Estudo com nitazoxanida tem resultado positivo para tratar covid

Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, apresentou hoje (24), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o primeiro resultado positivo do estudo clínico com a nitazoxanida para o tratamento da covid-19. 

Coordenado pela pneumologista e professora da UFRJ Patrícia Rocco, o estudo teve publicação científica prévia apresentada no auditório da universidade, com a presença de Marcos Pontes e do secretário de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales.

O ministro afirmou que o medicamento é uma ferramenta no enfrentamento da covid-19. De acordo com Marcos Pontes, o estudo tem uma importância gigantesca, já que conseguiu demonstrar que a nitazoxanida reduz a carga viral. “Depois do final do tratamento de 5 dias, nos próximos sete dias após a medicação, tem pacientes que têm a carga viral negativada.”

O ministro disse ainda que a nitazoxanida “é ferramenta que a ciência oferece para os médicos e isso é importante para o Brasil e para o mundo”. “É uma ferramenta que vai nos ajudar não só para a saída da pandemia, como para no futuro, transformar o coronavírus em algo completamente tratável. Esse é só começo”, avaliou.

A nitazoxanida é um vermífugo utilizado no Brasil para o tratamento do rotavírus e foi testada para a covid-19 em 475 pacientes sintomáticos do 1º ao 3º dia de sintomas. Durante os testes, 78% deles deixaram de apresentar sintomas após 5 dias seguidos de uso do medicamento.

Segundo o ministro, outros países já demonstraram interesse no estudo, o que, para ele, é um grande passo da ciência brasileira no combate à covid-19.

A professora Patrícia Rocco admitiu que o medicamento não é a “bala de prata” para a cura da doença, mas defendeu que o estudo foi bem desenhado para o redirecionamento do uso da droga para a covid-19.

Agência Brasil e R7

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. José Macedo disse:

    Vamos respeitar Marcos pontes , devemos é ter orgulho dele. Para passar como astronauta na NASA existem vários testes dificilimos ele foi com uma função de montagem, configuração e manutenção de sustemas e não somente como passageiro.
    Quanto aos medicamentos indicados pelo ministério da saúde , cloroquina, azytromicina e Anitta usa quem quiser, podem tomar dipirona e tubalina e tudo bem.
    Mas se fosse o governo do calça apertada de SP, poderia vender o país inteiro para a china e se disser que tubalina é o melhor tratamento para a peste chinesa , as midiaslixo certamente diriam que é uma excelente atitude.
    Nós temos que apoiar muito o JB, porque se esses socialistas antipatriotas vencerem adeus Brasil!!!!

  2. Pixuleco disse:

    Rapaz , esse ministro de ciência e tecnologia é um boitatá . Pense numa mercadoria vencida . Se esse rapaz fez aquela viagem espacial conversando besteira desse jeito , acho que os outros astronautas devem ter ficado putos da vida . Pelas caridades .

    • David disse:

      Ômi, tu num ta querendo vê ômi nú é,? volta pra casa, essa hora tua mulher deve ter encerrado os trabalhos. Os pixulecos já fizeram o serviço do dia e ela tá só o coió. Vai comer teu pão com manteiga. Rsrsrs

  3. Boi 🐂 Tungão disse:

    Para o Gado 🐃 🐄: FENOZOXANIDA

COMENTE AQUI