Jornalismo

FOTO: Carro é arrombado e cliente é assaltada dentro do estacionamento do Midway Mall

Uma onda de assaltos aconteceu agora à noite no Midway Mall. No intervalo de uma hora houve dois crimes.

O primeiro ocorreu por volta das 18h: uma cliente foi abordada no G1 (estacionamento) por um homem se passando por fugitivo da penitenciária de Alcaçuz com uma arma dentro da roupa e conduzida por todo o shopping até o ponto de táxi na Bernardo Vieira, onde teve a bolsa roubada. O bandido fugiu em um táxi.

A vítima contou ao Blog os momentos de terror vividos por ela: “Ele me mandou ficar do lado dele e sair andando normal pelo meio do shopping. Entramos pela Riachuelo, passamos pelos corredores todos até chegar ao ponto de táxi na Bernardo Vieira. Eu nunca imaginei passar por isso na vida”.

Poucos minutos depois, esse carro da foto foi arrombado.

Midway Carro

Opinião dos leitores

  1. O midway é um centro comercial muito importante, e sua localização foi pensada para justamente servir para pessoas de todas as classes. Isso é óbvio. O fato do estacionamento ser gratuito já dá esse privilégio de muita gente poder ter acesso aos bens e serviços no shopping, concordam?
    Porém nem tudo são flores mesmo, o midaway mall, apesar da capacidade, é um estabelecimento de superlotação, e toda a superlotação oferece riscos. É bom ter um shopping acessível a população, e ao que parece, o responsáveis não distinguem os frequentadores, dois único momentos ruins que eu vi foi de seguranças escoltando a retirada de jovens adolescentes que iniciaram uma briga na praça de alimentação, e no outro momento, o que foi triste, retiraram uma criança (provavelmente carente) que chegou a perguntar onde ficava o lixo da praça de alimentação, e vi ele procurando tirar coisas do lixo dentro do próprio shopping, mas ele não teve sucesso e foi retirado também do shopping.
    Elogios ao funcionamento do shopping, vamos aos contras, não estou aqui me posicionando a favor do senhor Francisco José Lima, mas entendo as reclamações dele, o único defeito é que foi por demais grosseiro. Isso é coisa que qualquer cidadão pode constatar, mas eu exercendo meu ofício de aspirante a socióloga, vejo que o problema é agravado por cidadãos que muitas vezes incompreendem a noção de respeito aos espaços.
    Está no midway é basicamente competir por espaços, mas infelizmente não há muito como fazer um controle de usuários, ou vocês não vão dizer que nunca se sentiram incomodados em ter que procurar um lugar para sentar e comer e não ter muita opção pois algumas mesas são ocupadas por indivíduos que estão lá sem consumir?!
    Em alguns pontos também é difícil se fazer o trânsito de pessoas, isso porque espaços chamados de corredor, que segundo a descrição do dicionário significa um espaço de passagem, são ocupados pro grupos específicos que não conhecem a funcionalidade dos espaços.
    O shopping é conhecido nos grandes centros como uma opção de lazer, e o midway é uma opção de lazer relativamente barata, o que atrai muita gente, porém isso é feito de modo desmedido, e muitos desconhecem que tal lazer é direcionado ao consumo. Infelizmente nossa cidade não tem praças apropriadas e seguras para a reunião de grupos, que vem no midway a forma de se reunirem. Isso prejudica o trânsito de pessoas e também o desconforto de consumidores, mas quando há lotação há o descontrole pelo grande fluxo. E como eu disse anteriormente, lotação é sempre sinal de risco.

  2. Esse carro foi arrombado a tarde,foram três carros arrombados na mesma hora.Entramos pela Romualdo Galvão e estacionamos no G3, por volta das 13:00 horas. Almoçamos e meu esposo voltou por volta das 14 :30 para pegar um objeto que havíamos esquecido no carro. Foi então que ele se deparou com o carro arrombado. Instantes depois chegou outro cliente, do terceiro carro , e viu o vidro do seu carro quebrado. Meia hora depois, quando ele estava no setor de segurança, apareceu outro cliente. Totalizando três carros.

  3. O shoping não oferece nenhuma condição de segurança, ,dá para se fazer um mega assalto. Sugiro que depois que estacionar, a pessoa faça algumas fotos do seu carro, para em caso de arrombamento, comprovar junto ao shoping o estado anterior do veículo. Também, fotografe o tíquete para registrar a o horário de entrada.

  4. Infelizmente as pessoas não percebem, que em lugares bem mais protegidos, já foram vitimas de assalto. Até o carro forte das transportadoras de valores também já foram, e o pior as delegacias no interior do estada fecham as portas as 18h, com medo de serem assaltadas….por ai se percebe a situação que esta a segurança pública. E não será por demostração de força e sim de inteligencia e compromisso os fatores para a melhora desta fragilidade..

