As aparições televisivas do presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) nas últimas semanas pesaram na decisão dos Estados Unidos de atacar a Venezuela no sábado (3.jan.2026). A informação é do jornal The New York Times.
Fontes não identificadas disseram ao veículo que as danças e demonstrações de indiferença de Maduro nas últimas semanas convenceram assessores do presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano) de que o líder venezuelano estava testando o que acreditava ser um blefe.
As aparições de Maduro na televisão estatal venezuelana chamaram de integrantes da equipe de Trump. Em 31 de dezembro, em um evento oficial, Maduro dançou ao som de música eletrônica que incluía sua própria voz repetindo frases como “paz sim” e “não à guerra” em inglês. Na ocasião, o venezuelano disse: “É a música número 1 da temporada venezuelana, não poderia barrar da lista Billboard”.
Durante essa mesma apresentação, antes do início da música, Maduro declarou: “Vitória! Para sempre. Chega de guerra louca! Paz! Para sempre”. Ele também disse aos norte-americanos: “Digam ao povo dos Estados Unidos: não à guerra. Não queremos guerra no Caribe e na América do Sul. Não, não à guerra, sim à paz. Não à guerra louca, não à guerra louca!”.
Em comício em 10 de dezembro, Maduro (PSUV, esquerda), cantou e dançou “Don’t worry, be happy”, música de 1988 de Bobby McFerrin.
O presidente venezuelano Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) cantou e dançou ao som de “Don’t Worry, Be Happy” de Bobby McFerrin, clássica canção de reggae, em comício na 4ª feira (10.dez.2025). O líder voltou a pedir paz, em meio a escalada da tensão com os EUA
No discurso, o líder venezuelano voltou a pedir paz e amor, e não “crazy war” (guerra louca, em português). Dedicou a canção aos norte-americanos “que estão contra a guerra”
A decisão sobre o ataque foi tomada na Casa Branca, enquanto as aparições de Maduro eram transmitidas pela televisão estatal venezuelana.
Segundo o The New York Times, Maduro não aceitou um ultimato de Trump no final de dezembro. O presidente norte-americano havia exigido que o líder venezuelano renunciasse ao cargo e aceitasse ir para a Turquia, em um “exílio luxuoso”.
Após a captura de Maduro, a Casa Branca decidiu colocar a vice-presidente Delcy Rodríguez no comando do país.
Poder360
Mãe Luíza é uma civilização à parte. Gente do bem. Flavinho Rezende que o diga.
Uma porra do tamanho de nada abriga mais bandido por metro quadrado do que qualquer recanto do RN. Coitado do povo bom e honesto que mora ali, cercado de vagabundos.
A avenida governador Silvio Pedrosa em Areia Preta tb tem problemas diários com extravasamento de esgoto. A caern faz um serviço qualquer e com menos de 24 hs começa a vazar novamente. Já deve ter uns dois meses que o vazamento é contínuo. Além de prejudicar a população local ainda tem o agravante de ser rota dos bugres que pegam os turistas nos hotéis da via costeira.
Cadê a Promotoria do Meio Ambiente?? Esgoto jogado na rua…..