Geral

Facção criminosa ordenou trégua a pedido de autoridades para G20 no Rio, revela PF

Representantes dos países do G20 na Cúpula de Líderes, realizada em novembro, no Rio. Encontro reuniu 55 delegações, incluindo organismos internacionais — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

A cúpula do Comando Vermelho determinou que a facção “segurasse sete dias sem guerras e roubo” por conta de uma reunião do G20 no Rio, em fevereiro de 2024. A ordem foi descoberta pela Polícia Federal em mensagens do traficante Arnaldo da Silva Dias, o Naldinho, interceptadas com autorização da Justiça.

Naldinho está preso na Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3), no Complexo de Gericinó, integra o Conselho Permanente do CV — órgão formado por uma dezena de chefes do tráfico presos em Bangu, que tem a palavra final sobre decisões do grupo no Rio — e, segundo a PF, atua como uma espécie de relações-públicas da facção.

No comunicado enviado a um comparsa, o criminoso ainda escreveu que “um representante das autoridades no Rio” havia procurado um integrante da facção para pedir o período de trégua. A investigação da PF, no entanto, não identificou a autoridade citada no texto.

“Boa tarde a todos meus irmãos. Hoje, um representante das autoridades no Rio procurou o irmão que é sintonia e pediu para nós segurarmos sete dias sem guerras e roubo devido ao G20 (são representantes de 20 países diferentes). Para evitar isolamentos de irmãos que venham a ter ligação com determinada área. Todos estamos de acordo em segurar esses sete dias até porque se veio no diálogo, eles demonstraram um respeito por nós”, escreveu Naldinho no “salve” (comunicado aos integrantes da facção) enviado no dia 22 de fevereiro e obtido com exclusividade pelo jornal ‘O Globo’.

Naquele mesmo dia, ministros das Relações Exteriores de todos os países do G20 se encontraram na Marina da Glória para as primeiras reuniões ministeriais do grupo sob a presidência do Brasil.

Comunicado de Naldinho aos integrantes do CV, enviado no dia 22 de fevereiro e obtido com exclusividade pelo GLOBO — Foto: Editoria de Arte

Comunicado de Naldinho aos integrantes do CV, enviado no dia 22 de fevereiro e obtido com exclusividade pelo GLOBO — Foto: Editoria de Arte/O Globo
Condenação a 50 anos

A mensagem integra um relatório da PF que expõe a atuação de Naldinho, condenado por tráfico e homicídio a mais de 50 anos de prisão e apontado como chefe de favelas em várias cidades do Sul Fluminense, como porta-voz do CV, responsável por levar as ordens do topo até a base da facção. Em “salves” enviados a aliados fora da cadeia, o criminoso arbitra disputas entre donos de bocas de fumo, comunica seus comparsas sobre alianças com outras facções e até organiza rifas em que os prêmios são fuzis.

Antes de enviar o “salve” sobre o G20, Naldinho ainda pediu ajuda a outro chefão para redigir o texto. O criminoso enviou uma versão mais enxuta do comunicado a Edgar Alves Andrade, o Doca, que comanda o Complexo da Penha e é um dos criminosos mais procurados do Rio. “Irmão, vê se está no padrão para frear um pouco ou se tão pesadas as palavras?”, perguntou. A primeira versão do texto terminava com uma ameaça: “O irmão que vier a se colocar acima da facção poderá ser punido conforme rege nosso estatuto”. Os comentários de Doca foram apagados da conversa, mas convenceram Naldinho a mudar o texto.

Comunicado do CV. Naldinho reforçou determinação sobre 'segurar' roubo e guerra — Foto: Editoria de Arte

Duas semanas depois do primeiro “salve”, em 6 de março, um novo comunicado reforçou a ordem: “Irmãos das comunidades CV, venham se atentar em suas responsabilidades, pois os roubos de carros e motos ainda continuam proibidos pela facção. Não vamos aturar mais desculpas”.

Em outro aviso, em 1º de março, Naldinho fez um anúncio: a cúpula havia aceitado uma resolução sobre quem seriam os donos de uma nova boca de fumo aberta numa favela invadida pela facção. “Hoje, os irmãos JN e Turuna reconheceram o irmão Merenda como dono da boca junto com eles. Entraram no bom senso e ficou decidido que os três são donos da boca. Qualquer dúvida estou aqui para explicar”, escreveu o traficante. No texto, ele ainda esclareceu o motivo da discórdia: quando o conselho havia votado “na democracia” — como destacou — quem seriam os responsáveis pela boca, meses antes, “o Merenda se encontrava internado e não soube do desenrolado”.

