Mundo

Famílias britânicas processam AstraZeneca por efeito em vacina da covid

Foto: Dado Ruvic/Reuters

Diversas famílias do Reino Unido estão processando a AstraZeneca por um efeito adverso, considerado muito raro, causado pela vacina da empresa contra a covid-19. As informações foram divulgadas pelo jornal britânico The Telegraph no domingo (28).

O QUE ACONTECEU

Há 51 casos de mortes ou ferimentos graves relatos pelas famílias à Justiça. Essas pessoas teriam sido vítimas de STT (Síndrome de Trombose com Trombocitopenia).

A AstraZeneca admitiu, judicialmente, que o imunizante pode causar o efeito adverso, segundo a publicação. A síndrome é caracterizada pela combinação da formação de coágulos sanguíneos com baixos níveis de plaquetas no sangue. A empresa, no entanto, contesta os casos do processo, com o argumento de que a STT tem outras causas mais prováveis.

As famílias pedem, em ação coletiva, indenizações que podem chegar até 100 milhões de libras (cerca de R$ 646 milhões).

UOL

Opinião dos leitores

  1. A esquerda é a própria ciência.
    Quando estavam doentes, Xuxa, Lula, Barroso e Dilma iam se consultar com João de Deus
    Isso sim é confiar na ciência…

  2. E por enquanto nada comentam sobre as mortes anormais de miocardite que vem crescendo , pessoas novas e saudáveis morrem em instantes sem explicação da ciência.
    Mas em breve saberemos da verdade sobre os efeitos colaterais destas vacinas altamente nocivos para a saúde.

    1. Vc parece ter memória de formiga: esqueceu que morriam mais de 4 mil brasileiros no auge da pandemia e que esse número só diminuiu após o início da vacinação em massa? Calcule os eventos raríssimos que as vacinas poderiam causar com as sequelas, internações e mortes por covid. Isso é ciência! Sugiro nunca ler a bula de um anti-inflamatório antes de tomar pra não se impressionar com os efeitos adversos raros que vc pode ter também…

    2. Imparcial, você pode explicar porque o continente africano foi o que menos morreu pessoas e o que menos vacinou no mundo.
      https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59609551
      A suíça flexibilizou o isolamento e no entanto não teve recordes de contaminação.
      Pelo menos a minha memória de formiga é melhor que a sua de ameba esquerdista que seguia mandeta e mídiaslixo do fique em casa que a economia e a saúde a gente vê depois.

    3. Ô “imparcial” 🐜 são seres de alto padrão de inteligência, então, sugiro que ao invés de formiga cite a Dilma como referência de “inteligência”. É mais adequado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] “Todo mundo que perdeu a casa vai ter sua casinha”, diz Lula no RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou um abrigo em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, nesta 4ª feira (15.mai.2024), e disse que vai anunciar que todo mundo que perdeu a casa vai ter uma “casinha”.

O Estado passa por uma catástrofe ambiental e social por causa do intenso volume de chuvas, que já matou 149 pessoas. Há 76.580 em abrigos e 449 municípios gaúchos foram afetados. O petista embarcou para o RS nesta manhã ao lado de 10 ministros do governo e do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso. Lula disse que chegou ao Estado para anunciar novas medidas que vão ajudar na reconstrução das casas e da vida dos gaúchos.

Ao desembarcar em Canoas (RS), o presidente declarou: “A gente vai anunciar que todo mundo que perdeu a casa, vai ter sua casinha”.

Fonte: Poder 360

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Jean Paul diz que está “triste” com saída da Petrobras e não dá certeza se continua no PT: “Vou avaliar”

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Jean Paul Prates, demitido da presidência da Petrobras, disse que está “triste” com sua saída. A declaração foi dada pelo executivo ao deixar a companhia nesta quarta-feira (15).

O executivo foi demitido após atritos com o governo e será substituído por Magda Chambriard, ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Prates disse que não sabe se continuará no PT, partido pelo qual foi senador da República entre o fim de 2018 e o início do ano passado.

“Ainda vou avaliar”, afirmou.

Balanço da gestão

Na saída da sede da estatal, Prates, que foi aplaudido por funcionários, fez um rápido balanço de sua gestão na estatal. Disse que a principal missão foi estabelecer uma política de preços para os combustíveis a pedido do próprio presidente Lula, de “abrasileirar os preços”.

“Principalmente deixamos uma política de preços que o presidente pediu, quando disse que ia abrasileirar os preços. O mercado entendeu, e a gente conseguiu explicar isso. Mostramos que a gente conseguiu fazer esses preços sem perder dinheiro. E isso favorece a economia, o governo, o cidadão e a cidadão, além de todas as áreas, como GLP, gasolina, diesel e no frete. Deixamos um legado importante. Todos acreditavam que, quando a gente chegou, isso ia ser impossível ou ia destruir o valor da ação. E não foi assim. Essa foi a missão mais difícil. Mudamos a política de dividendos e conseguimos entregar com a ação (da empresa) subindo”, disse Prates, ao deixar a empresa.

Prates listou ainda algumas das principais iniciativas operacionais e gestão durante seu mandato.

“Fizemos uma reunião em Houston com os estaleiros nacionais e internacionais. Deixamos uma empresa muito bem encaminhada. As pessoas estão felizes e gostando de trabalhar aqui. Fizemos concursos, aumentamos a força de trabalho. Eliminamos a atmosfera ruim que estava aaqui, de estar vendendo (ativos), de não se saber o futuro da empresa. Anunciamos o futuro da empresa”, afirmou ele.

Transição energética

O ex-presidente da Petrobras destacou a volta dos investimento em transição energética. Disse que “não tem inimigo”.

“Deixamos a transição energética encaminhada com bons projetos em portfólio que estão sendo analisados agora, com energia offshore, hidrogrênio, captura de carbono, coprocessamento (com óleo vegetal) nas refinarias, atuação no biocombustível que não é incongruente com nada que o setor já faz no Brasil. Não tem inimigo. A Petrobras não vê ninguém como concorrente ruim. A Petrobras é colaborativa. E vai ser a maior compradora de óleo vegetal do país de novo e pode ser a maior compradora de etanol novamente. Vai ajudar na eólica, na solar. Acho que deixamos isso”, enfatizou.

Fonte: O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Comissão de Finanças da Assembleia rejeita criação da Secretaria Estadual de Cultura no RN

Foto: João Gilberto / ALRN

Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa rejeitou nesta quarta-feira (15), por 4 votos a 3, o projeto de lei enviado pelo governo que cria a Secretaria Estadual de Cultura no Rio Grande do Norte. Mesmo com a rejeição na comissão, o projeto ainda deverá ser votado no plenário da Assembleia, que dará a palavra final sobre o tema.

Os parlamentares seguiram parecer do relator, o deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), que argumentou desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Quero esclarecer que esta decisão não foi política. Ela foi baseada na Lei de Responsabilidade Fiscal, que deixa bem clara que o ente público, quando está acima do limite prudencial, não pode criar secretaria, nem cargo, e o Rio Grande do Norte está quase 8 pontos acima do limite prudencial”, argumentou Luiz Eduardo.

Bancada governista derrotada

A matéria entrou na pauta de votações da CFF pela segunda vez depois de um pedido de vistas do deputado Francisco do PT, líder do governo na Casa. Ele citou que a matéria tramita na Casa desde novembro de 2023 e divergiu do parecer do relator citando que a propositura não gera despesas.

“O governo está transformando a secretaria extraordinária em secretaria ordinária. Não há incremento de despesas e a transformação dessa secretaria tem, entre outras finalidades, criar uma sintonia com o Ministério da Cultura para poder receber recursos financeiros de programas do Governo Federal relacionados com a cultura”, argumentou.

Após amplo debate, votaram a favor do parecer do relator Luiz Eduardo os deputados Coronel Azevedo (PL), José Dias (PSDB) e Tomba Farias (PSDB). Os votos contrários foram de Francisco do PT, Neilton Diógenes (PP) e Dr. Bernardo (PSDB).

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Humor

Viva Promoções, Mestiço e Exclama anunciam show com Mução e Renan da Resenha em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Imagens: Cedidas

A Viva Promoções, em parceria com a Mestiço Produções, Exclama e os humoristas Mução e Renan da Resenha, tem o prazer de anunciar o evento “Humor Solidário”, uma iniciativa beneficente em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O evento, que contará com shows de Mução e Renan da Resenha, será dia 25 de maio, às 19h, no hotel Holliday Inn (Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova), em Natal. Uma noite de muitas risadas e solidariedade. Os ingressos estão à venda na Outgo (https://outgo.com.br/humor-solidario-natal).

No evento, 100% da renda será revertida em doações para ajudar as comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Será uma oportunidade para todos se unirem em solidariedade e mostrar o poder transformador do riso e da generosidade.

Sobre os Humoristas:

Mução: Com mais de 28 anos de carreira, Mução é reconhecido como o maior nome do humor do rádio brasileiro. Seu talento único, sotaque nordestino cativante e pegadinhas inimitáveis conquistaram milhões de fãs em todo o país. Mução recentemente atingiu a marca de 7 milhões de seguidores nas redes sociais e é conhecido por seus bordões icônicos como “Chaaama!” e “Respeita a polícia!”.

Renan da Resenha: Nascido em Nova Floresta, Paraíba, Renan da Resenha é um fenômeno da comédia digital que conquistou rapidamente o coração do público com seu humor autêntico e suas histórias engraçadas do interior. Com um estilo único de Stand Up, Renan tem lotado teatros e clubes em todo o Brasil, sendo reconhecido como um dos principais representantes do humor nordestino contemporâneo.

Informações à imprensa:
Mosaique Comunicação
http://mosaiquecomunicacao.com.br
Ulysses Freire – DRT 1716/RN – (84) 98829-4375

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Aviso de acumulado de chuva é publicado para o fim de semana em Natal e mais 17 cidades do RN

Imagem: Reprodução/Inmet

A expectativa para o fim de semana é de chuvas na faixa costeira ao leste do Rio Grande do Norte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso de acumulado de chuvas para 18 cidades da região, com início na sexta-feira (17) e duração até às 10h da manhã de domingo (19). O alerta é de legenda amarela, que representa Perigo Potencial, o menor na escala de severidade.

Durante o período, o Inmet alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Segundo o aviso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

O instituto recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja cidades potiguares listadas no aviso:

Arês
Baía Formosa
Canguaretama
Ceará-Mirim
Extremoz
Goianinha
Macaíba
Maxaranguape
Natal
Nísia Floresta
Parnamirim
Rio do Fogo
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
Senador Georgino Avelino
Tibau do Sul
Touros
Vila Flor

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fátima agradece a Jean Paul por dedicação enquanto presidente da Petrobras

Foto: Reprodução

Em suas redes sociais, a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) agradeceu nesta quarta-feira 15 a Jean Paul Prates pelos serviços prestados enquanto presidente da Petrobras.

Em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), a governadora escreveu: Jean adotou importantes medidas à frente da estatal, com foco na transição energética, pondo fim ao desinvestimento da Petrobras no RN e com a criação da diretoria de transição energética e de sustentabilidade no nosso Estado.

Além disso, ela ressaltou o trabalho do ex-presidente em relação aos investimentos feitos no projeto da margem equatorial, iniciado no estado. “Todos sabemos da sua contribuição para o avanço e reconstrução do Brasil”, finalizou.

Fonte: Agora RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretaria de Educação de Natal publica nota lamentando protesto do Sinte-RN dentro da sede

A Secretaria Municipal de Educação de Natal lamenta a postura do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), que na manhã desta quarta-feira (15), adentrou às instalações da SME-Natal em movimento de protesto e com palavras de ordem, dificultando o exercício das atividades nos diversos setores e departamentos.

A titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz ressalta que se dispõe receber uma representação do Sinte-RN em data devidamente agendada, e sem característica de protesto ou alarde que interrompa as atividades laborais no âmbito da sede da SME-Natal, conforme garantiu em contato com a dirigente sindical, professora Fátima Cardoso.

Com relação a reivindicação do reajuste da categoria, a SME-Natal está analisando permanentemente o comportamento da receita para que se possa, de forma prudente e responsável, estudar e apresentar uma proposta de reajuste.

Secretaria Municipal de Educação de Natal
Assessoria de Comunicação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senador Styvenson anuncia apoio à pré-candidatura de Paulinho Freire a prefeito de Natal

Fotos: Cedidas

O Senador Styvenson Valentim (PODEMOS) anunciou, na tarde desta terça-feira (14), o apoio à pré-candidatura a prefeito de Natal, do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). O anúncio ocorreu no gabinete do senador, em Brasília.

“O Senador é um aliado nas lutas pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte e também um apoiador que acredita no sucesso da nossa pré-candidatura à prefeitura de Natal”, comentou Paulinho Freire.

Ao lado do deputado, estavam presentes o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) e a secretária de Planejamento e pré-candidata a vice-prefeita, Joanna Guerra (Republicanos). Durante a visita, Álvaro Dias apresentou pleitos da gestão municipal para continuidade de projetos importantes para a cidade.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro critica pesquisa de opinião no RS e cita “prostituição” da mídia

Foto: Wagner Meier/Poder360

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a pesquisa Genial/Quaest por realizar uma pesquisa de opinião no Rio Grande do Sul durante a tragédia das enchentes que já mataram 149 pessoas. Em seu perfil no X, ele compartilhou uma publicação da GloboNews sobre os resultados e disse que “a prostituição dos veículos parceiros do desgoverno não encontra limites”.

Em 8 de maio, a empresa divulgou uma pesquisa sobre a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ensaio, cerca de 50% dos brasileiros dizem aprovar o trabalho do petista.

Imagem: Reprodução/X

No trecho compartilhado pelo ex-presidente na rede social, a emissora destaca o aumento na aprovação de Lula na região Sul. A aprovação do petista no Sul do país subiu de 40 (fevereiro de 2024) para 47 (maio de 2024). Há uma margem de erro de 6 pontos percentuais para a região.

Fonte: Poder360

Opinião dos leitores

  1. O sonho do PT era uma calamidade para fazer obra sem licitação e colocar em prática aquilo que eles se especializaram nos mandatos passados ou seja a corrupção, perderam a pandemia, porém agora tem a tragédia do Rio Grande do Sul, o grande empecilho agora neste mandatos são as redes sociais que o sistema quer calar a qualquer custo

  2. Enquanto o a região sul está uma calamidade o nine que aprovar um projeto de lei pra taxar as grandes plataformas de streaming e isentar uma emissora aí. Porque será né !

  3. Amigos. Bolsonaro PERDEU a eleição e não consegue assimilar isso.
    Aí fica fazendo patuscada, querendo aparecer. Essa e qualquer outra pesquisa mostra a verdade, que Lula ganhou e bolsonaro perdeu. Parece um menino mimado que não aceita o que aconteceu.

    1. Bolsonaro que se lasque junto com Lula… povo besta adorador de político…

    1. Bolsonaro, um grande cagão da milícia. Sorte do RS, senão ela estaria de férias, andando de Jet Sky e dizendo q não é coveira. Só c problemas sérios de visão não entende a verdade

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Comissão do Senado aprova pena maior para crimes em calamidades

Foto: Reprodução/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (15/5), o Projeto de Lei 2.846/2020, que estabelece aumento de pena para crimes cometidos em epidemia ou calamidade.

A aprovação se dá em meio aos aos esforços do Congresso para aprovar matérias ligadas a desastres naturais e auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, de acordo com a Defesa Civil, são 149 mortes, quase 540 mil pessoas desalojadas e 108 desaparecidos devido às fortes chuvas.

O projeto prevê aumento de pena para crimes como peculato — quando o funcionário público se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiros — com punição de 10 a 25 anos e multa quando praticados sobre bens, valores ou mercadorias destinadas ao combate de epidemias, tornando hediondos os crimes.

O texto de autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) recebeu parecer favorável do relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

“A necessidade de transformar esses crimes em hediondos se dá pela gravidade acentuada e o dano significativo e difuso que essas condutas criminosas produzem sobre as pessoas que demandam ações emergenciais do governo”, explicou o senador Zequinha.

O projeto foi relatado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE) e, se aprovado, seguirá para análise da Câmara dos deputados.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *