Cidades

Falta de ajustes em legislação municipal dificulta expansão do 5G em Natal

Foto: Alex Régis

Operadoras têm enfrentado dificuldades para a expansão do 5G em Natal por causa da falta de adequações às diretrizes nacionais para implantação da tecnologia na cidade, segundo a Conexis Brasil, sindicato que reúne as empresas de telecomunicação e conectividade no País. As regras gerais para os procedimentos de implantação estão na Lei Federal 13.116, mas cada município tem regulamento próprio – no caso da capital potiguar, as normas constam na Lei Complementar 206/2021.

A Conexis aponta que algumas diretrizes nacionais ficaram de fora da legislação municipal, provocando insegurança quanto ao retorno dos investimentos feitos pelas operadoras, bem como instabilidade jurídica para elas. O Rio Grande do Norte só tem quatro cidades com normativos atualizados, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Conexis disse que tem dialogado com o Município, que deve enviar um Projeto de Lei (PL) à Câmara Municipal de Natal com os ajustes necessários. A TRIBUNA DO NORTE procurou a Prefeitura que informou que o PL está atualmente em análise na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Após essa etapa é que será encaminhado para a Secretaria Municipal de Governo tratar do trâmite à Câmara. Segundo o Executivo, o envio à CMN será feito com a maior celeridade possível, devido à importância do assunto, e “certamente vai conter todos os pontos necessários e que estiverem em conformidade com a legislação”.

De acordo com Diogo Della Torres, coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital, são três os principais pontos que ficaram de fora do normativo municipal e que provocam insegurança para as empresas de 5G. “A Lei 13.116 estabelece que, quando a operadora faz a solicitação de qualquer licenciamento à Prefeitura, a resposta deve ocorrer em um prazo de 60 dias a partir do requerimento entregue. Outro ponto é que qualquer licenciamento precisa ter uma vigência mínima de 10 anos depois da instalação da infraestutura.

Além disso, o procedimento para as licenças deve ser simplificado. Antes, isso exigia que a empresa desse entrada em vários órgãos da Prefeitura, mas a Lei Federal diz que basta um único processo, sem a necessidade de variadas etapas. Esses são os principais pontos que ficaram de fora da norma municipa”, enumera Della Torres.

A falta de regras que se equiparem à lei federal provoca insegurança e até mesmo dificuldade de expansão da tecnologia, embora a Conexis reconheça que os prazos para a implementação da tecnologia na capital potiguar tem sido cumpridos, conforme estabelecido pela Anatel. Segundo a Agência, cidades com mais de 500 mil habitantes, como é o caso de Natal, deverão ter a implementação do 5G concluída em 31 de julho de 2025.

“Existe uma dificuldade de ampliar a instalação na cidade porque quando a operadora faz uma solicitação [de implantação da tecnologia], não há uma garantia de quando a prefeitura vai responder. A vigência das licenças também é um ponto: quando se autoriza o licenciamento, essa vigência não permite uma segurança jurídica, bem como não garante o retorno dos investimentos, já que nós estamos falando de equipamentos que custam caro”, comenta o coordenador de Infraestrutura da Conexis.

Legislação municipal refere-se a torres de transmissão

A legislação municipal deve normatizar as regras referentes à instalação das torres de transmissão do 5G – chamadas de infraestrutura de suporte – enquanto a lei federal dita as regras sobre a instalação das antenas. Segundo a Conexis, a tecnologia exige de cinco a 10 vezes mais antenas que o 4G. Na capital, são 468 antenas para transmissão da quarta geração de redes móveis e 161 para o 5G.

A Anatel, segundo a Conexis, estabelece como meta, uma antena para cada 10 mil habitantes. De acordo com Della Torres, as operadoras em Natal têm modernizado as estruturas atuais, aproveitando a infraestrutura do 4G. Em razão da necessidade de mais equipamento para o 5G, no entanto, as torres atuais não serão suficientes para promover a expansão da tecnologia. “O 5G utiliza a frequência mais alta existente (de 3.5 gigahertz). Quanto maior essa frequência, menor a cobertura. Portanto, uma torre que tem uma antena com as duas antenas, vai permitir que o 5G alcance uma distância menor”, diz.

“A consequência é que a gente vai precisa instalar mais equipamentos de suporte”, informou. A Conexis disse não dispor do número de torres de 4G instaladas em Natal, mas pontuou que as operadoras têm conseguido, por enquanto, cumprir a meta da Anatel sobre a cobertura do 5G – que deve aumentar gradualmente até a conclusão, em 2025 – graças à modernização das estruturas já licenciadas. A preocupação, neste aspecto, se daria quando da necessidade de obter novas licenças para a implantação de novas estruturas de suporte.

Além disso, uma vez instalada a tecnologia, a Conexis alerta para a possibilidade de suspensão dos serviços oferecidos, caso não haja a atualização da lei municipal. “É muito complicado a empresa instalar o 5G e a Prefeitura dizer que daqui a um ano, por exemplo, a estrutura não pode ficar onde foi implantada porque o licenciamento venceu. Se a licença não tem a vigência adequada, isso pode gerar uma descontinuidade do serviço para a população, com a retirada da infrasestrutura. Sem contar que a operadora responde à Anatel e tem a obrigação de ampliar a cobertura e de manter o serviço”, afirma Diogo Della Torres.

“É importante ter ambiente favorável a investimentos”

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem conversado com diversos municípios, prefeitos e câmaras de vereadores para explicar que é fundamental uma legislação municipal receptiva à instalação de antenas, nos termos do projeto de lei de referência que para garantir os investimentos do 5G. O edital da Anatel, que está levando o 5G para todas as cidades brasileiras prevê uma ordem de priorização para aqueles municípios que têm uma legislação de antenas adequada com à lei federal e tendo como referência esse projeto de lei.

“É importante ter um ambiente mais favorável, mais receptivo aos investimentos, porque é a conectividade que efetivamente pode transformar a vida das pessoas por meio de acesso à educação, acesso à saúde, acesso à informação. Então nós temos defendido. Com todos os municípios, e o município de Natal também é muito importante nesse processo porque ele vai garantir uma implantação mais rápida do 5G”, afirma o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

As empresas vencedoras do edital terão obrigações de implantar as infraestruturas, mas, segundo ele, a Anatel, como órgão regulador, não pode obrigar a implantação das antenas caso a legislação municipal não permita. “Essa legislação municipal adequada é fundamental para facilitar a implantação de antenas de 5G e 4G e também para permitir que a Agência possa cobrar das operadoras o cumprimento dessas metas”, esclarece o presidente da Anatel, afirmando que o órgão está à disposição para ajudar todas as prefeituras a mudar suas legislações e torná-las mais adequadas à nova tecnologia.

O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Caram, reitera que o órgão se propõe a apoiar vereadores, prefeitos, gestores municipais, nesse desafio de atualizar a legislação. “É importante trabalhar nessas minutas, nesses projetos de lei que possam subsidiar os legisladores locais na atualização desses conjuntos normativos”, pontua. Segundo ele, dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 556 aprovaram normativos para facilitar e beneficiar a ativação em especial da tecnologia 5G. “O que está acontecendo hoje é que as operadoras estão instalando o 5G, onde já se tinha uma estação 4G mas a gente sabe que para avançarmos, melhorar os gaps de conectividade, aumentar a cobertura, darmos o potencial que o 5G tem, é preciso instalar novas infraestruturas”, diz Vinicius Caram.

Segundo ele, a Anatel quer com o 5G não apenas beneficiar o cidadão no seu smartphone com velocidade maior, com facilidade de acesso a vídeos e redes sociais, mas potencializar o 5G na infraestrutura, nos portos, aeroportos, rodovias, escolas, segurança pública. “Estamos já pensando no 5G avançado, o chamamos de 5.5G e para isso precisamos de mais antenas”, acrescenta.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O atual Governo Federal não tem o menor interesse em expandir o 5G no Brasil, a internet é o principal vilão da esquerda comunista. Quanto pior for a internet (que sempre foi é uma das piores do mundo), melhor para os políticos corruptos. É melhor deixar só a televisão aberta (Globolixo) para alienar os seus eleitores e garantirem futuras eleições. Simples assim!

