Diversos

FOTO: Diretor do Banco Mundial visita obras em São Gonçalo

Na manhã da última sexta-feira (30 de novembro), o prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio realizou, juntamente com o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, uma série de visitas em diversos pontos turísticos da cidade.

A comitiva, também composta por representantes do Governo Estadual, liderada pelo secretário Vagner Araújo, além de vereadores, também visitou obras que estão sendo realizadas em parceria com o Banco Mundial, Governo do Estado e Prefeitura, como a reconstrução da RN 160 e construção da escola de ensino médio do bairro Jardins.

Na ocasião, o prefeito Paulinho ressaltou a importância da Estrada da Produção, um pleito firmado entre os órgãos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Marquise desaba e mata trabalhador na Zona Norte de Natal

Foto: Pedro Trindade

Um homem morreu após ser atingido por uma marquise que desabou sobre ele em Natal. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital potiguar.

O caso aconteceu por volta das 8h em uma casa na Rua Açude de Ouro Branco. A vítima morreu ainda no local, antes de receber socorro médico.

Segundo a polícia, duas pessoas trabalhavam há três dias na reforma da laje que cobria parte da calçada da residência.

Nesta sexta, quando a vítima chegou à obra, a estrutura caiu e atingiu a cabeça dela. A suspeita é de o homem teve um traumatismo craniano.

O outro trabalhador, que estava na frente do portão do imóvel, não foi atingido.

O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local, mas constatou o óbito. O corpo foi recolhido pela Polícia Científica para passar por exames necroscópicos e o caso será investigado pela Polícia Civil.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

LIGAÇÃO MUDA: Tática usa IA e capta sua voz para aplicar golpes

Foto: Reprodução

Golpe já acontecia no meio de cybersegurança, mas ganhou o “mundo dos crimes comuns” com a popularização da inteligência artificial, afirma especialista. Ao UOL, Hiago Kin Levi, presidente do Instituto Brasileiro de Resposta a Incidentes Cibernéticos afirmou que agora, criminosos com conhecimentos menos avançados de tecnologia já têm capacidade de fazer a simulação de voz.

Especialistas alertam que não é preciso muito tempo de interação para copiar quem está do outro lado da linha. “Hoje, com apenas alguns segundos de gravação de áudio, é possível gerar uma cópia convincente da voz de uma pessoa e utilizá-la em golpes de engenharia social”, afirmou Anderson Leite, Pesquisador de Segurança da Kaspersky.

Como se proteger?
Programar o aparelho para receber somente ligações de números conhecidos é uma das formas de evitar golpe. A funcionalidade está disponível em androids e em iPhones. Veja como bloquear ligações de desconhecidos aqui.

Aguardar a ligação em silêncio também pode ser alternativa. A orientação da Polícia Civil de São Paulo é de que o usuário não fale nem “alô” nem “sim”, aguardando que o outro lado se pronuncie. Em caso de ligações suspeitas, nenhuma informação sensível deve ser passada.

Mesmo se o outro lado se “pronunciar” na chamada, é necessário ter cautela. Hiago Kin explica que as IAs hoje estão mais evoluídas e já conseguem fazer anúncios com voz humanizada, que podem dizer o primeiro nome da pessoa em alguns dos casos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

[VÍDEO] CAOS NA UNICAT: Pessoas desde 5 da manhã à espera de atendimento enquanto governo e MP fazem “vista grossa”

A situação na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) continua crítica, com dezenas de pessoas enfrentando longas filas na tentativa de obter medicamentos essenciais. Nesta sexta-feira (10), pacientes chegaram ao local por volta das 5h da manhã e, mesmo após horas de espera, muitos deixaram a unidade sem os remédios necessários. As informações são do Blog Gustavo Negreiros.

Segundo o blog, apesar das repetidas denúncias, tanto o Governo do Estado, sob a gestão de Fátima Bezerra, quanto o Ministério Público, parecem ignorar o problema. A publicação destaca que o atendimento é marcado pelo despreparo e pela constante falta de medicamentos, o que agrava ainda mais a situação de quem depende do sistema público de saúde.

Ainda de acordo com o blog, há uma percepção de “vista grossa” por parte das autoridades responsáveis. Uma possível explicação seria o fato de que essas mesmas autoridades não precisam enfrentar filas ou depender da Unicat para garantir acesso a tratamentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Relatório final sobre processo de cassação de Brisa Bracchi deve ser concluído neste mês

Foto: Elpídio Júnior

A Comissão Especial da Câmara Municipal de Natal que analisa o processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT) deve concluir o relatório final ainda neste mês de outubro. Na sequência, o documento será submetido à votação em plenário pelos 29 vereadores da Casa. Brisa será ouvida na terça-feira (14).

O relator do caso, vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), afirmou que restam apenas duas oitivas para encerrar a fase de instrução e que o parecer deve ser finalizado em até três semanas. “Não acredito que dure tanto, mas vai depender de quantos dias a vereadora irá precisar para finalizar. É desejo de todos agilizar”, comenta.

Segundo Fúlvio, a comissão já ouviu seis pessoas, entre servidores da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), artistas e o organizador do evento que motivou a denúncia. “Houve oitivas com funcionários da Funcarte, ontem [quinta-feira] a gente teve com alguns artistas e com o organizador do evento. Agora vai se ouvir a vereadora e mais uma pessoa da Funcarte, depois ela vai ter um prazo para apresentar a defesa de cinco dias úteis e nós teremos um prazo, também de cinco dias úteis, para finalizar o relatório”, explicou.

A denúncia que originou o processo foi apresentada pelo vereador Matheus Faustino (União Brasil), que acusou Brisa de utilizar R$ 18 mil em emendas impositivas para financiar apresentações artísticas em um evento de caráter político-partidário, ocorrido em agosto, na Casa Vermelha. A vereadora nega as acusações, alega perseguição política e afirma que não houve promoção pessoal nem menção ao seu nome durante o evento.

O processo é conduzido pela Comissão Especial formada pelos vereadores Anne Lagartixa (Solidariedade), que preside o colegiado, Fúlvio Saulo (Solidariedade), relator, e Daniel Valença (PT), membro. Após a conclusão do relatório, o parecer será encaminhado ao plenário da Câmara, onde os 29 vereadores decidirão se o mandato de Brisa será cassado ou arquivado.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Aqui não tem nem o que pensar.
    É cassação mesmo, e mais.
    Tem que ficar inelegível, essa pessoa representante da esquerda, desviou dinheiro publico, se o país fosse sério, tinha que ir pra cadeia.
    Ponto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa revela sólida aprovação à gestão Felipe Menezes em Lajes/RN e consolidado apoio popular à nova dinâmica administrativa

Foto: Divulgação

Dados recentes de uma pesquisa de opinião pública indicam um robusto índice de aprovação à administração do Prefeito Felipe Menezes em Lajes/RN, sinalizando um notável engajamento da população com a atual gestão municipal.

O levantamento da Cenpop Pesquisas, aponta uma aprovação geral de 67,63% para a gestão do Prefeito Felipe Menezes, um patamar que reflete o reconhecimento da comunidade ao trabalho desenvolvido e à execução de projetos e políticas públicas. Em contrapartida, a desaprovação registrou 24,17%, com 9,20% dos entrevistados sem se manifestar.

Um dos pilares dessa alta aprovação reside na área da saúde. A abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) obteve uma expressiva aprovação de 85,59% da população. Este dado ressalta a percepção positiva da comunidade quanto à melhoria no acesso e na qualidade dos serviços de urgência e emergência, consolidando a UPA como um marco fundamental para a saúde pública local.

Os resultados desta pesquisa não apenas atestam a eficácia das ações implementadas, mas também sublinham uma redefinição no cenário político local. Os altos índices de aprovação conquistados pela atual administração marcam um distanciamento significativo de ciclos políticos anteriores, historicamente pautados por diferentes percepções populares.

A adesão massiva da população aos projetos e à condução da gestão de Felipe Menezes evidencia uma clara opção por um modelo transparente, focado em entregas e na proximidade com o cidadão, traduzindo-se em um apoio popular que demonstra uma nova era de participação e confiança na administração pública de Lajes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Entre anabolizantes e apostilas: a “filha de ouro” que comprou o CNU

Foto: Reprodução

O sonho de se tornar auditora fiscal do trabalho custou R$ 400 mil à família de Larissa de Oliveira Neves (foto em destaque), 25 anos, e terminou em escândalo. Enquanto deveria estar estudando para o curso de formação em Brasília, a jovem trocava mensagens com o pai sobre a venda de anabolizantes.

A descoberta foi feita pela Polícia Federal, que investiga o esquema de fraudes no Concurso Nacional Unificado (CNU), revelado na Operação Escolha Errada, deflagrada na última semana.

As conversas mostram que, entre abril e maio deste ano, Larissa recebeu de Antônio Limeira das Neves, seu pai, uma lista de substâncias anabolizantes e correlatas para comercializar. Ela demonstrou interesse imediato e perguntou os preços, no mesmo período em que deveria estar focada nas provas eliminatórias do curso de formação.

Larissa nasceu em São Paulo e trabalhava como agente de segurança penitenciária, assim como o pai. Em 2024, decidiu fraudar o CNU para garantir o cargo de auditora fiscal, com salário inicial de R$ 22,9 mil. O esquema foi organizado por Wanderlan Limeira, tio da jovem, ex-policial militar com histórico criminal e apontado pela PF como líder da quadrilha.

Sem o dinheiro à vista, a família vendeu imóveis e um Honda Civic vermelho para quitar a fraude. Mensagens obtidas pela PF mostram Larissa negociando com o pai “desconto” no preço e combinando o envio do gabarito. Em 18 de agosto de 2024, ela fez a prova em Patos (PB) e obteve resultado idêntico ao de outros integrantes do grupo, algo estatisticamente impossível.

A PF descobriu que Larissa também fraudou o curso de formação, com ajuda de Lais Giselly Nunes de Araújo, advogada e conhecida como a “candidata gênio”. Durante o curso, Larissa chegou a comprar apostilas para “simular” dedicação, enquanto recebia respostas e negociava anabolizantes com o pai.

Opinião dos leitores

  1. Grade exemplo de Bostileira. 👏👏👏👏👏👏👏👏
    São de exemplos assim, que o Bostil precisa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PAE: Prefeito Allyson lança programa inédito com 5 mil bolsas mensais para alunos de Mossoró

Foto: Divulgação 

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, lançou nesta quinta-feira (09), edital do Programa de Apoio ao Estudante (PAE), com oferta de 5 mil bolsas mensais para estudantes do 1º ao 9º da Rede Municipal de Ensino. O programa é o feito na história da educação de Mossoró.

As inscrições poderão ser feitas de 14 a 31 de outubro pelo site https://mossorocidadeeducacao.mossoro.rn.gov.br/programas-e-projetos.

Os estudantes que participarem do programa receberão R$ 200 por mês nos meses letivos e a bolsa prêmio no valor de R$ 300 nos meses de julho e janeiro, desde que atinjam boa nota na escola.

Para participar do programa, os estudantes devem cursar do 1º ao 9º ano, em vulnerabilidade socioeconômica comprovada via CadÚnico, ter carteira de vacinação atualizada, participarem das avaliações e aprendizagem, eventos escolares e atividades complementares e ter frequência média anual superior a 85%.

Opinião dos leitores

  1. Isso é eleitoreiro, coisa de esquerdista.
    Invista nos mestres, professores prefeito meia boca.
    Se liga moçada, esse sem futuro tá querendo ser governador do Estado.
    Já quer entra fazendo merda, isso é uma Rosalba piorada.
    Rogério 22.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

María Corina se diz “chocada” após ganhar Prêmio Nobel da Paz

Foto: Reprodução

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, disse nesta sexta-feira (10) que está chocada após vencer o Prêmio Nobel da Paz de 2025, durante uma ligação telefônica com Edmundo Gonzalez, ex-líder da oposição venezuelana.

Segundo o comitê, Machado recebeu a premiação por promover os direitos democráticos e combater a ditadura.

Durante a conversa, ela também pôde ser ouvido dizendo a Gonzalez que “não conseguia acreditar”.

“Estamos todos chocados de alegria. Este é um grande sucesso, um grande sucesso”, respondeu Gonzalez.

Machado, uma engenheira industrial de 58 anos que vive escondida, foi impedida em 2024 pela justiça venezuelana de concorrer à presidência e, assim, desafiar o presidente Nicolás Maduro, que está no poder desde 2013.

Ela então se dedicou à campanha para seu substituto, o ex-embaixador Gonzalez, atraindo multidões que às vezes chegavam a milhares de pessoas em atos na Venezuela, de acordo com participantes e imagens capturadas pela mídia.

Mas vários membros do círculo íntimo de Machado enfrentaram prisão, incluindo seu chefe de segurança na época da campanha, e seis membros de sua equipe se refugiaram na embaixada da Argentina depois que promotores emitiram mandados de prisão.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Agora é lei: Ceará-Mirim valoriza o queijo artesanal e o produtor local

Foto: Divulgação

Ceará-Mirim deu um passo importante na valorização da agricultura familiar e da economia rural com a Lei Municipal nº 2.353, de 23 de setembro de 2025, que regulamenta a produção e comercialização de queijos artesanais de leite cru no município.

A nova legislação, sancionada pelo prefeito Antônio Henrique, estabelece regras específicas que vão desde as condições sanitárias das propriedades rurais até as boas práticas de ordenha, fabricação, maturação e transporte, garantindo qualidade, segurança alimentar e valorização da tradição local.

O texto define ainda o que é considerado queijo artesanal, o conceito de queijeira e os critérios técnicos para certificação e registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal, assegurando a origem e a rastreabilidade dos produtos.

Entre os principais pontos, a lei determina que as propriedades produtoras devem estar livres de tuberculose e brucelose, manter controle rigoroso da qualidade do leite e seguir padrões de higiene e maturação conforme as normas federais e estaduais.

Com essa iniciativa, Ceará-Mirim se consolida como referência na valorização da produção artesanal, fortalecendo o setor agropecuário, estimulando o empreendedorismo rural e garantindo ao consumidor um produto de excelência, com identidade cultural e valor agregado.

“Nosso objetivo é apoiar os pequenos produtores, valorizando a tradição local e garantindo que o queijo artesanal de Ceará-Mirim seja sinônimo de qualidade e segurança. É mais um passo importante na construção de um município que alia desenvolvimento e responsabilidade”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

A Lei nº 2.353/2025 também prevê fiscalização permanente e capacitação contínua dos produtores, reforçando o papel do poder público na organização, modernização e fortalecimento do setor agropecuário.

O produtor rural e presidente do EmpreLeite — Associação dos Empreendedores de Leite, Marinho Neto, também destacou a importância da iniciativa:

“A lei do queijo artesanal aprovada por Ceará-Mirim não só beneficia o município, como também teve um cuidado e um olhar para todo o Rio Grande do Norte. Vários outros municípios vão ter Ceará-Mirim como exemplo para legalizar suas queijeiras. O prefeito entendeu a necessidade de o município abraçar a ideia da legalização municipal das queijeiras artesanais”, ressaltou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

María Corina, opositora de Nicolás Maduro, vence Prêmio Nobel da Paz

Foto: Jesus Vargas/Getty Images

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, foi anunciada como vencedora do Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (10). O Comitê Norueguês do Nobel reconheceu o trabalho de Machado “na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e na busca de uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

Segundo o comitê, a política venezuelana ajudou a “manter a chama da democracia acesa em meio a uma escuridão crescente”, destacando seu esforço contínuo em meio à crise política e social no país.

O Prêmio Nobel da Paz, que concede cerca de 11 milhões de coroas suecas — aproximadamente US$ 1,2 milhão —, será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro, data do aniversário da morte de Alfred Nobel, fundador da premiação.

O anúncio deste ano concentrou a atenção na Venezuela, em contraste com as especulações sobre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não foi premiado devido a ações consideradas incompatíveis com os princípios de paz do comitê.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *