Educação

Exclusão escolar no RN aumentou 14 vezes durante a pandemia

Foto: Alex Régis

Sem políticas públicas amplas de inclusão digital e assistência para as famílias, 160 mil crianças e adolescentes potiguares tiveram negado seu direito de acesso à educação em 2020. O número representa 24,9% da população potiguar entre 4 e 17 anos. Trata-se de um crescimento expressivo em relação a 2019, no período anterior à pandemia do coronavírus, quando esse índice era de 1,7%, ou 11,9 mil crianças e adolescentes. A exclusão escolar cresceu cerca de 14 vezes no RN entre 2019 e 2020.

A eles, somam-se 5 milhões de estudantes de outros estados do Brasil na mesma situação, aponta o estudo “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação”, lançado no fim de abril pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef).

O estudo utilizou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e tomou como base o mês de novembro de 2020 – nove meses após o começo da pandemia no país e o fechamento das escolas. De acordo com os dados, 1,5 milhão de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade não frequentaram a escola remota ou presencialmente durante aquele mês, e outros 3,7 milhões estavam matriculados, mas não tiveram acesso a atividades escolares.

As regiões Norte e Nordeste lideram os índices. Enquanto o Norte teve 28,4% dos estudantes excluídos, a região Nordeste registrou 18,3% de meninos e meninas nessa situação. O RN supera a média da região e só perde para a Bahia (30,7%) em termos de exclusão no acesso à educação. Veja a matéria completa na Tribuna do Norte.

Opinião dos leitores

  1. Com esse Desgoverno da Fátima Cadeado o índice deve aumentar ainda mais a cada ano que ela estiver no poder.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

MAIS UMA FAKE NEWS: Governo do Estado diz que está adquirindo 50 mil doses de vacina por semana

Em publicações no Twitter e também no Instagram (veja aqui), o Governo do Estado produz mais uma fake news ao afirmar que “tem adquirido , em média, 50 mil doses de vacinas, semanalmente”.

De acordo com a plataforma RN + vacina, o RN recebeu 1.914.410 doses de imunizantes contra a Covid-19, entre vacinas das Coronavac, Oxford e Pfizer, todas adquiridas pelo Governo Federal.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Governo emite decreto que simplifica processos de isenção para pessoas com deficiências

O Governo do Rio Grande do Norte alterou o regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para simplificar os processos de isenção destinados a pessoas com deficiências, previstos na legislação atual. A decisão foi emitida via Decreto Nº 30.675 (veja aqui), publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (22), e regulamenta o disposto na Lei Estadual nº 10.917, de 7 de junho de 2021.

O Decreto permite em alguns casos o aproveitamento do laudo médico emitido para fins de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), quando houver requerimento da isenção do ICMS e IPVA, evitando uma duplicidade de documentação. O objetivo desse aproveitamento é agilizar a análise e o trâmite dos processos, dispensando a procura pela Junta Médica do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN).

O documento também regulamenta o prazo de validade indeterminado para o laudo médico pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como disposto na Lei Estadual de Nº 10.917. Enquanto nas demais hipóteses descritas pelo Decreto, o prazo é de 4 anos.

Para obter a isenção do IPVA, o veículo deverá ser adquirido e registrado no Detran-RN em nome da pessoa com deficiência ou transtorno do espectro autista. Sendo uma pessoa com deficiência física, visual ou auditiva, condutora ou não, o condutor deve apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, constando as restrições referentes ao condutor e as adaptações necessárias ao veículo, comprovando que o veículo está adaptado à sua condição com um laudo emitido pela Junta Médica do Detran-RN.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Seis idosos vacinados com duas doses da Coronavac morrem após surto de Covid em asilo no PR

Foto: TNOnline

Um surto de covid-19 atingiu 30 dos 43 idosos que residiam no Lar São Vicente de Paula, em Arapongas (PR). Os casos foram registrados em uma publicação no Facebook da entidade no dia 16 de junho (veja mais abaixo). A publicação também cita que 5 acabaram falecendo, entre os dias 5 e 12 deste mês. Uma sexta morte que ocorreu no dia 18 foi confirmada pela Revista Oeste em contato com a prefeitura do município paranaense.

A prefeitura do município confirmou que, desde 15 de fevereiro, todos os internos estavam vacinados com as duas doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Segundo uma publicação no site da prefeitura de Arapongas (PR) (veja aqui), funcionários e idosos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) foram os primeiros a serem vacinados no início da campanha de vacinação em janeiro de 2021 e todos os idosos que deram entrada após este período receberam a vacina logo após serem admitidos na instituição.

Embora todos os 16 trabalhadores do asilo tenham sido vacinados, metade deles foi diagnosticada com a covid-19 em junho — até o momento, nenhum deles desenvolveu quadro grave da doença. Eles receberam a 2ª dose em fevereiro.

Com informações de Grande Ponto e Revista Oeste

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui mais de 1.400 óbitos em investigação

Foto: reprodução

O RN totalizou 6.640 óbitos por Covid nesta terça-feira (22). No entanto, este número pode ser ainda maior.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), existem 1.422 óbitos em investigação. Dado que corresponde a 21,4% dos óbitos por Covid já confirmados.

Estes casos estão se acumulando cada vez mais ao longo dos últimos meses e podem fazer com que o total de mortes causadas pelo coronavírus no RN passe de 8 mil.

São óbitos ocorridos em dias, semanas e até meses anteriores e que até o momento não tiveram a causa confirmada, ou seja, ainda não se sabe se foram por Covid ou não.

As cidades com mais óbitos em investigação são: Natal (478), Mossoró (114), Parnamirim (98), Macaíba (79) e São Gonçalo do Amarante (40), de acordo com o Boletim Epidemiológico nº 379, divulgado pela Sesap.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro diz que não há Três Poderes, mas Judiciário de um lado, e o Executivo e o Legislativo de outro

Foto: JÚLIO NACIMENTO/PR – 19.06.2021

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (22) que o país não conta com Três Poderes, mas sim uma divisão entre o Judiciário de um lado, e o Executivo e o Legislativo de outro.

Em cerimônia de lançamento do Plano Safra 21/22, Bolsonaro manifestou desejo, ainda, que o Supremo Tribunal Federal confirme a constitucionalidade de projeto que trata da autonomia do Banco Central votado pelo Congresso Nacional.

“Lira, tu faz um trabalho excepcional, Arthur, quem viveu e quem vive hoje com o Parlamento, bem como o nosso colega Rodrigo Pacheco no Senado Federal”, disse Bolsonaro, dirigindo-se ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e também fazendo referência ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

“A gente vive para o Brasil. E eu costumo sempre dizer, não são 3 Poderes, não, são 2, Arthur. É o Judiciário e nós para o lado de cá, porque nós formamos ‘heteramente’ um casal. E essas decisões que passam por nós todos os 215 milhões de brasileiros são beneficiados.”

O presidente  também pediu publicamente ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que providencie os recursos necessários para a implementação do voto impresso nas eleições de 2022, caso a PEC que propõe a medida seja aprovada pelo Congresso.

“Pela primeira vez o Paulo Guedes vai cumprir uma ordem minha, porque sempre eu discuto com ele. Paulo Guedes, se passar, você vai arranjar recursos para fazer o voto auditável em 2022”, disse logo após cumprimentar a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), autora do projeto.

O presidente afirmou que a mudança no sistema de voto o tornaria mais “transparência e confiabilidade”. Ele agradeceu à bancada ruralista pela indicação da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, a quem responsabilizou pela boa relação comercial com países árabes. “Vale por dez ministros”, elogiou

R7 com Agência Estado

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula chama de “covardia” ação da polícia para dispersar índios que protestavam em Brasília e Gleisi quer explicações da Câmara; Policial foi atingido por flecha

Foto: Getty Images

O ex-presidente Lula e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, criticaram as ações policiais que ocorreram na manhã desta quarta-feira (22), quando um grupo de indígenas se manifestava em frente ao anexo 2 da Câmara dos Deputados.

VEJA MAIS: VÍDEO: Policial legislativo é atingido por flecha em protesto de índios em Brasília que terminou em confronto e bombas de gás lacrimogêneo

Na ocasião, um policial da Câmara foi atingido por uma flecha e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para atendimento e foi necessário passar por uma cirurgia. A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o grupo de índios do local.

Lula classificou como “covardia” a ação policial.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a Câmara teria que explicar porque a Polícia Legislativa dispersou os manifestantes e chamou a PM.

 

Na pauta da Câmara para esta terça (22/6), o projeto de lei 490/2007 prevê alterações nas regras de demarcação de terras e é visto como um enorme retrocesso pelos indígenas que têm protestado em Brasília há mais de uma semana. O texto regulamenta também a exploração de minérios em terra indígena.

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Queria vê se se fosse uma flechada na bunda desse bebum.
    Se ele tava defendendo esses baderneiros.
    A Gleisi Hoffmann conhecida como a amante na lista da Odebrecht, é outra oportunista.

  2. Era só o que faltava: um bando de arruaceiros fantasiados de índios fazendo baderna de forma violenta! A polícia tem que agir!

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

VÍDEO: Cavalo de empresário que morreu em decorrência da Covid acompanha cortejo ao som de Asa Branca na sanfona

Um cena comovente aconteceu durante o enterro do sócio-fundador da RN Tintas, Arlindo José da Silva, que faleceu após 30 dias internado para tratar da infecção pelo novo coronavírus.

O cavalo dele acompanhou o cortejo, ao lado do caixão, enquanto um sanfoneiro tocava a canção Asa Branca, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, famosa na voz do Rei do Baião.

“Arlindo Tintas”, como era conhecido, foi sócio-fundador da RN Tintas, presente no mercado potiguar desde os anos de 1990 e que atuava em todo o Rio Grande do Norte. Começou no bairro do Alecrim e se expandiu, recentemente, para o bairro de Igapó, na Zona Norte de Natal.

Opinião dos leitores

  1. Linda homenagem, se foi um homem de bem e grande incentivador da vaquejada. Que Deus dê o conforto para os familiares e amigos 🙏

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 na quarta-feira (23)


Foto: Marcello Casal Jr./Poder 360

A Receita Federal libera na quarta-feira (23) a consulta ao 2º lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2021. O pagamento será feito no dia 30 de junho para 4,2 milhões de contribuintes.

A consulta estará disponível a partir das 10h de quarta-feira (23) no site e no aplicativo da Receita Federal. Na página, também é possível saber se há alguma pendência na declaração do IRPF 2021.

Segundo o Fisco, 4.222.986 milhões de contribuintes serão contemplados por este lote de restituição. Boa parte tem prioridade no pagamento, mas quem entregou a declaração do IRPF 2021 até o dia 21 de março também vai receber a restituição.

Eis o número de contribuintes contemplados:

  • 97.082 contribuintes idosos, acima de 80 anos;
  • 779.763 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 54.240 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 385.591 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 2.906.310 contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até 21 de março.

Os pagamentos serão feitos na conta bancária indicada pelos contribuintes. Ao todo, serão restituídos R$ 6 bilhões. É o mesmo valor do 1º lote da restituição do IRPF 2021, que foi classificado como o maior da história pelo governo.

O IRPF 2021 terá 5 lotes de restituição. A Receita espera pagar R$ 25,6 bilhões em restituições até setembro. Eis o cronograma de restituições do IRPF 2021:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Poder 360

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Luciano Hang irá processar portal UOL e jornalista por fake news; ABIN esclareceu em nota não ter produzido relatório citado em reportagem

Foto: reprodução

O empresário, Luciano Hang, irá representar judicialmente o portal de notícias UOL e o jornalista, Lucas Valença, por publicação de reportagem mentirosa nesta terça-feira, 22 de junho, no referido portal de notícias.

A publicação foi embasada em um suposto relatório produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), cujo o UOL afirmou que teria tido acesso. Entretanto, o documento não existe, caracterizando assim a produção de fake news, cujo único objetivo é prejudicar a imagem do empresário e, principalmente, do presidente Jair Messias Bolsonaro.

Ainda no fim da manhã, a própria Abin divulgou uma nota esclarecendo (veja aqui) não ser autora de suposto relatório.

Veja a nota completa:

A Agência Brasileira de Inteligência informa não ter produzido, recebido ou difundido relatório ou qualquer outro documento como mencionado pelo portal UOL em reportagem desta terça-feira – 22 de junho.

A Agência esclarece ainda que compete à ABIN executar a Política Nacional de Inteligência (Decreto n⁰ 8.793, de 29 de junho de 2016) com estrita observância dos direitos e garantias individuais, da fidelidade às instituições, dos princípios éticos e da segurança do Estado.

Perseguição

Não é a primeira que o empresário é vítima do jornalismo questionável do Portal UOL/Folha de São Paulo. Ano passado, a Folha e a repórter, Patrícia Campos Mello, foram condenados a pagar indenização para Luciano Hang, pela publicação de reportagem que ligava o empresário a disparos em massa de mensagens contrárias ao PT nas eleições de 2018. Nunca houve qualquer comprovação que Hang tivesse envolvimento com o caso, não se passando de mais uma fake news.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Decreto será prorrogado com flexibilização do toque de recolher e eventos corporativos

O Governo do Estado prorrogará as medidas restritivas por mais 15 dias em novo decreto que será publicado nas próximas horas.

Haverá flexibilização no toque de recolher que passará a valer das 23h às 5h.

Também será iniciado o plano de retomada de eventos de maneira escalonada em 5 fases. Os eventos sociais estão presentes na 3ª fase do cronograma, no entanto, esta liberação estará condicionada à classificação dos municípios no indicador composto utilizado pela SESAP para avaliar o cenário da pandemia.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *