Fátima vai à Europa com outros governadores do NE em busca de investimentos para a região

Foto: Reprodução/Twitter

A governadora Fátima Bezerra inicia, junto com os demais governadores do Nordeste, na próxima segunda-feira (18), uma série de reuniões na Europa em busca de investimentos para áreas integradoras da região, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas. A ida à França, Itália e Alemanha é uma das primeiras articulações internacionais feitas pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Nos três países, os gestores vão apresentar o funcionamento do Consórcio e um mapa de oportunidades do Nordeste, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP). A comitiva participará de eventos com empresários e tem reuniões com setores econômicos e governamentais em Paris, nos dias 18 e 19, em Roma, no dia 20, e em Berlim, nos dias 21 e 22.

Entre os destaques, estão previstos encontros com o grupo francês Engie, que atua na geração de energia, e a norueguesa Golar, empresa de transporte de gás natural liquefeito. Há ainda a possibilidade de ampliação de parcerias com entidades financiadoras, a exemplo da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), que já investem em projetos de sustentabilidade, agricultura e combate à pobreza no Nordeste.

Também participam da missão internacional o presidente do Consórcio Nordeste, governador Rui Costa (Bahia), e os governadores Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí) e Belivaldo Chagas (Sergipe), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). E acompanham a governadora Fátima os secretários de Estado, Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas) e Maria da Guia Dantas (Comunicação).

“Essa missão é de suma importância para a integração da região Nordeste. Desde que consolidamos o Consórcio, agregamos forças e alinhamos as demandas da região de forma unida, percebemos que podemos chegar muito longe, alcançar resultados muito mais exitosos e termos mais possibilidades de sucesso em nossos projetos. Nos elevamos enquanto região atrativa, não apenas do ponto de vista do turismo, mas de tantos outros setores produtivos que se inserem nas potencialidades nordestinas. As iniciativas do Consórcio Nordeste já mostram resultados nunca antes obtidos, como por exemplo a perspectiva de economia de R$ 58 milhões na licitação das compras coletivas de materiais hospitalares. E isso é só o começo, o mundo já vê o Nordeste de forma diferente, mais atrativo e com muito potencial”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Com 57,1 milhões de habitantes, o Nordeste é responsável por 14,3% do PIB do Brasil. A economia da região é baseada nos setores de comércio e serviços, indústria e agropecuária. Um dos objetivos da criação do Consórcio Nordeste é promover o desenvolvimento social e econômico sustentável da região.

Missão na China

Logo após a agenda do Consórcio Nordeste na Europa, a governadora Fátima Bezerra segue para a China, a convite do Bank of China, onde participa do seminário de comunicação e cooperação financeira internacional “Um Cinturão, Uma Rota”, também com o objetivo de atrair novos investimentos para o Rio Grande do Norte.

Neste ano, o evento será direcionado especificamente para os Países de Língua Portuguesa e tem o intuito de explorar potenciais oportunidades de negócios para cooperação no futuro.

Acompanham a governadora na missão à China o secretário Jaime (Desenvolvimento Econômico/SEDEC) e o assessor técnico da SEDEC, Pedro Lima.

Autorização

Com base na Constituição do Estado, o Governo do RN enviou à Assembleia Legislativa (ALRN) um pedido de autorização para a governadora Fátima Bezerra se ausentar durante o período de 15 de novembro a 4 de dezembro, em função do cumprimento da missão na Europa do Consórcio Nordeste e na China, por se tratar de um afastamento superior ao período de 15 dias.

Os deputados confirmaram a autorização, durante a sessão plenária realizada nesta quinta (14), para a viagem internacional da governadora. Durante os quinze dias, o vice-governador, Antenor Roberto, assumirá interinamente o comando do Executivo estadual.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. aof disse:

    Não adianta. O que todo mundo quer é dinheiro. Os emprestadores exigirão o aval da União. Ninguem é otário pra emprestar dinheiro a estado. E ai?: falaram com quem pode avalizar emréstimo? Parece que não. Vamos ver o que vai dar.

  2. Tirinete disse:

    A imagem da iresponsabilidade.
    19 diad turistando.
    O vereador de Baixa Verde tem toda razão.
    O cabaré de maria boa é mais organizado que o governo petista de FátimaBezerra.
    O hospital Walfredo Gurgel sem vagas, Rui Pereira pra fechar e o Dióclecio Marques sem os serviços essenciais.
    É IMORAL!!!!
    Enquanto isso Fátima Lula Bezerra. Fazendo Turismo na Europa e China.
    PQP!!!!!
    Tchau, tchau RN!

  3. Tarcísio Eimar disse:

    Só passear. Desenvolvimento q é bom, nada.

  4. LULADRÃO disse:

    Que investimentos? Ela vai é fugir das broncas que não tem coragem de resolver no RN. Bando de Ptralhas VAGABUNDOS!!

  5. Paixão disse:

    Os 05 comentários anteriores ainda não se acostumaram com a derrota esmagadora da governadora no ano passado.

  6. Carlos disse:

    Que não volte nunca mais.

  7. Sílvio disse:

    Empréstimos na Europa? Kkkkkkk, essa louca ta pensando que europeu é igual BNDES, que ela junto com luladrão concederam empréstimos sem lastros a empresas e paises, sem a menor condição de pagar, inclusive a inadimplência desses paises hoje é 100%. Ômi, diga logo, vou pra Europa fazer turismo a custa de vocês, babacas potiguares. É muito melhor que ficar mentindo, sua petralha

  8. Maria de Jesus disse:

    Amigo BG será que a nossa governadora Fátima Bezerra apesar de ser uma professora "há quem diga que ela nunca frequento uma sala de aula" sabe falar alguma coisa em inglês? eu gostaria de saber.

    • Cesar disse:

      Imagina a cena: a governanta entra num restaurante gringo e dispara: "plis mai frende, givi mi sam popicorni pru modi I encher my bucho".

    • Marc o58 disse:

      detectado vagabundos e vagabundas com saudades de Alves e maias.

  9. Antônio disse:

    Pode ficar por lá. Aqui, não vai fazer falta nenhuma. Precisa voltar não, vodu. Vai infernizar em outro lugar.

COMENTE AQUI