O deputado Fábio Faria publicou em seu perfil no Facebook na manhã desta segunda-feira um texto forte onde pede desculpas, cobra posicionameto da classe política e de outros poderes e diz que chegou a hora de cortar na própria carne. O texto tem repercutido em grupos de zap e no sua perfil através de comentários.
“HORA DE SOMAR. HORA DE AGIR.
Nada como uma crise forte, com recessão recorde, crise política, econômica e de ética para fazer com que paremos para pensar e tentar entender porque chegamos ao colapso.
Primeiro precisamos reconhecer que erramos. Erramos muito em maltratar tanto o nosso país. Todos erraram. Eu também errei.
Precisamos reconhecer que câmaras municipais, assembleias legislativas e Congresso Nacional votaram, por muitos anos, benefícios, promoções e aumentos de qualquer segmento, sem que se preocupassem de onde viria o dinheiro. Se tivéssemos sido mais cuidadosos e enquadrado tudo dentro da realidade financeira da União, estados e municípios, não seria preciso tomar hoje medidas tão amargas para resolver o problema.
O que é melhor: protelar a solução e viver de buscar a cada mês recursos paliativos e ceder a pressões, ou é mais prudente pararmos de enxugar gelo e buscar a verdadeira solução?
É hora de olhar para nós mesmos, esquecer o retrovisor e esquecer a eleição deste ano. Focar no nosso compromisso com a nação e com o nosso estado. É hora de darmos as mãos e mostrarmos com total transparência onde está a solução para isso tudo. Abrir as caixas pretas em todos os lugares, para ver onde podemos enxugar a máquina pública. É hora de cada um cortar na própria carne. A hora é agora e é URGENTE.
Em pleno ano de 2018, não podemos mais ter um militar se aposentando aos 40 anos de idade, após ter ficado dois anos cedido; um delegado se aposentando aos 47 anos, em plena greve da categoria, e com salário de R$ 38 mil; médicos com 18 matrículas diferentes em vários municípios e mais a do estado, todas com o mesmo salário.
Não podemos ter políticos mantendo privilégios. Os políticos precisam fazer uma reflexão. Parar de pensar na próxima eleição e pensar na próxima geração. É preciso CORAGEM pra admitir isso. E não podemos, por fim, conviver com um crescimento de 78% da folha de pagamento do Estado ou uma folha de inativos maior do que a de ativos.
Precisamos ter responsabilidade e dar a nossa contribuição, votar medidas que possam valer o nosso mandato. É hora de parar de hipocrisia e enfrentar o debate. É URGENTE fazer tudo isso.
Preciso desabafar: é duro lutar todos os dias por recursos que possam cobrir o rombo mensal de um Estado em que a despesa supera em mais de R$ 100 milhões a receita. É duro bater, toda semana, na porta dos ministérios e bancos públicos, muitas vezes de forma até humilhante, por sermos um Estado pequeno.
Eu não me nego a fazer este trabalho, e farei sempre que necessário, até porque fui eleito e sou pago para isso. Mas buscar só na União a salvação não resolve nosso problema no Rio Grande do Norte.
O Governo do RN resolveu cortar ainda mais na própria carne, mesmo já tendo diminuído o custeio e as despesas nesses três últimos anos (temos hoje a menor folha de cargos comissionados do Brasil).
O nosso problema é muito mais profundo, é estrutural, é de herança e se iniciou há muitos anos.
Mas não é hora de encontrar culpados. É hora de somar, de nos unir, bancada federal, estadual, poderes, Ministério Público, entidades e sociedade civil, e fazer o que tem de ser feito: salvar o RN da falência! Sei que existe uma equipe competente no governo estadual, e sei que já foram definidos o caminho e a estratégia. O pacote RN URGENTE é uma oportunidade única para corrigir as distorções históricas, sendo a principal delas a nossa previdência, que não se sustenta mais do jeito que está e que vai falir o nosso Estado.
Como membro do parlamento nacional, e conhecedor da importância de uma casa legislativa para dar suporte a medidas emergenciais do executivo, posso afirmar: o papel da Assembleia Legislativa nesta semana é crucial, aprovando as medidas, para fazer um gesto a favor do RN.
Só existe uma segunda chance quando a gente é capaz de reconhecer que errou na primeira. O governo já reconheceu a sua parte da culpa e já preparou o pacote RN URGENTE. O governador Robinson já admitiu a sua cota de responsabilidade e está 100% envolvido na solução.
E eu, Fábio Faria, admito aqui meus erros e reafirmo que tenho feito e continuarei a fazer tudo o que estiver ao meu alcance.
Em favor do meu país, o Brasil.
E principalmente em favor do meu Estado, o Rio Grande do Norte.
Eu quero um RN melhor para os potiguares, para minha família e para meus filhos, Jane e Pedro.
Fábio Faria
Deputado Federal”
Segue link com o post do Deputado: https://www.facebook.com/fabiofaria5555/posts/1861134477291444
Foto: Arquivo
Demagogo. Hora de votar certo.
Tirar todas essas quadrilhas, famílias políticas do RN, do poder. Ao longo de 50 anos saquearam o Estado. E continuam da mesma forma, sem se importarem com o voto do eleitor, em praticar ações em benefício da sociedade.
URNA NELES. 2018 NELES.
NÃO VÃO VOLTAR!
Uma unanimidade… Isso é conversa pra boi dormir… Cortar na própria carne aonde, cara pálida??? Pode até passar esse trombolho chamado RN urgente, muita gente vai sofrer e passar maus bocado e fome (não a ALRN, nem poderes judiciário e executivo, mas os assalariados que pagam os salários milionários dessas pessoas… Mas lembre-se, ainda temos o poder do voto e de tirar esse povo do poder!!!
Fala sério! Um RN melhor para sua família: a filha de Sílvio Santos, o marido dela e os filhos de ambos?
É ano de eleiçao,ele estar todo bonzinho
Então comece abrindo mão das regalias e levante a bandeira pra político voluntário, aí eu bote fé. Do contrário, está apenas se lamentando pensando nas próximas eleições.
HORA DE VOTAR CERTO!
Que o autor do texto dê o exemplo e corte na carne própria as benesses que recebe do Legislativo…. conversa pra boi dormir já escutamos demais… queremos ação positiva…. entregue o nome dos corruptos que convivem na Câmara e Senado…. o povo precisa saber
Hora de agir!!! Cortando o salário de servidores públicos? Hora de somar!!! A tragédia que cada pessoa que ficou décadas no serviço público estadual ser cortado. A verdade é que caos que o RN chegou foi para sustentar uma corja de privilegiados que ostentam salários de 30, 40 e até 60mil. Corta dessa gente e dos seu próprio salário, deixa o assalariado em paz.
Fábio, lhe chamo assim porque não lhe devo homenagem alguma…comece vc a cortar na própria carne e renunciei metade do imoral salário que vc …assim como os seus pares ganham …e que sai de nossos suados impostos. Proponha mais…tirei tb o gordo e imoral salário pago aos membors do judiciário!!.Faça isso Fábio Farias e terá nossa gratidão.
verdade. o Poder Público não pode mais arcar com tantos privilégios. a fonte secou.
Agora apareceu salvado da pátria demagogo, será pq está perto da eleição ? A conversa e linda mas quero ver ele lutar contra os benefícios dos deuses da Al e dos tribunais e cortar os cargos comissionados ….
O Executivo não tem mais onde cortar. O dinheiro não cobre os gastos com salários e previdência. Lidere no Congresso Nacional um movimento para diminuir o percentual de repasse financeiro obrigatório para o Judiciário, Legislativo e T. Contas.
Ta na hora de pensar antes de votar nesses corruptos.
Muito bem, vamos na onda do nobre deputado.
Sem qrer arranjar culpados, faça-se o seguinte:
ACABE com os privilégios do Judiciário, AL, TCE, Defensoria e MP.
Acabe c carro oficial, auxílio moradia, passagens (área, claro), planos de saúde e tantos outros privilégios.
Q seja extinta as aposentadorias dos "nobres' senadores, Zé Agripino e Garibaldi Alves. Assim como pensões das viúvas de alguns ex governadores.
Acabe tbm c esse "direito" q cada parlamentar tem de ter pelo menos 51 cargos comissionados. Eu disse 51 POR DEPUTADO.
É por aí q a economia DEVE COMEÇAR, pq essas regalias apesar de LEGAL, é ABSOLUTAMENTE IMORAL.
Dessa forma, nós servidores, os q verdadeiramente carrega este estado nas costas, não admitiremos tapar esse rombo.
Atitude corajosa e necessária do governo, e nobre o reconhecimento como político. Reconheceu e foi sincero. Mt bom o texto. Parabéns .
aplaudo o reconhecimento, texto de muita verdade. seria bom que outros políticos admitissem e enxergassem desta forma também.
Tá na hora de todo mundo assumir a culpa e fazer sua parte. Chega de jogar em cima do outro. É preciso coragem, humildade e sabedoria pra começar uma mudança que não agrada, pelo contrário, incomoda. Porém, é extremamente necessária.
Não podemos mais permitir mesmo isso, mesmo. Brasil tá pedindo socorro, e o nosso RN também. Parabéns pelo reconhecimento e atitude, deputado, n são todos que admitem assim.
Espere aí nobre deputado, estou tentando até agora descobrir a onde foi que errei, não me lembro de ter participado dessa farra de jeito nenhum, só estou assistindo e vendo chegar a conta da festa que fizeram ao longo dos anos com o dinheiro do contribuinte. Só isso e mais nada. Agora porque o nobre deputado não junta os colegas e propõe acabar com as mordomias que exister na Câmara dos deputados?? Tava na hora de agir. É imoral, segundo Alexandre Garcia mais de 5 bilhões por ano é o custo da casa e ninguém fala nada.
Seus filhos não usam serviços públicos
Cortar na própria carne? Só se for na dos outros. Duvido que ele abra mão dos benefícios que estão listados em matéria que o blog do BG publicou acima.
Espero que o governador vá nessa reunião
Muito bonito o discurso, porém o deputado Fábio Faria hoje vive em São Paulo, junto com a mulher e os filhos, que aliás nasceram lá. Se ele não se preocupou quando morava aqui, imagine agora lá.
Lindo discurso…. A administração do seu Pai, no GOVERNO está deixando uma estatística triste sobre o funcionalismo PÚBLICO. Quebrou ESTADO, nada vai acontecer com GOVERNADOR, por improbidade administrativa e ainda mais empobrecimento dos BARNABÉS, através dessa administração fajuta e responsabilizando os SERVIDORES para pagar a conta.
Lembramos que os sindicalistas que provocam agito sindicato paga seu salário em dia
Melhor pagar 3% de alicotar do que 10% cheque Especial
N serão 3% amigo. Eles qrem, pq n conseguiram, mas querem MAIS 3% em cima dos 11% q ja pagamos.
1 1+ 3= 14%
Amanhã todos unidos mostrado força na reunião com Temer avante bancada Federal mais de cem mil famílias de servidores com fome estão esperando uma solução
Muito bonito, só que o corte na própria carne como sempre vai ser no funcionário de baixa renda e que produz. A turma dos gabinetes refrigerados vão continuar com as mordomias, auxílios e se aposentando cedo. Que o digam Magistrados, Promotores, Delegados, Procuradores, Deputados, Vereadores, etc.