
“Eu tenho mais de trinta cadáveres dentro do meu telefone”, disse Rafael Silvestri, no dia 8 de setembro do ano passado, em conversa telefônica com um comparsa do Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior e mais perigosa organização criminosa em atividade no Brasil. Ele se jactava das imagens de inimigos mortos que havia recebido em seu celular de comparsas baseados em vários estados brasileiros. Silvestri é a principal “autoridade” do PCC no Nordeste e, nos últimos seis meses, teve seu sigilo telefônico quebrado pela Polícia Civil de Presidente Prudente (SP) juntamente com o de outros 200 membros da facção. O material, colhido no âmbito de um inquérito sigiloso ao qual VEJA teve acesso, ajudou os policiais a deflagrar, no dia 14, a Operação Echelon, que desvendou o modus operandi usado pelos bandidos do PCC para expandir seu domínio sobre o tráfico de drogas nos estados.
As investigações levaram a constatações preocupantes. Uma delas: os territórios onde a facção trava disputa com outros grupos criminosos pela hegemonia no tráfico são justamente os que sofreram uma explosão de homicídios em dez anos. Nesse período, o aumento do número de assassinatos por 100 000 habitantes, segundo o Atlas da Violência de 2018, é uma matemática de horrores: 256% no Rio Grande do Norte, 121% em Sergipe, 93% no Acre, 86% no Ceará, 74% no Pará e 72% no Amazonas. Tais áreas são as que mais aparecem nas conversas gravadas pela polícia. Identificadas como zonas conflagradas, são rotas estratégicas para a entrada da cocaína no Brasil e seu escoamento para a Europa. Em São Paulo, onde o PCC surgiu e é hegemônico no tráfico, o vetor é inverso: os homicídios caíram 46% na última década. Por isso, dissemina-se a certeza de que o controle da violência em São Paulo não está nas mãos do governo e suas políticas de segurança. Está nas mãos do PCC.
Veja
Por mais inocente que uma pessoa seja, é só cruzar a cidade de Natal, da zona sul a zona norte que de cara já percebe porque de tanta violência, simplesmente não se ver uma viatura da polícia em lugar nenhum.
Criminosos prática todo tipo de crime livremente por todo o estado.
Na cidade de lagoa salgada a 55 km de Natal as invasões de bandidos que destrói todo o comércio e residências viraram rotina.
Não existe mais segurança pública no estado do RN, bandidos fazem o que bem quiser livremente.
Todas as pequenas cidades do interior não tem mais agências bancária, pois tudo já foi explodido por bandidos.
Some-se a isso, o sucateamento de nossa PM promovido por esse desgoverno da segurança que desviou mais de 30% do já insignificante custeio de polícia ostensiva. Confere o discurso de CORONEL AZEVEDO com mais de 42 mil visualizações em seuFacebook.
Coronel Azevedo? Aquele que não quis se aposentar e foi espinafrado pelas associações de PMs? Aquele que é candidato? Zero de credibilidade.
A vinda de membros dessa facção criminosa do sudeste para o presidio federal em Mossoró fez a instalação de suas atividades aqui no RN. Simples assim.
a intenet deu voz a "especialistas" que entendem de tudo….
A violência no RN explodiu com a vinda do presídio federal de Mossoró. Os criminosos de alta periculosidade quando vêm, trazem toda a estrutura criminosa com eles.
PRESENTE DO NOSSO POLÍTICO LEONARDO ARRUDA, que trouxe o presídio p fazer média.
matéria de Veja só não diz que essa explosão do PCC pelo país se deu com o governo do PSDB em Sao Paulo, que negligenciou o problema e depois fez acordo com a facção.
As facções se fortaleceram nos últimos 15 anos do governo lula/dilma/temer, eles se interagiram, e se beneficiavam das ilicitudes. taí mais uma herança maldita desses bandos de corruptos.
Esse cara deve ser um Petista despreparado ou mal intencionado Beto, fingindo não saber quem abriu as nossas fronteiras para o narcotráfico entrando todo tipo de armamento através das Farcs, e com seu partido metido em corrupção até a medula deixando o nosso país junto com esse MDB quebrado e a gente pagando a conta. Vá estudar sujeito antes de estar vomitando verborragia pura ,desta seita política cujo chefe maior está encarcerado.
Tudo bem voce ser contra o PT, mas vai se informar melhor. Existem até livros, escritos por nao petistas, atestando o avanço do PCC durante os governos tucanos em SP. Foi naquele estado que a facção nasceu e se desenvolveu, se espalhando pelo Brasil. O ódio ideológico cega as pessoas. Se informe melhor e se livre desse ódio, que pode ser ruim pro seu coração.
O governo lula/temer/dilma entregou o país ao comando vermelho (CV) conveniado com facções locais e o PCC, e assim todos os estados do país estão com mais esses presente deixados por esses governos que sistematizaram a corrupção no país, inclusive, pequena parte desbaratada pela lava-jato, mas que logo mais deram totalmente desbaratada, hj tem rastreado 60 bilhões de dólares de corrupção. Pois bem, a origem dessas facções são Rio e SP, e daí se ramificaram pelo resto do país, isso com ajuda do governo lula/Dilma/temer, isso só o desinformado Jucelio e os militontos não sabem, ou não querem saber.