Geral

Fernando Collor é preso em Alagoas após decisão de Moraes

Foto: Roque de Sá / Agência Senado

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira em Maceió (AL) quando se preparava para viajar para Brasília, onde iria se entregar. A prisão imediata do político havia sido determinada na noite de ontem, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao GLOBO, os advogados do ex-presidente confirmaram a prisão e disse que Collor foi detido às 4 horas da manhã, “quando estava se deslocando para Brasília para cumprimento espontâneo da decisão do Ministro Alexandre de Moraes”. “O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se custodiado, no momento, na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana. São estas as informações que temos até o momento.

Condenação por corrupção e rejeição de recursos

Collor foi condenado por receber R$ 20 milhões em propina, entre 2010 e 2014, para facilitar a celebração de contratos entre a BR Distribuidora — braço da Petrobras — e a construtora UTC Engenharia. Em troca, oferecia apoio político para indicação e manutenção de diretores da estatal.
O STF já havia negado embargos de declaração e, ontem, rejeitou também os embargos infringentes, último recurso da defesa, que alegava divergência na dosimetria da pena. Moraes considerou que o recurso foi meramente protelatório, o que autorizou o trânsito em julgado da condenação e sua execução imediata.

“A manifesta inadmissibilidade dos embargos, conforme a jurisprudência da Corte, revela o caráter meramente protelatório dos infringentes”, escreveu o ministro em sua decisão.

Com informações de O Globo e InfoMoney

Opinião dos leitores

  1. Prisão por roubo ou corrupção e ainda mais com um colarinho branco? É claro que não vai dar em nada. Sergio Cabral tem penas condenatórias de mais de 400 (quatrocentos) anos e está solto; outro liderou uma orcrim que saqueou diversas estatais e ascendeu ao cargo máximo do país com total conivência do Judiciário. Portanto, não dará em absolutamente nada e já já estará solto. O que leva à prisão no Brasil é pichar estátuas públicas e quebrar vidraça, aí sim é um crime “terrível”!

  2. O chefe desse crime que Collor foi preso, é o LULADRAO é sua quadrilha, essa que o stf liberou todos, por “falta de provas”, só lembrando que muitos confessaram o roubo e a corrupção, e inclusive devolveram os bilhões que haviam subtraído. SÓ BANDIDOS. Cadeia nesses safados, um dia ainda vejo todos voltarem para Cadeia, inclusive o chefe maior da quadrilha, LULADRAO. Só lembrando que esse Collor, é o mesmo que demitiu milhares de trabalhadores concursados, chamando-os de marajá. É um verdadeiro FDP esse color, recebeu o que merecia.

  3. Color de Melo foi preso porque rolou 20. milhões. Lula rolou a Lava Jato, o petrolão, continua roubando é o Presidente.

  4. Esse Alexandre Moraes, pensa que é Jesus, para ter poderes para fazer tudo, porém tudo isso é perseguição partindo do Bandido Lula, eu acho que todos os ladrões devem ir para cadeia e cumprir suas penas, agora eu pergunto o que o Bolsonaro fez para ser tão perseguido, por todos do PT, nada, não fez nada demais, não se sabem nem respeitar um homem que está em uma cama de hospital, desde de muito tempo, sofrendo, imagine se fosse uma mãe de Lula ou desse Alexandre de Moraes, minha gente, vamos ter amor ao próximo, o Bolsonaro é um homem de Bem, será se Lula também não poder ser vitima de um atentado, ou mesmo esse Alexandre de Moraes, o Bolsonaro só está se tratando em um hospital, porque foi quase assassinado por um criminoso, a mando do PT, porque todos petstas tem inveja do prestigio do Bolsonaro, aqui no RN ele levou mais multidão do que todas as vindas do Lula a esse Estado , e isso porque o governadora é do PT, mas também é uma apagada, sem brilho e sem luz. Gente vamos ser humano, se o Bolsonaro está em um Hospital, vamos respeitar as dores dele.Tem uma frase que diz, com quem com um ferro fere, com o mesmo é ferido, e a justiça devina, demora mais um dia chega, quem for vivo verá.

  5. Onde o Luladrão toca aparece um rombo, INSS, Correios, Ministérios das comunicações e várias estatais…bandido defende bandido

    1. Não sei… mas com certeza, tudo que lula toca vira m#, vide Correios, INSS, Petrobrás, etc…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “Inauguração de bica” por Fátima Bezerra vira troça nacional

Na sexta-feira 27, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), realizou a inauguração de um cano no município de Governador Dix-Sept Rosado. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, a petista abre a torneira e declara: “Teje entregue”.

A entrega da “obra”, realizada em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), foi classificada pela própria governadora como uma “prioridade”. De acordo com a gestão, o cano se refere, na verdade, a parte de uma adutora voltada para a ampliação da distribuição de água na região.

“Desde que assumi, disse ao nosso presidente da Caern, Roberto Sérgio, que não sairia do governo sem resolver o problema de água de Dix-Sept Rosado e de Mossoró”, disse, na ocasião. “Hoje, estamos aqui cumprindo esse compromisso. Estamos triplicando a oferta de água, que saltou de 40 para 120 mil litros por hora.”

Reação de internautas

Na rede social X, vários usuários reagiram à curiosa inauguração do governo. O vereador de São Paulo Rubinho Nunes (União Brasil) ironizou o ocorrido. “Esse é o ‘progresso’ da esquerda: Boulos ‘descobre’ a cisterna, Fátima inaugura uma bica”, afirmou o parlamentar. “Agora sim, a sede do Nordeste acabou.”

“Inauguração de prefeito e olhe lá… Será que o Estado só tem água passando em cano de meia polegada?”, indagou um internauta, em post similar. “Quantos milhões custou essa adutora magnífica?”, comentou outro.

O vídeo já acumula mais de 9 mil curtidas em publicações diferentes.

Detalhes da “adutora” inaugurada no Rio Grande do Norte

De acordo com o governo estadual, o sistema que deriva do projeto Apodi−Mossoró já opera e atende bairros antes afetados por interrupções no abastecimento.

Com a nova estrutura, 70% da água distribuída em Governador Dix-Sept Rosado agora tem origem no sítio Carrasco, em Apodi. A gestão avalia que a medida garante suprimento para áreas de expansão urbana e regiões elevadas, que enfrentavam dificuldades frequentes de acesso à água.

Revista Oeste 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro volta a se sentir mal e cancela agenda com parlamentares

Foto: Mateus Bonomi/AGIF – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou nesta terça-feira (1º) mensagem a parlamentares cancelando reuniões e visitas em função de recomendação médica.

Jair Bolsonaro disse estar com crises de soluço e vômitos que o impedem de falar.

“Por exigência médica não irei ao PL nessa terça-feira. Crise de soluços e vômitos me impedem de falar. Obrigado. Jair Bolsonaro”, diz mensagem encaminhada.

De acordo com apuração, o ex-presidente se sentiu mal ontem e hoje.

Ele não foi à sede do Partido Liberal nesta terça e, por recomendação médica, não deve ir nesta quarta-feira também.

CNN 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Trem sai dos trilhos em Extremoz após fortes chuvas

Um Veículo Leve Sob Trilhos (VLT) desencarrilhou final da manhã desta terça-feira (1º) no município de Extremoz, localizado na região Metropolitana de Natal. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ninguém ficou ferido.

De acordo com a CBTU, apesar do trem trafegar com baixa velocidade, o descarrilamento de um dos carros aconteceu em uma curva, devido à saturação do solo, ocasionada pelas fortes chuvas desta semana.

Em nota, o órgão afirmou que os funcionários e passageiros estão em segurança e outro trem foi enviado ao local para dar continuidade à viagem de todos os passageiros.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra como o VLT ficou logo após sair dos trilhos. “O trem acabou de descarrilhar aqui. Ele começou cair dez quilômetros lá fora”, afirmou um dos passageiros que estava no local.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Na falta do que dizer, Lula dispara “put4 merda cara” durante discurso

Uma declaração feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026 tem gerado forte repercussão nas redes sociais e provocado reações de diversos setores da sociedade. Em tom crítico, o presidente afirmou: “Nós estamos exportando asa de pavão, asa de rabo de galinha, asa de rabo de pomba. Puta merda, cara”, ao comentar o tipo de produto que o Brasil tem exportado no setor agropecuário.

O evento aconteceu nesta segunda-feira (30), em Brasília, e contou com a presença de ministros, parlamentares e representantes do agronegócio.

A fala do presidente foi interpretada por muitos como uma crítica à baixa agregação de valor em parte das exportações brasileiras. No entanto, o uso de termos considerados inadequados por alguns internautas acabou ofuscando o conteúdo da mensagem e dominou os debates online.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Casa Durval Paiva comemora seus 30 anos com grande festa no dia 11 de julho

No dia 11 de julho, a Casa Durval Paiva comemora 30 anos com grande festa no Versailles Recepções. A instituição referência no acolhimento a crianças e adolescentes em tratamento oncológico ou doenças hematológicas crônicas reúne toda sociedade, a partir das 20h, em evento all inclusive, pilotado por Bebeto Torres e Simone Silva, que terá renda revertida para os projetos da instituição.

A noite será embalada por um lineup musical diversificado, com atrações que vão do pop ao rock, animando o público ao longo da noite. Subirão ao palco DJ Brunno Giovanni, banda Uskaravelho, Rebekka Martins, o cantor Léo Ricci, além de uma participação especial do multi-instrumentista Diogo das Virgens.

Para tornar a celebração ainda mais especial, o evento terá farto buffet da casa de recepções e bebidas diversas, durante as mais de cinco horas de festa. Os passaportes para a festa já estão disponíveis e podem ser adquiridos na Tota Tabacaria, em Petrópolis, e na Casa Durval Paiva, ao preço de R$350.

A festa tem o mote “Transformando esperança em celebração” e é uma oportunidade de reconhecer todo trabalho da instituição, participando de um momento único, que une música, diversão e solidariedade em prol de uma causa nobre. Por isso, conta com nomes importantes como embaixadoras: Adriana Magalhães, Sandra Elali, Da Graça Viveiros, Tinesa Emereciano, Laurita Arruda, Valéria Cavalcanti, Anninha Melo, Keline Jacome, Lara Santiago, Marja Andrade, além de entidades e instituições apoiadoras. Um convite a “Ser social e do bem”!

Casa Durval Paiva
Em 30 anos de existência, a Casa já acolheu mais de 2.000 famílias em tratamento contra o câncer ou doenças hematológicas crônicas, oriundos de municípios do RN e de todo o país. Atualmente, 430 pacientes são assistidos, juntamente com seus familiares.

A organização tem mais de 80 colaboradores especializados em diversas áreas, entre eles: assistentes sociais, psicóloga, dentistas, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutica, pedagogas, arte educadora, os quais compõem a equipe multidisciplinar, além de voluntários dedicados à causa.

Serviço:
O quê: 30 anos da Casa Durval Paiva;
Quando: 11 de julho de 2025, às 20h;
Onde: Versailles Recepções;
Acessos: R$350 (Tota Tabacaria e Casa Durval Paiva);
Destaque: All inclusive (Espumante, Whisky Old Parr e drinks | Buffet Versailles) e manobrista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes nega pedido de advogado de Bolsonaro para ser dispensado de depoimento

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido apresentado pelo advogado Paulo Amador Cunha Bueno, que integra a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo sobre a trama golpista, para ser dispensado de seu depoimento à Polícia Federal (PF), confirmado para esta terça, 1º.

Na semana passada, Moraes determinou que a PF ouvisse Bueno e Fábio Wajngarten – que auxiliava Bolsonaro em algumas ações judiciais – por “suposta prática dos crimes de obstrução de investigação penal que envolva organização criminosa”. Segundo o ministro, relatos do tenente-coronel Mauro Cid apontam que Bueno e Wajngarten procuraram familiares do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro para conseguir informações sobre sua delação premiada

Em petição apresentada na segunda, 30, ao Supremo, Bueno afirmou que não tentou obter informações sobre a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid.

O advogado confirmou ter se encontrado com a mãe de Cid, Agnes Barbosa Cid, mas em situação “casual, protocolar e breve”.

Ele alegou ter sido procurado por Agnes por ter ajudado a inscrever sua neta em uma competição de hipismo.

“O encontro foi bastante breve, amistoso e absolutamente protocolar, dividindo o agradecimento da Sra. Agnes com os cumprimentos do peticionário pela importante conquista da jovem amazona. Nada para além disso. O encontro na Sociedade Hípica Paulista de fato ocorreu, porém de maneira absolutamente casual e breve”, diz trecho.

Bueno, no entanto, afirmou não ter conversado sobre a delação de Cid.

Marcelo Câmara

A decisão do ministro foi proferida dentro de um inquérito aberto para apurar se o advogado Luiz Eduardo Kutz, que integra a defesa de Marcelo Câmara, teve contatos com o tenente-coronel ao longo de 2024 para obter informações privilegiadas sobre a delação no processo sobre tentativa de golpe de Estado.

Em 18 de junho, Câmara foi preso preventivamente por ordem de Moraes.

Segundo o magistrado, ao tentar obter informações sobre a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, Câmara oferecia risco às investigações sobre a ação que julga a tentativa de golpe de Estado que teria ocorrido no país entre 2022 e 2023.

Na decisão, Moraes afirmou que Câmara descumpriu determinações cautelares, entre as quais a proibição de uso de redes sociais.

“Efetivamente, as condutas noticiadas indicam que o réu e seu procurador tentaram obter os dados sigilosos relativos ao acordo de colaboração premiada, por meio de conversas realizadas pelo Instagram e por meio de contatos pessoais na Sociedade Hípica de Brasília, no período em que o réu MARCELO COSTA CAMARA estava preso”, pontuou o ministro.

“A tentativa, por meio de seu advogado, de obter informações então sigilosas do acordo de colaboração premiada de MAURO CÉSAR BARBOSA CID indicam o perigo gerado pelo estado de liberdade do réu MARCELO COSTA CAMARA, em tentativa de embaraço às investigações”, acrescentou Moraes.

O Antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes será relator de ação da AGU no STF contra derrubada da alta do IOF

Foto: reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) solicitada pelo governo federal para tentar manter o decreto que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e que foi derrubado pelo Congresso.

Mais cedo nesta terça-feira (1º/7), após entrar com a ação, a Advocacia-Geral da União (AGU) já havia pedido que a relatoria ficasse com o ministro Alexandre de Moraes.

O pedido da AGU alegava que o ministro já avalia um pedido semelhante, peticionado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que questiona a decisão do Congresso Nacional de tornar sem efeito o decreto de Lula.

Ou seja, para o entendimento da AGU, a ADC deveria ficar com Moraes por prevenção, já que o magistrado analisa um pedido semelhante. A diferença entre os dois pedidos — o do partido e o da AGU — é que o advogado-geral da União, Jorge Messias, pede que os efeitos do decreto de Lula voltem a valer, enquanto o PSol questiona a “medida inconstitucional” de deputados e senadores.

Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Primeiro ano de alistamento feminino nas Forças Armadas tem quase 34 mil inscritas, um quarto delas do RJ

Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

O primeiro ano de alistamento feminino nas Forças Armadas teve 33.721 inscrições. Os dados revelados pelo Ministério da Defesa nesta terça-feira destacam que um quarto delas está concentrada no Rio de Janeiro (8.102) — estado na liderança do ranking. Antes impedidas de fazer o alistamento no ano em que completam a maioridade, as jovens podem — de maneira voluntária — demonstrar formalmente o desejo de prestar o serviço militar, obrigatório aos homens quando completam 18 anos. Após o alistamento, o recrutamento contará com mais quatro etapas: seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação.

O público masculino, por sua vez, somou 1.029.323, sendo o maior número de alistados na 2ª Região Militar, no estado de São Paulo, com 271.589.

Somente nos primeiros sete dias de janeiro, semana em que iniciaram as inscrições para as Forças Armadas, mais de 15 mil jovens mulheres que completam 18 anos em 2025 já haviam se alistado voluntariamente na esperança de serem convocadas. O número já era dez vezes maior que a quantidade de vagas disponíveis — são 1.465 vagas em Brasília (DF) e em outros 28 municípios de 13 estados.

Até o ano passado, as brasileiras só podiam entrar para as Forças Armadas por meio de concurso para suboficiais e oficiais. São apenas 37 mil mulheres nas três Forças, representando 10% do efetivo. Hoje, elas atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino.

Neste ano, ao todo, são ofertadas 1.010 vagas para o Exército, 300 para a Força Aérea e 155 para a Marinha. As mulheres poderão escolher em qual delas desejam atuar, e a opção será avaliada durante o processo de acordo com o perfil e local de atuação de cada candidata.

As selecionadas serão incorporadas no primeiro ou segundo semestre de 2026 (de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto), ocupando a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha. Essa é a etapa limite em que as militares ainda podem manifestar o desejo pela desistência.

Em janeiro, o Ministério da Defesa informou que só irá recrutar mulheres para quartéis que já tenham capacidade de recebê-las, com quartos, banheiros e políticas adaptados para esse público. Com investimento de cerca de R$ 2 milhões no próximo ano, a ideia também é inserir equipamentos de identificação facial e mais câmeras de segurança nos alojamentos, a fim de coibir casos de abuso e assédio sexual.

Em relação aos materiais de combate, mochilas e coletes serão ajustados com base na estatura das soldadas. Essas medidas já são seguidas pela Marinha e implementadas em instalações como a do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, o Ciampa, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

— Hoje nós desenvolvemos palestras de prevenção junto às organizações militares. Estamos investindo ainda um pouco mais nos canais de ouvidoria para recebimento de denúncias e, especialmente, nos espaços de acolhimento, promovidos por profissionais de serviço social e de psicologia — pontuou a capitã de mar e guerra Eliane Rocha.

Os critérios para inscrição

  • Ter 18 anos completos em 2025 (nascidas em 2007);
  • Residir em um dos municípios contemplados com vagas;
  • Apresentar certidão de nascimento ou prova de naturalização;
  • Ter comprovante de residência e documento oficial com foto (como identidade ou carteira de trabalho).

Cidades com vagas em 2025

 

  • Águas Lindas de Goiás (GO)
  • Belém (PA)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Campo Grande (MS)
  • Canoas (RS)
  • Cidade Ocidental (GO)
  • Corumbá (MS)
  • Curitiba (PR)
  • Florianópolis (SC)
  • Formosa (GO)
  • Fortaleza (CE)
  • Guaratinguetá (SP)
  • Juiz de Fora (MG)
  • Ladário (MS)
  • Lagoa Santa (MG)
  • Luziânia (GO)
  • Manaus (AM)
  • Novo Gama (GO)
  • Pirassununga (SP)
  • Planaltina (GO)
  • Porto Alegre (RS)
  • Recife (PE)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Salvador (BA)
  • Santa Maria (RS)
  • Santo Antônio do Descoberto (GO)
  • São Paulo (SP)
  • Valparaíso de Goiás (GO)

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Não me conformo com taxa de juros a 15%’, diz Lula

Foto: reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (1°) que não se conforma com a taxa básica de juros, a Selic, em 15% ao ano. A declaração foi realizada durante lançamento do Plano Safra 2025/2026

Sob a gestão de Gabriel Galípolo, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu a Selic em 0,25 ponto percentual na reunião de junho. O colegiado é formado, em sua maioria, por diretores indicados pelo governo Lula.

“Não me conformo com taxa de juros a 15%, mas este aumento já estava dado. Na verdade, o Galípolo está comendo o prato que ele recebeu. Não teve nem tempo de trocar de comida, mas certamente vai trocar. O dólar começou a baixar. A inflação está controlada”, disse Lula.

Na reunião do Copom de dezembro, a última comandada por Roberto Campos Neto, o Banco Central contratou duas altas de 1 p.p. em janeiro e março. Outras duas reuniões já foram realizadas pelo comitê desde então.

Em maio, o Banco Central elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, levando-a para 14,75% ao ano. Na reunião seguinte, em junho, o Copom optou por subir a Selic em 0,25 ponto percentual. Indicado por Lula, Galípolo votou a favor do aumento nas duas ocasiões.

O Copom sinalizou que deve interromper ciclo de alta dos juros na reunião de julho, com objetivo de analisar os impactos e avaliar se o nível corrente da taxa de juros é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Interessante, os diretores foram indicados por ele. Onde a inflação está sob controle?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dinheiro supera saúde como maior preocupação no Brasil, diz estudo

Foto: iStock / Jairo Bouer

Quase metade dos trabalhadores brasileiros (49%) considera questões financeiras sua maior preocupação, segundo pesquisa da fintech Onze em parceria com a Icatu divulgada nesta terça-feira (1º) pelo portal G1.

O levantamento ouviu 8.701 pessoas em todo o país, incluindo trabalhadores CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), MEI (Microempreendedores Individuais), desempregados, aposentados e servidores públicos.

As preocupações financeiras superam inquietações com saúde (19%), família (15%), trabalho (7%), violência (7%) e política (3%). Entre quem elegeu finanças como principal fonte de ansiedade, 61% afirmam não ter dinheiro para emergências médicas ou auxílio a familiares.

Impacto na saúde mental cresce

Setenta e dois por cento dos entrevistados declaram que problemas financeiros afetam negativamente sua saúde mental. Os sintomas mais comuns são ansiedade (65%), insônia (50%) e depressão (21%).

A pesquisa identificou crescimento de 12 pontos percentuais nos casos de ansiedade provocados por estresse financeiro comparado ao ano anterior.

Maioria tem renda insuficiente

Cinquenta e um por cento dos participantes não conseguem cobrir gastos mensais com a renda atual, alta de 10 pontos percentuais em relação ao estudo de 2023. Além disso, 63% não têm reserva de emergência, e 15% acumulam dívidas sem qualquer poupança.

Sessenta e dois por cento dos entrevistados acreditam que alcançariam melhor qualidade de vida com estabilidade financeira obtida por meio de planejamento e organização de dívidas.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *