Cultura

Festival Literário de Natal reúne literatura e música nesta sexta e sábado

Por interino

A programação do Festival Literário de Natal, promovido pela Prefeitura do Natal através de patrocínio da Cosern via Lei Rouanet e Ministério da Cultura, segue nesta sexta e sábado dentro da programação do Natal em Natal. O Festival reúne grandes nomes da literatura e música potiguar e nacional.

Escritores, pensadores, poetas, educadores, estudantes e público, ávidos por livros e ideias, poderão curtir a literatura em várias frequências — falada, escrita, interpretada e cantada.

As ações iniciam a partir das 8h30 da manhã, voltadas para a contação de histórias com Nara Kelly e José Acaci, depois um bate papo sobre Ilustração com Raissa Bulhões, Veruschka Guerra, José de Castro, e sobre literatura infantil com Salizete Freire, Drika Duarte e Adriano Gomes.

Na Tenda Cine Sesc acontece o lançamento e bate papo com os produtores do curta “Mar de Zila”, premiado no Edital Cine Natal 2014, promovido pela Prefeitura do Natal com recursos do município e da Ancine.

Na Tenda Moacy Cirne, o público poderá assistir um bate-papo sobre a obra poética do etnógrafo e escritor Deífilo Gurgel e ainda um debate com os autores Beatriz Madruga, Patrício, Gonzaga Neto e mediação de Carlos Fialho. Segue com debate imperdível reunindo Woden Madruga, Alex Nascimento, Mário Ivo Cavalcanti e José Paulo Cavalcanti com o tema “Sexo, Estômago e Memória”.

A Tenda dos Autores, com capacidade para receber 400 pessoas, abrirá a noite de sexta-feira com o ciclo do centenário do escritor e historiador Hélio Galvão, tendo as presenças de Diva Cunha, da psicanalista Andrea Galvão e do jornalista e professor Vicente Serejo. Debate abordará seu legado para além de sua atuação como escritor e pesquisador da cultura e memória litorânea.

Na sequência, o FLIN recebe o escritor, romancista e compositor Nei Lopes para debater com a escritora e poeta Tânia Lima o tema “Literatura negra no Brasil”. Nei Lopes notabilizou-se primeiro como sambista, autor de sucessos, como “Senhora liberdade”, em parceria com Wilson Moreira (“Abre as asas sobre mim/ Oh senhora liberdade”). Mas há pelo menos duas décadas se dedica com incansável afinco à pesquisa histórica de matriz africana e à literatura, É, hoje, o autor afrodescendente com mais variado número de obras publicadas sobre temas da diáspora africana, incluindo, entre outros, poesias, contos, dicionários e enciclopédias. Em seu romance “Esta árvore dourada que supomos” (Editora Babel) o autor traça fortes narrativas baseadas na africanidade e seus temas correlatos. Também publicou A lua triste descamba (romance, Pallas, 2012); Mandingas da Mulata Velha na Cidade Nova (romance, Língua Geral, 2009); Vinte contos e uns trocados (Record, 2006); Novo Dicionário Banto do Brasil (Pallas, 2003 [2012]); Partido-alto, samba de bamba (Pallas, 2005).

O encerramento da tenda será um pocket show com a grande voz da Bahia, a cantora Virgínia Rodrigues. Do lado externo da tenda, o palco será da banda potiguar Plutão Já Foi Planeta, uma das revelações da música indie pop brasileira.

SÁBADO DE MÚSICA E POESIA

No sábado, último dia desta quarta edição do Festival Literário de Natal, a programação começa às 9h30 com Sarau Lítero Musical e Seminário das Academias. À tarde, bate papo com as editoras potiguares. Haverá palestra com Paulo Varela e convidados – Espetáculo Sertão inverso e ainda bate-papo com Cícera Bruna e Débora Seabra sobre literatura e inclusão.

À noite, a literatura volta a invadir a Tenda Principal com mesas às 19h com o tema “Poesia, Crônicas e Canções” com Zeca Baleiro e Dácio Galvão e a “A Literatura nordestinada” com Marcus Accioly, Diógenes da Cunha Lima e Convidados.

Depois, pocket show “Solidão no Fundo da agulha” com Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo. Nesta apresentação, o expoente da literatura brasileira, Ignácio de Loyola Brandão mergulha em suas memórias neste show ao lado da filha Rita Gullo. O show “Solidão no fundo da agulha” é uma viagem pelas memórias do escritor. Loyola vem ao palco contar histórias marcadas por músicas que ganham interpretação da cantora Rita Gullo.

É a versão ao vivo do livro que leva o mesmo nome e que traz imagens do fotógrafo Paulo Melo Jr. e um cd com canções interpretadas pela Rita, que é filha do autor. “Solidão no fundo da agulha” foi editado pelo projeto Livrosparatodos numa iniciativa da Fundação Carlos Chagas. São 32 crônicas com lembranças ligadas a músicas e lugares que marcaram de modo especial e inesquecível a vida do autor.

No palco externo, show de Zeca Baleiro.

16/12 – SEXTA-FEIRA

13:00 as 14:00 Contação de Histórias com Nara Kelly

14:00 às 15:00 “Literatura infantil”

Bate-papo com Adriano Gomes-RN, Salizete Freire-RN e Drica Duarte-RN. Mediação de José de Castro.

Adriano Gomes (Mossoró/RN) é jornalista e professor universitário. Desde cedo dedicou-se a escrever livros infantis e hoje já conta com 6 publicações. A primeira, em 1991, foi A Cidade dos Brinquedos. Em outubro deste ano lançou o seu mais recente trabalho A cada e a Velha. Ainda é autor de mais três livros acadêmicos: A voz que vem de longe, Além da notícia e Rádio e memória.

Drika Duarte (Natal/RN) é professora de Artes da rede Estadual do RN. Publicou o seu primeiro livro de poemas “Almas Brancas” em 2008, obra adotada em algumas escolas de Natal. Seu segundo livro “70 vezes 7”, publicado em 2010, ficou fortemente conhecido como um retrato de amor sobre o perdão. No ano de 2012 publicou, em parceria com a médica Carolina Damásio, A Arte de Nascer – para mães e bebes. Em 2014 publicou o livro Negra Onawale que aborda o tema da cultura Afro Brasileira. No mês de outubro de 2016 lançou seu primeiro trabalho dedicado ao publico infantil Guerreiros do Planeta – Os elementos que trabalha os elementos da natureza e a construção de uma consciência ambiental pautada no amor e no cuidado.

Salizete Freire é uma das autoras que mais contribuem para a literatura infantojuvenil do RN. Formada em Letras pela UFRN, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil, a professora Salizete é poeta, escritora e concorreu ao Prêmio Jabuti – 2012, publicou: Bicho pra que te quero, A luz no céu e ela na terra, Mundo pra que te quero, Tudo vira outra história e Vida pra que te quero.

15:00 às 16:00 Lançamento do curta-metragem “Mar de Zila”, premiado no Edital Cine Natal 2014 da Secult/Funcarte). Bate-papo com os realizadores do curta-metragem (Secult/Fucarte/Sesc)

19:30 – Mesa 3: “Centenário do escritor Hélio Galvão: História e Memória” (Secult/Funcarte)

Com Diva Cunha | Andrea Galvão |Vicente Serejo

Hélio Galvão transitou com relevância pelos campos jurídico, etnográfico, genealógico, histórico e geográfico. O seu legado vai além de sua atuação como escritor e pesquisador. Foi professor de Literatura Brasileira e pesquisador, conhecido pelo registro de manifestações populares como o Coco de Zambê. Apaixonado pela sua terra, deixou obras que registraram a história da Fortaleza dos Reis Magos e a cultura popular do litoral sul, temas que serão analisados neste encontro entre a poeta Diva Cunha, a filha do escritor Andrea Galvão e o jornalista Vicente Serejo.

20:30h Mesa 4: “A Literatura Negra no Brasil”

Com Nei Lopes | Tânia Lima

Nei Braz Lopes (Rio de Janeiro, 1942) é músico, compositor, escritor, bacharel em Direito e Ciências Sociais. Notabilizou-se primeiro como sambista, autor de sucessos, como “Senhora liberdade”, em parceria com Wilson Moreira (“Abre as asas sobre mim/ Oh senhora liberdade”), e ligado às escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (como compositor) e Vila Isabel (como dirigente). Há pelo menos duas décadas se dedica com incansável afinco à pesquisa histórica de matriz africana e à literatura. É, hoje, o autor afrodescendente com mais variado número de obras publicadas sobre temas da diáspora africana, incluindo, entre outros, poesias, contos, dicionários e enciclopédias. Em seu romance “Esta árvore dourada que supomos” (Editora Babel) o autor traça fortes narrativas baseadas na africanidade e seus temas correlatos. Também publicou A lua triste descamba (romance, Pallas, 2012); Dicionário da hinterlândia carioca (Pallas, 2012); Dicionário da Antiguidade Africana (Civilização Brasileira, 2011); Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana (Selo Negro, 4ª.ed., 2011); Oiobomé, a Epopéia de Uma Nação (romance, AGIR, 2010); História e Cultura Africana e Afro-brasileira (Barsa-Planeta, Prêmio Jabuti, paradidático, 2009); Mandingas da Mulata Velha na Cidade Nova (romance, Língua Geral, 2009); Vinte contos e uns trocados (Record, 2006); Novo Dicionário Banto do Brasil (Pallas, 2003 [2012]); Partido-alto, samba de bamba (Pallas, 2005).

Pocket show com Virgínia Rodrigues

PALCO DA PRAÇA

22:30h: Show da banda Plutão Já Foi Planeta

TENDA MOACY CIRNE

16:00 às 17:00 Deífilo Gurgel: Entre a poesia e a cultura popular

Com Alexandre Gurgel | Tarcísio Gurgel | convidados (Secult/ Funcarte)

17:00 às 18:00 Bate-papo com os autores Beatriz Madruga, Patrício, Gonzaga Neto. Mediação: Carlos Fialho (Jovens Escribas)

18:00 às 19:00 “ Sexo, estômago e memória”

Com Woden Madruga | Alex Nascimento | Mário Ivo Cavalcanti

AUDITÓRIO DO MUSEU DE CULTURA POPULAR

8:00- Feira de Cordel e exposição de obras cordelianas

14:00 Bate-papo com cordelistas no Museu do Cordel

18:00 Roda de Cordel e Cortejo do Cordel na Ribeira

ESPAÇO NALVA MELO CAFÉ SALÃO

19:00 às 20:30 Espetáculo “João ou Eu só queria ver os pássaros” e Lançamento dos livros de Thiago Medeiros e Marina Rabelo (Caravela Cultural)

20:30 Apresentação musical e intervenções poéticas: show da Tesla orquestra

17/12 –SÁBADO

TENDA MOACY CIRNE

9:30 às 11:00 Sarau lítero-musical de Paulo Varela (Encantos do Cordel)

16:00 às 17:00 Palestra Paulo Varela e convidados: “Espetáculo Sertão inverso”

17:00 às 18:00 Literatura e inclusão

Com: Cícera Bruna | Débora Seabra

18:00 às 19:00 Bate-papo com autores: editoras convidadas

TENDA DOS AUTORES

10:00 às 12:00 Seminário das Academias de Letras do Rio Grande do Norte (FLEB RN)

19:00h Mesa 6: Poesia, Crônicas e Canções

Com: Zeca Baleiro | Dácio Galvão

“Foi a poesia que me levou para a música”, escreveu Zeca Baleiro certa vez. Compositor, intérprete e garimpador de letras, poemas e canções, Zeca Baleiro é um nome incontestável para sua geração da MPB. A conexão com a poesia vem da adolescência. Fã da poesia Hilda Hilst (1930-2004) desde os 18 anos, o músico maranhense teve a honra de ser parceiro da poeta, ainda na década de 1990, logo depois de ter lançado “Por Onde Andará Stephen Fry?”. À época, Hilda enviou a Zeca um disquete com toda sua obra, e foi dali que Baleiro decidiu musicar dez poemas do livro “Júbilo Memória Noviciado da Paixão” (1974), transformados no disco “Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé: De Ariana para Dionísio”, uma belíssima produção lançada em 2005. Baleiro também já musicou outros poetas, como Alice Ruiz e Paulo Leminski, Murilo Mendes, ídolo de sua formação poética. Fora da música, publicou crônicas em “Bala na Agulha – reflexões de boteco, pastéis da memória e outras frituras”.

20:00h Mesa 7: “A Literatura nordestinada”

Com: Marcus Accioly | Diógenes da Cunha Lima | Convidados

Importante poeta e escritor pernambucano, Marcus Accioly (Aliança, 1943) foi integrante da Geração 65 e do Movimento Armorial. Membro da Academia Pernambucana de Letras, na qual ocupa a cadeira 19, que tem como patrono Paulo Arruda. Graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, e Pós-graduou-se em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco, onde ministrou aulas até sua aposentadoria. Durante o mandato de Itamar Franco, foi secretário Executivo do Ministério da Cultura durante o ministério de Antônio Houaiss, tendo, em ocasiões de ausência do ministro, assumido várias vezes o cargo. Atualmente, dedica-se a sua produção literária. Dentre as obra mais importantes estão Cancioneiro (Universitária, 1968); Nordestinados (Universitária, 1971), Xilografia (CEPE, 1974), Poética – Pré-Manifesto ou Anteprojeto do Realismo Épico (Bagaço, 1975), Íxion ( Tempo Brasileiro, 1978), Para(ti)nação (Melhoramentos, 1986), O Jogo dos Bichos (Melhoramentos, 1990) e Latinoamérica (2001) e Daguerreótipos (Escrituras, 2008). Em parceria com o músico cearense César Barreto, transformou Nordestinados em LP no ano de 1980, em que Barreto musicou poemas integrantes da obra de Accioly e executou a música (vocal, violão solo e craviola) acompanhado de Fátima Goulart e Mariangela Valente (contracanto), Vicente de Menezes (violão) e do grupo Som da Terra.

21:00 Show “Solidão no Fundo da agulha”

Com: Ignácio de Loyola Brandão | Rita Gullo

Expoente da literatura brasileira, Ignácio de Loyola Brandão mergulha em suas memórias neste show ao lado da filha Rita Gullo. O show “Solidão no fundo da agulha” é uma viagem pelas memórias do escritor. Loyola vem ao palco contar histórias marcadas por músicas que ganham interpretação da cantora Rita Gullo. É a versão ao vivo do livro que leva o mesmo nome e que traz imagens do fotógrafo Paulo Melo Jr. e um cd com canções interpretadas pela Rita, que é filha do autor. “Solidão no fundo da agulha” foi editado pelo projeto Livrosparatodos numa iniciativa da Fundação Carlos Chagas. São 32 crônicas com lembranças ligadas a músicas e lugares que marcaram de modo especial e inesquecível a vida do autor. Como o relógio da extinta loja do Mappin, no centro de São Paulo (cuja foto ilustra a capa), e canções como “Amado mio” e “Quizás”, que estão no cd que acompanha a obra. O espetáculo tem direção musical e arranjos de Edson José Alves e conta com os músicos Olivio Filho (acordeon), Nailor Proveta (clarinete), Daniel Allain (flautas), Edson José Alves (violões e baixo), Edmilson Capelupi (violões), Bré (percussão).

PALCO DA PRAÇA

22:00h Show musical de Zeca Baleiro

AUDITÓRIO DO MUSEU DE CULTURA POPULAR

8h – Feira de Cordel e exposição de obras cordelianas

12h – Roda de Cordel com Cordelistas sobre o autor e sua obra no Museu do Cordel

ESPAÇO NALVA MELO CAFÉ SALÃO

17:30 às 19:15 Mesa Redonda “Diálogos entre literatura e quadrinhos”

Sessão de autógrafos (Caravela Cultural)

19:30 “Espetáculo: a ida ao teatro”

Com Rodrigo Bico e Ênio Cavalcante

ESTANDES DAS EDITORAS

Lançamentos na Cooperativa Cultural da UFRN | Sebo Vermelho | Caravela Cultural | Jovens Escribas | Paulus Editora

Bibliosesc: Biblioteca Móvel Sesc

De 14 a 17/12

Funcionamento: 8:00 as 11:00 – 13:00 as 16:00 e 18:00 as 20:00

Cenário do FLIN, obra do artista Flávio Freitas em homenagem a Bob Dylan e Ferreira Gullar.

Assessoria de Imprensa da Secult/Funcarte

Dionísio Outeda

99974 3839

98820 8769

Informações: 3232-4956

www.natal.rn.gov.br

www.blogdafuncarte.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula reclama com Motta de escolha de Derrite para relatar projeto da Lei Antifacção

Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou neste sábado para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para reclamar da escolha do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) como relator do projeto da Lei Antifacção, enviado pelo governo ao Congresso nesta semana.

Lula queria que a relatoria fosse assumida por um deputado considerado mais neutro. Derrite é aliado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, possível candidato à Presidência em 2026, o que gerou desconforto no Planalto.

Hugo Motta garantiu que a análise será técnica e afirmou que o texto do governo não será combinado com propostas que tratam facções criminosas como terrorismo, ponto rejeitado por Lula. O presidente teme que essa classificação permita interferência externa no país sob o argumento de combate ao terrorismo.

Nas redes sociais, Motta afirmou que segurança pública é uma pauta “suprapartidária” e disse querer aprovar o projeto ainda este ano. Segundo ele, Derrite vai manter avanços do texto enviado pelo governo e endurecer as penas contra o crime organizado.

O substitutivo relatado por Derrite prevê:

  • Equiparação do tratamento penal das facções a atos de terrorismo (sem classificá-las formalmente como terroristas);

  • Aumento de penas;

  • Mais rigor no confisco de bens;

  • Bloqueio imediato de recursos usados por facções.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Motta coloca na pauta da Câmara desta semana projeto antifacção do governo relatado por Derrite

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgou neste sábado, 8, a pauta da Casa para a próxima semana, com a inclusão do projeto de lei antifacção, texto encaminhado pelo governo Lula ao Congresso na esteira da megaoperação que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro. A proposta é relatada pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de segurança de São Paulo.

Motta marcou a primeira sessão deliberativa da Casa da semana para terça-feira, 11, às 13h55. A sessão será semipresencial, conforme decidido pelo presidente da Câmara em atenção a pedido de líderes partidários. Isso significa que os deputados poderão votar a distância nas sessões dessa semana, sem precisarem estar em Brasília.

A pauta também contém outros projetos relacionados à Segurança Pública, como o que aumenta a destinação da arrecadação com jogos de apostas de quota fixa (bets) para o financiamento da segurança pública. O relator de tal projeto é o deputado Capitão Augusto (PL-SP).

Outro projeto na lista de serem debatidos pelos parlamentares é o que condiciona a progressão de regime, a saída temporária e a substituição de pena privativa de liberdade por pena restritiva à coleta de material biológico para obtenção do perfil genético do preso. O relator é o deputado Arthur Maia (União-BA).

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] NÃO SEI NEM O QUE EU DIGA: Ator faz reclamação sobre abordagem de fãs em aeroporto

O ator Lucas Solari, conhecido por sua participação na novela Reis, da Record, gerou polêmica ao desabafar sobre a fama nas redes sociais. Em vídeos publicados nos stories do Instagram, o artista reclamou de ter sido abordado por fãs no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e classificou o episódio como “falta de respeito”.

“Estou em uma posição de descanso, de repouso, dá pra ver que não quero falar com ninguém, mas as pessoas não sabem respeitar o artista. Às vezes a gente não está querendo, e olhe que a novela ainda nem saiu”, disse. A declaração dividiu opiniões e rendeu críticas nas redes, com internautas apontando falta de empatia por parte do ator, que afirmou que “a fama também tem seu lado ruim”.

Canal Paulo Mathias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja o momento em que a estrutura do galpão caiu no bairro Jardins em São Gonçalo do Amarante; duas pessoas morreram

Imagens obtidas pelo Via Certa Natal mostram o momento em que estrutura de galpão caiu no início da tarde deste sábado (8), em uma obra que era realizada no bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante.

O acidente deixou duas pessoas mortas. As vítimas foram identificadas como Antonio Ferreira da Silva, de 35 anos, funcionário da obra, e Rodolfo Nobre, de 37 anos, filho do proprietário do galpão. Outro homem que ficou sob os escombros foi socorrido e levado ao hospital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rodrigo Paz, de centro-direita, toma posse como presidente da Bolívia e afirma que país nunca mais será submetido a ‘ideologias fracassadas’

Foto: Luis Gandarillas/via Reuters

O novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, de centro-direita, tomou posse neste sábado (8) e afirmou que o país “nunca mais ficará isolado da comunidade internacional”. A posse encerra quase 20 anos de domínio do MAS (Movimento ao Socialismo), partido do ex-presidente Evo Morales.

Durante o discurso, Paz criticou o isolamento político do país nas últimas décadas e afirmou:

“Nunca mais uma Bolívia isolada ou submetida a ideologias fracassadas.”

Paz, de 58 anos, economista e filho do ex-presidente Jaime Paz (1989–1993), vem buscando reaproximação com os Estados Unidos, rompida desde 2008. Ele foi recebido com aplausos no Palácio Legislativo, em La Paz, por parlamentares e mais de 70 delegações internacionais.

O presidente Lula não participou da cerimônia; o Brasil foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Também estiveram presentes o subsecretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, e os presidentes Gabriel Boric (Chile), Javier Milei (Argentina) e Yamandú Orsi (Uruguai).

Ele assume o governo em meio a grave crise econômica, marcada pela falta de dólares e combustíveis. O governo anterior, de Luis Arce, praticamente zerou as reservas internacionais para manter subsídios à gasolina e ao diesel. A inflação anual até outubro chegou a 19%, após ter atingido 25% em julho.

Com informações de Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia faz operação em Mãe Luiza com auxílio de helicóptero

A polícia faz uma operação em Mãe Luiza na tarde deste sábado (8). A ação acontece com auxílio de helicóptero que sobrevoa a região, como mostram imagens enviadas ao BLOGDOBG, registradas por volta das 16h40, por moradores de prédios próximos. Nas imagens também é possível perceber policiais na mata próximos a residências.

Opinião dos leitores

  1. Vou antecipar o resultado dessa operação gigantesca, apreensão de 10 papelotes de maconha, cinco de cocaína, um simulacro e um colete balística com validade vencido, esse será o saldo dessa operação e, as facções continuarão operando livremente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula fica do lado do crime e abandona a vítima, diz Michelle

Michelle Bolsonaro faz discurso em Londrina, em evento do PL MulherImagem: Reprodução/YouTube @PartidoLiberalMulher

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado (8), durante evento do PL Mulher em Londrina (PR). Segundo ela, o governo Lula “faz aliança com o crime” e “abandona as vítimas”.

Michelle afirmou que Lula teria intenção de oferecer pensão a familiares de criminosos mortos na operação Contenção, realizada pela polícia em 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.

“Hoje há uma inversão de valores. Ele fica do lado do crime e abandona a vítima”, disse.

A ex-primeira-dama questionou se o governo também pretende auxiliar a família de um jovem morto durante um assalto em Brasília:

“Vai entregar uma pensão para a mãe daquele rapaz da Asa Sul que foi esfaqueado até a morte por causa de um celular?”

Confira a fala de Michelle Bolsonaro:

Governo nega proposta

Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania negou que exista qualquer proposta de assistência financeira para familiares de mortos na operação no Rio. A pasta afirmou que a informação, divulgada em redes sociais e alguns sites, “não procede”.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. A informação tem procedência sim, o próprio Lula afirmou que “iria verificar a possibilidade de conceder algum benefício às famílias dos bandidos mortos”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Novas imagens mostram o cenário de destruição em cidade no Paraná após passagem de tornado com ventos de 250 Km/h

 


Imagens: Instagram/Hoje no Mundo Militar

Novas imagens aéreas detalham o cenário devastador a após a passagem de um tornado com ventos que chegaram a 250 km/h. A Polícia Científica do Paraná confirmou a admissão de seis vítimas da ocorrência em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, que já foram oficialmente identificadas:

  • Jose Neri Geremias, 53 anos;
  • Jose Gieteski, 83 anos;
  • Adriane Maria de Moura, 47 anos;
  • Claudino Paulino Risse, 57 anos;
  • Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos.
  • Julia Kwapis, de 14 anos

São cerca de 750 pessoas feridas atendidas em hospitais da região, pelo menos nove delas em estado grave.

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam as operações de busca por uma vítima que continua soterrada nos escombros.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD-PR) esteve no local e assegurou que o Governo do Paraná auxiliará na recuperação dos prejuízos e na reconstrução das moradias.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Duas pessoas morrem após estrutura de galpão desabar em São Gonçalo do Amarante

Um desabamento na construção de um galpão atingiu pelo menos três pessoas no conjunto Cidade das Flores, no bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante. O acidente aconteceu neste sábado (8).

Uma delas foi resgatada com vida e levada ao hospital. Outras duas pessoas que ficaram sob os escombros morreram no local. As identidades das vítimas fatais ainda não foram confirmadas.

Os bombeiros conseguiram chegar aos corpos das duas vítimas que estavam embaixo dos escombros e os óbitos foram confirmados. A Polícia Científica foi acionada para fazer o recolhimento. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Com informações de Via Certa Natal e Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem é preso em flagrante após agredir mulher grávida em condomínio na zona Norte de Natal

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar após agredir uma mulher. O caso aconteceu dentro de um condomínio no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal, neste sábado (8). Segundo a PM, a vítima é companheira do suspeito e estaria grávida.

A PM detalhou ao Portal da Tropical que foi acionada pelo Copom sobre uma ocorrência de violência doméstica. Uma equipe se deslocou ao local e presenciou um homem tentando sair do condomínio. No entanto, populares informaram que se tratava do suspeito e ele acabou sendo interceptado.

Os policiais entraram no condomínio e encontraram a vítima. De acordo com a Polícia Militar, a mulher relatou que foi agredida verbalmente e fisicamente. No entanto, ainda conforme o relato policial, não havia marcas de violência visíveis.

No entanto, as cenas de violência foram flagradas por moradores do local. Na filmagem, é possível ver a discussão entre o casal e os momentos de agressões, tanto físicas quanto verbais, com xingamentos. Após alguns instantes, alguns homens e até uma mulher conseguiram intervir e acalmar os ânimos.

No vídeo também é possível ver e ouvir, o homem negando as agressões e afirmando que ele teria sido agredido. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito tinha lesões na cabeça e na boca, alegando que havia sido mordido.

Outro detalhe pontuado pela Polícia Militar é que a vítima relatou que convivia com o suspeito há apenas quatro meses e que estaria grávida há dois meses. Após ser encaminhado à delegacia, o homem foi autuado na Lei Maria da Penha.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Pense numa cambada de homens frouxos? Não apareceu um pra peitar esse “valentão” que só é macho pra bater em mulher, nesse episódio, faltou um macho alfa pra aplicar alguns corretivos nesse covarde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *