A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que a queda da arrecadação própria do Rio Grande do Norte tem sido “brutal” e os Estados estão próximos de uma tragédia financeira, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “Estamos à beira de uma tragédia, do ponto de vista financeiro dos estados e do colapso da saúde”, destacou ela, ao participar de uma reunião virtual e ao vivo pelo Youtube, ontem, entre os governadores petista e a direção nacional do Partido dos Trabalhadores, que contou com o ex-presidente Lula e a ex-presidente Dilma Roussef, além do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que concorreu ao Palácio do Planalto, e a presidente do partido, Gleise Hoffman.
“Para responder ao drama que o povo está vivendo, é nossa obrigação e dever de pelo menos dar chance de as pessoas se tratarem e sobreviverem”, disse a governadora Fátima Bezerra, a respeito da necessidade do governo federal acelerar a liberação de recursos para os estados. “Daí a importância da bancada do PT com os demais partidos aprovarem, no Congresso Nacional, o programa emergencial de socorro aos estados, que não tem dinheiro dado a queda brutal do ICMS”, acrescentou ela, ao informar que os empresários no Rio Grande do Norte também estão pedindo a postergação de prazos para recolhimento de impostos.
Por isso, afirmou a governadora, “todo o esforço de sensibilizar a população e convocar sociedade e poderes, mas volta aquela discussão, não basta apenas um decreto, ainda mais no contexto que a autoridade máxima do país discorda, desse caminho adotado no mundo inteiro e preconizado pela ciência que é o isolamento e o distanciamento social”.
Votei em você porquê dizia que tinha a fórmula pra consertar o estado, agora diz que vamos é piorar, e será uma tragédia econômica? Vergonha e frustração de um eleitor, bem que diziam que você era uma doida, tá confirmada, e o RN vai afundar.
Enquanto um respirador custa 52 mil o nosso (des)governo compra o mesmo respirador pela bagatela de 170 mil… Entenderam onde está a tragédia financeira? Na grande corrupçao da administraçao da INCOMPETENTE Fátima Bezerra.
A culpa do caos do RN é do coronavírus. A governadora Fátima Bezerra já tem o discurso na ponta da língua para o fracasso do seu governo. Com o vírus ela vai fazer parceria na torcida que o estrago seja grande, assim vai construir e montar sua retórica. O quanto pior for o caos no Brasil, melhor para atirar pedra, assim é a dialética petista.
Infelizmente sofremos juntos com quem elegeu essa jumenta !!! Uma idiota que como na mão de Dilmanta e Luladrão não podia ser diferente . Pior é querer roubar se aproveitando da pandemia . Impichiman por improbidade administrativa !!! #forafatima
Se estado já tava falido, pq quis ser governadora que não sabe o que é administração ?? Estamos em um buraco sem volta, agora reunião com o PT ?? É uma piada de mal gosto kkk
Faça mais campanha publicitária milionária. Feche mais ainda o comércio e faça projeções ainda mais pessimistas de mortes, via SESAP. Depois disso vá mendigar algum dinheiro junto ao governo federal. Esqueceu que quebrando a União por disputa política quem mais pagará serão os estados e municípios?
O pior governo da história do RN está querendo colocar a culpa da própria incompetência na pandemia. Nosso estado foi levado ao fundo do poço pela nossa (des)Governadora com várias ações desastrosas . Só uma coisa pode salvar o RN, temos que tirar Fátima Bezerra do governo.
Além de ser chamada pelo seu mestre de G…………, agora essa burra cega quer descobrir a roda. Por sinal politizando uma questão seria de saúde, triste, entregaram o país quebrado e ainda querem o que ?
"Estamos perto de uma tragédia financeira"! É mesmo, Fátima Bezerra? Como a Senhora é inteligente! Conseguiu descobrir isto. Ninguém nem desconfiava. A população acreditava que com seus decretos mandando fechar o comércio, o dinheiro iria circular com mais força. Eu tô impressionado com a sua descoberta. Mas para quem é discípula de Dilma e Lula, estás no caminho certo. A criatura provoca o caos, persiste nele, e ainda fica se espantando. Volta para a Paraíba porque, em 1 ano e 4 de desgoverno, já conseguistes acabar com o pouco de esperança que restava ao povo potiguar. Já provas te a sua incompetência como gestora.
Eita que é a primeira vez que não vejo um petista nos comentários falando fora BOZO, MILICIANO, CADÊ O QUEIROZ…kkkkk parece que o louco presidente está certo, e os lúcidos governadores a beira da loucura. Kkkk
UÉ!!!!!
MAIS ELA JÁ DIZIA QUE HERDOU O ESTADO FALIDO.
CADÊ??
PAGOU OS ATRASADOS???
TE VIRA!!
VÁ GOVERNAR.
VC JÁ SÁBIA DA SITUAÇÃO DO RN, E NÃO TOMOU NEM UMA MEDIDA, PRA MELHORAR AS FINANÇAS.
AGORA!!!
QUERER PEGAR A COVID 19 PRA BOI DE PIRANHA!!!
TE VIRA!
PROCURE O CONSÓRCIO NORDESTE.
OU JOÃO ANÃO DORIA.
TE VIRA!!!
VAI TER QUE TOMAR, DO PRÓPRIO VENENO.
Isso é uma reunião de quadrilheiros, com certeza o tema da reunião foi como tirar proveito da situação, pelo os participantes da para medir o nível do debate. Meus Deus!!
MENTIRA GROSSEIRA! Essa senhora já sabia que o Estado não ia bem financeira e economicamente antes de se candidatar. Pra quê Ela pegar um estado quebrado, se não sabe fazer nada para arrecadar???
De 01/01/2019 até agora…
– qual foi a medida tomada por essa "gestora" e sua equipe para aumentar a arrecadação estadual?
– quantos empregos formais seu governo conseguiu implementar por meio de alguma ação?
– quantas empresas se instalaram no RN por meio de algum programa de incentivo?
– porquê – tendo tantas dividas e recursos escassos – foram nomeados tantos cargos comissionados?
– qual investimento em segurança (à exceção daqueles feitos pelo Governo Federal), saúde e, agora, na pandemia, foram feitos pelo governo estadual??
Ora, dona Fátima… Da mesma forma que encontrar um ex-aluno seu é o mesmo que tentar achar cabeça de bacalhau, é impossível esperar competência e gestão de verdade de alguém que não sabe o que é gerir!
Essa daí está mais perdida do que cego em tiroteio! Que ela é fraca para o cargo eu não tinha nenhuma dúvida, mas hoje é nítido como ela está extremamente mal assessorada!
Esse secretario de saúde não fala nada com nada! Estou esperando chegar o dia 15/05 pra ver as 11mil mortes que essa secretaria está projetando para o RN… O secretário de educação é outro idiota e mais um que é "mais do mesmo"! A comunicação é fraca e sendo o PT de sempre, doido pra fazer contratos de publicidade… Quanto a reforma da previdência, essa senhora não moveu uma palha pra livrar o Estado do caos durante todo esse tempo… Sinceramente, o caos no RN sempre existiu, ela agora apenas está querendo se segurar em alguma corda pra poder lavar as mãos das atitudes que vem tomando…
Fatão GD e seus surrados cacoetes verbais. Ela enfia "luta", "problemática" e "contexto" onde menos se espera. Agora "solucionática", que é bom, necas de pitibiriba. Mas o RN fez por merecer.
Desgoverno em crise de identidade, decreta o fechamento do comércio, afetando diretamente a circulação de mercadorias e a geração de receita de impostos e fica exigindo repasse de recursos do governo federal, o qual é de opinião contrária, sendo assim “eu não produzo nada, impeço os outros de produzir e tú me dá parte do que você faz”, pensando bem, a cara do PT, incompetência ao extremo, de onde tiram essas ideias mirabolantes, daqui a pouco vão armazenar o vírus pra usar na campanha.
Vá na onda do seu partido, cadê o consórcio dos governadores, dona Fátima pense no povo tenha humildades procure o governo federal, se a senhora for na onda do PT estamos todos lascado, olha as qualidades lula, Haddad e companhia tenha juízo governadora
Essa odiota hipócrita se faz de doida, o partido dela , o PT deixou o país em frangalhos financeiro, renuncie para que o RN saia desse buraco sem fim. Bolsonaro não vai dar fôlego para inimigo e eu concordo. No dia que os "come capim" aprenderem a votar, sairemos do buraco !
Ela foi eleita para ser gestora, não para reclamar.
A falta de experiência dá nisso, nunca foi nada , apenas era crítica dos governos está tomando do próprio remédio.
Estude professor. Se atualize
Çei! Então não entendi o porquê de participar de reunião com o maior ladrão do mundo … Pede pra ele devolver os bilhões que roubou ou ajudou a roubar que já vai ajudar muito nosso estado e nossa saúde… Digitem assim no Google: 242 bilhões…
Procure o anão governador de São Paulo.
Vá comer a corda dele.
Te vira.
Pegue!!!
Bem empregado, pra quem passou a vida toda criticando.
Ao inves de ajudar.
O Ginásio Poliesportivo Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi, São Gonçalo do Amarante, tornou-se um polo de oportunidades, nesta segunda-feira (25), para centenas de pessoas. Entre os inscritos, Jéssica Nascimento relatou a expectativa: “Eu já havia participado do processo seletivo da Teleperformance, mas não me saí bem. Me sinto muito acolhida pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante para me qualificar e enfrentar novamente a seleção da empresa.”
Com a inscrição de 1.200 pessoas, o mutirão se destacou por seu grande alcance e impacto socioeconômico. Os participantes receberão capacitação em diversas áreas, como redação, digitação e outras competências exigidas pelo mercado de trabalho.
As atividades serão realizadas em três locais e períodos diferentes. Entre 25 e 29 de agosto, as aulas acontecerão no Teatro Municipal, com 165 participantes e, simultaneamente no IFRN, Campus São Gonçalo do Amarante, atendendo 130 pessoas. Já entre 01 e 05 de setembro, as atividades ocorrerão na Universidade Aberta (UAB), com 200 participantes, garantindo estrutura adequada para todos os inscritos com acesso a computadores.
Jusseni Tavares, secretária de Desenvolvimento Econômico, destacou a importância da ação: “É um sonho realizado. Proporcionar empregabilidade para a nossa gente significa aumentar a renda das famílias, fortalecer a economia e abrir caminhos para novas oportunidades.”
Rose Câmara, gerente de carreiras do SENAC, ressaltou: “Essa ação gera impactos diretos no desenvolvimento socioeconômico da cidade. Estamos qualificando profissionais que vão ocupar vagas e contribuir para o crescimento do comércio e dos serviços na região.”
Aline Andrade, do setor de Empregabilidade da Teleperformance, comentou: “Com essa qualificação, os participantes ficam mais preparados e confiantes para conquistar uma vaga de emprego, transformando suas vidas e a realidade de suas famílias.”
O prefeito Jaime Calado também enfatizou a relevância socioeconômica do projeto: “Para mim, um ato como esse é mais importante do que construir dois edifícios. Estamos investindo no capital humano da cidade, aumentando a competitividade e mudando vidas. Cada participante aqui representa um impacto positivo na economia local.”
Após o credenciamento, os participantes receberam orientações sobre as turmas e horários. A aula de abertura já estava agendada para a tarde desta segunda-feira (25) com quatro horas de duração, abordando orientações comportamentais e oratória, sendo ministrada simultaneamente em duas turmas, no IFRN, Campus São Gonçalo, e no Teatro Municipal.
Em meio a um início de semana turbulento na política de Parnamirim, após a descoberta de suposta tentativa de golpe político da vice-prefeita Kátia Pires, que teria sido flagrada conspirando contra a gestora municipal, a Prefeita Nilda fez uma demonstração de força política, ao reunir os 15 vereadores de sua base aliada.
A Prefeita Nilda postou em suas redes sociais, que fez uma “reunião de alinhamento com todos os vereadores, trabalhando juntos por Parnamirim”. Os vereadores tomaram conhecimento de todo o teor do motivo do rompimento e demonstraram apoio à gestora municipal.
Segundo um experiente político da cidade, Trampolim da Vitória, “Nilda foi corajosa, pois conseguiu, em apenas sete meses, fazer o que vários gestores anteriores não conseguiram em mais de vinte anos, “que foi enfrentar e mostrar a verdadeira Kátia Pires”. Nilda sai fortalecida do episódio.
Uma jovem de 18 anos, grávida de quatro meses, foi agredida com socos, chutes e puxões de cabelo por um homem no meio da rua na madrugada de sábado (23), em General Salgado (SP).
A violência começou após a mulher reclamar do motorista que passou próximo a ela e aos amigos na rua.
Uma câmera de segurança registrou o crime. Pelo vídeo é possível ver que o homem desce do carro e começa a violência contra a mulher.
No momento da agressão, a vítima voltava de uma lanchonete junto com dois amigos, que não ajudam a conter o suspeito.
As agressões só param quando a mulher do agressor consegue segurar ele. Na sequência, ele entra no veículo e foge. O suspeito não foi localizado pela polícia.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira, 25, que tenha conversado recentemente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas admitiu já ter dialogado “no passado” e afirmou ter recebido “muitos interlocutores”.
A declaração foi feita após a Polícia Federal (PF) divulgar, em um relatório tornado público na última semana, uma orientação de Bolsonaro ao deputado federal licenciado (PL-RJ) Eduardo Bolsonaro para ele “esquecer qualquer crítica” ao ministro do STF. Em 27 de junho, o parlamentar enviou três arquivos a Bolsonaro, posteriormente apagados, em que perguntava se poderia compartilhá-los.
“Nesses tempos, não (falei com Jair Bolsonaro). Mas tive muitas conversas com ele no passado e recebi muitos interlocutores. Todos sabem que eu converso com todos os lados da política há muito tempo. De modo que não há nenhuma conversa minha com o presidente. Agora, porque ele determinou ou sugeriu que não fizesse crítica a mim?“, disse Gilmar, após participar de um evento do Grupo Esfera, em São Paulo.
Gilmar reconheceu ser um “interlocutor” no Supremo.
“Talvez, porque eu seja um interlocutor (…) Quando uma colega de vocês (vê muitas pessoas no meu gabinete) diz que lá parece o Pátio dos Milagres, porque junta gente de diversas origens”, continuou.
Relatório da PF
“Em resposta, JAIR BOLSONARO informa que o conteúdo não deveria ser compartilhado, e diz para EDUARDO que “esqueça qualquer crítica ao Gilmar”, possivelmente se referindo ao ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal. O ex-Presidente então afirma que tem “conversado com alguns do STF” e que “todos ou quase todos, demonstram preocupação com sanções”, referindo-se às medidas que viriam a ser adotadas pelos Estados Unidos contra o Estado brasileiro. Por fim, JAIR BOLSONARO pede que a conversa continue por meio de ligação telefônica.”
Os diálogos foram recuperador do celular do ex-presidente no âmbito da Petição 14.129/DF, conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O relatório final da PF concluiu que Jair e Eduardo Bolsonaro atuaram para obstruir investigações no Brasil e pressionar autoridades, inclusive por meio de articulações internacionais.
A Comissão de Transportes, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Natal aprovou nesta segunda-feira 25 o Projeto de Lei 464/2024, de autoria do vereador Herberth Sena (PV), que proíbe a cobrança de “taxa de ar-condicionado” em veículos de transporte por aplicativo na capital potiguar.
O projeto busca garantir conforto aos passageiros sem custos extras e proteger o consumidor, considerando a cobrança abusiva e lesiva aos direitos do usuário. A proposta estabelece que as empresas informem de forma clara a inexistência da taxa e prevê sanções com base no Código de Defesa do Consumidor.
Comissão de Transportes da Câmara de Natal aprova PL que proíbe cobrança de taxa de ar-condicionado em apps de transporte – Foto: Elpidio Junior/CMN
Durante a reunião, a comissão também aprovou parecer favorável ao PL 190/2023, que institui o Cordão de Girassol como símbolo de identificação de pessoas com deficiências ocultas, ou seja, condições que não são fisicamente aparentes. O objetivo é sinalizar discretamente a necessidade de apoio e atenção a essas pessoas.
Ao final do encontro, o presidente da comissão, vereador Léo Souza (Republicanos), comentou sobre o transporte coletivo.
“O segundo semestre deste ano será um momento crucial para a mobilidade de Natal, pois o processo de licitação do transporte coletivo, esperado há 30 anos, está prestes a acontecer. A minuta do edital deve ser publicada em duas semanas e esta comissão aguarda a incorporação das demandas da população, apresentadas em audiências e requerimentos. Esperamos que este processo, na eminência de acontecer, seja enfrentado de forma exitosa”, afirmou.
Levantamento nacional da Paraná Pesquisas mostra que, caso a eleição presidencial fosse agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentaria um cenário acirrado para conquistar um 4º mandato.
Para se ter uma ideia, Lula registra 42,9% das intenções de voto contra contra o líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) com 37,8%, uma diferença de apenas 5 pontos percentuais.
Fica acima da margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
LULA X ROGÉRIO MARINHO
A escolha de Marinho seria uma forma de Bolsonaro manter sua influência sem esbarrar em entraves como diferenças partidárias –no caso de Tarcísio– ou questões familiares –no caso de Michelle. Perguntado em abril de 2025 sobre a forma que analisa a candidatura do ex-presidente, o senador disse: “Defendo o nome dele até que ele decida o que quer fazer, até serem esgotadas as possibilidades”.
Marinho foi eleito senador em 2022. Tem mais 5 anos e meio de mandato. Pode concorrer a presidente sem medo de ficar sem mandato em caso de derrota. Como é filiado ao PL, poderia disputar com o apoio explícito de Bolsonaro e assim ajudar a legenda a fazer uma bancada grande deputados e de senadores –é sempre importante ter um candidato a presidente pontuando de forma robusta para ajudar nas disputas estaduais para o Congresso.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), abriu prazo para que acusação e defesas apresentem as alegações finais na ação penal contra o chamado núcleo 3 da chamada ação penal do golpe.
Esse grupo é formado por um policial federal e nove militares das Forças Especiais do Exército, conhecidos como “kids pretos” em referência à farda com boina preta. Segundo a acusação, eles participaram do planejamento de operações para eliminar o ministro do STF Alexandre de Moraes, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e o presidente Lula.
Todos respondem por cinco crimes: organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
De acordo com a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), o núcleo era responsável por executar planos golpistas, entre eles a operação chamada Punhal Verde e Amarelo. Ela seria supostamente executada em novembro de 2022.
Quem faz parte do núcleo 3?
Fazem parte do chamado núcleo 3, os seguintes réus: Bernardo Romão Correa Netto (coronel); Estevam Theophilo (general); Fabrício Moreira de Bastos (coronel); Hélio Ferreira (tenente-coronel); Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel); Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel); Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel); Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel); Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel) e Wladimir Matos Soares (policial federal).
O prazo para as alegações finais é de 15 dias para a acusação, seguido por mais 15 dias para as defesas. Essa é uma das últimas etapas do processo, que já teve a fase de instrução encerrada, com a coleta de depoimentos e a produção de provas.
Dessa forma, a expectativa é que esse núcleo seja julgado em meados de outubro. O núcleo 1, que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como principal personagem, irá a julgamento a partir da terça-feira da semana que vem, 2 de setembro.
Encerrada essa etapa, Moraes, relator da ação, deverá elaborar seu voto e liberar o processo para julgamento na Primeira Turma do STF. O colegiado é formado por cinco ministros: Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino. Não há prazo definido para que o julgamento seja marcado.
A pauta inicial da CPMI do INSS que será apreciada a partir da manhã desta terça-feira (25) prevê a análise de requerimentos apresentados pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), que miram a convocação de todos os ex-ministros e secretários da Previdência e ex-presidentes do INSS desde o governo Dilma Rousseff (2011-2016).
Dos 35 requerimentos previstos na pauta, quatro convocam ex-ministros. São eles:
Carlos Lupi, (governo Lula 3)
José Carlos Oliveira (governo Bolsonaro)
Marcelo Caetano (governo Michel Temer)
Carlos Gabas (governo Dilma Rousseff)
Por sua vez, são nove requerimentos de convocação de ex-presidentes do INSS:
Lindolfo Neto de Oliveira Sales (governo Dilma Rousseff)
Elisete Berchiol da Silva Iwai (governo Dilma Rousseff)
Edison Antônio Costa Britto Garcia (governo Michel Temer)
Leonardo de Melo Gadelha (governo Michel Temer)
Renato Rodrigues Vieira (governo Jair Bolsonaro)
Leonardo José Rolim Guimarães (governo Jair Bolsonaro)
Na prática, a lista da primeira reunião mostra que convocação polêmicas como a do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolada pelo PT ou do irmão de Lula, Frei Chico, dirigente de uma das entidades desviadas, devem ficar de fora neste primeiro momento.
Em entrevista ao programa WW na sexta-feira, o relator já havia sinalizado que esses dois nomes não seriam a prioridade neste momento.
A pauta desta terça-feira também prevê a convocação de autoridades com intimidade com a investigação, como Eliane Viegas Mota, Diretora de Auditoria de Previdência e Benefícios da Controladoria-Geral da União (CGU) e Bruno Oliveira Pereira Bergamaschi, Delegado da Polícia Federal responsável pela Operação Sem Desconto.
Os deputados e senadores também vão analisar requerimentos para convocar uma série de servidores para auxiliar nos trabalhos do colegiado, como funcionários da Controladoria-Geral da União, do Tribunal de Contas da União (TCU),do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), do Banco Central, da Receita Federal, do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discute com aliados para definir se vai participar presencialmente do julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal).
Ele disse a pessoas próximas que gostaria de estar na corte em algumas das sessões, quando ficaria frente a frente com os ministros que ele considera algozes, mas aliados têm citado a possibilidade de seu quadro de saúde ser um empecilho para esse plano.
A ideia de comparecer à corte no último capítulo do processo, que pode condená-lo a mais de 40 anos de prisão sob acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado, é descrita pelo entorno do ex-presidente como uma forma de demonstrar força e evitar a impressão de que estaria acuado por seus julgadores.
O STF marcou o começo do julgamento sobre a trama golpista para o dia 2 de setembro, com conclusão esperada até o dia 12. A proposta daqueles que defendem que ele vá ao tribunal não é acompanhar as duas semanas de sessões, mas ao menos comparecer ao primeiro e ao último dia.
Assim como os demais réus, Bolsonaro pode comparecer à corte para assistir ao julgamento. Como está em prisão domiciliar, terá de pedir autorização ao ministro relator Alexandre de Moraes, como determina o Código de Processo Penal.
Nas semanas que antecedem o início do julgamento, essa definição se tornou tema de conversas entre aliados de Bolsonaro e também em discussões com o próprio ex-presidente.
A decisão deve ser tomada a partir de cálculos políticos, da avaliação de sua equipe de defesa e também por critérios médicos.
Bolsonaro tem enfrentado crises de soluço, que, por vezes, levam a vômitos, segundo relatos feitos por aliados. Ainda que não ocorra todos os dias, eles citam uma preocupação com esse quadro, uma vez que as sessões no Supremo tendem a durar muitas horas.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse nesta segunda (25) que a saúde de Bolsonaro preocupa, mas que, caso não estivesse em prisão domiciliar, ele melhoraria imediatamente. “Se estivesse livre, ele sarava na hora. O estado moral dele é por causa disso.”
O ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto e só deixou o local no último dia 16 para realizar exames médicos. O boletim divulgado na ocasião informou que ele segue com tratamento para hipertensão arterial e refluxo e medidas preventivas de broncoaspiração.
Aliados de Bolsonaro no campo político defendem sua ida ao julgamento para exibir o que descrevem como resiliência diante do cerco do Supremo ao ex-presidente.
Eles consideram que, com esse gesto, Bolsonaro marcaria uma posição e poderia transmitir a seus apoiadores uma mensagem política de que não capitulou diante do tribunal, mesmo que sua condenação seja dada como garantida.
Esses aliados apontam, no entanto, que há um cenário de incerteza, que vai desde as múltiplas interpelações feitas por Moraes a Bolsonaro sobre o cumprimento das medidas cautelares impostas pelo Supremo até o estado físico e emocional do ex-presidente.
Se for ao Supremo, Bolsonaro repetiria uma decisão que tomou no recebimento da denúncia, em março. Na ocasião, o ex-presidente foi de surpresa ao tribunal, onde se sentou na primeira fileira. Dias depois, ele se tornou réu no processo.
Bolsonaro fez o mesmo movimento que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no ano passado, quando se sentou à mesa da defesa em julgamento em Nova York. Em casos penais, a presença do acusado é obrigatória nos EUA. No Brasil, não.
Caso decida não ir ao tribunal, Bolsonaro assistiria às sessões em casa, pela televisão, segundo a avaliação de pessoas próximas. Em prisão domiciliar, ele tem a companhia da mulher, Michelle, da filha, Laura, e da enteada Letícia. Seus filhos também têm livre acesso à residência e devem acompanhar o pai.
Diante da proximidade do julgamento, o ex-presidente e pessoas próximas estão em um estado crescente de tensão. Segundo relatos, ele está irritado e se sente injustiçado.
As visitas estão restritas a uma por dia. Elas dependem de solicitação ao STF e autorização por Moraes, mas nem sempre os solicitantes podem ir nos dias apontados pelo ministro. Alguns chegam a cancelar.
Desde o último dia 15, o magistrado não responde à defesa a respeito de novas solicitações para visitas ao ex-presidente. Eles pedem prioridade a autoridades do PL, porque Bolsonaro gostaria de conversar com lideranças como Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Valdemar Costa Neto, presidente do partido, antes do julgamento.
Apenas irmãos, filhos e cunhados podem ir sempre à casa de Bolsonaro, no Jardim Botânico, em Brasília, sem pedir autorização prévia a Moraes. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) costuma passar por lá cedo para tomar café da manhã com o pai. Como a Folha mostrou, ele se tornou o principal porta-voz do pai no mundo político.
O técnico Carlo Ancelotti convocou nesta segunda-feira (25) os 25 jogadores para os dois últimos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa de 2026.
O Brasil recebe o Chile no dia 4 de setembro, uma quinta-feira, às 21h30 no Maracanã. Cinco dias depois, a equipe de Ancelotti fecha a participação nas Eliminatórias contra Bolívia em El Alto, às 20h30.
A lista de Ancelotti conta com algumas surpresas, como o retorno de Lucas Paquetá, após absolvição em caso de apostas esportivas, e a primeira convocação de Kaio Jorge, do Cruzeiro, atual artilheiro do Brasileirão.
Já classificado para a Copa, o Brasil ocupa a terceira posição na tabela com 25 pontos, ao lado do Equador. A Argentina lidera as Eliminatórias com 35 pontos.
Veja a lista de convocados
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Hugo Souza (Corinthians)
Defensores: Alexsandro Ribeiro (Lille), Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Monaco), Douglas Santos (Zenit), Fabricio Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco) e Wesley (Roma)
Meias: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joellinton (Newcastle) e Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes: Estevão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Raphinha (Barcelona) e Richarlison (Tottenham)
Nove jogadores que estiveram na primeira convocação de Ancelotti não estão presentes na segunda lista do treinador:
Defensores:
Beraldo (PSG)
Carlos Augusto (Inter de Milão)
Danilo (Flamengo)
Léo Ortiz (Flamengo)
Meio-campistas:
Andreas Pereira (Fulham)
Ederson (Atalanta)
Gerson (Na época do Flamengo, hoje no Zenit-RÚS)
Atacantes:
Antony (Na época do Betis, hoje no Manchester United)
Votei em você porquê dizia que tinha a fórmula pra consertar o estado, agora diz que vamos é piorar, e será uma tragédia econômica? Vergonha e frustração de um eleitor, bem que diziam que você era uma doida, tá confirmada, e o RN vai afundar.
Enquanto um respirador custa 52 mil o nosso (des)governo compra o mesmo respirador pela bagatela de 170 mil… Entenderam onde está a tragédia financeira? Na grande corrupçao da administraçao da INCOMPETENTE Fátima Bezerra.
Salvem o RN! Fora Fátima
A culpa do caos do RN é do coronavírus. A governadora Fátima Bezerra já tem o discurso na ponta da língua para o fracasso do seu governo. Com o vírus ela vai fazer parceria na torcida que o estrago seja grande, assim vai construir e montar sua retórica. O quanto pior for o caos no Brasil, melhor para atirar pedra, assim é a dialética petista.
Infelizmente sofremos juntos com quem elegeu essa jumenta !!! Uma idiota que como na mão de Dilmanta e Luladrão não podia ser diferente . Pior é querer roubar se aproveitando da pandemia . Impichiman por improbidade administrativa !!! #forafatima
Se estado já tava falido, pq quis ser governadora que não sabe o que é administração ?? Estamos em um buraco sem volta, agora reunião com o PT ?? É uma piada de mal gosto kkk
Pense num time. Luladrão, dilmanta, e o poste haadad.
Olhe as ações de Fátima e olhe as ações do prefeito de Natal!!!
Parabéns Sr. Álvaro Dias!
Faça mais campanha publicitária milionária. Feche mais ainda o comércio e faça projeções ainda mais pessimistas de mortes, via SESAP. Depois disso vá mendigar algum dinheiro junto ao governo federal. Esqueceu que quebrando a União por disputa política quem mais pagará serão os estados e municípios?
O pior governo da história do RN está querendo colocar a culpa da própria incompetência na pandemia. Nosso estado foi levado ao fundo do poço pela nossa (des)Governadora com várias ações desastrosas . Só uma coisa pode salvar o RN, temos que tirar Fátima Bezerra do governo.
FORA FÁTIMA!!
Até os Petralhas sabiam que esse Desgosveno dessa Incompetente seria uma Tragédia Anunciada,o Problema agora é seu governadora,RESOLVA………
A lei do retorno é inevitável.
Além de ser chamada pelo seu mestre de G…………, agora essa burra cega quer descobrir a roda. Por sinal politizando uma questão seria de saúde, triste, entregaram o país quebrado e ainda querem o que ?
Pense numa incompetente.
Na hora de dar aumento para marajá não pensou nisso. Governo que só governa para ricos.
Seu desgoverno é a própria Tragédia….
"Estamos perto de uma tragédia financeira"! É mesmo, Fátima Bezerra? Como a Senhora é inteligente! Conseguiu descobrir isto. Ninguém nem desconfiava. A população acreditava que com seus decretos mandando fechar o comércio, o dinheiro iria circular com mais força. Eu tô impressionado com a sua descoberta. Mas para quem é discípula de Dilma e Lula, estás no caminho certo. A criatura provoca o caos, persiste nele, e ainda fica se espantando. Volta para a Paraíba porque, em 1 ano e 4 de desgoverno, já conseguistes acabar com o pouco de esperança que restava ao povo potiguar. Já provas te a sua incompetência como gestora.
Eita que é a primeira vez que não vejo um petista nos comentários falando fora BOZO, MILICIANO, CADÊ O QUEIROZ…kkkkk parece que o louco presidente está certo, e os lúcidos governadores a beira da loucura. Kkkk
GOVERNADORA INCOMPETENTE, PEDE PRA SAIR SUA INÚTIL
UÉ!!!!!
MAIS ELA JÁ DIZIA QUE HERDOU O ESTADO FALIDO.
CADÊ??
PAGOU OS ATRASADOS???
TE VIRA!!
VÁ GOVERNAR.
VC JÁ SÁBIA DA SITUAÇÃO DO RN, E NÃO TOMOU NEM UMA MEDIDA, PRA MELHORAR AS FINANÇAS.
AGORA!!!
QUERER PEGAR A COVID 19 PRA BOI DE PIRANHA!!!
TE VIRA!
PROCURE O CONSÓRCIO NORDESTE.
OU JOÃO ANÃO DORIA.
TE VIRA!!!
VAI TER QUE TOMAR, DO PRÓPRIO VENENO.
Ela teve um bom professor de administração pública:
Lula.
Isso é uma reunião de quadrilheiros, com certeza o tema da reunião foi como tirar proveito da situação, pelo os participantes da para medir o nível do debate. Meus Deus!!
MENTIRA GROSSEIRA! Essa senhora já sabia que o Estado não ia bem financeira e economicamente antes de se candidatar. Pra quê Ela pegar um estado quebrado, se não sabe fazer nada para arrecadar???
De 01/01/2019 até agora…
– qual foi a medida tomada por essa "gestora" e sua equipe para aumentar a arrecadação estadual?
– quantos empregos formais seu governo conseguiu implementar por meio de alguma ação?
– quantas empresas se instalaram no RN por meio de algum programa de incentivo?
– porquê – tendo tantas dividas e recursos escassos – foram nomeados tantos cargos comissionados?
– qual investimento em segurança (à exceção daqueles feitos pelo Governo Federal), saúde e, agora, na pandemia, foram feitos pelo governo estadual??
Ora, dona Fátima… Da mesma forma que encontrar um ex-aluno seu é o mesmo que tentar achar cabeça de bacalhau, é impossível esperar competência e gestão de verdade de alguém que não sabe o que é gerir!
Essa daí está mais perdida do que cego em tiroteio! Que ela é fraca para o cargo eu não tinha nenhuma dúvida, mas hoje é nítido como ela está extremamente mal assessorada!
Esse secretario de saúde não fala nada com nada! Estou esperando chegar o dia 15/05 pra ver as 11mil mortes que essa secretaria está projetando para o RN… O secretário de educação é outro idiota e mais um que é "mais do mesmo"! A comunicação é fraca e sendo o PT de sempre, doido pra fazer contratos de publicidade… Quanto a reforma da previdência, essa senhora não moveu uma palha pra livrar o Estado do caos durante todo esse tempo… Sinceramente, o caos no RN sempre existiu, ela agora apenas está querendo se segurar em alguma corda pra poder lavar as mãos das atitudes que vem tomando…
Pense num governo fraco!
#ForaFatao
Renuncie,é melhor,é volte a sala de aula
Sala de aula é para os fracos, ela vai curtir uma vida de nababo com a pensão vitalícia de ex-senadora
A incompetência em pessoa ! Está mais perdida que cego em tiroteio !
Fatão GD e seus surrados cacoetes verbais. Ela enfia "luta", "problemática" e "contexto" onde menos se espera. Agora "solucionática", que é bom, necas de pitibiriba. Mas o RN fez por merecer.
Desgoverno em crise de identidade, decreta o fechamento do comércio, afetando diretamente a circulação de mercadorias e a geração de receita de impostos e fica exigindo repasse de recursos do governo federal, o qual é de opinião contrária, sendo assim “eu não produzo nada, impeço os outros de produzir e tú me dá parte do que você faz”, pensando bem, a cara do PT, incompetência ao extremo, de onde tiram essas ideias mirabolantes, daqui a pouco vão armazenar o vírus pra usar na campanha.
Vá na onda do seu partido, cadê o consórcio dos governadores, dona Fátima pense no povo tenha humildades procure o governo federal, se a senhora for na onda do PT estamos todos lascado, olha as qualidades lula, Haddad e companhia tenha juízo governadora
Essa odiota hipócrita se faz de doida, o partido dela , o PT deixou o país em frangalhos financeiro, renuncie para que o RN saia desse buraco sem fim. Bolsonaro não vai dar fôlego para inimigo e eu concordo. No dia que os "come capim" aprenderem a votar, sairemos do buraco !
Ela foi eleita para ser gestora, não para reclamar.
A falta de experiência dá nisso, nunca foi nada , apenas era crítica dos governos está tomando do próprio remédio.
Estude professor. Se atualize
Feche os grandes supermercados e padarias que melhora.
Kkkkkkkk
Tem condições não, uma criatura dessa.
Çei! Então não entendi o porquê de participar de reunião com o maior ladrão do mundo … Pede pra ele devolver os bilhões que roubou ou ajudou a roubar que já vai ajudar muito nosso estado e nossa saúde… Digitem assim no Google: 242 bilhões…
Procure o anão governador de São Paulo.
Vá comer a corda dele.
Te vira.
Pegue!!!
Bem empregado, pra quem passou a vida toda criticando.
Ao inves de ajudar.
Agora e culpa do BOLSONARO que a governadora(o) nao tem dinheiro para pagar os funcionarios kkkkkkkk corta os secretarios
Perto da tragedia, mas baixando decretos para fechar os supermercados e o comercio do Alecrim?
Ela falou 10 palavras 9 foram em dinheiro ,esse PT só pensam em dinheiro
Maravilha. Contine mandando fechar os comércios que vai cair mais ainda. A conta é simples. Loja fechada, venda zero, recolhimento de icms zero!.
Vc é um tipo de pessoa que não serve para mundo, primeiro são as vidas, na hora q morrer uma pessoa da sua família vc vai vê q o vírus é sério.
Esse argumento serve pra travar toda a economia, mesmo que uma dada doença só mate 0,0000000000001% dos infectados.
Faça como o presidente do ABC: RENUNCIE.