  5. MINHA FILHA, NÃO SE PRECISA COBRA O SHOPPING TEM OBRIGAÇÃO DE PRESEVAR OS CLIENTES, PQ SEM CLIENTES O SHOPPING NÃO EXISTE. COBRAR VC DEVE TER MUITO DINHEIRO, SÓ PODE PRA MANDA COBRAR QDO SE É UMA OBRIGAÇÃO.

  6. Já fui assaltada também no MIDWA. O estacionamento não tem câmeras (segundo os vigilantes), poucos vigilantes fazendo ronda, e ainda tiveram a cara de pau de alegar na justiça que não tinha provas e que meu carro ja havia entrado arrombado (oi?!). Como entraria com a porta quebrada e com um vinco de pé de cabra ou algo do tipo e não perceberia? Francamente!
    Segurança zero!

  7. Amigos, foi só pra polemizar !!!! Mal vou lá, quendo vou, tirando o 3º andar, o resto no sábado e domingo é uma nojera só mas, cobrando, pra entrar para entrar no Midway , tenho certaza ABSOLUTA que o "Norte Shopping" iria bombar !!!! Seria uma seleção natural !!!!

    1. O pior é que o pensamento desse Francisco José Lima é típico de todo burguês natalense. O Shopping inteiro já é dividido em forma de castas, separando os andares de lojas de acordo com a classe social de cada um, pra os ricos não se misturarem com os pobres e parece que ninguém percebe isso.

  8. Estou morando faz 2 anos aqui em Natal/RN, o que vejo na garagem sempre que vou a esse Shopping é que os "seguranças", estão sempre parados e/ou encostados nas colunas, ou então uma "motoquinha" passando de um lado para outro buzinando.

  9. Varias vezes fui a esse shopping, e via um vigilante na area das motos que conheço ele da redinha e ele quebrava toda a casa da mãe para assaltar a casa e vender as coisas para comprar pedra, gente isso é fato, nunca mais botei minha moto lá, e outra vez fiquei com a moto fora da area dos motociclistas, e de longe fiquei vigiando, e quando vi dei um grito um vigilante ia pegando meu capacete, e o interessante que foi logo no caro o baratinho ele nem ia levar…ele ficou todo sem graça, quando eu mesma disse quer roubar meu capacete, nossa ele faltou me engolir, mais se ele tocasse a mão em mim, ele tava morto com certeza, por isso não acredito nem em vigilante, isso porque tbm sou mais não exerço essa profissão….sem mais eles fazem é um arrumadinho…ahhhh brasil…

    1. acho que pelo fato do ''segurança'' quebrar, assaltar, fumar pedra… não seja justo vc Marcia Mendes e alguns que vejo nesse blog condenar ou denegrir a imagens de todos os VIGILANTES do shopping. Ali trabalham muitos pais de familia, que fazem seu trabalho justo, e que por erros dos outros estão pagando por isso. Quanto ao fato do vigilante ter pegado seu capacete…. sempre que tem objetivos que não estejam presos por correntes ou cadeados a motocicleta, deve ser enviado para o achados e perdidos por irresponsabilidade SUA. e quanto aos VIGILANTES parados , qual de vcs que conseguem passar 12h diarias fazendo ronda???? quantos carros e motos ja foram evitados de serem roubados e furtados por causa desses VIGILANTES??? aos que criticam VOCÊS são um bando de desocupados….

  10. AQUELES SEGURANÇAS DO ESTACIONAMENTO NÃO SERVE PRA NADA É? TOMARA QUE O SHOPPING INDENIZE TODOS OS PROPRIETÁRIOS COM TODAS AS PERDAS AO ELES ENTREM COM UMA AÇÃO BEM LEGAL!

  11. Acho um absurdo um Shopping nessa magnitude não cobrar estacionamento e permitir o transito nas dependências de todo tipo de gente. Acho que deveriam cobrar pelo menos 10 reais no estacionamento e 5 reais para quem entra pelas portas e passarelas inibiria e muito os "sem futuro" que vão mal intencionados, logo logo qualificava os frequentadores. Nos sábados e domingos tem motos até no posto de gasolina ao lado, uma verdadeira "feira" em todos os aspectos, nestes dias vemos gente de todo tipo nos corredores, sem consumir absolutamente nada, famílias inteiras com 8, 10 pessoas "emporcalhando" os banheiros , levando biscoitos de casa para a diversão lá !!! Já tem tempo de sobra corrigirem isso !!!

    1. Franscisco… que comentário burro esse seu. Realmente acredito que sua única diversão seja ir ao midway… não por ser pobre em dinheiro, mas pobre de espirito! infeliz!

