Nesta quinta, 27 de março, é o Dia Internacional do Graffiti, para comemorar a data em Natal, será realizada na galeria Newton Navarro, localizada na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), a 2ª edição do Graffiti Expo Natal. A edição 2014 reunirá 20 artistas, expondo trabalhos de criações livres utilizando sprays, tintas, estêncil, areografia entre outros característicos da arte urbana em quadros, telas, maderites, camisetas, objetos, fotos, intervenções etc.
A exposição ficará aberta ao público no período de 27 de março a 11 de abril, das 09h ás 16h.
O Artista plástico potiguar Marcelus Bob, um dos percussores do graffiti em Natal, será o homenageado da exposição.
Na edição 2014 do Graffiti Expo Natal, o artista plástico Carlos Sérgio Borges é o convidado especial. Ele tem no graffiti referencias para muitos dos seus trabalhos.
A noite de abertura contara com apresentação de vídeos, DJ Stone, dança de rua com B.Boys e B.Girls, e pocket-shows com os grupos de hip-hop: Caboclas Mc´s, Cacará na Viagem, Chico Bomba &Zébaga.
O 2º Graffiti Expo Natal é realizado em parceria com o departamento de Artes da Fundação Capitania das Artes e Prefeitura do Natal.
Dia Internacional do Graffitil
O Dia do Graffiti é celebrado em 27 de março, uma homenagem ao artista Alex Vallauri, que morreu no dia 27 de março de 1987, vítima do HIV. A 2ª edição do Graffiti expo Natal será em homenagem a Marcelus Bob.
POESIA – O graffiti chegou em São Paulo na década de 1970 com poesias escritas em muros. Depois criou-se o stencil art, técnica utilizada em aplicar desenhos em moldes. Logo essa arte ganhou adeptos e em 1980 grafiteiros foram chamados para fazer intervenções na cidade e expor seus trabalhos. Na década de 1990 com movimento Hip Hop a arte amplia sua presença nas periferias.
Artista Homenageado da edição 2014: Marcelino William de Farias, o Marcelus Bob, é natalense, nascido no Passo da Pátria, em 3/03/1958, e criado no morro de Mãe Luiza. Foi membro do atelier da ETFRN, atualmente IFRN, e aluno de Thomé Filgueira. Marcelus Bob é um artista autodidata e sua principal marca é a criação dos humanoides, é um dos percussores do graffiti no Rio Grande do Norte.
Alex Vallauri, que nasceu na Itália, mas morou no Brasil por muitos anos, é um precursor da arte urbana e foi um dos primeiros a ter o trabalho reconhecido: Ganhou, em 1981, o prêmio Arte Comunicação da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo conjunto de sua obra. O casal Lígia e Lúcio, que trabalha sob a alcunha de Coletivo Alto*Contraste de SP, acredita que a homenagem é mais do que merecida. ‘’Ele teve o impulso de tomar as ruas e isso ganhou muitos rótulos depois. Mas o cara foi, sem dúvida, um pioneiro. Quando Vallauri começou a espalhar seus trabalhos nas ruas, a coisa não era bem vista, a ditadura ainda caminhava com força, mas o impulso de fazer foi mais forte. E ele ainda levou muita gente com ele, mostrou o caminho.’’
2º Graffiti Expo Natal
Exposição com criação livre com sprays, tintas, estêncil, areografia entre outros característicos da arte urbana em quadros, telas, maderites, camisetas, objetos, fotos, vídeos e intervenções.
Artistas Participantes
1- Bia Rocha
2- Binho
3- Bones Mega Risco
4- Bruno Haddes
5- Bruno Otávio
6- Coletivo Aboio : Clarissa Torres e Viviane Fujinara
7- Daniel Nec
8- Gustavo Rocha
9- Gustavo Guedes ( vídeos )
10- Hugh Ras
11- Felix ERS
12- Mário Luciano
13- Miguel Carcará
14- Paulo Marinho
15- Pardal
16- Pedro Ivo
17- POK
18- Rasta Gustavo
19- Raom HaiHai
20- Tampa
Artista convidado: Carlos Sérgio Borges
Artista Homenageado: Marcelus Bob
PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA
QUINTA 27 DE MARÇO DE 2014
19h: Abertura da Exposição na Galeria Newton Navarro
Homenagem: Marcelus Bob
Fala do Artista convidado: Carlos Sérgio Borges
Entrega de certificados aos participantes
Apresentação de Vídeos por Gustavo Guedes
Apresentação de Dança de Rua com B.Boys e B.Girls
Pocket- shows com os grupos:
Cabocas MC´s,
Chico Bomba & ZéBaga,
Carcará na Viagem
Comente aqui