Jornalismo

Filhas solteiras de servidores brigam na Justiça por pensão

POR FOLHAPRESS

Filhas solteiras de servidores federais, com apoio de associações e de um partido político, entraram com 336 ações na Justiça contra decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) de cortar pensões sob suspeita de pagamento indevido.

Com base em uma lei de 1958, as mulheres nessas condições, com mais de 21 anos de idade, adquiriram o benefício após a morte dos pais funcionários públicos. A legislação foi revogada em 1990, mas hoje mais de 50 mil pensionistas ainda recebem o benefício.

Uma auditoria do TCU apontou indícios de irregularidades em 19.520 desses casos. Por causa das constatações, a corte mandou os órgãos que pagam os valores ouvirem as beneficiárias e, confirmadas as falhas, interromperem os pagamentos. A economia estimada à União é de ao menos R$ 2,2 bilhões em quatro anos. A medida provocou a corrida à Justiça.

Entre os casos verificados, há mulheres que recebem a pensão e a acumulam com outras fontes de renda, como aposentadorias e salários de empregos na iniciativa privada e no setor público. Há até situações em que os repasses continuaram sendo feitos, embora a contemplada constasse como morta em registros oficiais.

De abril de 2017 até janeiro deste ano, o TCU contabilizou 238 processos no STF (Supremo Tribunal Federal) e 97 na Justiça Federal de primeira instância contra a decisão. Dois terços são mandados de segurança. Até agora, 300 pedidos foram aceitos.

O ministro do Supremo Edson Fachin concedeu 221 liminares (decisões provisórias) para manter os pagamentos. Em primeiro grau, são 79 liminares a favor das pensionistas.

Uma das ações mais recentes foi apresentada pelo PDT. O partido é autor de uma ADI (ação direta de inconstitucionalidade) ajuizada neste mês no STF. A legenda alega violação de direito adquirido e da segurança jurídica.

O presidente da sigla, Carlos Lupi, disse que o PDT atendeu a pedido de associações de aposentados e pensionistas, sem revelar quais são as entidades. “Todo dia tem gente que procura a gente”, afirmou.

“Não lembro de cabeça.” Ele negou haver ligação política das associações com o partido. “Entrei [com a ação] porque eu sou justo.”

ANACRÔNICA

O economista Nelson Marconi, pesquisador da FGV na área de finanças públicas, considera a discussão das pensões “anacrônica”.

“Essa lei foi feita quando a organização familiar era outra. É no mínimo uma discussão anacrônica mulheres com mais de 21 anos, que tenham autonomia financeira, renda ou aposentadoria no serviço público, estarem discutindo pensão na Justiça”, disse.

Com o número crescente de processos e a expectativa de que novas ações sejam ajuizadas, o TCU vai analisar nesta quarta-feira (28), em sessão plenária, uma questão de ordem do presidente do tribunal, Raimundo Carreiro, que tem defendido as posições das pensionistas. Ele, porém, foi voto vencido no julgamento que decidiu pelo corte de benefícios irregulares.

Carreiro pede a suspensão dos efeitos da decisão do TCU até que o STF “firme posição” sobre a interrupção dos pagamentos (mais informações nesta página). A proposta enfrenta forte oposição de outros ministros.

A lei 3.373, de 1958, assegurava a pensão às mulheres que não se casassem, não mantivessem união estável nem ocupassem cargo público permanente. As beneficiárias, entidades representativas do funcionalismo público e o PDT questionam o novo entendimento do TCU, que amplia as restrições previstas na legislação.

Na avaliação do tribunal, a pensão “somente é devida à filha solteira maior de 21 anos enquanto existir dependência econômica”.

Em uma das primeiras liminares concedidas, em um mandado de segurança coletivo, Fachin escreveu que “a violação ao princípio da legalidade se dá pelo estabelecimento de requisitos para a concessão e manutenção de benefício cuja previsão em lei não se verifica”.

A ação é da Anasps (Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social), de abril de 2017. “O TCU estabeleceu novos requisitos não previstos em lei”, disse o advogado Bruno Fischgold, do Torreão Braz Advogados, representante da associação. A decisão, diz a entidade, beneficiou mais de cem associadas.

AUDITORIA DO TCU*

R$ 2,2 bilhões 

é a estimativa em quatro anos de economia prevista pelo TCU aos cofres públicos com o corte do pagamento das pensões

7.730 

pensões foram apontadas como pagamentos indevidos pela auditoria realizada pelo TCU em 2014

19.520

pensões de filhas solteiras de servidores deveriam ser revistas, no entanto, por decisão do TCU, em 2016

51.826

mulheres recebem pensões com base na lei 3.373 de 1958, que determinava a perda do benefício apenas se a mulher viesse a ocupar cargo público permanente. A lei 8.112 de 1990 revogou esse regra

* Fiscalização realizada em 121 órgãos da administração pública direta federal  Fontes: TCU e STF

Opinião dos leitores

  1. Inclusive deveriam abolir essa história que viúva com menos de 50 anos de idade receba pensão às custas do falecido, principalmprincipalmente aquelas que têm fontes de renda fixas e altas.

  2. Meninas que não casam nunca. Vivem com pessoas em regime de união estável a vida toda pra burlar o sistema.

    1. União estável não é casamento. A constituição diz que a lei deverá facilitar a conversão da união estável em casamento, logo são institutos diferentes. Inclusive, em muitos outros casos diante da lei a união estável e o casamento recebem tratamento diferente. Melhor se informar melhor.

  3. Isso beira à Monarquia! Corta tudo! Onde já se viu essa vida de dondoca, suga da família e ainda dos companheiros!

  4. Tem q bloquear tudo isso ai!, essas "meninas" passam a vida sem querer se casar pra poder continuarem mamando as custas do trabalhador… deixam de serem feministas assim que sabe que podem se beneficiar com alguma medida, depois querem ser levadas a sério…

  5. Com a palavra as feministas de plantão, e aí vão concordar com um absurdo deste, e a turma do empoderamento feminino vai aceitar que estas filhas de privilegiados são incapazes de prover o seu sustento?
    Toda e qualquer forma de privilégio precisa ser combatida e abolida !!!!
    Tratamento igualitário para homens, mulheres, brancos, negros, heterossexuais , homossexuais, maiorias e minorias!!!! Chega de hipocrisia !!!

  6. Se as investigações forem estendidas aos Estados, vão encontrar muitos casos como esses. Filhas de EX servidores falecidos, mas exercendo cargo público, e recebendo polpudas pensões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Motta coloca na pauta da Câmara desta semana projeto antifacção do governo relatado por Derrite

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgou neste sábado, 8, a pauta da Casa para a próxima semana, com a inclusão do projeto de lei antifacção, texto encaminhado pelo governo Lula ao Congresso na esteira da megaoperação que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro. A proposta é relatada pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de segurança de São Paulo.

Motta marcou a primeira sessão deliberativa da Casa da semana para terça-feira, 11, às 13h55. A sessão será semipresencial, conforme decidido pelo presidente da Câmara em atenção a pedido de líderes partidários. Isso significa que os deputados poderão votar a distância nas sessões dessa semana, sem precisarem estar em Brasília.

A pauta também contém outros projetos relacionados à Segurança Pública, como o que aumenta a destinação da arrecadação com jogos de apostas de quota fixa (bets) para o financiamento da segurança pública. O relator de tal projeto é o deputado Capitão Augusto (PL-SP).

Outro projeto na lista de serem debatidos pelos parlamentares é o que condiciona a progressão de regime, a saída temporária e a substituição de pena privativa de liberdade por pena restritiva à coleta de material biológico para obtenção do perfil genético do preso. O relator é o deputado Arthur Maia (União-BA).

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] NÃO SEI NEM O QUE EU DIGA: Ator faz reclamação sobre abordagem de fãs em aeroporto

O ator Lucas Solari, conhecido por sua participação na novela Reis, da Record, gerou polêmica ao desabafar sobre a fama nas redes sociais. Em vídeos publicados nos stories do Instagram, o artista reclamou de ter sido abordado por fãs no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e classificou o episódio como “falta de respeito”.

“Estou em uma posição de descanso, de repouso, dá pra ver que não quero falar com ninguém, mas as pessoas não sabem respeitar o artista. Às vezes a gente não está querendo, e olhe que a novela ainda nem saiu”, disse. A declaração dividiu opiniões e rendeu críticas nas redes, com internautas apontando falta de empatia por parte do ator, que afirmou que “a fama também tem seu lado ruim”.

Canal Paulo Mathias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja o momento em que a estrutura do galpão caiu no bairro Jardins em São Gonçalo do Amarante; duas pessoas morreram

Imagens obtidas pelo Via Certa Natal mostram o momento em que estrutura de galpão caiu no início da tarde deste sábado (8), em uma obra que era realizada no bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante.

O acidente deixou duas pessoas mortas. As vítimas foram identificadas como Antonio Ferreira da Silva, de 35 anos, funcionário da obra, e Rodolfo Nobre, de 37 anos, filho do proprietário do galpão. Outro homem que ficou sob os escombros foi socorrido e levado ao hospital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rodrigo Paz, de centro-direita, toma posse como presidente da Bolívia e afirma que país nunca mais será submetido a ‘ideologias fracassadas’

Foto: Luis Gandarillas/via Reuters

O novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, de centro-direita, tomou posse neste sábado (8) e afirmou que o país “nunca mais ficará isolado da comunidade internacional”. A posse encerra quase 20 anos de domínio do MAS (Movimento ao Socialismo), partido do ex-presidente Evo Morales.

Durante o discurso, Paz criticou o isolamento político do país nas últimas décadas e afirmou:

“Nunca mais uma Bolívia isolada ou submetida a ideologias fracassadas.”

Paz, de 58 anos, economista e filho do ex-presidente Jaime Paz (1989–1993), vem buscando reaproximação com os Estados Unidos, rompida desde 2008. Ele foi recebido com aplausos no Palácio Legislativo, em La Paz, por parlamentares e mais de 70 delegações internacionais.

O presidente Lula não participou da cerimônia; o Brasil foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Também estiveram presentes o subsecretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, e os presidentes Gabriel Boric (Chile), Javier Milei (Argentina) e Yamandú Orsi (Uruguai).

Ele assume o governo em meio a grave crise econômica, marcada pela falta de dólares e combustíveis. O governo anterior, de Luis Arce, praticamente zerou as reservas internacionais para manter subsídios à gasolina e ao diesel. A inflação anual até outubro chegou a 19%, após ter atingido 25% em julho.

Com informações de Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia faz operação em Mãe Luiza com auxílio de helicóptero

A polícia faz uma operação em Mãe Luiza na tarde deste sábado (8). A ação acontece com auxílio de helicóptero que sobrevoa a região, como mostram imagens enviadas ao BLOGDOBG, registradas por volta das 16h40, por moradores de prédios próximos. Nas imagens também é possível perceber policiais na mata próximos a residências.

Opinião dos leitores

  1. Vou antecipar o resultado dessa operação gigantesca, apreensão de 10 papelotes de maconha, cinco de cocaína, um simulacro e um colete balística com validade vencido, esse será o saldo dessa operação e, as facções continuarão operando livremente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula fica do lado do crime e abandona a vítima, diz Michelle

Michelle Bolsonaro faz discurso em Londrina, em evento do PL MulherImagem: Reprodução/YouTube @PartidoLiberalMulher

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado (8), durante evento do PL Mulher em Londrina (PR). Segundo ela, o governo Lula “faz aliança com o crime” e “abandona as vítimas”.

Michelle afirmou que Lula teria intenção de oferecer pensão a familiares de criminosos mortos na operação Contenção, realizada pela polícia em 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.

“Hoje há uma inversão de valores. Ele fica do lado do crime e abandona a vítima”, disse.

A ex-primeira-dama questionou se o governo também pretende auxiliar a família de um jovem morto durante um assalto em Brasília:

“Vai entregar uma pensão para a mãe daquele rapaz da Asa Sul que foi esfaqueado até a morte por causa de um celular?”

Confira a fala de Michelle Bolsonaro:

Governo nega proposta

Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania negou que exista qualquer proposta de assistência financeira para familiares de mortos na operação no Rio. A pasta afirmou que a informação, divulgada em redes sociais e alguns sites, “não procede”.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. A informação tem procedência sim, o próprio Lula afirmou que “iria verificar a possibilidade de conceder algum benefício às famílias dos bandidos mortos”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Novas imagens mostram o cenário de destruição em cidade no Paraná após passagem de tornado com ventos de 250 Km/h

 


Imagens: Instagram/Hoje no Mundo Militar

Novas imagens aéreas detalham o cenário devastador a após a passagem de um tornado com ventos que chegaram a 250 km/h. A Polícia Científica do Paraná confirmou a admissão de seis vítimas da ocorrência em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, que já foram oficialmente identificadas:

  • Jose Neri Geremias, 53 anos;
  • Jose Gieteski, 83 anos;
  • Adriane Maria de Moura, 47 anos;
  • Claudino Paulino Risse, 57 anos;
  • Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos.
  • Julia Kwapis, de 14 anos

São cerca de 750 pessoas feridas atendidas em hospitais da região, pelo menos nove delas em estado grave.

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam as operações de busca por uma vítima que continua soterrada nos escombros.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD-PR) esteve no local e assegurou que o Governo do Paraná auxiliará na recuperação dos prejuízos e na reconstrução das moradias.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Duas pessoas morrem após estrutura de galpão desabar em São Gonçalo do Amarante

Um desabamento na construção de um galpão atingiu pelo menos três pessoas no conjunto Cidade das Flores, no bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante. O acidente aconteceu neste sábado (8).

Uma delas foi resgatada com vida e levada ao hospital. Outras duas pessoas que ficaram sob os escombros morreram no local. As identidades das vítimas fatais ainda não foram confirmadas.

Os bombeiros conseguiram chegar aos corpos das duas vítimas que estavam embaixo dos escombros e os óbitos foram confirmados. A Polícia Científica foi acionada para fazer o recolhimento. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Com informações de Via Certa Natal e Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem é preso em flagrante após agredir mulher grávida em condomínio na zona Norte de Natal

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar após agredir uma mulher. O caso aconteceu dentro de um condomínio no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal, neste sábado (8). Segundo a PM, a vítima é companheira do suspeito e estaria grávida.

A PM detalhou ao Portal da Tropical que foi acionada pelo Copom sobre uma ocorrência de violência doméstica. Uma equipe se deslocou ao local e presenciou um homem tentando sair do condomínio. No entanto, populares informaram que se tratava do suspeito e ele acabou sendo interceptado.

Os policiais entraram no condomínio e encontraram a vítima. De acordo com a Polícia Militar, a mulher relatou que foi agredida verbalmente e fisicamente. No entanto, ainda conforme o relato policial, não havia marcas de violência visíveis.

No entanto, as cenas de violência foram flagradas por moradores do local. Na filmagem, é possível ver a discussão entre o casal e os momentos de agressões, tanto físicas quanto verbais, com xingamentos. Após alguns instantes, alguns homens e até uma mulher conseguiram intervir e acalmar os ânimos.

No vídeo também é possível ver e ouvir, o homem negando as agressões e afirmando que ele teria sido agredido. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito tinha lesões na cabeça e na boca, alegando que havia sido mordido.

Outro detalhe pontuado pela Polícia Militar é que a vítima relatou que convivia com o suspeito há apenas quatro meses e que estaria grávida há dois meses. Após ser encaminhado à delegacia, o homem foi autuado na Lei Maria da Penha.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Pense numa cambada de homens frouxos? Não apareceu um pra peitar esse “valentão” que só é macho pra bater em mulher, nesse episódio, faltou um macho alfa pra aplicar alguns corretivos nesse covarde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pai e filho em moto são perseguidos e atingidos por motorista em caminhonete que os confundiu com assaltantes; jovem morre

Fotos: Cedidas

Um jovem de 23 anos morreu após ter a moto em que estava com o pai atingida por uma caminhonete na Avenida Lima e Silva, no bairro Lagoa Nova, em Natal. O pai da vítima disse que o motorista do veículo teria confundido os dois com assaltantes e chegou a revistá-los após a colisão.

A vítima foi João Victor da Silva de Morais, que chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A batida aconteceu na madrugada de sexta-feira (7), entre 0h e 1h.

João Victor traballhava em uma empresa de telemarketing em Emaús, em Parnamirim, e voltava para casa após ter deixado o serviço por volta das 23h30. O pai dele, que preferiu não se identificar, relatou que todos os dias buscava o filho no trabalho nesse horário.

“Quando eu cheguei ali na Lima e Silva, eu fui surpreendido por um carro que saiu em alta velocidade de uma rua e veio na minha direção para me pegar. Eu só fiz olhar, não estava entendendo o que ele estava querendo”, relatou.

“Eu pensei até que ele estava embriagado ou alguma coisa. Tentei desviar, puxei a moto para um lado, tentei puxar para o outro. Quando eu puxei para o outro, ele acelerou e deu a pancada em mim”, completou.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que agentes de mobilidade estiveram no local, registraram o boletim de ocorrência e realizaram o teste de alcoolemia, que apresentou resultado negativo.

A STTU informou ainda que o motorista foi conduzido à Delegacia de Plantão para a abertura do processo investigativo, que ficou sob a responsabilidade da Delegacia de Acidentes de Veículos. A Polícia Civil não se pronunciou.

João Victor sofreu múltiplas fraturas, chegou a ser internado, mas morreu no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel na sexta-feira (7).

O pai de João Victor contou que o homem que dirigia a caminhonete teria dito que o estabelecimento dele teria sido alvo de um assalto, e que os bandidos estariam em uma moto de cor vermelha – a mesma cor da moto em que pai e filho e estavam.

“Eu gritei para ele que não tinha sido eu, que tinha vindo do trabalho do meu filho, que tinha ido buscar ele. Ele ainda não entendeu, ficou bravo, veio para cima de mim ainda, queria me bater. Foi na hora ainda que eu pedi socorro. Foi na hora que as pessoas chegaram e foi amenizando”, relatou.

“Depois de tudo ele ainda veio me revistar como se eu fosse bandido ainda, atrás de revólver. Aí não achou. Na hora ele sentiu que não foi [a gente]”.

O pai contou que o motorista ainda tentou sair do local, mas foi alertado por populares para permanecer.

“Você até entende a situação dele, que saiu atrás dos bandidos. Mas, mesmo sendo bandido, ele não pode chegar assim e meter o carro por cima de alguém sem nem saber. Não sabia qual era a moto que os bandido estavam, não sabia de que jeito os bandido estavam, o que vestiam”, falou.

g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *