Falta insumo para caso grave de Covid-19 no RN e mais 21 estados; cloroquina sobra

Ilustrativa

Vinte e dois estados e o Distrito Federal estão com seus estoques de medicamentos para a intubação de pacientes graves da covid-19 no vermelho. Os dados são de um levantamento obtido pelo UOL realizado pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), até o dia 9 de agosto, em 1.500 hospitais referências para o tratamento da covid-19 da rede estadual pública e privada.

Os estados com mais remédios em falta nesse início do mês eram Roraima, Rio Grande do Norte e Amapá, mostra o levantamento. Os dois primeiros estados estavam sem 9 dos 22 medicamentos acompanhados pelo conselho. O terceiro, sem oito. Os três estados também estão com estoque baixo para os demais 13 medicamentos. Em Roraima, por exemplo, oito remédios tinham estoque suficiente para apenas mais três dias de uso. No Rio Grande do Norte, oito medicamentos estavam com quantidade prevista para durar mais cinco dias.

A lista de remédios em falta inclui 22 sedativos, anestésicos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares, o chamado “kit intubação. Esses insumos são usados em pacientes que precisam de máquinas para respirar com o objetivo de não acordarem ou sentirem dor quando intubados.

Já a cloroquina —medicamento que ainda não tem eficácia comprovada pela ciência para o tratamento da covid-19, mas frequentemente defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido)— tem sido acumulada em estoques da União, estados e municípios que recebem o produto.

UOL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Tonho da Lua disse:

    Se a Cloroquina está sobrando é só usar no lugar dos insumos. Que gente burra!
    Dããããã
    Bolsonaro é bom
    Dãããããã

  2. Pedro disse:

    Essa falta de insumos básicos vem acontecendo a bastante tempo, principalmente drogas usadas para anestesia. Aí eu pergunto: pars que abrir leitos nesse momento, por sinal arremedos de UTI, se não há condições de uso? Isso, até na China, é política. Só para conhecimento, esses leitos de UTI COVID, em vários locais, estão sendo desativados.

  3. Mario Junior disse:

    Os 5 MILHÕES que a Governadora Fátima do PT perdeu para uma empresa fanstasma está fazendo falta.

  4. Carlos disse:

    Faltou a reportagem informar de quem é a responsabilidade por comprar esses insumos. Deixa subentendido, maliciosamente, que a falha é do Governo Federal. Como a reportagem é do UOL não se pode esperar coisas boas.

  5. Pedro disse:

    Grande Ralf, entendi o texto sim e com certeza seria ler, o problema não é a falta de ar nsumos na maior parte da federação, o problema é a sua governadora saber disso e continuar querendo enganar os nestas como vc.

  6. Ralf disse:

    Comentários insanos só engana as vítimas das fakes. Gente que lê e estuda não cai em mentiras. Não adianta dizer que é problema só aqui do RN, a informação é clara, quase em todos os estados do Brasil. É irresponsabilidade, é, infelizmente isso acontece. Desde dezembro sabemos do corona, porque só foram comprar insumos e respiradores depois que a doença explodiu no Brasil? A culpa é de todos nós que elegemos uma cambada de políticos ladrões, direita, esquerda e centro.

  7. Henrique disse:

    E os estados, especialmente os do Nordeste, agora dependem do Governo Federal no combate a COVID ?
    Antes eram independentes e agora com o pires na mão , após os constante escândalos de roubalheira ficam soltando essas notas na imprensa.

  8. Santos disse:

    Não conseguir interpretar um texto com apenas 3 parágrafos explica muita coisa.
    Jesus!

  9. Paulão disse:

    Depois esses alienados, emprenhados pelos ouvidos, querem a todo custo culpar o Presidente da República a todo custo.
    Olhem e vejam jumentos adestrados quem são os genocidas.
    Kkkkkkkkk
    Tá pensando que o povo e bobo??
    Kkkkkkkk
    Estão muito enganados.
    A esquerda no Brasil não forma NUNCA MAIS.
    podem engangarem Lula ,coroné Ciro, Andrade etc etc etc…. o que quiserem.
    Não ganham de jeito nenhum, apanha todinhos.
    Eu tenho certeza.
    O povo não entra mais na onda desses corruptos.
    Quem for vivo, virá.

  10. O rei do gado disse:

    Pra que insumos se a cloroquina previne e cura? Porque os caaos estao aumentando em.todo o Brasil (so não no nordeste dos governos anti bolsonaro), mas no resto do Brasil em alta se a cloroquina previne e cura? So sei que eu acredito é no meu amadinho , idolatrado,, salva salve sr. MITO MESSIAS CLOROROQUINA BOLSOREI PERFEITO MAIS LINDO E INTELIGENTE DAS GALAXIAS…. nao precisamos de nada temos a clorobozolandia!

  11. Pedro disse:

    Só não falta vergonha nessa governadora mentirosa, ela continua anunciando leitos para fazer política, não sabe ela, que só engana os furados na venta do PT e desavisados. Seu tempo a frente vai ser curto, igual a rosa e Robinson cabelinho.

    • Ralf disse:

      Grande Pedro, vá estudar, aprenda a ler e interpretar. Temos 26 estados e 1 DF, se temos 21 faltando insumos mais o RN, temos 22, em apenas 5 não falta.

      Sendo assim isso é um problema de todos os partidos e não só do PT.

      Vá estudar e pare de falar o que vem na cabeça.

  12. Minion alienado disse:

    Yes, nós temos cloroquina. E daí!?

  13. Manoel disse:

    Quero ver agora a agilidade da governadora pra resolver esse problema !

    • #Bolsonaro tem razão disse:

      Vai faltar Ozonioterapia de tanta procura pela ptezada.

  14. Alex disse:

    Mais a cloroquina não é para ser adiministrada no início, ou seja precocemente?

COMENTE AQUI