
Fotos: cedidas
Registro de rua que dá acesso a Avenida Prudente de Morais, próximo ao Corpo de Bombeiros. Moradores reclamam do acúmulo de entulhos despejados em plena esquina e a falta de atenção da prefeitura com a limpeza.
Fotos: cedidas
Registro de rua que dá acesso a Avenida Prudente de Morais, próximo ao Corpo de Bombeiros. Moradores reclamam do acúmulo de entulhos despejados em plena esquina e a falta de atenção da prefeitura com a limpeza.
Foto: Sargento Mônica
O evento Portões Abertos da Base Aérea de Natal será realizado neste domingo (5). A edição de 2025 promete lazer, cultura e integração, aproximando a população potiguar do universo da aviação militar.
Com entrada gratuita, o público poderá visitar o evento das 9h às 17h. Entre as atrações confirmadas estão a demonstração da equipe de paraquedismo da FAB, os Falcões, exposição de aeronaves militares, apresentações musicais e show do cantor Waldonys, membro honorário da Força Aérea Brasileira.
Participação de outras forças
Um dos destaques do Portões Abertos é a presença de outras instituições, como Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. A integração reforça o espírito cívico e a colaboração entre forças de segurança e sociedade.
A expectativa é reunir milhares de visitantes ao longo do dia. Em edições anteriores, o evento chegou a atrair 40 mil pessoas. Localizada em Parnamirim, a BANT tem papel histórico desde a Segunda Guerra Mundial, quando ficou conhecida como “Trampolim da Vitória”. Hoje abriga unidades de instrução e operações estratégicas da FAB no Nordeste.
As pessoas com deficiência (PCD) terão atendimento especial. Das 8h às 9h, o acesso será exclusivo para este público, garantindo maior comodidade e segurança.
A organização recomenda que os visitantes cheguem cedo, levem 1 kg de alimento não perecível para participar do sorteio de brindes e sigam as orientações de segurança. Também é indicado o uso de roupas leves, protetor solar e garrafas para hidratação.
Ponta Negra News
O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos em 2025 chegou a 2.262. É o maior registrado desde 2020, início da série histórica. Os dados são da Polícia Federal. Até então, o maior volume havia sido registrado em 2021, quando 2.188 brasileiros foram deportados.
A soma de brasileiros enviados de volta ao país de janeiro a 1° de outubro de 2025 já é 37% maior que o número do total registrado ao longo de todo o ano 2024.
Confira:
De janeiro até agora, foram 24 voos dos EUA para o Brasil de deportação. Um deles decolou durante o governo de Joe Biden. Outros 23 partiram no governo de Donald Trump, que tomou posse em 20 de janeiro.
Outros 12 voos devem chegar até dezembro, com frequência semanal, conforme planejamento da Polícia Federal.
O último voo recebido chegou no Aeroporto de Confins, da região metropolitana de Belo Horizonte, na quarta-feira (1º).
Pelas regras americanas, estrangeiros podem ser expulsos por entrada irregular, desrespeito às leis migratórias, envolvimento em crimes ou situações consideradas ameaça à segurança pública.
Normalmente, o processo começa com uma prisão e segue sob responsabilidade do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
Confins foi escolhido como ponto de chegada dos deportados por estar localizado mais ao centro do Brasil e estar próximo de cidades que registram um maior número de emigrantes.
CNN Brasil
Morreu nesta sexta-feira (3) em Natal a psicóloga Jarlene Márika, aos 38 anos. Ela sofreu uma parada cardíaca.
Jarlene se destacou pelo engajamento em projetos sociais e pelo compromisso com o bem-estar emocional das pessoas. À frente do projeto Desperta Mulher Potiguar, impactou a vida de muitas mulheres, incentivando-as a florescer, crescer e tomar decisões importantes em suas trajetórias.
Reconhecida por sua dedicação à saúde mental e ao fortalecimento feminino, atuava também como palestrante e mentora, sempre voltada ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O velório acontecerá neste sábado (4) às 18h, no Memorial Santa Beatriz (Capela 02), Rua Santo Cristo, 729, Pajuçara, Natal-RN. O sepultamento será no domingo (5), às 9h, no Cemitério de São Paulo do Potengi. Um cortejo sairá de Natal às 5h do domingo, com destino a São Paulo do Potengi, onde haverá uma missa de corpo presente na Igreja Matriz da Cidade às 8h.
Nossos sentimentos aos amigos e familiares.
O Papo de Fogão dessa semana tá arretado de bom! Dona Diana de Araújo chega trazendo o Disquinho de Goiaba, tradição de Caicó que é pura gostosura.
E ainda tem Militão Chaves botando todo mundo pra salivar com um camarão com biquinho e farofa de bacon de comer rezando!
Não perde esse programa, viu?
SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30
DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h
Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao
Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Emily J. Higgins/Casa Branca
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja a Roma entre 13 e 18 de outubro para participar do Fórum Mundial da Alimentação, que celebra os 80 anos da FAO.
Durante o evento, pode ocorrer uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros.
Os dois já tiveram um breve contato na Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando Trump falou em “química excelente” com Lula e demonstrou interesse em avançar no diálogo.
Além de Roma, a Malásia — onde Lula participará da 47ª Cúpula da Asean no fim do mês — também é cogitada como palco para o encontro.
O Itamaraty avalia ainda a possibilidade de uma conversa prévia por telefone ou videoconferência.
Com informações de Poder 360
Foto: Stringer/Anadolu via Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu nesta sexta-feira (3) após o Hamas concordar em libertar todos os reféns israelenses na Faixa de Gaza. Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que Israel deve interromper imediatamente o bombardeio no território palestino para que os resgates ocorram de forma segura.
“Com base na Declaração recém-emitida pelo Hamas, acredito que eles estão prontos para uma PAZ duradoura. Israel deve interromper imediatamente o bombardeio de Gaza, para que possamos resgatar os reféns com segurança e rapidez! Já estamos discutindo detalhes a serem acertados. Não se trata apenas de Gaza, trata-se da PAZ há muito almejada no Oriente Médio”, escreveu Trump.
O Hamas divulgou comunicado nesta sexta-feira confirmando sua concordância com o plano de paz proposto pelo presidente norte-americano. O grupo palestino afirmou que libertará todos os prisioneiros israelenses — vivos e mortos — e permitirá a entrega da administração da Faixa de Gaza a um comitê palestino independente, conforme sugerido pelo republicano.
Metrópoles
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Brasil passou da marca de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, são 113 casos suspeitos em todo o país. A informação foi dada em entrevista à CNN nesta sexta-feira (3).
São cinco estados com casos suspeitos – São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul – além do Distrito Federal.
“Número de casos suspeitos e presentes em outros estados reforça a participação da Polícia Federal na investigação por ser uma situação interestadual”, disse Padilha.
País tem uma morte confirmada como provocada em razão do metanol. O ministro não detalhou se essa morte teve relação com o consumo de bebida alcoólica. Outros 11 óbitos ainda estão sob investigação em todo o território nacional
Com informações de CNN e UOL
O número de vítimas de bebidas batizada com metanol é muito maior, o ministro e os responsáveis ela fiscalização estão mentindo e manipulando o número de vítimas.
O grupo terrorista Hamas respondeu, nesta sexta-feira (3), ao presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a proposta de plano de paz na Faixa de Gaza. O grupo informou que concorda em libertar todos os reféns israelenses e deixar o governo no enclave palestino, mas pediu que alguns pontos do acordo sejam discutidos.
A resposta do Hamas surgiu horas após o “ultimato” de Trump, que deu um prazo até este domingo (5) para o grupo se manifestar sobre a proposta.
“Para alcançar o fim da guerra e a retirada completa [das forças de Israel] da Faixa de Gaza, o movimento anuncia sua concordância em libertar todos os prisioneiros da ocupação, vivos e cadáveres, conforme a fórmula de troca contida na proposta do presidente Trump, e providenciar as condições de campo para o processo de troca. Nesse sentido, o movimento confirma sua prontidão para entrar imediatamente, por meio dos mediadores, em negociações para discutir os detalhes disso”, disse o Hamas em comunicado.
Sobre a possível saída da administração de Gaza, o grupo palestino disse concordar em entregar o governo para um comitê palestino independente, conforme proposto pelo presidente dos EUA.
Apesar da sinalização positiva, o Hamas não comentou os outros 18 pontos da proposta de paz com Israel. Entre elas, a deposição de armas e a reconstrução do enclave palestino.
De acordo com o comunicado, as questões “relacionadas ao futuro da Faixa de Gaza e aos direitos legítimos do povo palestino” precisam ter uma “posição nacional unificada”. Por isso, a organização afirmou que tais temas serão debatidos por meio de um “quadro nacional”.
O acordo já foi aceito por Israel durante visita de Benjamin Netanyahu aos EUA nesta semana. O premiê israelense, porém, já sinalizou que pode não cumprir um dos pontos do plano de paz: a retirada de tropas do enclave palestino.
Metrópoles
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Pesquisa do PoderData mostra que 61% dos eleitores que afirmaram conhecer Rosângela Lula da Silva, a Janja, desaprovam sua participação no governo.
O índice cresceu 11 pontos percentuais desde junho e é o mais alto desde maio de 2024. Apenas 23% afirmaram aprovar sua atuação, o menor patamar registrado desde o início da série histórica, enquanto 16% não souberam responder.
A primeira-dama também se tornou mais conhecida nos últimos anos. Em setembro de 2022, antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, 63% dos brasileiros diziam conhecê-la. Hoje, esse número subiu para 89%, sendo 51% os que a conhecem “de ouvir falar” e 38% os que afirmam conhecê-la “bem”. Apenas 11% ainda dizem não conhecer Janja.
Os dados foram coletados de 27 a 29 de setembro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 178 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Com informações de Poder 360
É canja é canja é canja de galinha, arranje outra fraga prá jogar com nossa linha….
Foi uma das melhores PRIMEIRA DAMA que o BRASIL já teve. LULA até para escolher MULHERES é muitíssimo competente.
EU SOU FÃ DE CARTEIRINHA DE “JANJA”.
Há controvérsias! Comenta-se a boca pequena que o índice de rejeição dessa “dama de vermelho” é bem maior.
Obras da Vila dos Líderes, espaço destinado à hospedagem de autoridades na COP30, em Belém / Foto: Marx Vasconcelos/Reuters
O Ministério Público Federal (MPF) alertou que a rede de saúde de Belém não está preparada para a COP30, prevista para novembro, quando a cidade deve receber mais de 50 mil pessoas. O órgão recomendou a criação de um hospital de campanha, contratação temporária de profissionais e ampliação de leitos.
Segundo o MPF, prontos-socorros e UPAs da capital já sofrem com falta de insumos, medicamentos e estrutura básica, o que pode levar a um colapso durante o evento. “Salta aos olhos que, ao contrário do divulgado, a saúde de Belém, notadamente de urgência e emergência, não se preparou para a COP30”, afirmou a Procuradoria.
A Secretaria Estadual de Saúde negou a necessidade de hospital de campanha e disse que a rede está preparada. Já o Ministério da Saúde informou ter destinado mais de R$ 300 milhões ao Pará, sendo R$ 100 milhões para reformas de UBSs e emergências. O ministro Alexandre Padilha garantiu que não haverá fila separada no SUS para participantes da conferência e destacou que a COP30 “vai deixar um grande legado na área da saúde”. O MPF também criticou a ausência de investimentos diretos do orçamento da cúpula (cerca de R$ 4,7 bilhões) na saúde pública.
Com informações de Folha de S. Paulo
TENHO DITO!!
GASTOS BILIONÁRIOS COM ESSA TAL DE COP30 QUE NÃO VAI MUDAR A VIDA DE NENHUM CIDADÃO COMUM NUM ESTADO QUE FALTA DE TUDO.
TAÍ Ó!!
Dinheiro farto pros mamadores de dinheiro público.
É só quem saem lucrando num negocio desses.
Faz o L.
Não será por falta de aviso que essa será a COP do fiasco.
Marcos,
Você falou tudo???
Perguntinha Básica:
QUEM CONTRATA CARROCEIROS?????
R= POPULAÇÃO.
O município não pode estar 24 horas nas esquinas, principalmente a noite que esses "amigos" do meio ambiente agem!
Isso acontece em toda Natal….Gostaria de saber qdo entrará em vigor a lei q proíbe esse tipo de trasporte nas ruas da Capital??!!
Olha só como as coisas são "interessantes".
Todos reclamam de a Prefeitura não recolher o lixo, mas ninguém reclama dos "cidadãos natalenses" que contratam esses carroçeiros para levarem embora os seus entulhos.
Detalhe: com certeza o carroçeiro não saiu com essa "carga" lá de Felipe Camarão ou das Quintas para descarregar no Barro Vermelho. Não, muito provavelmente, isso é material coletado ali perto, em Petrópolis, Tirol, Barro Vermelho e imediações.
Ou seja: quem suja a cidade (e depois fica bravatando) é o próprio natalense e o natalense das "zelites".
E nem digam que é dever da Prefeitura recolher o lixo, o que, obviamente, o é, mas não esse tipo de lixo, de gente porca e covarde, que está preocupada em tirar o entulhinho de frente de sua casa ou comércio.
Não querem pagar 200 reais numa caçamba locada durante 15 dias, que leva o lixo diretamente para o aterro, mas gastam um troco com o carroçeiro para se livrar da lixo.
Eu não sou esquerdista (não chego nem perto disso), mas com uma coisa, eu tenho que concordar: nossa "ELITE" é um lixo. Não serve de referência em nada para seu ninguém. É hipócrita, alienada e arrogante.
O último apaque a luz.
Não é tao simples assim. Há um deposito da urbana apropriado para metralha na rua Mermoz, até proximo dali, que o carroceiro poderia deixar lá. Mas não o faz.
Passo frequentemente por essa rua e os carroceiros "moram" em frente ao lixão que eles mesmos produzem.
O Ministerio Publico nao havia determinado o cadastramento dos carroceiros junto à Prefeitura de Natal?
Em que ficou essa determinação?
Como está a saude dos animais que puxam essas carroças?
Nem vou falar dos absurdos que eles fazem nas ruas e avenidas principais da cidade.
Porém, se fosse qualuqer condutor, estaria sendo multado pelos fiscais da prefeitura.
Não quero acreditar que os carroceiros tenham um tratamento diferenciado pelos agentes publicos…. Mas … as atitudes que os carroceiros fazem … nos leva a crer que existe alguma coisa que nao conseguimos entender…
Já presenciei um carroceiro fazendo a contra mao na Prudente de Morais para pegar o retorno proximo da loja do Magazine Luiza… os condutores parando seus carros, para o veiculo de tração animal pegar o retorno na contra mao e seguir a viagem do outro lado da avenida…
Isso é só uma amostra. No final da Integração, após o prologamneto da Prudente, tá virando um verdadeiro lixão. E o pior que eles estão jogando lixo na área de preservação. E ninguém faz nada.
Esta se formando um verdadeiro lixão com disseminação de ratos, baratas e mosquitos da dengue na rua SENADOR GEORGINO AVELINO (esquina com prudente de Morais) no bairro do Tirol. Ha pouco mais de 1 mês o lixo foi retirado por iniciativa da construtora que está construindo um condomínio ao lado desse terreno . O lixo hj está tomando uma faixa inteira da pista. Um verdadeiro absurdo.
Está pratica é muito comum aqui em Natal-RN ( carroceiros descarregar entulho nas esquinas, praças , terrenos ) e ninguém faz nada. Um absurdo, falta de civilidade , a cidade fica imunda e Natal é uma cidade tão linda. Autoridades!!! Vamos agir !!!
Ainda permitem a circulação de veículos de tração animal na cidade?
ESSA CENA É A PURA FALTA DE DESGOVERNO DE UMA URBANA EM QUE SEU PRESIDENTE SAVIO SO ESTAR DE OLHO NA CAMARA MUNICIPAL DESSE JEITO VOÇÊ NÃO GANHAR O POVO TA DE OLHO EMVCS.
Calma !!! Não são só os carroceiros ,POLÍTICOS ,AMARELINHOS ,MÉDICO FAZENDO 13 dias com plantões de 24 horas …..esses infelizes a única coisa que tem é a rua como casa ,dormem ao céu ,e vem um monte de hipocritas !!!!
Amigo, isso não dá a eles o direito de fazer o que bem quiser com a rua. Destinação de lixo é problema de saúde pública. Estão prejudicando os moradores do entorno.
E o pior é que inúmeras vezes os carroceiros despejam o lixo na presença dos funcionários da prefeitura! Mas segundo sabemos a empresa que faz a limpeza recebe por cada retirada. Será essa a razão do círculo vicioso? É lamentável que, apesar de todos as reclamações feitas até agora, as autoridades não consigam solucionar a questão. E aumenta o número de insetos e vetores nas imediações, assim como o risco de doenças causadas pela imundície.
Cadê a vigilância da Prefeitura Municipal do Natal? Ah!, esqueci… Está preocupada só em multar e multar.
Rua Senador Georgino Avelino Tirol,proximo ao Mc Donald.Verdadeiro absurdo.Cade o MP
Essa rua fica próximo ao Corpo de Bombeiros no Barro Vermelho faz muitos anos que essa pratica é feita lá e nunca fizeram nada para impedir.
Bruno, essa rua é a Senador Georgino Avelino, fica a 50 metros do MC DONALD'S, aí eu pergunto, cadê a COVISA, os ratos podem muito bem durante a noite visitar as redondezas.
Já fizemos INÚMERAS denuncias à SEMURB mas até agora nenhuma providencias foi tomada!! Maior absurdo isso!!! Daqui a pouco fecham a rua!!!!