    2. A julgar pela posição desse Sr Francisco, que sofre da "Síndrome de Caco Antibes" – que tem horror a pobre! – se dependesse dele os shopping centers deveriam criar uma redoma para que ele, livre da pobreza, se refestelasse. Esse cidadão, que não sei quem é, deveria ser preso por discriminação! Só faltou ele dizer que tem muito "preto" circulando e que esse fato aumenta a estatística de roubo! Você, sim, é POBRE! Você sofre do pior tipo de pobreza – a de espírito! Fique em casa! Suma da sociedade, que é inclusiva! Dane-se!

    3. Deixe a turma se divertir, Mestre! As famílias de 8, 10 pessoas não são as que assaltam. O shopping tem estrutura suficiente para manter os serviços. Segurança é um ponto que não tem NADA a ver com o que você tá expondo!

    4. e com vocês, Sr. Francisco José Lima, emitindo uma declaração direto de 1870. depois perguntam porque natal é tão atrasada.. olha as preciosidades que saem dos 'cérebros pensantes'… piada viu?

    5. querer Elitizar o shopping cobrando esse absurdo de estacionamento não adianta de nada amigo, isso não tem nada haver com cobrar tem haver com reforçar a segurança, pois mal tem vigilantes naquela área e se quiser roubar qqer bandido paga 5 p poder roubar 100 200 ou som que vale muito mais, então vamos deixar de viajar pq isso de cobrar não tem nada haver.

    6. Você só pode ser burguês pra fazer um comentário idiota como esse! E pelo visto não tem o mínimo de informação, não percebe que isso é um problema de segurança pública? No mínimo é parente de algum político pra não estar enxergando isso… Essa corja de ladrões que roubam o dinheiro público e não conferem o mínimo para a população que é saúde e segurança, aí você vir dizer que cobrar 10,00 pelo estacionamento e 5,00 pra quem está entrando pelas portas vai resolver o problema?! Em que mundo você vive? Rssss…
      E o estacionamento é cheio de seguranças e que pelo visto não dão conta… O Midway deve cobrar um condomínio alto dos logistas e deveria ao menos oferecer um serviço eficaz, já que o governo não dá jeito!

    7. Não vejo a necessidade de pagar o estacionamento se mesmo pagando não se tiver segurança. E alem disso não ocorre só em Natal. Acho que se lembram do Shopping Ipirapuera e Morumbi em SP.. Q o Estacionamento é no mínimo 15,00 por 1h depois é cobrado 10,00/h; E mesmo assim não se tem segurança lá. Já fui assaltada lá no Ibirapuera pagando um estacionamento no valor de 50,00 em 2h que eu estava por lá. Então não e questão de pagar ou não estacionamento!!! rsrsrsrs

    8. Caro amigo Francisco,
      O shopping tem que se livrar é de pessoas preconceituosas e fracas de espírito como você, pessoas que tem famílias com 3, 5, 10 membros não são todas arruaceiras, o poder aquisitivo de cada um não demonstra seu caráter, existem pessoas de classe de menor porte que tem muito mais a oferecer em honestidade, integridade e compaixão do que o senhor mesmo, que pelo seu posicionamento aqui aqui no blog me parece ser de uma classe mais privilegiada porém dono de uma mente tão medíocre!

    9. Francisco, vc e doente em vez de pagar estacionamento, pq o senhor doente não compra um shopping só para vc…doido…

    10. Não sei quem é mais idiota, o ladrão ou esse Francisco José Lima que fez esse comentário!!!

    11. Já vi muita gente PREPOTENTE nesse mundo de meu Deus, mas esse Tal de Francisco superou tudo já visto até hoje. Se ele se acha superior a outras pessoas, que faça um shopping exclusivo para ele e sua família.
      D O E N T E

    12. e desde quando voce tem que "consumir" pra estar em um shopping? isso nao cabe a voce e nem a ninguem fazer esse julgamento. Comentario infeliz!

    13. Francisco, você é mais pobre do que os assaltantes que cometeram os ilícitos. POBRE DE ESPÍRITO, pobre de conhecimento, pobre de senso do ridículo. O seu comentário é completamente burro e preconceituoso. Vá estudar, assistir jornais, e entender o que se passa em seu país. Crimes são cometidos independente de condição financeira, dinheiro no bolso não quer dizer caráter. Além do que, cobrando esse valor altíssimo de estacionamento estaria inviabilizando muitas pessoas de bem em frequentar o ambiente, sendo, portanto, o consumidor o maior prejudicado. O shoping, tem a OBRIGAÇÃO, de manter a segurança, independente de ter estacionamento pago ou não, é um ambiente privado. Vá ler o código do consumidor.

    14. Puro preconceito este seu comentário francisco lemos, pois Pobre também e gente e todos tem o direito de frequentar um shopping, independente da classe social.

    15. É sério esse seu comentário, colega? Não achei que fosse possível uma pessoa pensar tão pequeno e de forma tão ridiculamente preconceituosa!! Você só pode viver em uma bolha e não ter a mínima noção e consciência de como é a "vida lá fora" para poder conseguir "abir a boca" e expelir tanta asneira de uma só vez!! Em algumas linhas você conseguiu expôr toda a sua incapacidade mental e pequenez de ideia ao propor soluções deste nível para um problema que, tenho certeza, você não faz a mínima ideia do que se trata. Espero profundamente que possa rever os seus conceitos enquanto ser humano e tentar conseguir enxergar algo além do seu próprio umbigo. Simplesmente lamentável e infeliz a sua estrutura moral. Tenho pena de você!

    16. Absurdo eh pagar 10,00 por um estacionamento de as vezes meia ou 1 hr!!! o midway sempre foi um shopping desde o inicio com o intuito de ser para todas as clases ta ainda mais que ele fica no meio do percurso entre norte e sul, situado praticamente na r4egiao central de natal hj. entao…. nada mais… o q deve ser feito eh instalar cameras de seguranças e cobrar realmente uma segurança no shopping uma lojas dentro do midway jah foram assaltadas e com jah comentaram o condominio eh carissimo mesmo os proprios logistas tem que cobrar segurança. e caso cobrado o estacionamento, que quem tenha consimido ou utilizado algum dos servicos do shopping fique isento, logico que o valor minimo tem que ser considerado de uns 30 a 50 reais pq as vezes soh um lanche um passeio jah da isso. principoalmente de qm vai la pelo cinema. se nao concordar… Vai no Natal shopping mesmo lá hj em dia eh o shopping "chic" de natal

    17. Já li diversos comentários idiotas mas esse superou as expectativas. Se informe melhor antes de dizer besteira Francisco.

    18. Francisco josé , já basta eses protestos ,agora ter estaacionamento pago tbm. VC acha q um bandido num iria pagar tbm ñ ??

    19. sr. chiquinho zezinho seu comentário e´ lamentavel ..saia da frente do seu pc se estiver com a mente vazia , para não teclar imbecilidades como essas em seus comentários…

    20. Doloroso ler um ABURDO como este Francisco que vc teve a infelicidade de postar…. Vc deve ter parentesco ou é simpatizante de Hitler ou se achar a nata da sociedade, não é por ser pobre que significa que é marginal, nem aumentando estacionamento ou cobrando taxa de entrada, uma coisa te digo a única diferença entre uma pessoa e outra na sociedade é apenas uma…. A função que cada um exerce.
      Sinto VERGONHA POR VC!!!!!!!!

    21. Que intolerância heim camarada. Você só pode ser ARISTOCRATA. Vá para o Natal Shopping então se estás tão incomodado.

    22. Que comentário ridículo! Em que mundo vc vive Francisco? Huauhau Nunca li tanta besteira, babaca!

    23. Amigo, pra vc que não sabe o preço está embutido em outros serviços. Aqui, a responsabilidade é objetiva, portanto, independe se cobra 1,2, 10 reais ou nada pelo estacionamento! E ladrão não paga estacionamento, entra andando, não evitaria em nada!

    24. Meu Deus! Que infeliz o comentário de Francisco José Lima. Acho que este moço levou alguma proposta para que o Midway terceirizasse o estacionamento e ele deve ser o dono da empresa, só pode! Não sei se foi pior a notícia absurda do assalto ou o comentário desse sujeito.

    25. Então vá morar nos estaduzunidus papangu! isso acontece!! ele q foi burro de não botar pelicula no carro!

    26. Franciso José Lima, seu pensamento é burro! Deixa de ser burguês alienadinho! Nossa, cobrar dez reais de estacionamento é uma solução genial! Impedir a circulação de PESSOAS que emporcalham então, é coisa de prêmio Nobel! Você estudou, meu filho? Ou é só dinheiro mesmo que você tem? É pra rir e chorar ao mesmo tempo.

    27. Em nenhum lugar do mundo, por mais desenvolvido que seja, não é preciso pagar para entrar num centro comercial….Se alguém quiser levar biscoitos na bolsa qual o problema? Será que no natal shopping nunca houve assaltos, já que lá se paga estacionamento?
      O midway já lucra muito, precisa mais é investir…..Que comentário ridículo o desse Franscisco!

    28. só quer ser rico e elitizado kkkkkkkkkkkkk isso é pobre pobre de marre kkk ( o que não é demérito pra ninguém) se cobrassem isso, como vc faria para dar seus passeios no shopping?. sabe tanto da rotina dos biscoitinhos de casa dentro da bolsa porque faz isso direto. deixe de besteira , se assuma. Pobre ou rico vai tudo pro mesmo buraco.

    29. Esse Francisco José Lima só pode ser mesmo um "cabeça pensante" de uma elite idiota natalense. Deve ter um cérebro composto de muito esterco pra falar tanta besteira. Sinceramente só pode estar querendo aparecer. Vá se instruir pra fazer comentários com um mínimo de bom senso.

  12. Acredito que, asseessorada por um bom Advogado, esta jovem poderá refazer-se do prejuizo real e ainda faturar uma baba por Risco de Vida, Perdas e Danos, Constrangimento Ilegal, e todos os artigos do Código Penal que couberem para sua acusação. O Midway, e todos os Shoppings e estabelecimentos que tenham garagem privativa têm obrigação, não é favor, de defender todos e cada um dos seus usuários. Aquela milícia que circula pelas dependências dele é uma figura meramente decorativa. Chega de Impunidade.

  13. Ja passei por isso , meu carro foi arrombado no g3 e ate hoje rola o processo contra esse midway , depois que aconteceu comigo conheci pelo menos unas dez pessoas que foram roubadas lá , outra um shopping tão rico e nao tem câmeras nos estacionamentos , absurdo isso

  14. Apenas uma correção: essa foto foi tirada por mim na hora do almoço, o carro é de um amigo e foi arrombado junto com mais 3 carros (todos um ao lado do outro) NA HORA DO ALMOÇO no Midway.

  15. Tive amigo assaltado dentro da Riachuelo em um sábado. Esse shopping não tem o mínimo de segurança..

  16. O Shopping Midway não tem segurança, tem vigilantes que fingem estar olhando os acessos mas nada, nada de dar segurança a quem ali vai. É bom lembrar que o condomínio pago pelos logistas é uma fortuna.

  17. A insegurança em Natal está cada dia pior. Até ao shopping os cidadãos não podem ir com tranquilidade. Ontem mesmo, minha mulher me chamava a atenção para a moda de assaltos a shoppings chegar a nossa cidade. Pelo visto, já chegou.

  18. estes acontecimentos são casos insolados,a onde vç pode ver SEGURANÇA NESTE BRASIL?.
    o que deve estar acontecendo não é falha humana não,se é que vçs entende o que é segurança … detalhe eu não faço parti da empresa, más tiro meu chapéu pra ela ok.

  19. Esse shopping tem uma segurança muito ruim. Conheço pelo menos 2 pessoas que tiveram o carro arrombado no seu estacionamento. Semana passada, aqui mesmo neste blogue, foi relatado um caso de assalto em suas dependências. Daí, fica a questão: é seguro fazer comprar em espaços fechados, como este?

    1. Nem é seguro em lugares fechados e nem em lugares abertos! Só rezando, agora!

  20. Ja eh hora do Midway tomar atitudes, pois este nao foi o primeiro caso e nem sera o ultimo.

    1. Ridículo o comentário deste Francisco José Lima! em que mundo ele vive, certamente é um burguês idiota que enricou a custas do trabalho de muita gente honesta. Concordo que o problema seja a falta de segurança e não o fato de o shopping ser frequentado por pessoas de uma classe menos favorecida. Sou professor universitário, mestre, motoqueiro que sempre frequento o Midway. Acredito que pagar estacionamento não seja a solução, já pagamos muitos impostos, sobretudo às lojas que exageram nos preços dos produtos, talvez por terem que pagar altos tributos ao shopping. Deve ser da classe burguesa, então construa um shopping só pra você, se isole em um condomínio fechado de luxo, em um bairro de luxo, ou melhor, se não quer ter contato com a pobreza fuja para um país rico e desenvolvido. Quem sabe não resolveria seu problema. Mas pobreza de espírito não tem cura!

    2. amigos existe uma lei federal que resolve isso…mais ninguém quer seguir…..simples…consumiu..apresenta as notas fiscais e o estacionamento é liberado…e antes que alguém diga…"mais aí vai ter gente pegando notas fiscais de outras pessoas"
      tem como saber se o dinheiro foi surrupiado ou roubado??? não!!! dinheiro é dinheiro e nota é nota….não interessa…consumiu…não paga!!!!
      Acredito que o midway vai continuar como estar….pois se tudo que acontece uma vez…muda as coisas….então deveriamos ter a metade dos sinais que se tem nessa cidade……natal tem sinal demais…mais até que capitais maiores….porém ninguem parou pra ver que os donos são politicos….e carrro gasta mais de primeira e segunda…..então se acontece sempre e não mudam…então uma vez de algo….tem que mudar????
      serve a lição para a segurança ser mais eficiente e ser armada!!! onde tem arma…bandido se acoita!

    3. o midway mall tem a obrigação de dar seguranças para os clientes pois ja consumimos muito ,é nada a ver ter que pagar estacionamento.

    4. Não Acredito que se pagando estacionamento resolva algo, pelo contrario afasta os clientes, o problema é a segurança.

    5. infelismente todos nós estamos na mira dos bandidos, e no shoping é aberto a o público tem toda qualidade de pessoas independente de classe social vai o rico ao pobre e todos se diverti como pode. e por traz de um rosto bonito e estiloso não sabemos o que se esconde .

    6. Temos que fazer uma manifestação urgente contra o comentário de Francisco José de Lima. Todos estão convocados !! Manifestação Já !!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Carlos Bolsonaro anuncia pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina

Foto: Reprodução 

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) anunciou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (27), sua pré-candidatura para o Senado Federal pelo estado de Santa Catarina nas eleições de 2026.

“Há um plano cristalino e diário para desconstruir Jair Bolsonaro. Os pré-candidatos ao Senado em Santa Catarina de Jair Bolsonaro são Carol De Toni e Carlos Bolsonaro”, escreveu o vereador.

Na publicação, Carlos respondia a uma reportagem que indicava que a deputada federal Caroline De Toni (PL-SC) concorreria ao cargo de senadora por outro partido.

Procurada pela CNN Brasil, a parlamentar confirmou sua pré-candidatura para o Senado por SC, e disse que pretende permanecer no PL (Partido Liberal). No entanto, caso não haja uma vaga na chapa eleitoral do grupo, a deputada analisará propostas de outros partidos.

De Toni ainda publicou em suas redes sociais que está “100% fechada” com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada em setembro, o vereador Carlos Bolsonaro conta com 45% das intenções de voto para ocupar uma cadeira no Senado por SC, contra 33% da deputada.

Carlos é cotado pelo pai, Jair Bolsonaro, para ocupar a vaga pelo estado. Para isso, é preciso que haja uma mudança de domicílio eleitoral.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Filhos são presos suspeitos de maus-tratos contra a própria mãe idosa em Natal

Policiais civis da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência (DEPID) de Natal prenderam em flagrante um homem, de 58 anos, e uma mulher, de 43 anos, suspeitos de praticarem o crime de maus-tratos contra a própria mãe, uma idosa de 80 anos, crime ocorrido na Grande Natal.

A equipe da DEPID verificava uma denúncia anônima no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal, quando constatou que a idosa vivia em condições absolutamente insalubres, situação que vinha sendo negligenciada pelos filhos.

A prisão foi realizada no âmbito da Operação Virtude, que tem como objetivo combater crimes praticados contra pessoas idosas e com deficiência.

Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Comissão segue investigações e aguarda defesa final de Brisa

Foto: Francisco de Assis

A vereadora Anne Largatixa (Solidaridedade) seguirá acompanhando os trabalhos da Comissão que analisa pedido de cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT) por suposto uso indevido de recursos de emenda parlamentar em evento político-partidário.

Por intermédio de sua assessoria, a vereadora Anne Largatixa informou, inclusive, que irá responder nesta terça-feira (28), a um eventual pedido da vereadora Brisa Bracchi sobre oitivas de outras testemunhas.

Mas a mesa da CMN informou pela assessoria, que a vereadora Anne Largatixa deverá solicitar afastamento do mandato sem a convocação do suplente, pois o período será inferior a 120 dias (que é o tempo mínimo de ausência do edil para a convocação do seu substituto).

Já a assessoria da vereadora investigada confirmou que a Comissão se reúne apenas para deliberar sobre o pedido de diligência feito pela defesa, que solicita a intimação de dirigentes do PSTU para se manifestar sobre o endereço do partido.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Megaoperação no RJ mira Comando Vermelho; 4 suspeitos mortos

Foto: Reprodução/TV Globo

Cerca de 2.500 agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro realizam, nesta terça-feira (28), uma grande operação contra o Comando Vermelho (CV), com o objetivo de prender cerca de 100 traficantes. Até o momento, quatro suspeitos morreram em confronto — dois da Bahia, um do Espírito Santo e outro de origem não informada.

A ação, parte da Operação Contenção, foca nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte, onde líderes da facção se refugiam. Traficantes reagiram com barricadas em chamas, tiros e lançamento de bombas por drones, gerando colunas de fumaça visíveis de diferentes pontos da cidade. Até agora, nove homens foram presos, quatro deles baleados e internados no Hospital Estadual Getúlio Vargas, que também recebeu um homem em situação de rua atingido por bala perdida. A polícia apreendeu dois fuzis, uma pistola e nove motos.

A operação provocou impactos em serviços públicos: 26 escolas do Complexo do Alemão e 17 da Penha permaneceram fechadas, enquanto cinco unidades de saúde suspenderam atendimentos. Linhas de ônibus tiveram itinerários desviados por questões de segurança.

Além da Polícia Militar e da Polícia Civil, participam promotores do Ministério Público, com apoio de helicópteros, blindados, veículos de demolição e ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate. Pelo menos 30 dos alvos da operação são do Pará, após um ano de investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Navio de guerra da Marinha hospedará ministros na COP30 após Lula desistir

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior embarcação da Marinha da América Latina, será usado para abrigar ministros e assessores do governo durante a COP30 em Belém, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistir de se hospedar no navio. A decisão foi tomada porque a embarcação não atendia às especificações necessárias para receber o chefe do Executivo.

A informação é da coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. Com 208 metros de comprimento e cerca de 20 mil toneladas, o “Atlântico” foi adquirido pelo Brasil do Reino Unido em 2018. A Casa Civil informou que contratará outra embarcação, adequada para garantir segurança, conforto e cumprimento da legislação, para hospedar Lula durante a conferência do clima da ONU.

O presidente desembarcará em Belém no sábado (1º/11), cinco dias antes do início oficial da COP30, para cumprir agendas locais, incluindo a inauguração de novos espaços no aeroporto e presença no show da banda britânica Coldplay no estádio Mangueirão.

Após o fim de semana, Lula deve retornar a Brasília e voltar a Belém na terça-feira (4/11) para participar da cúpula de chefes de Estado nos dias 6 e 7 de novembro, principais datas da COP30.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Ronaldo aponta principais rivais do Brasil na Copa de 2026

Foto: Reprodução/Instagram

Ronaldo Nazário, ex-atacante da Seleção Brasileira, indicou França, Argentina e Espanha como os maiores concorrentes ao título da Copa do Mundo de 2026, apesar de reconhecer o potencial do Brasil. Em entrevista à Betfair, o “Fenômeno” destacou o poderio da França, o peso da atual campeã Argentina e as promessas jovens da Espanha como fatores que podem complicar o caminho da seleção brasileira.

“A França tem um elenco muito poderoso, com vários craques e Dembélé, atual melhor jogador do mundo. A Argentina, atual campeã, segue como pedra no sapato, com Messi e jogadores de alto nível na Europa. A Espanha vem um pouco atrás, mas também tem grandes talentos como Lamine Yamal e Pedri”, explicou Ronaldo.

Sobre o Brasil, ele elogiou a qualidade técnica dos atletas e o trabalho de Carlo Ancelotti à frente da comissão técnica. O ex-camisa 9 destacou a presença de jogadores consolidados na Europa, o retorno possível de Neymar e o protagonismo esperado de Vini Júnior.

“Além de nomes como Alisson e Casemiro, acredito que jovens como João Pedro, Estêvão, Savinho e Endrick também podem contribuir muito. Torço muito por essa garotada”, afirmou Ronaldo, reforçando confiança no time brasileiro rumo ao Hexa.

Com informações da CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil desperdiça água suficiente para encher três bilhões de piscinas olímpicas por ano, aponta estudo

Foto: Canva

Um levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que o país perde, em média, 40,3% da água tratada antes que ela chegue às torneiras, o equivalente a 7,257 bilhões de metros cúbicos em 2023 — quase três bilhões de piscinas olímpicas cheias. O desperdício ocorre principalmente por vazamentos (60%) e, em menor parte, por furtos e erros de medição, e poderia suprir toda a demanda adicional projetada até 2050 sem aumentar a captação em mananciais já pressionados.

O estudo alerta que, diante do crescimento populacional e do aumento do consumo residencial previsto em 59,3% até 2050, será necessário reduzir drasticamente as perdas para evitar racionamento. O novo Marco do Saneamento prevê limitar essas perdas a 25% até 2033, o que representaria uma economia significativa de água tratada. Municípios como Campinas e Goiânia se destacam na gestão eficiente, conseguindo expandir a oferta sem sobrecarregar os rios.

Mudanças climáticas agravam ainda mais o problema: cada grau Celsius a mais na temperatura máxima eleva o consumo em 24,9%, e a previsão de aumento de até 1ºC na máxima até 2050 adiciona 2,1 bilhões de metros cúbicos à demanda anual. A tendência de secas e ondas de calor também reduz a disponibilidade hídrica, podendo restringir em média 3,4% o volume anual disponível para distribuição.

Com esse cenário, o risco de racionamento se torna real: a média nacional pode alcançar cerca de 12 dias sem água por ano, enquanto regiões com menor precipitação, como partes do Nordeste e Centro-Oeste, podem enfrentar mais de 30 dias de interrupção. Especialistas reforçam a urgência de uma gestão hídrica eficiente para mitigar os impactos da escassez e das mudanças climáticas.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maiores poluidores não entregam metas e relatório da ONU chega inconclusivo às vésperas da COP30

Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

O principal relatório da ONU sobre o clima, que deveria indicar o quanto o planeta está perto de atingir o limite de 1,5°C de aquecimento global, chegou inconclusivo às vésperas da COP30, marcada para começar em Belém. Isso ocorreu porque 134 dos 198 países membros da Convenção do Clima (UNFCCC) não entregaram suas metas de redução de emissões dentro do prazo, incluindo grandes poluidores como China, Índia e União Europeia.

