Ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub é reeleito como diretor executivo no Banco Mundial

Foto: Marcelo Camargo / Agência O Globo

O Banco Mundial anunciou em comunicado que o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi reeleito para o cargo de diretor executivo da instituição.

“O Banco Mundial confirma que o Sr. Abraham Weintraub foi reeleito pelo grupo de países (conhecido como constituency) representando Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago para ser Diretor Executivo no Conselho do Banco. O Sr. Weintraub cumprirá um mandato de dois anos, com início em 1º de novembro de 2020”, afirmou o banco em comunicado.

“Diretores Executivos não são funcionários do Banco Mundial. Eles são nomeados ou eleitos pelos representantes dos nossos acionistas”, acrescentou o banco.

Weintraub já ocupava a diretoria-executiva do banco como substituto, em uma espécie de “mandato-tampão” que termina neste sábado (31).

Weintraub deixou o MEC em junho, em meio a uma série de polêmicas. Alvo de dois inquéritos – um que apura declarações racistas contra chineses e outro sobre ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Weintraub foi indicado pelo governo Bolsonaro para uma vaga fora do país.

Além da indicação para o banco, a própria viagem de Weintraub aos Estados Unidos causou polêmica – e ainda é alvo de investigação.

Isso porque, apesar de ter anunciado a saída do governo em 18 de junho, Weintraub só foi exonerado oficialmente no dia 20, quando já estava fora do Brasil. O ministro teria aproveitado o passaporte diplomático para driblar a quarentena para cidadãos comuns na chegada aos Estados Unidos, em meio à pandemia da Covid-19.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. José Macedo disse:

    Essa globolixo é uma comédia, investigar o Weintraub por usar passaporte diplomático para driblar a quarentena. Kkkkkkkkkkkkk
    Chora esquerdopatas porque o cara vai ficar mais 2 anos como diretor do banco mundial e pela dedicação que tem certamente será reeleito se quiser.

  2. Calígula disse:

    Esse Merece todo respeito e admiração.

    • Braulio Pinto disse:

      Esse FDP merece é cadeia, e seus admiradores precisam estudar mais.

  3. Junin disse:

    Arrumado depois da merda como ministro….

  4. Edison Cunha disse:

    #GrandeDia

    • De olho👀 disse:

      Grande dia pra quem? Pro Brasil ou para o Banco Mundial foi um péssimo dia. No meio de tanta gente qualificada deram uma vaga pro fugitivo da justiça.

  5. Guaraná Cor de rosa disse:

    Esses ministro é um tipão . Pense num homem charmoso . O meu detector ele apitou , aí , aí , ui , ui !

  6. Carlos disse:

    Eleito não ! Indicado pelo governo bolsonaro

  7. Santos disse:

    Aí tem QI.

  8. Zuza disse:

    E o gado faz: Muuuuuuum!

  9. Patriota disse:

    Esse é malandro! Só mamando nas tetas e tirando banca de baluarte da eficiência. Malandro é malandro é Mané é Mané.

  10. João disse:

    O ex-ministro tá tão caladinho..nunca mais ameaçou prender os integrantes do STF..que será que aconteceu?.🤣🤣

  11. Cidadão Indignado disse:

    Até que ponto chegamos. NOJO de políticos idiotas e seus seguidores alienados. Que classe desclassificada.

COMENTE AQUI