FOTO: Semáforo da Avenida Salgado Filho/Rua Auris Coelho, imediações do viaduto do Quarto Centenário, inicia funcionamento e já registra engarrafamentos
Pronto. Que “comecem os jogos”, como diz um famoso filme de terror. O polêmico semáforo da Avenida Salgado Filho/Rua Auris Coelho, em frente a Igreja Universal, começou seu funcionamento nesta quarta-feira(11). De acordo com o STTU através do Twitter, no início da manhã, a BR-101 Sul registrou trânsito lento do Viaduto da UFRN até “o novo trecho”, mas nada além do normal – “índices normais para o dia e para o horário”.
Por pouco não foi “inaugurado” na sexta-feira(13). Seria muita ironia para um post só. Agora é esperar como o trânsito na capital, especialmente, neste trecho, poderá se comportar.
O Via Certa Natal, por exemplo, acompanha o trânsito na região e já registra engarrafamentos em virtude do “genial” semáforo. “Parabéns aos envolvidos”, assim definiu post.
Venderam uma consern pra fazer investir nesse viaduto para desafogar o transito. Bastou construirem uma igreja pra acabar com os 75 milhoes da cosern da epoca. Aquela passarela foi a mais cara do mundo, foi um absurdo. O povo sai liso, cansado de tanto rezar e nao consegue andar 25m pra pegar uma passarela. Saiu mais facil desativar o que se adota em todo o mundo e dificultar a vida de 300 mil pessoas pra beneficiar 3000 que estao cansados de tanto rezar. Nova matematica aplicada a gestao publica eficiente.
Em Natal temos um sistema de transporte de primeiro mundo.
Ônibus articulados, com transmissão automática, ar condicionado e Wi-Fi.
Metrô para evitar carros nas ruas.
Cidade não tão espalhada, não necessitando de carros para o deslocamento.
Só se for em Natal na África do Sul.
(Para quem não sabe, também existe uma Natal na África do Sul).
Por aqui, necessitamos de automóvel para tudo.
Tem até gente que cruza a cidade para utilizar seu sanitário próprio.
E o candidato a prefeito que prometer retirar esses absurdos desses semáforos, terá meu voto.
Sempre entendi que os complexos viários eram para evitar cruzamentos , gargalos e congestionamentos.mas na nossa cidade parece que o planejamento do trânsito é feito por quadrúpedes !!!
Com que propósito este alarde histérico?
A meu ver, nenhuma novidade detectada até aqui.
Não é a primeira – e tampouco será a última – vez que o poder público intervém no trânsito de Natal para favorecer interesses privados em flagrante prejuízo do interesse público.
E ninguém nunca diz nada, parece até que todos estão satisfeitíssimos.
Lojas, colégios particulares e eventos que atravancam as ruas e roubam o sossego da população são uma constante na capital potiguar.
Ah, como Natal não há tal!
O grande matemático, astrofísico, pintor, escultor, pensador etc, renascentista italiano Leonardo da Vinci, em mais um de momentos brilhante se pronunciou dizendo: "Quando falares dos quadrúpedes, põe alguns homens entre eles".
Pois é! As cocheiras da STTU e suas cavalgaduras… E aja relincho.
O prefeito Antônio Henrique solicitou, nesta segunda-feira (12), ao Governo do Estado a criação de quatro novas linhas de transporte intermunicipal para atender Ceará-Mirim e região metropolitana. As rotas propostas são:
• Barra de Maxaranguape – Muriú – Jacumã – Pitangui – Extremoz – Natal
• Projeto Santa Águida – Lagoa do Cosmo – Gravatá – Massangana – Vila de Fátima – Extremoz
• Nova Ceará-Mirim – Santa Paula – Barretão – Planalto – Massaranduba – São Gonçalo – Natal
• Rodoviária e Centro de Ceará-Mirim – Baixo Vale – Extremoz
“Transporte é um direito e precisa ser tratado como prioridade. O povo não pode mais esperar”, destacou o prefeito.
Também participaram da reunião os prefeitos Emídio Júnior (Macaíba), Jussara Sales (Extremoz) e o presidente da FEMURN, Baba.
O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano) aos poucos consegue o que quer: cobrar taxas maiores dos produtos que vêm de outros países e conseguir que os mesmos países cobrem taxas menores que as anteriores para produtos norte-americanos.
Nesta 2ª feira (12.mai.2025), os EUA e a China anunciaram um acerto provisório com a China, com a duração de 90 dias. Leia a íntegra da declaração conjunta traduzida (PDF – 44 KB). Na 5ª feira (8.mai), Trump apresentou um acordo comercial com o Reino Unido.
Pouco importa se as tarifas vão ficar abaixo do que foi imposto inicialmente pelos EUA em 2 de abril. O que o republicano procura mostrar é que fará pelo país o que sempre buscou para seus negócios: conseguir pagar menos e cobrar mais.
A estratégia de Trump é quase infantil. Ele a usa há décadas: “Make threats, strike deals, always declare victory” (faça ameaças, negocie, sempre se declare vitorioso).
Na vida real, nem tudo é tão simples. Outras variáveis econômicas podem ser afetadas. Essa é uma discussão mais sofisticada. Só que Trump e parte de seus eleitores dão pouca importância a essas complexidades.
Se o crescimento econômico desacelerar significativamente e o desemprego aumentar, haverá consequências negativas na política dos EUA. Mas qualquer resultado que não seja claramente prejudicial será apresentado como parte do fortalecimento dos EUA e da tendência de melhora no longo prazo tudo será melhor.
DETERIORAÇÃO DO MULTILATERALISMO
Há quem avalie que os países erram ao aceitar as condições de Trump, como esta análise do Financial Times (para assinantes) sobre o acordo com o Reino Unido, por considerar que haverá deterioração do multilateralismo e da economia global. Mas o fato é que a deterioração das negociações multilaterais já está em curso há muito tempo. É um pouco romântico esperar que isso se reverta no curto prazo. O multilateralismo está em processo de esvaziamento. Trump só acelera a a marcha. Busca tirar o melhor disso e demonstrar vitória.
Em março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou ao Japão e ao Vietnã, levando pelo menos 220 pessoas consigo. Conforme dados disponíveis em documentos publicados no Diário Oficial da União , ordens bancárias e registros do Senado, essa viagem gerou despesas superiores da R$ 4,54 milhões.
O custo pode ter sido ainda maior, considerando que parte dos dados segue indisponível. Classificada como missão oficial, parlamentares, servidores do Executivo, militares e integrantes do entorno da primeira-dama Janja Silva acompanharam o presidente.
Mesmo sem a divulgação da lista dos integrantes no Painel de Viagens e no Portal da Transparência, essa é considerada a maior comitiva presidencial feita pela atual gestão. A Secretaria de Comunicação da Presidência da Presidência também se negou a divulgar o número total de viajantes e custos agregados.
Nesse caso, a pasta afirmou que as listas das comitivas técnicas e de apoio são classificadas como “reservadas”, ou seja, podem ficar em sigilo por até cinco anos. Entretanto, os meios de comunicação identificaram 72 membros ligados ao Planalto.
Além disso, entre os viajantes estão parlamentares e deputados como o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, (União-AP), também participou da missão oficial.
Janja viajou antes da Lula
A primeira-dama, Janja Silva, viajou antes do presidente Lula em um voo da FAB. Ela retornou ao Brasil em classe executiva no trecho entre Paris e São Paulo, totalizando um custo total de R$ 60 mil em deslocamentos, segundo o Painel de Viagens.
Em entrevista, ela justificou que a ida antecipada foi para “economizar passagem aérea”. Ela se hospedou na residência do embaixador brasileiro em Tóquio.
Já o grupo que prepara a chegada do presidente, Escav, contou com 112 integrantes, entre eles militares, membros do GSI e diplomatas. O fotógrafo pessoal de Lula, Ricardo Stuckert, integrantes do gabinete informal de Janja e a infectologista Ana Helena Germoglio, que atende o presidente, também estavam nessa comitiva.
Os voos da FAB fizeram escala no Alasca, onde hospedagens e deslocamentos em Anchorage também geraram custos. Os pernoites no hotel Crowne Plaza totalizaram R$ 77,9 mil, enquanto o aluguel de veículos com motorista custou R$ 397, 8 mil, pagos à empresa BAC Transportation LLC.
Autoridades do governo foram os que mais gastaram
Algumas autoridades do Governo Lula estão entre as pessoas que mais geraram despesa. Um deles é o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Márcio Elias Rosa, com R$ 112,2 mil em passagens e diárias.
O ex-ministro das Comunicações, deputado Juscelino Filho (União-MA) aparece logo em seguida, com R$ 99,6 mil. Essa foi a última missão oficial dele antes de pedir demissão. O parlamentar pediu para deixar a Esplanada após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares.
Ele levou dois assessores ao Japão, gerando custo adicional de R$ 106, 9 mil.
Um homem foi morto a tiros e uma mulher ficou ferida dentro de um carro na av. Olavo Lacerda Montenegro, sentido av. Maria Lacerda, no bairro de Nova Parnamirim.
Testemunhas ouviram disparos e acionaram a polícia.
A mulher, baleada, foi socorrida com vida.
A Polícia Civil investiga a tentativa de duplo homicídio para descobrir autoria e motivação.
Devido ao ocorrido, grande engarrafamento foi ocasionado na via, impedindo a fluidez do trânsito.
A governadora Fátima Bezerra (PT) confirmou que vai deixar o Governo do RN em 2026, para disputar o Senado Federal. Segundo ela, a renúncia foi um desejo do presidente Lula.
A declaração foi dada ao programa Panorama 95, apresentado pelo jornalista Marcos Dantas, uma das referências do jornalismo no Rio Grande do Norte.
Fátima ainda destacou que conversou com Walter Alves (MDB) e que o vice vai assumir o Governo, mas não disputará a eleição. Com isso, ela confirmou também que Carlos Eduardo Xavier, atual secretário da Fazenda, será o candidato do PT ao Governo. A notícia é do Portal 96.
Sobre aliança, a governadora citou que o PT vai ter algumas alianças para o pleito, dentre elas, a do MDB do vice-governador. “O deputado Ezequiel, que é uma liderança muito importante, já colocou que a prioridade dele não é o governo. E que vê o nome de Cadu com muitas credenciais para disputar o Governo”, acrescentou.
Uma mulher causou polêmica em Mato Grosso do Sul ao estacionar em uma vaga reservada para gestantes, alegando ser “mãe” de um bebê reborn — boneca realista que simula um recém-nascido.
Vídeos do incidente viralizaram nas redes sociais, gerando debates sobre o uso indevido de vagas preferenciais. Especialistas esclarecem que, embora não exista legislação federal específica para vagas de gestantes, muitos estabelecimentos oferecem essas vagas por iniciativa própria.
Mas, o uso indevido dessas vagas por pessoas que não se enquadram nas categorias previstas pode gerar discussões e constrangimentos.
Localizado na privilegiada esquina das avenidas Lima e Silva com Potiguares, em Lagoa Nova, o Gemini — novo empreendimento residencial da Constel na capital potiguar — chega para quem busca um novo estilo de vida, reunindo sofisticação, conforto, infraestrutura inovadora e excelência das unidades às áreas comuns.
Com duas torres, o Gemini oferece experiências únicas no dia a dia dos moradores, como por exemplo ascoberturasdas duas torres que abrigam espaços exclusivos como lounge sky, rooftopsky, fitness e o fitzone equipados e todos eles com uma vista panorâmica da cidade que é de tirar o fôlego. Os ambientes são de uso comum dos futuros moradores, democratizando o privilégio para todos.
As plantas sempre com 3 suítes vão de 93,01 m² a 133,60 m² e entre os destaques estão piscinas adulto e infantil aquecidas e salinizadas, elegante pool house, spa com deck molhado e espaço gourmet ideal para confraternizações. Cada torre conta ainda com um salão de festas, proporcionando comodidade e privacidade.
Para os momentos de lazer ao ar livre, os moradores contam com quadra recreativa, minicampo gramado, playground, espaço kids, espaço teens e pet place. Já para o dia a dia, o projeto inclui facilidades como delivery room, self market, sala de estudos, sala de reuniões e um exclusivo espaço youtuber, pensado para a nova geração de criadores de conteúdo.
O empreendimento oferece ainda um beautyspace unissex para quem desejar cuidar da beleza no próprio condomínio com seus profissionais de confiança, além de vagas para carros elétricos, bicicletário e guarita com eclusa que reforça a segurança e o controle de acesso.
O Gemini é o lançamento para quem busca uma vida imersa na excelência da modernidade e bem-estar, com a comodidade de estar em uma localização estratégica.
Um grupo de empreendedores, fieis paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, criaram uma comissão com o objetivo de colaborar com o projeto de melhorias estruturais e estéticas na igreja.
O projeto contempla:
• Climatização do ambiente
• Melhoria da acústica
• Melhorias do sistema de som
• Reforma dos altares
• Pintura interna e externa.
O valor estimado para execução completa da obra é de R$ 460.000,00.
Para alcançar o objetivo, a paróquia conta com a colaboração dos paroquianos e de todos que reconhecem a importância da evangelização da igreja para a comunidade.
As doações serão realizadas para a conta da paróquia. Pix: [email protected]
Um festival de música ocorrido em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, na madrugada desse domingo (11/5), terminou em tragédia. Dois homens foram baleados na cabeça na saída de um festival que contou com shows dos cantores Hariel, Oruam, MC Cabelinho e Orochi.
Segundo a Polícia Militar (PM), as duas vítimas, identificadas como João Victor Nogueira da Silva, de 24 anos, e Dorival Francisco Luz Neto, 21, foram levadas para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Tabajara, em Olinda, mas não resistiram aos ferimentos e tiveram os óbitos declarados pela equipe médica.
Relatos de testemunhas apontaram que os dois amigos estavam saindo do festival quando teriam sido surpreendidos por dois assaltantes. A Polícia Civil de Pernambuco investiga o caso como duplo homicídio.
Briga generalizada
Além das mortes, informações apontam que brigas e agressões envolvendo multidões foram registradas no local.
Conhecido como Marcão, o influenciador Marcos Paulo postou, em seu perfil, no qual acumula mais de 1 milhão de seguidores, fotos exibindo cortes e ferimentos na cabeça e no rosto sofridos em um episódio de violência ocorrido após o festival.
Nas redes, ele afirmou ter sido agredido por mais de 20 homens e contou que acabou desmaiando enquanto era agredido.
“Posso dizer a vocês que eu sou um milagre. Eu tive mais uma oportunidade aí dada por Deus. Porque o que eu passei ali, velho, de verdade, eu não sei como eu estou aqui falando com vocês”, declarou em um vídeo.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos atribui o prejuízo bilionário registrado em 2024 à chamada “taxa das blusinhas”, que diz ter sido “uma demanda do varejo nacional que teve impacto positivo para o setor, mas negativo para os Correios”.
O resultado financeiro, com um rombo de R$ 2,6 bilhões, foi divulgado na edição da última sexta-feira (9/5) do Diário Oficial da União (DOU). O prejuízo foi quatro vezes maior que o de 2023, quando foi registrado um rombo de R$ 597 milhões.
Em nota (leia a íntegra abaixo), a empresa disse enfrentar um “legado de sucateamento com investimentos e modernização” e frisou que, mesmo com o prejuízo, foram investidos R$ 830 milhões no último ano, renovando frota, modernizando a infraestrutura e ampliando sua capacidade tecnológica.
Medidas para conter gastos
Nesta segunda-feira (12/5), a empresa anunciou aos empregados um conjunto de medidas para conter gastos. No documento, os Correios reforçam que o desempenho do ano passado “é reflexo, principalmente, da queda nas receitas com encomendas internacionais – impactadas por mudanças no mercado – e do aumento nas despesas da empresa, com destaque para precatórios e contingências judiciais”.
A empresa presidida por Fabiano Silva dos Santos estima que o plano de redução de despesas gere economia de até R$ 1,5 bilhão em 2025.
Além disso, os Correios firmaram parceria com o New Development Bank (NDB) para captar R$ 3,8 bilhões em investimentos. O processo está em andamento.
Nota dos Correios sobre resultado financeiro de 2024:
Os Correios enfrentam legado de sucateamento com investimentos e modernização
Diante de críticas ao resultado financeiro de 2024, os Correios reafirmam seu compromisso com a recuperação econômica e a modernização da empresa. Após anos de abandono e sucateamento, a estatal iniciou uma ampla agenda de transformação, com foco em eficiência, sustentabilidade e inovação. Os resultados positivos que nos antecederam decorreram, principalmente, da retirada de direitos dos trabalhadores – o que gerou um passivo judicial sem precedentes para a atual gestão.
Mesmo com o cenário adverso – marcado por queda nas receitas internacionais e aumento de despesas judiciais herdadas de gestões anteriores – os Correios investiram R$ 830 milhões no último ano, renovando frota, modernizando a infraestrutura e ampliando sua capacidade tecnológica.
A frustração de receita observada em 2024 decorre exclusivamente dos efeitos do novo marco regulatório das compras internacionais — uma demanda do varejo nacional que teve impacto positivo para o setor, mas negativo para os Correios.
Como resposta, a empresa lançou um plano robusto de redução de despesas, com expectativa de economia de até R$ 1,5 bilhão em 2025. Entre outras medidas, estão o lançamento de um marketplace próprio e a ampliação do market share internacional.
Além disso, os Correios firmaram parceria com o New Development Bank (NDB) para captar R$ 3,8 bilhões em investimentos. O processo está em andamento.
A estatal reafirma seu papel como braço logístico do Estado, presente em mais de 5 mil municípios e essencial em momentos críticos, como o apoio à população do Rio Grande do Sul. Os Correios seguem focados em garantir sua sustentabilidade, sem abrir mão de sua missão pública de integrar o Brasil.
Venderam uma consern pra fazer investir nesse viaduto para desafogar o transito. Bastou construirem uma igreja pra acabar com os 75 milhoes da cosern da epoca. Aquela passarela foi a mais cara do mundo, foi um absurdo. O povo sai liso, cansado de tanto rezar e nao consegue andar 25m pra pegar uma passarela. Saiu mais facil desativar o que se adota em todo o mundo e dificultar a vida de 300 mil pessoas pra beneficiar 3000 que estao cansados de tanto rezar. Nova matematica aplicada a gestao publica eficiente.
Em Natal temos um sistema de transporte de primeiro mundo.
Ônibus articulados, com transmissão automática, ar condicionado e Wi-Fi.
Metrô para evitar carros nas ruas.
Cidade não tão espalhada, não necessitando de carros para o deslocamento.
Só se for em Natal na África do Sul.
(Para quem não sabe, também existe uma Natal na África do Sul).
Por aqui, necessitamos de automóvel para tudo.
Tem até gente que cruza a cidade para utilizar seu sanitário próprio.
E o candidato a prefeito que prometer retirar esses absurdos desses semáforos, terá meu voto.
Sempre entendi que os complexos viários eram para evitar cruzamentos , gargalos e congestionamentos.mas na nossa cidade parece que o planejamento do trânsito é feito por quadrúpedes !!!
Com que propósito este alarde histérico?
A meu ver, nenhuma novidade detectada até aqui.
Não é a primeira – e tampouco será a última – vez que o poder público intervém no trânsito de Natal para favorecer interesses privados em flagrante prejuízo do interesse público.
E ninguém nunca diz nada, parece até que todos estão satisfeitíssimos.
Lojas, colégios particulares e eventos que atravancam as ruas e roubam o sossego da população são uma constante na capital potiguar.
Ah, como Natal não há tal!
Lembrem-se ao passar por essa igreja durante o engarrafamento: "rezem"!
O grande matemático, astrofísico, pintor, escultor, pensador etc, renascentista italiano Leonardo da Vinci, em mais um de momentos brilhante se pronunciou dizendo: "Quando falares dos quadrúpedes, põe alguns homens entre eles".
Pois é! As cocheiras da STTU e suas cavalgaduras… E aja relincho.
Tá faltando um Ludita ir lá resolver.
Alguém está sendo beneficiado, acho que seria a Igreja Universal que mandou colocar para beneficiar sua igreja.
Cadê a passarela ao lado?
Pense numa competência de Elequicina e equipe. Não é à toa que entra prefeito, sai prefeito e ela continua na STTU.
Normal é os gestores buscarem fluidez no transito, e não mecanismos para travá-lo.