Sem esses dados, o documento não pôde calcular para qual temperatura o mundo caminha, comprometendo a base científica das negociações. A análise considerou apenas as metas de 64 países — responsáveis por menos de um terço das emissões globais — e apontou que, mesmo nesse grupo, as reduções previstas até 2035 seriam de apenas 17%, muito abaixo dos 60% necessários para conter o aquecimento, segundo o IPCC.

O secretário-executivo da UNFCCC, Simon Stiell, afirmou que, apesar das lacunas, o mundo “virou a curva das emissões”, que começaram a cair pela primeira vez. Ele ressaltou, porém, que “acelerar o ritmo” das ações será essencial na COP30. Já o secretário-geral da ONU, António Guterres, foi mais pessimista e declarou que ultrapassar o limite de 1,5°C “é agora inevitável”.

A ausência dos maiores emissores deixou o relatório enfraquecido e gerou preocupação entre diplomatas, que temem um impacto negativo nas negociações de Belém. A ONU espera que mais países apresentem suas metas até o início da conferência, permitindo uma atualização do documento, embora admita que não há garantia de que isso acontecerá a tempo.

Com informações da Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Esquerdogata já havia sido condenada por desacato antes de nova prisão

Foto: Reprodução/Instagram

A influenciadora Aline Bardy Dutra, conhecida como Esquerdogata, voltou a se envolver em confusão com a Polícia Militar. Presa na madrugada de sábado (25) em Ribeirão Preto (SP) após desacatar agentes, ela já havia sido condenada em 2022 pelo mesmo crime, quando chamou policiais de “bostas” e pregou um adesivo do ex-presidente Lula em uma viatura.

A informação é da coluna do Tácio Lorran, do Metrópoles. Na ocasião anterior, segundo o Ministério Público, Aline e o advogado Fernando Ruas Guimarães chegaram a agredir os policiais com socos e unhadas após serem abordados em um bar. Em fevereiro deste ano, ambos foram condenados por desacato e desobediência, recebendo pena de 30 dias-multa. O processo segue em fase de recurso.

Agora, a militante, que soma mais de 800 mil seguidores e é filiada ao PT desde 2022, foi presa novamente por insultar e resistir à abordagem policial. De acordo com relatos da PM, Aline apresentava sinais de embriaguez e chegou a fazer comentários depreciativos sobre o salário e a forma de falar dos agentes.

Após passar a noite detida, a influenciadora foi liberada em audiência de custódia, mas deverá cumprir medidas cautelares, como evitar sair à noite e frequentar determinados locais. O advogado de defesa afirmou que ela está “abalada” com o episódio.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CV e PCC ampliam parceria com grupos colombianos para tráfico na Amazônia, aponta Abin

Foto: Tulio Kruse/Folhapress

Um relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) revela que o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) mantêm acordos com organizações criminosas da Colômbia para o transporte e a venda de drogas pela chamada “Amazônia Compartilhada” — região que abrange fronteiras do Brasil com países vizinhos. O documento, elaborado em parceria com a Direção Nacional de Inteligência da Colômbia, identifica a área como um dos principais corredores do narcotráfico mundial.

De acordo com o estudo, o tráfico de drogas na região se intensificou na última década com o aumento da produção de coca e maconha tipo skunk. As facções brasileiras utilizam o rio Solimões como rota principal para escoar cocaína, pasta base e maconha produzidas na Colômbia e no Peru. A partir de Manaus, as cargas seguem para o Pará, onde são distribuídas pelo país ou enviadas para a Europa e a África por meio do porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA) — ponto considerado estratégico por oferecer acesso direto ao Atlântico.

O relatório também aponta o uso crescente de aeronaves em pistas clandestinas e até de “narcossubmarinos” construídos artesanalmente no litoral do Pará e do Amapá. Esses meios alternativos têm sido usados para escapar da fiscalização, e alguns foram interceptados já em águas africanas e europeias. Na Tríplice Fronteira entre Tabatinga (Brasil), Leticia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru), as facções ainda operam esquemas de lavagem de dinheiro em comércios e cassinos.

A Abin destaca que o Comando Vermelho domina o tráfico no Amazonas, Pará, Acre e Rondônia, mas divide espaço com o PCC e traficantes independentes. A projeção da agência é que o uso das rotas fluviais entre Colômbia e Brasil continue crescendo, impulsionado pela expansão recorde dos cultivos de coca na América do Sul — que aumentaram mais de 120% entre 2020 e 2023, segundo dados da ONU.

Com informações da Folha de S.Paulo

Opinião dos leitores

  1. E porque a ABIN sabendo dessa parceria não aciona os órgãos competentes e impede a sua concretização?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *