ser publicado decreto com a ação.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Alcolumbre diz que CPMI do INSS será lida em 17 de junho

Foto: Reprodução

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), disse em reunião de líderes nesta 5ª feira (22.mai.2025) que a instalação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve ficar para 17 de junho.

Segundo Alcolumbre, caso o colegiado fosse instalado agora, atrapalharia as investigações da PF (Polícia Federal), que apuram descontos indevidos de até R$ 6,5 bilhões em aposentadorias e pensões. As informações foram dadas à imprensa pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-líder do Governo.

O congressista de Goiás ainda disse que o presidente da Casa Alta considera que o número de assinaturas está desproporcional entre deputados e senadores. Há 242 assinaturas na Câmara e só 42 no Senado.

“Ele disse que não concorda, ponto final, que ele só aceita fazer a CPMI e pedir um prazo até 17 de junho para que se dialogue, para se conversar com todos e todas, definir o número de deputados e o número de senadores na CPMI, porque a proposta da Câmara, por enquanto, é desproporcional. Ela [Câmara] tem quase 200 deputados na CPMI e senadores só 40, né?”, disse.

Kajuru também afirmou que Alcolumbre recebeu um requerimento com 27 assinaturas de senadores para que fosse instalada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do INSS só do Senado, mas ele negou.

“O presidente Davi deixou claro que ele não aceita fazer a CPI só do Senado, porque ontem entregaram a ele com 27 assinaturas o pedido da CPI do INSS apenas no Senado”, declarou.

CPI DAS BETS

Os senadores pediram a Alcolumbre para que a CPI das Bets fosse prorrogada, mais uma vez. O prazo para a finalização do colegiado seria até 30 de abril e foi adiada por mais 45 dias.

De acordo com Kajuru, o congressista amapaense não aceitou a prorrogação da CPI e disse que, se acabar em “pizza” [referência a uma situação onde ninguém é responsabilizado], seria culpa dos senadores que não teriam trabalhado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *