EUA antecipam suspensão de viagens do Brasil; medida começa a valer nesta quarta-feira, pelo horário de Brasília


Foto: Leah Millis/Reuters

A Casa Branca anunciou, no começo da noite desta segunda-feira (25), que a restrição de entrada de brasileiros nos Estados Unidos passa a vigorar às 23h59 de terça-feira, no horário de Washington (0h59 de quarta-feira, pelo horário de Brasília). A medida também afeta passageiros de qualquer nacionalidade que tenham passado pelo Brasil nos últimos 14 dias. Pessoas que tenham nacionalidade americana e residentes nos Estados Unidos estão liberados. Anteriormente, as medidas começariam na sexta-feira, dia 29.

O anúncio de hoje antecipa a medida em dois dias. O governo federal americano não explicou por que mudou a data para a norma entrar em vigor. A administração do presidente Donald Trump também não estabeleceu um limite para o fim da norma.

No domingo (24), Trump assinou a ordem executiva para restrição de passageiros vindos do Brasil depois de uma conversa com o conselheiro de Segurança Nacional, Robert O’Brian, que pressionou o presidente a tomar a decisão. O’Brian havia indicado que a Casa Branca iria impor o bloqueio de voos vindos de aeroportos brasileiros na manhã de ontem, durante uma entrevista à TV americana.

Na semana passada, Trump disse durante uma coletiva de imprensa que a possibilidade de restringir a entrada de turistas latinos – em especial, dos brasileiros – continuava sendo uma opção, diante do crescente número de casos de Covid-19 registrados na América do Sul.

Em 28 de abril, quando o presidente se encontrou com o governador da Flórida, Ron DeSantis, o assunto também apareceu na conversa com os jornalistas. Na época, o governador disse que as medidas de contenção à doença estavam sendo aplicadas a todos os estrangeiros que desembarcavam na Flórida. E que, no final de abril, ainda não era necessária uma medida drástica como o bloqueio de passageiros.

A decisão hoje antecipada pela Casa Branca é mais um duro golpe na indústria do turismo. Em 2019, o Brasil foi o sétimo país que mais mandou turistas para os Estados Unidos, com 2,1 milhões de passageiros. O número de estrangeiros que entraram no país caiu 96% desde o começo do ano. As operadoras de viagem esperavam uma melhora do cenário na segunda metade de junho, quando começa o verão americano e após a reabertura dos parques temáticos da Flórida.

CNN Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Justus disse:

    Não sou fã de Bolsonaro, mas qual é a novidade, se nós fizemos o mesmo com outros países? A Europa fez, a Ásia fez. Ah, tem que criticar por criticar, né? Briga nojenta esquerdista-direitista. Vocês fazem mal à Nação. Não precisamos de cidadãos só de whatsapp. Botem a mão na massa, ajudem alguém, a rua, o bairro, a cidade. Aí não haverá tempo para briga inútil. Ou se calem. Vocês não fazem falta.

  2. Cigano Lulu disse:

    Trump está certíssimo. O Brasil todo está doente, desde muito antes da pandemia. E nosso vírus é de uma letalidade muito pior que a Covid-19. Nem deus (brasileiro) nessa causa.

  3. Junin disse:

    Baba o ovo do galegao agora !!! Doido subserviente…..!!!!!

  4. E. costa disse:

    Aquela bandeira de verdadeiro patriota americano serve de quê?
    Se nós não podemos ir, isso que dizer eles tb não podem vir, né isso?
    É isso ou estamos como um povo patriota bosta de joelho😂

  5. MENDES disse:

    Como que o DOIDO vai lamber o SAPATO de TRUMP..

  6. Pedro disse:

    Beleza Rafael Franco, perfeito. Agora o que vc achava quando éramos roubados, vivíamos com os ditadores do mundo, comprando porcaria nos EUA, nove dedos sendo o cara, nossas refinarias sendo tomadas e a anta soltando pérolas pela boca, Aí era tudo bonito.

  7. Beto Dal disse:

    A partir de 00:00 de quarta-feira, 27 de maio de 2020, os EUA passam a ser 'comunistas'!!

  8. Rafael Franco disse:

    Oxe ! É a super parceria entre o trump e o “mito” ? To entendendo é nada …

    Tem até bandeira dos USA nas manifestações do nosso presidente patriota … tô entendendo é nada ..

    • ELEITOR E CONTRIBUINTE disse:

      Medida inócua,não podemos nem ir as ruas aqui,vamos pra EUA como ?

COMENTE AQUI