    1. Vc tirou essas ideias todas do grupo de ZAP dos bolsonaristas foi? Ou foi depois de dar uma bola com erva estragada?

  2. Eu só queria saber para que serve 24 deputados, 1 governo, 24 vereadores 1 prefeito, só servem para atrapalhar a vida do cidadão, e o rn continuará como um dos Estados mais atrazado do Brasil.

    1. Pra dar título de cidadão, mudar nome de rua, criar efemérides inúteis ou lei que não está na sua competência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Denúncias de abuso e exploração sexual infantil no Brasil crescem 195% em 4 anos

Foto: Getty Images

As denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes aumentaram 195% nos últimos quatro anos. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, o número de casos recebidos pelo Disque 100 saltou de 6.380, em 2020, para 18.826 em 2024.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é neste domingo (18). No Brasil, 13 crianças e adolescentes são vítimas de algum tipo de violência sexual, física ou psicológica a cada hora.

São mais de 115 mil vítimas por ano, segundo o Atlas da Violência 2025, divulgado nesta semana pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Crimes online

De acordo com a Polícia Federal, de janeiro de 2022 a março de 2025, 2.233 operações foram realizadas contra crimes online relacionados ao abuso sexual infantojuvenil. Só neste ano, entre janeiro e abril, 612 foragidos por crimes sexuais contra crianças e adolescentes foram presos.

De janeiro de 2024 a março de 2025, 113 vítimas desse tipo de violência foram resgatadas.

Policiais e promotores de diferentes regiões do país estão se infiltrando em comunidades online — especialmente no Discord — para combater crimes contra menores de idade. Entre as violações mais comuns estão a chantagem com fotos íntimas, indução à automutilação, estupro virtual e incitação ao suicídio.

18 de maio

Em 2025, ocorre a 25ª mobilização do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes do Brasil e foi criada em memória ao caso da menina Araceli Crespo. Aos 8 anos, ela foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Caos no Shopping Midway Mall após problema em subestação

Um blackout provocado após uma pane em uma subestação causou um verdadeiro caos no Shopping Midway Mall neste domingo (18). Escadas rolantes e elevadores parados, além de lojas fechadas. Muitas pessoas almoçavam no shopping quando o problema aconteceu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Samir Xaud será candidato único à presidência da CBF; chapa tem José Vanildo, presidente da FNF, como vice

Fotos: Ivonisio Lacerda Júnior/ge.globo | reprodução/FNF

Como o BG antecipou, José Vanildo, presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) será um dos vice-presidentes na única chapa registrada para eleger o presidente da CBF, encabeçada por Samir Xaud, de Roraima.

Xaud é o atual presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, está no Rio de Janeiro e registrou a chapa na manhã deste domingo (18) para a eleição marcada para o dia 25 na sede da entidade.

Com 25 federações — apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram — e 10 clubes, a candidatura inviabiliza o concorrente Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha apoio de cerca de 30 clubes, mas apenas duas federações. É necessário o apoio de pelo menos oito federações para inscrição de chapa. Salvo alguma tentativa judicial, o médico de 41 anos será candidato único.

Os vice-presidentes inscritos na chapa de Samir Xaud:

  • Ednailson Leite Rozenha
  • Fernando José Macieira Sarney
  • Flávio Diz Zveiter
  • Gustavo Dias Henrique
  • José Ivanildo da Silva
  • Michelle Ramalho Cardoso
  • Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul
  • Rubens Renato Angelotti

O edital de convocação da eleição permite que chapas sejam inscritas até a próxima terça-feira e o início da semana promete ser de movimentos políticos. Na segunda-feira, há reunião do Conselho Nacional de Clubes na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Com informações de ge

Opinião dos leitores

  1. Estão tentando trocar seis por meia dúzia, é trocar o sujo pelo mal lavado, é o mesmo que limpar o c* com a mão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ednaldo Rodrigues buscou Lula para evitar o afastamento da CBF

Foto: Ricardo Stuckert

Antes de ser afastado da presidência da CBF, quando ainda estava agarrado à cadeira, Ednaldo Rodrigues tentou uma cartada audaciosa para se manter no cargo.

Ligou para Lula, que estava em missão oficial na Rússia. Suplicou por ajuda. Lula nem se mexeu.

Lauro Jardim, O Globo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Detento morre no pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz

Um detento morreu na manhã deste domingo (18), no pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. De acordo com o Via Certa Natal, em informações colhidas com familiares de detentos, o preso que morreu foi identificado como Eduardo Medeiros.

Ainda segundo o Via Certa Natal, a movimentação de viaturas da Polícia Penal era intensa no local, além de barulho de bombas dentro da unidade prisional e de presos batendo nas grades.

A causa da morte foi uma “parada cardiorrespiratória”. Ele ainda chegou a receber atendimento médico por quase uma hora e trinta minutos, mas não resistiu, segundo nota da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).

“Os pps [policiais penais] se revezaram na massagem cardíaca externa por cerca de 40 minutos até a chegada da equipe médica. O SAMU realizou manobras de desfibrilação e ministrou adrenalina, sem sucesso. O médico registrou no boletim de atendimento de urgência do Samu a ocorrência de parada cardiorrespiratória (infarto). A Polícia Judiciária e Itep foram acionados para as medidas cabíveis”, completou a nota.

Com informações de Via Certa Natal e Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Condutor embriagado invade praça pública atropela e mata mulher no interior do RN; populares depredam veículo

Foto: reprodução/instagram

Uma mulher de 38 anos, identificada como Talita da Silva, morreu atropelada em uma praça na cidade de Cerro Corá, Região Seridó do Rio Grande do Norte, após uma caminhonete desgovernada invadir o local na noite de sábado (17). De acordo com a polícia, outras pessoas que estavam no local também foram atropeladas.

Por volta das 22h, a Polícia Militar foi acionada. O veículo era conduzido por um idoso, de 70 anos. Segundo a polícia, o idoso apresentava sinais claros de embriaguez e foi preso em flagrante no local do acidente.

Após o acidente, pessoas que estavam na praça se revoltaram e destruíram o veículo envolvido no atropelamento. Durante a madrugada, o carro foi incendiado. O Corpo de Bombeiros de Currais Novos foi acionado.

O homem foi detido e conduzido à Delegacia Regional de Currais Novos, onde foi confirmado o estado de embriaguez. Ele foi autuado e permanece preso à disposição da Justiça.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. O que a justiça vai fazer num caso desse?
    Se pichar uma estátua com batom dá 17 anos de prisão em regime fechado, qual será a pena para quem dirige um veículo com sinais de embriaguez (SIC depoimento da reportagem) e mata uma pessoa que estava numa praça que é ambiente para pedestres?!
    Com a resposta a corrompida justiça brasileira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alckmin se encontra com papa Leão XIV e entrega carta de Lula com convite para COP-30

Foto: Vatican Media Live/Reprodução

Após a celebração da missa inaugural do seu pontificado, neste domingo, 18, na Praça São Pedro, o papa Leão XIVcumprimentou líderes de diversas nações. Entre eles o vice-presidente do Brasil Geraldo Alckmin (PSB).

O encontro de Alckmin com o papa neste domingo durou poucos segundos. A transmissão não permitiu ouvir as palavras trocadas pelos dois. Além de entregar a carta ao novo pontífice, Alckmin beijou a mão dele.

Segundo o Itamaraty, o vice-presidente entregou uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidando o papa para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que ocorrerá em novembro em Belém, no Pará. O governo brasileiro não divulgou detalhes da carta.

Na última quinta-feira, 15, o cardeal dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), já havia discutido com Leão XIV ações que o órgão pretende realizar na COP-30 junto com o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).

O combate às mudança climáticas deve ser uma das prioridades do papado de Leão XIV, dando continuidade ao legado de Francisco, seu antecessor. O argentino, inclusive, chegou a confirmar presença na COP-28, realizada em 2023 em Dubai, mas precisou cancelar a viagem para os Emirados Árabes Unidos por causa de uma infecção pulmonar.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Não esqueça de dizer, sua célebre frase: se LULADRAO voltar a presidência é como um LADRÃO, literalmente, voltar ao local do crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as receitas de Ceviche de robalo, manga e moringa; e a tradicional Orelha de vovó no Papo de Fogão

CEVICHE DE ROBALO, MANGA E MORINGA
Ingredientes:
140gr de Robalo
1 Manga
Suco de 3 limões
1 pimenta dedo de moça
1⁄2 dente de alho
30gr de gengibre
1 cebola Roxa
1 maço de cebolinha
1 maço de coentro
1 talo de salsão
Sal e pimenta a gosto

Espuma de moringa
Ingredientes:
1⁄2 dente de alho
4 limões
2 maços de coentro
1⁄2 cebola roxa
2 maços de salsinha
250 ml de leite de coco
1⁄2 xícara (chá) de pó de moringa

Leite de tigre
Ponha no liquidificador o suco de limão, o gengibre, a cebola roxa média, o talo de salsão.
1 xícara (chá) de aparas de filé de peixe
1 xícara (chá) de Manga
2 cubos de gelo.
Sal a gosto.
Bata bem.
Junte 1 pimenta dedo de moça sem sementes e fatiadas e 1 xícara (chá) de coentro. Dê um pulso no liquidificador e coe.

Ceviche
Fatie a cebola e um pouco de salsão bem fino, corte o peixe em cubos de 2 cm e pique os demais ingredientes de maneira uniforme.
Deixe a manga por último.
Finalize com o leite de tigre.
Misture, acrescente a espuma de moringa e sirva imediatamente.

Receita Espuma de Moringa
Em uma panela, esquente o leite de coco junto com o pó de moringa e resfrie.
Bata a salsinha, o coentro, o suco de limão, meio dente de alho, meia cebola, sal e pimenta de reino no liquidificador junto com o leite de moringa até obter uma mistura homogênea.
Passar tudo na peneira.
Coloque em um sifão com duas cargas de gás e mantenha na geladeira.

Tempo de preparo: 20 min
Tempo de cozimento: 5 min

ORELHA DE VOVÓ

Ingredientes:
5 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento
3 colheres de açúcar
1 ovo
1 copo de leite
1 pitada de sal
1 colher de manteiga

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem até ficar uma massa homogênea.
Em uma frigideira antiaderente coloque uma colher de manteiga e vai colocando, com uma colher, pequenas quantidades de massa para assar até dourar dos dois lados.
Sirva com doce de leite, mel, mel de engenho, chocolate….

Tempo de preparo: 8 min
Tempo de cozimento: 10 min

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Reforma do Código Civil pode deixar cônjuge sem direito à herança

Foto: iStock

O projeto de reforma do Código Civil abre possibilidade para que o homem ou a mulher deixe o companheiro fora do testamento para receber herança — o que não é possível atualmente.

Hoje, o Código Civil não permite retirar o marido ou a esposa do direito à herança no testamento. Essa proibição passa pelo conceito de “herdeiros necessários”, que engloba, além do cônjuge, os ascendentes, que são pais, avós, bisavós e assim por diante, e descendentes, que são os filhos, netos, bisnetos e assim por diante.

Uma pessoa pode, em vida, deixar testamento para doar 50% do patrimônio para uma instituição, por exemplo. O restante, neste caso, precisa ficar para os herdeiros —incluindo o cônjuge—, o que é conhecido como “legítima” nas normas legais.

Contudo, a reforma pode tirar o cônjuge dos herdeiros necessários, segundo o artigo 1.845 do projeto. “São herdeiros necessários os descendentes e os ascendentes”, diz, sem citar os cônjuges.

Responsável pelo testamento pode deixar o cônjuge de fora da herança. “Para excluir da herança o cônjuge, o convivente, ou os herdeiros colaterais, basta que o testador o faça expressamente ou disponha de seu patrimônio sem os contemplar”, afirma o artigo 1.850 da proposta.

Em uma possível nova configuração, toda herança pode ser doada, mesmo se a única pessoa da família for o cônjuge, explica advogado. Na lei atual, isso não é possível. “Pelo novo Código, posso doar meu patrimônio, e meu companheiro ficar sem nada”, diz IlmarMuniz, da Cavalcante MunizAdvogados.

Muniz explica que, atualmente, só é possível tirar os herdeiros necessários do direito à herança em situações específicas. No caso de Suzane Von Richtofen, por exemplo, Andreas Von Richtofen, irmão dela, se tornou único herdeiro dos pais depois que a filha foi condenada a 40 anos de prisão pelo assassinato do casal.

Pela lei atual, só é possível deserdar um herdeiro necessário por indignidade

São considerados indignos e excluídos da herança os herdeiros envolvidos em homicídio (ou tentativa) do autor da herança, acusação caluniosa também contra o autor da herança ou nos casos em que o herdeiro impede, por violência ou fraude, o acesso do autor da herança a seus bens.

Na falta de testamento, vale a sucessão legítima, que é composta por descendentes, ascendentes, cônjuge e colaterais. A reforma não prevê alteração nesse ponto, seguindo na mesma ordem: descendentes, ascendentes, cônjuge e colaterais.

Cônjuge pode ficar com toda herança se não houver nenhum descendente ou ascendente, segundo o artigo 1.838 da proposta. “Em falta de descendentes e ascendentes, será deferida a sucessão por inteiro ao cônjuge ou ao convivente sobrevivente.”

Novo Código Civil

Proposta de reforma do Código Civil foi elaborada por comissão de 38 juristas, segundo o STJ (Superior Tribunal de Justiça). O colegiado teve a participação dos ministros do STJ João Otávio de Noronha, Isabel Gallotti, Marco Buzzi e Marco Aurélio Bellizze, além do ministro aposentado Cesar Asfor Rocha.

Comissão foi criada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quando ele ainda era presidente do Senado. A presidência da comissão ficou a cargo do ministro Luís Felipe Salomão, vice-presidente do STJ.

Juristas propuseram a alteração de 1.122 dos 2.046 artigos da versão atual da lei. Além disso, o projeto acrescenta mais de 200 dispositivos ao código.

Tramitação da proposta, já protocolada no Senado, deve começar com a criação de uma comissão especial. Contudo, o UOL apurou que não há prazo para o colegiado ser criado e instalado.

UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista ‘voa’ com carro em duna de Canoa Quebrada e destrói veículo

Um motorista em alta velocidade subiu uma duna de Canoa Quebrada, em Aracati, no litoral leste do Ceará, “voou” após superar o elevado e acabou quebrando o carro.

O caso foi registrado por vídeos divulgados nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver um veículo do tipo picape subindo em alta velocidade uma duna. Logo na sequência, ele voa sobre o topo do monte e pousa vários metros adiante, já com as rodas e demais componentes do carro danificados.

O motorista aparece na parte de dentro do veículo, que tem rodas quebradas e os airbags do interior acionados em virtude do impacto. Não há detalhes sobre o estado de saúde do condutor do veículo. Ele foi identificado como um empresário da cidade de Russas, no interior do Ceará.

A cena foi criticada pela prefeita de Aracati, Roberta de Bismarck (PODE), que classificou o episódio como uma ‘condução irresponsável e inaceitável’.

Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeita afirmou que mobilizou equipes para tomar as providências necessárias após ser informada do acidente.

Diário do Nordeste e g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *