(Foto: Rodrigo Paiva)
Às vésperas de lançar o livro Crise e Reinvenção da Política no Brasil, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a analisar o cenário eleitoral para a corrida presidencial de 2018, agora com o também ex-presidente Lula preso, o senador Aécio Neves réu pelo Supremo Tribunal Federal e Joaquim Barbosa despontando nas pesquisas. “Eu acho perigoso você transformar o juiz em líder político. É uma pessoa [Joaquim Barbosa] que eu respeito, falei poucas vezes com ele, mas ele é juiz”, disse FHC durante entrevista ao programa Política & Etc, da GQ Brasil, na última quinta-feira (19).
Sobre a prisão do ex-presidente Lula, FHC comentou as declarações da senadora e presidente do PT Gleisi Hoffmann de que o objetivo da prisão é não permitir que Lula seja candidato na eleição deste ano. “Inacreditável, uma loucura completa. Voltaram a ter uma posição que era de um radicalismo sem consistência nos fatos, quando eles tinham a seiva do movimento sindical, do movimento social.”
O ex-presidente comentou também sobre o fato do senador Aécio Neves ter se tornado réu pelo Supremo Tribunal Federal. “O Aécio, que se tornou réu, é verdade e é lamentável tudo isso. Ele disse sobre a acusação – e nisso ele tem razão – que é uma relação que não passa pelo Estado, pelo Tesouro e nem pelo partido. Houve um desvio de ordem de conduta. Não foi o PSDB. Isso não perdoa os erros, mas é preciso diferenciar.”
O Política & Etc é apresentado pelo jornalista Mario Vitor Rodrigues, o sociólogo Thiago de Aragão e o cientista político Lucas de Aragão.
Globo, via GQ
Calado é melhor.
Está tentando esconder não sei o que., O Lula foi muito incentivado por este Sociólogo/Ex-Presidente da Republica, logo para ele alguém com o preparo intelectual e moral elevado não serve para exercer o cargo de presidente, bom mesmo é um restequéra, bom malandro, entendedor de fuleiragens que serve aos controles políticos!!!!
O engraça que ele não ver este perigo em Geraldo, Temer entre outros.