FOTO: Natal poderá adotar faixas de pedestres em formato de “X”

Foto: Ilustrativa de SP

Utilizadas em cidades como Fortaleza, Goiânia e São Paulo, as faixas de pedestres transversais, em formato de “X”, podem ser uma novidade, ainda este ano, nas ruas de Natal. Isso porque começou a tramitar na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (23), um Projeto de Lei do vereador Sueldo Medeiros (PHS) que autoriza o uso dessa sinalização horizontal em cruzamentos da capital.

A dinâmica é simples e segue o já praticado há anos em outras cidades, a exemplo da capital paulista, onde a sinalização está em uso desde 2014. São duas faixas diagonais de travessia que formam um “X”, de modo a facilitar a mobilidade de pedestres. Segundo a justificação da proposta, “trazendo maior praticidade sem que haja prejuízo à segurança dos mesmos”.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, a faixa em “X” tem facilitado a vida dos pedestres, que, em vez de efetuar a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, podem fazê-lo em uma única passagem. O tempo de espera nos semáforos, ainda em consonância com a Companhia, também diminuíram.

Sueldo explica que locais como o cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, na Zona Leste da cidade, é um dos que podem receber a novidade. “A implantação das faixas, bem como os locais contemplados, porém, devem ser precedidos de estudo técnico de viabilidade feito pela pasta da Mobilidade Urbana. Com a aprovação, a Prefeitura Municipal passa a dispor de mais um recurso para facilitar a travessia dos pedestres”, explica o vereador autor da proposta, que segue para análise das comissões do legislativo municipal.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Jurandir disse:

    Em Natal nunca dará certo.

  2. Fernando Antonio disse:

    As atuais feixas estão quase todas apagadas imagine se implantar esse novo sistema. Na Avenida Roberto Freire não mais existe sinalização horizotal e vertical o que torna um perigo trafegar na referida artéria. Ou é má vontade do DER em melhorar aquilo?. Deste prestigioso blog gostaria de alertar o General do DER que tome providências para ontem. É irritante o descaso que relegaram tão importante Avenida.

  3. Tarcísio disse:

    Vai parar o trânsito de vez. Natal tem a engenharia de trânsito mais controversa do mundo

    • Web disse:

      Concordo. O uso das faixas exclusivas para ônibus é uma das coisas que mostrou ser um fracasso. Na Prudente de Morais, sentido integração, após o posto candelária, depois das 18:00hs, por exemplo, enquanto as duas faixas da esquerda estão completamente sobrecarregadas, a exclusiva fica vazia.

  4. EU disse:

    Cidades menos desenvolvidas como Fortaleza e Recife, já adotam isso, alem de ciclo faixas. Como Vemos Natal e o RN na vanguarda das decisoes sobre transito.

  5. ZEZINHO disse:

    kkk, lei morta. Município não legisla sobre trânsito. A STTU não precisa de autorização da câmara para realizar o mesmo.

  6. Francisco jose Xaviera disse:

    O projeto do vereador a muito bom, o grande problema é saber se a STTU vai ter capacidade(inteligência) para viabilizar a implantação, tenho muito medo quando depende da STTU algum estudo técnico, geralmente dar merda

  7. Rick disse:

    Não sei se o município teria competência para legislar sobre isso. Mas uma idéia
    a ser amadurecida é tornar FACULTATIVA a conversão à direita de quem estivesse em um semáforo, mas desde que: a) estivesse na faixa da direita da via; b) desse a devida preferência para pedestres e outros veículos. Eu digo facultativa pelo fato para o condutor ter a opção não de converter à direita, mas seguir no sentido da via mesmo.

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