Os comunicados de Naldinho também expõem como se deu o recente acordo de aliança do CV com sua antiga rival, a Amigos dos Amigos. Em 25 de fevereiro de 2025, num primeiro informe sobre o tema, o traficante esclarece que o CV estava “numa sintonia de respeito, com grau de companheiro e futuramente até amizade com os companheiros do ADA em todo o território do Rio”. Segundo o “salve”, a partir daquele momento, estava “cessada a guerra, provocação ou qualquer falta de respeito tanto da nossa parte quanto da dos companheiros do ADA”.

Com base nas mensagens interceptadas, a PF pediu à Justiça, em novembro do ano passado, a transferência de Naldinho para um presídio federal — em 2016, o traficante já havia sido levado para uma unidade fora do Rio, mas acabou voltando ao estado em 2020. A Polícia Civil também solicitou a transferência em fevereiro passado, e o Ministério Público corroborou o pedido. Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, ainda não há decisão obre o caso.

O jornal ‘O Globo’ não conseguiu contato com a defesa de Naldinho. À Justiça, no entanto, seus advogados afirmaram que “não há como identificar a pessoa que se utilizou da linha telefônica” e defenderam que “não há conduta praticada pelo apenado capaz de incluí-lo no sistema penitenciário federal”.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Isso é uma vergonha pro país! Ter que submeter às benesses de organizações criminosas pra que se estabeleça a paz. Esse é o atestado definitivo de incompetência e incapacidade no combate ao crime e à garantia da paz à sociedade por total falência dos poderes constituídos, um verdadeiro governo de merda, cúmplice de facções! E ainda tem idiota pra votar num pessoal desse!

  2. Os bandidos tem negócios cabulosos com os PTralhas e o Luladrão…bandido defende bandido

  3. Que vergonha , todos absolutamente todos, envolvidos nessa grande máfia que é esse governo de bandidos, os PTralhas.

  4. Que vergonha, justiça brasileira, aceitar uma humilhação dessa, ser preciso ter ordens do crime pra que um evento seja realizado no país, KD as leis desse país?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CONGRESSO: Natália Bonavides e Fernando Mineiro estão entre os 92% dos deputados do PT que votaram para elevar a conta de luz


O Congresso Nacional derrubou, na terça-feira (17/6), dispositivos do veto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia aplicado no texto do Marco Regulatório de Energia Offshore, o que deve gerar o aumento da conta de luz no Brasil nos próximos anos. O governo federal estima que a ação dos parlamentares pode resultar em um impacto de R$ 525 bilhões no encarecimento da energia até 2040.

O que chama a atenção na decisão do Congresso é que a derrubada do veto contou com apoio significativo dos deputados e senadores de partidos da base governista. Dos 68 deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, por exemplo, 63 votaram pela derrubada, ou seja, 92,6% da bancada. Entre os senadores da sigla, o percentual ficou em 77,7%.

O placar final da votação no Congresso Nacional, que resultou na derrubada do veto, ficou da seguinte forma:

Senadores

  • 48 votaram pela derrubada do veto de Lula
  • 12 votaram pela manutenção do veto de Lula

Deputados Federais

  • 347 votaram pela derrubada do veto
  • 56 votaram pela manutenção do veto

Veja votos na íntegra. Clique aqui.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Muito forró e duas receitas pra esquentar ainda mais o seu São João

E o São João continua no Papo de Fogão com o cantor @placillio cantando muito forró dos bons. E nosso apresentador vai preparar um Mungunzá salgado pra lhe dar sustança pra aguentar as festas. E, na Dica Rápida, a influenciadora gastronômica @jeanenuness vai fazer um escondidinho de jerimum com carne seca low carb. Venha aproveitar muita música boa e receitas deliciosas.

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 8h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, Somente no YouTube- Voltamos dia 29/06

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, Somente no YouTube- Voltamos dia 29/06

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Apresentação: @fernando_amaral
Exibição:@tvbandma @tvbandimperatriz @tvbandceara @tvbandpiaui

Volta dia 29/06:
@tvtropicalrn @correiotv Apoio:
@blogdobg
@blogdobgpb
@panelamineiraoficial

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Fortes Chuvas faz prefeitura suspender São João desta sexta-feira

 

A Fundação Capitania das Artes e a Secretaria Municipal de Cultura anunciaram, por meio de nota, o cancelamento da programação do São João de Natal nesta sexta-feira, 20 de junho, no polo Zona Oeste.

Mesmo com as apresentações já em andamento, as fortes chuvas que atingem a capital potiguar tornaram inviável a continuidade dos shows previstos para esta noite.

A Prefeitura informou ainda que a programação dos festejos para sábado e domingo será reavaliada diariamente, já que a previsão aponta para a persistência das precipitações intensas nos próximos dias.

Confira a nota completa: 

A Fundação Capitania das Artes e Secretaria Municipal de Cultura, informam o cancelamento da programação do São João de Natal desta sexta-feira, 20 de junho, no polo Zona Oeste.

Apesar das apresentações já terem iniciado, as fortes chuvas que atingem a capital potiguar inviabilizaram a realização dos demais shows previstos para hoje.

A continuidade da programação para sábado e domingo será reavaliada a cada dia, uma vez que a previsão é de que as precipitações intensas sigam ocorrendo na cidade.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zambelli deve apresentar defesa por escrito contra perda de mandato

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Os advogados da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) apresentarão, por escrito, a defesa da parlamentar contra a perda de mandato.

Foragida na Itália, Zambelli foi notificada nesta semana. Ela tem um prazo de cinco sessões na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para apresentar a sua defesa.

A parlamentar licenciada foi notificada por e-mail na última terça-feira (17). Ela já deu ciência do recebimento da notificação.

O caso será relatado pelo deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR). Após a apresentação da defesa, o relator terá cinco sessões para apresentar um parecer.

Pelos prazos regimentais, o processo pode ficar apenas para agosto, após o recesso parlamentar.

Após a votação, o caso segue para o plenário da Câmara dos Deputados.

Em maio, Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, perda de mandato na Câmara dos Deputados e o pagamento de indenização de R$ 2 milhões por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A parlamentar recorreu, mas foi derrotada por unanimidade em julgamento da Primeira Turma da Suprema Corte.

CNN Brasil 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que “é difícil pedir que Israel pare” de atacar o Irã

Chip Somodevilla/Getty Images

Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (20/6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que será difícil pedir a Israel que interrompa os ataques aéreos contra o Irã, mesmo com a tentativa paralela de buscar uma solução diplomática para encerrar o conflito.

Trump explicou que os avanços de Israel no campo de batalha dificultam uma eventual recomendação de cessar-fogo por parte dos EUA. “É muito difícil parar, quando você analisa a situação. Israel está se saindo bem em termos de guerra”, afirmou. “Acho que se poderia dizer que o Irã está se saindo pior. É um pouco difícil fazer alguém parar”, pontuou.

O republicano destacou que, diante do contexto, “se alguém estiver ganhando”, fica difícil intervir e pedir uma possível paralisação. Ele falou com jornalistas em Nova Jersey, onde participa de um evento de arrecadação de fundos em seu campo de golfe.

“É um pouco mais difícil de fazer [o pedido] do que se alguém estiver perdendo. Mas estamos prontos, dispostos e capazes. Temos conversado com o Irã e veremos o que acontece”, prosseguiu Trump.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Vídeo: dançarina de Zezé Di Camargo chama comida nordestina de lavagem

Um caso de xenofobia protagonizado pela dançarina e backing vocal Bianca Alencar, da equipe da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, ganhou as redes sociais e causou revolta Brasil afora. A artista ofendeu a culinária do município de Floresta, no sertão de Pernambuco, durante a passagem pela cidade.

Nos stories do Instagram, Bianca comparou o almoço com “lavagem de porcos” – termo popularmente usado para se referir à mistura de restos de comida destinada à alimentação de suínos.

“Paguei e não comi. Não dá! Parecia lavagem”, disse Bianca em vídeo publicado nas redes sociais. Entre os pratos mencionados por Bianca, está o arroz mexido, considerado uma das especialidades da região.

Após a repercussão, a backing vocal publicou novo vídeo tentando se justificar. Ela afirmou que a intenção era comentar os “perrengues das estradas” e citou ser descendente de nordestinos.

O show de Zezé Di Camargo & Luciano ocorreu na noite de quinta-feira (19/6) e integrou a programação de aniversário da cidade, que contou também com apresentações culturais, shows gratuitos e o corte do tradicional bolo.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Buracos transformam rodovia em ‘Lua’, de tanta cratera no interior do RN

Um vídeo que circula nas redes sociais, denuncia a situação precária da RN que liga Santa Cruz a São Bento do Trairi, no interior do Rio Grande do Norte. Enquanto dirige pelo trecho esburacado, o internauta ironiza: “Estamos na lua, olha a buraqueira!”, em referência à aparência da estrada, que mais parece a superfície lunar.

Visivelmente indignado, ele relata os impactos da buraqueira na viagem: “O carro tá todo se tremendo, galera. Isso é um absurdo! Como é que pode, ainda nos dias de hoje, ter que enfrentar uma RN dessas?”. No desabafo, o morador pede atenção do governo estadual para a situação da via e da população da região: “Tenha pena do povo, governadora.”.

O vídeo termina com um apelo: “Vamos compartilhar esse vídeo, mostrar que essa região tá esquecida”.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PPA Parnamirim: Plenária no bairro de Emaús acontece nesta segunda-feira (23)

A Prefeitura de Parnamirim segue promovendo uma série de encontros com a população nos bairros da cidade, reforçando o compromisso com a escuta ativa e a participação cidadã. Na próxima segunda-feira, 23 de junho, será a vez da comunidade de Emaús participar da Plenária nos Bairros, que acontece das 19h às 21h, na Escola Municipal Manoel Machado. A plenária é aberta ao público e todos os moradores da região estão convidados a participar e contribuir. É o momento de exercer a cidadania e colaborar diretamente para o futuro do município.

O objetivo do encontro é ouvir as propostas, sugestões e necessidades dos moradores da região, contribuindo diretamente para a construção do Plano Plurianual (PPA) — o instrumento que define as prioridades e metas da gestão municipal para os próximos quatro anos. Com caráter democrático e participativo, a nova gestão municipal tem priorizado a aproximação com a sociedade, reconhecendo que ouvir quem vive a cidade é essencial para traçar políticas públicas eficazes e transformadoras.

“Acreditamos que o planejamento público precisa nascer do diálogo com as pessoas. Só assim conseguiremos construir uma Parnamirim mais justa, eficiente e voltada para as reais necessidades da população”, destacou a prefeita Nilda Cruz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

3×1: Flamengo vence o Chelsea e encaminha classificação no Mundial de Clubes

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo venceu o Chelsea, por 3 a 1, nesta sexta-feira (20), e se tornou líder do Grupo D. O Rubro-Negro está com seis pontos, tendo vencido as duas partidas disputadas na fase de grupos do Mundial de Clubes.

Pedro Neto chegou a abrir o placar para o time londrino no primeiro tempo. Na etapa final, Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan viraram o jogo para os cariocas.

A classificação do Flamengo para as oitavas do Mundial de Clubes depende apenas de uma vitória do Espérance contra o Los Angeles FC, que acontece às 19h (horário de Brasília), desta sexta-feira (20).

 

TNT Sports

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Putin diz que está preocupado com risco de o mundo caminhar para 3ª Guerra Mundial

Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS

Perguntado sobre o conflito direto entre Israel e Irã, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse estar preocupado de que mundo esteja caminhando para a 3ª Guerra Mundial. A Rússia é aliada do Irã.

Falando em um fórum econômico em São Petesburgo nesta sexta-feira (20), Putin mencionou a própria guerra da Ucrânia, iniciada após invasão russa em fevereiro de 2022, e o conflito direto entre Israel e Irã.

O líder russo disse estar preocupado com o que está acontecendo em torno das instalações nucleares no Irã, onde especialistas russos estão construindo dois novos reatores nucleares para Teerã.

“É preocupante. Estou falando sem ironia, sem brincadeiras. Claro que há muito potencial de conflito, ele está crescendo, e está bem diante de nossos olhos —e nos afeta diretamente”, disse Putin.

Putin também chefia a invasão de suas tropas na Ucrânia, que completou três anos em fevereiro. E, neste ano, atritos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — composta por países da União Europeia, os Estados Unidos e o Reino Unido — aumentaram temores de que a guerra se expanda para além das fronteiras ucranianas.

Ainda sobre a guerra na Ucrânia, Putin fez novas ameaças e mandou sinais conflitantes: disse que pode tomar novos territórios, como a cidade de Sumy, no nordeste ucraniano, e afirmou que os povos russo e ucraniano “são um só”, e que, nesse sentido, “a Ucrânia inteira é nossa”. O líder russo também afirmou que “não busca a rendição do rival”, mas sim o reconhecimento dos cerca de 20% do território ucraniano que suas tropas dominam no momento.

A fala de Putin sobre o povo ucraniano remete a um ensaio publicado por ele em 2021, quando defendeu a inexistência da Ucrânia como um país soberano. Nesta sexta, no entanto, o líder russo disse que nunca pôs em dúvida o direito dos ucranianos à soberania.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *