Religião

FOTOS: Estátua de Nossa Senhora maior do que o Cristo Redentor é inaugurada em Aparecida

Foto 1: Laurene Santos/TV Vanguarda | Foto 2: Lívia Torres/g1

Uma estátua de 50 metros de altura de Nossa Senhora foi inaugurada no sábado (7), na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo. A escultura é maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que possui 38 metros.

A abertura da estátua ao público ocorre depois de o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) ter autorizado a instalação no ano passado, após ação de uma entidade que representa ateus questionar o investimento de dinheiro público em monumento de cunho religioso.

Estátua de 50 metros de Nossa Senhora é inaugurada em Aparecida — Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda

Estátua de 50 metros de Nossa Senhora é inaugurada em Aparecida — Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda
Fotos: Laurene Santos/TV Vanguarda

A escultura foi feita pelo artista plástico Gilmar Pinna e doada à cidade em homenagem aos 300 anos da padroeira do Brasil, completos em 2017.

A estátua fica localizada no bairro do Itaguaçu, à margem do Rio Paraíba do Sul, a cerca de três quilômetros de distância da Basílica e pode ser avistada da Rodovia Presidente Dutra. É o local mais próximo do ponto em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717.

Além da estátua, foi inaugurada a exposição “O Caminho, a vida pública de Jesus Cristo”. São 50 obras entre 3 e 7 metros de altura, distribuídas em 16 cenas.

Opinião dos leitores

  1. A idolatria católica não tem limites, desculpem. Deus condena culto a imagens. Senão vejamos: 1JOAO 5.21; Levítico 19:4 é 26:1; Dalmo 115:4-8; Romanos1:22-23; Deuteronômio 27:15; Isaías 40:18-20 é 44:16:20; Jeremias 10:14-15; Miqueias 5:13; 1Coríntios 10:19-20; Atos dos Apóstolos 17:29-30.
    Todos estes condenam ídolos de barro, de ferro ou de madeira ou concreto. É só verificar.

    1. Do mesmo jeito que não existem mais apóstolos, e os crentes evangélicos se intitulam de apóstolos, vivem na luxúria com seus templos e jatinhos. Enquanto Jesus era um pobre, e não precisava de luxo para pregar o evangelho e ensinar o amor ao próximo.

    2. Temos aqui 4 ocasiões em que Deus mandou fazer imagens:

      1) Éxodo 25, 16-22
      “Porás na arca o testemunho que eu te der. Farás também uma tampa de ouro puro, cujo comprimento será de dois côvados e meio, e a largura de um côvado e meio. Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.”

      2) Números 21, 8-9
      “E o Senhor disse a Moisés: ‘Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.

      3) I Reis 6, 23-27
      “Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura. Cada uma das asas dos querubins tinha cinco côvados, o que fazia dez côvados da extremidade de uma asa à extremidade da outra. O segundo querubim tinha também dez côvados; os dois tinham a mesma forma e as mesmas dimensões. Um e outro tinham dez côvados de altura. Salomão pô-los no fundo do templo, no santuário. Tinham as asas estendidas, de sorte que uma asa do primeiro tocava uma das paredes e uma asa do segundo tocava a outra parede, enquanto as outras duas asas se encontravam no meio do santuário.”

      4) I Reis 7, 28-30
      “Eis como eram feitas essas bases: eram formadas de painéis e enquadradas de molduras. Nos painéis enquadrados de molduras, havia leões, bois e querubins, assim como nas travessas igualmente. Por cima e por baixo dos leões e dos bois pendiam grinaldas em forma de festões. Cada base tinha quatro rodas de bronze, com seus eixos de bronze, e nos quatro cantos havia suportes fundidos que sustinham a bacia, os quais estavam por baixo das grinaldas.”

    3. NÃO CONFUNDA ÍDOLO COM IMAGENS, ÍDOLOS PODEM SER CANTORES, POLÍTICOS E DINHEIRO!!!

  2. A parábola do filho pródigo explica isso bem direitinho… quem quiser saber, leia. Que Maria Santíssima nos proteja sempre. Rezem sempre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zenaide Maia responde com clareza, transparência e conhecimento todas perguntas em entrevista no Bom Dia RN

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia (PSD), candidata à reeleição ao Senado pelo Rio Grande do Norte, participou na manhã desta sexta-feira (18) do Bom Dia RN, da Inter TV, na série de entrevistas com os candidatos ao Senado pelo Estado. Conduzida pelos jornalistas Hugo Andrade e Larisse Neves, a entrevista durou 30 minutos, nos quais a candidata apresentou suas propostas e respondeu, com seriedade, educação e domínio dos temas, a todas as perguntas, das mais polêmicas às mais específicas sobre o trabalho legislativo.

Logo na primeira pergunta, Zenaide foi questionada sobre a polêmica do possível rompimento com Fátima Bezerra, quando cogitou ser candidata ao Senado . A senadora respondeu que, em 2022, Fátima deixou claro seu projeto político de concorrer ao Senado, e que ela seguiu seu caminho: “Continuei o meu trabalho, e essa era a minha função. Foi esse trabalho que me fez chegar aos 167 municípios, com emendas e com projetos diretos em Brasília que protegem os municípios. Eu sei que as emendas são importantes, mas é pouco diante do que a gente tem que defender o município de verdade. Ela era candidata, juntamente com um grupo. Eu segui em frente.”

Sobre os rumos da campanha, Hugo Andrade perguntou se Zenaide tem candidato a presidente. A senadora explicou que o partido a deixa livre para a escolha e que votará em Lula. O jornalista então questionou: “A senhora não acha que, para os eleitores, pode parecer um certo oportunismo político?” “Na hora em que o PSD tinha candidato, avisei ao presidente que meu candidato era o presidente Lula. O meu partido é consciente; sou vice-líder do governo e voto em Lula. Não se trata de oportunismo”, garantiu. “Fui convidada para ser vice-líder do governo e resolvi ajudar o presidente Lula, na época, que precisava disso. E continuo, isso não vai mudar. Eu jamais deixarei de apoiar um projeto que não seja a favor do povo. Cito projetos que ajudei no atual governo federal, como o Mais Médicos, o piso nacional da enfermagem e o salário igual para homens e mulheres na mesma função. Isso é o meu papel, e eu faço no Senado. Sou da base desde o início.”

Questionada sobre a PEC dos juros altos, de sua autoria, que trata da redução da taxa de juros do cartão de crédito e está desde 2019 aguardando aprovação, Zenaide respondeu: “Apesar de ser fundamental e ainda esperar aprovação, continuará sendo uma das minhas batalhas. O poder do sistema financeiro consegue segurar. Os juros altos prejudicam não só as pessoas, mas também o setor produtivo.”

A senadora disse acreditar nas chances de aprovação da PEC e citou exemplos do endividamento das famílias brasileiras, submetidas à maior taxa de juros do mundo, cobrada no Brasil.

O jornalista Hugo Andrade também perguntou sobre os quatro projetos de autoria da senadora já aprovados no Senado e que dependem agora da Câmara dos Deputados. Um dos exemplos citados é o projeto que reserva 5% das vagas de emprego para mulheres vítimas de violência. A senadora comentou e defendeu os projetos.

Sobre o debate das emendas parlamentares na movimentação política das eleições, a senadora respondeu que a emenda parlamentar é um direito legal de indicação. Zenaide Maia destinou emendas aos 167 municípios do RN, com R$ 500 milhões destinados, e explicou a diferença entre a emenda individual e a emenda parlamentar.

Perguntada sobre as pesquisas que a mostram em segundo lugar, sobre como vê a disputa pela vaga e se se sente ameaçada diante de um possível empate técnico com três candidatos no páreo, Zenaide afirmou: “Política é muito dinâmica. Eu encaro com tranquilidade. Acredito no meu trabalho e acredito nas pesquisas, mas continuo o meu trabalho e venho crescendo e tentando conquistar meus votos, mostrando que fiz um bom trabalho. Defendo Saúde, Educação, sou municipalista e quero continuar ajudando o RN.”

Os jornalistas questionaram: Caso seja reeleita e o presidente Lula não seja, a senadora apoiaria os projetos do novo eleito?. Resposta: “Depende de cada projeto, mas vou defender sempre em defesa da população. Quando Bolsonaro foi presidente, durante a pandemia, mesmo com gente morrendo, não botamos nada que não fosse para ajudar a população.”

Ao encerrar, a candidata agradeceu o espaço da Inter TV e reforçou seu compromisso: “A senadora Zenaide já fez muito pelo Estado, mas pode fazer mais pela saúde, pela educação e pela segurança pública. É por isso que estou aqui, candidata à reeleição ao Senado, querendo trabalhar cada vez mais com o nosso povo, não só tentando aumentar as emendas da saúde e da educação, mas também segurando leis e projetos. Nem sempre o projeto deve ser aprovado: a gente está lá para aprovar leis, além de não aprovar projetos que não devem ser aprovados.”

Ao longo de toda a entrevista, a candidata demonstrou clareza, transparência e educação ao responder a todas as perguntas com seriedade e conhecimento dos temas. Zenaide Maia concorre ao Senado pelo PSD, número 555 na urna.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BOMBA: Em momento de fúria na prisão, Vorcaro ameaça revelar fatos sobre ministros do STF

Foto: Reprodução

Preso, o banqueiro Daniel Vorcaro teria enviado um recado ao STF: se o pai, Henrique Vorcaro, não for colocado em liberdade para tratar problemas de saúde, poderá revelar informações envolvendo ministros da Corte e outras autoridades. A informação é da coluna Radar, da Veja.

De acordo com a publicação, um interlocutor da defesa afirma que Vorcaro se sente “abandonado para morrer na prisão” e não acredita haver condições para uma delação independente. O banqueiro teria em mãos fotos, recibos de pagamentos e documentos relacionados a figuras do STF, da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF).

Henrique Vorcaro está preso há mais de 90 dias e pediu ao presidente do STF, Edson Fachin, que o caso seja encaminhado para análise de André Mendonça, responsável pelo pedido de prisão domiciliar humanitária. A defesa afirma que ele sofre de diverticulite.

O pai de Daniel Vorcaro também deverá ser interrogado pela PF em 30 de setembro sobre os grupos conhecidos como “A Turma” e “Os Meninos”, investigados por supostamente espionar e intimidar adversários da família.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CASO MASTER: Vorcaro pede fim da prisão preventiva e usa pedido de vista de Flávio Dino como argumento

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal e Bruna Vieira/TV Globo

A defesa de Daniel Vorcaro, dono do extinto Banco Master, pediu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a revogação da prisão preventiva e a substituição por medidas cautelares. O ex-banqueiro está preso há mais de seis meses.

Os advogados alegam que venceu, no fim de agosto, o prazo de 90 dias previsto no Código de Processo Penal para reavaliação da prisão. Também usam como argumento o pedido de vista do ministro Flávio Dino, que interrompeu a análise do caso no Supremo.

Vorcaro foi preso na Operação Compliance Zero. Segundo a Polícia Federal, ele seria líder de uma organização criminosa voltada à captação de recursos ilícitos e teria montado uma rede de monitoramento e influência.

A defesa afirma ainda que Vorcaro tenta colaborar com as investigações. Propostas de delação foram rejeitadas pela PF e pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por serem consideradas insuficientes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Renan Santos pede suspensão do reajuste do Bolsa Família e até cassação de Lula

Foto: Reprodução

O candidato à Presidência Renan Santos (Missão) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar suspender o reajuste de 15% do Bolsa Família anunciado pelo presidente Lula. A ação também pede multa e a cassação do registro ou do diploma de Lula, caso seja eleito.

Renan argumenta que o aumento, anunciado a 17 dias do primeiro turno, seria ilegal e provocaria desequilíbrio na disputa eleitoral. O reajuste eleva o piso do benefício de R$ 600 para R$ 691 e o valor médio de R$ 675 para R$ 777.

O processo ficou sob relatoria do ministro André Mendonça. Na quinta-feira (17), ele já havia rejeitado uma ação semelhante apresentada pelo deputado federal Zé Trovão (PL-SC), mas sem analisar o mérito. Mendonça entendeu que o parlamentar, candidato à reeleição em Santa Catarina, não tinha legitimidade para questionar um candidato à Presidência.

A Advocacia-Geral da União (AGU) defende que o reajuste é legal e corresponde à recomposição da inflação acumulada desde 2023, sem criação de novo benefício ou mudança nos critérios de acesso ao programa.

O impacto previsto é de R$ 5,8 bilhões em 2026 e cerca de R$ 22 bilhões em 2027. O governo afirma que fará remanejamentos no Orçamento para bancar os novos valores.

Com informações do Portal Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Denúncia aponta suspensão de blitzes e fiscalizações de trânsito no RN durante o período eleitoral

Foto: José Aldenir/Agora RN

Uma denúncia que circula nos bastidores da segurança pública do Rio Grande do Norte aponta para uma suposta determinação para que operações de fiscalização de trânsito realizadas pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), tanto em rodovias quanto em áreas urbanas, sejam reduzidas ou suspensas durante o período eleitoral.

De acordo com o relato, a orientação teria sido repassada pelo Comando-Geral da Polícia Militar do RN e permaneceria em vigor até o encerramento da campanha eleitoral. A justificativa apontada seria evitar que ações de fiscalização pudessem gerar desgaste político para o grupo que apoia a candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado.

A denúncia ocorre poucos dias após a Operação Aleteia, realizada pelo CPRE e pela 3ª CIPRv na região do Seridó. A operação, iniciada em 11 de setembro, teve entre seus objetivos o combate a irregularidades envolvendo motocicletas, perturbação do sossego e manobras perigosas.

Em menos de 24 horas, três veículos utilizados na prática conhecida como “grau” foram retirados de circulação e outros seis foram removidos por irregularidades. Na divulgação da operação, o próprio CPRE informou que as fiscalizações seriam intensificadas, principalmente no período noturno e nos finais de semana.

O relato sobre a suposta suspensão aponta, no entanto, para uma mudança na realização de blitzes e outras operações nesta reta final da campanha eleitoral.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre a existência da determinação. Também não foram informados eventual prazo da medida, justificativa operacional ou quais tipos de fiscalização teriam sido atingidos pela suposta orientação.

Opinião dos leitores

  1. 👀👀👀Só pra lembrar, 👉🏿ACUSE-OS DO QUE VOCÊ FAZ, CHAME-OS DO QUE VOCÊ É. 👈🏿 Alguém sabe onde o XANDÃO jogou o SILVINEI VASQUEZ? Qual foi a NARRATIVA criada pra prender o rapaz? A ESQUERDA é uma desgraça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Times defendem bets e dizem que restrições podem levar futebol brasileiro à falência

Foto: Reprodução

Clubes do futebol brasileiro divulgaram um manifesto conjunto em defesa das bets regulamentadas e contra possíveis restrições ao setor pelo governo federal. As equipes afirmam que uma mudança brusca nas regras pode provocar um forte impacto financeiro e levar clubes à falência.

A reação ocorre diante da possibilidade de o governo editar uma Medida Provisória para proibir jogos de cassino on-line. O texto em análise não atingiria as apostas esportivas, mas afetaria parte relevante das receitas das empresas que patrocinam os clubes.

No manifesto, os clubes defendem que as empresas autorizadas são hoje uma das principais fontes de receita do esporte e sustentam que uma restrição ao mercado regulamentado pode empurrar apostadores para plataformas clandestinas, que não recolhem impostos nem estão submetidas às mesmas regras de fiscalização.

“A consequência não será apenas uma porta escancarada para as apostas clandestinas, mas um golpe fatal para o futebol brasileiro, levando muitos clubes à insolvência”, afirmam as entidades.

O movimento reúne clubes como Palmeiras, Santos, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco e Cruzeiro, além da Federação Paulista de Futebol e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Outros times também aderiram ao posicionamento.

Com informações da ESPN

Opinião dos leitores

  1. Não concordo que leve à falência, antes não existia essas bets, pq só agora vem com essa conversinha,tá dando muitooooo dinheiro né, conversa pra boi 🐂 dormir, ora falência, bilhões envolvidos, essas bets só tá enricando muita gente, o famoso migue essa história de falência, não muito tempo atrás não existia e todos ganhavam bem, migue

  2. Lorota o futebol faliu depois das bets , que se mostraram vulneráveis para manipulação de resultados ,pelas máfias de plantão e atletas mau caráter , além de
    Inflacionar o mercado de atletas ,dirigentes de qualidade e honestidade duvidosa. Com relação a população em geral , é igual a dependência química e picaretagem de influencer. Tem que extinguir mesmo esse mal chamado net !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula está desesperado para reverter cenário eleitoral e garantir reeleição, diz economista

Vídeo: Reprodução/Joel Pinheiro Instagram

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um reajuste de 15% no piso do Bolsa Família, elevando o benefício de R$ 600 para R$ 691. A medida, tratada por analistas como uma ação de “corrida contra o relógio” diante de um cenário de reeleição acirrado, gerou discussões sobre a responsabilidade fiscal e o uso da máquina pública.

O economista e comentarista da Globo News e Folha de São Paulo, Joel Pinheiro, acredita que as medidas populistas na reta final da campanha eleitoral anunciadas pelo presidente representa um ‘desespero’ do chefe do executivo. 

“Esse aumento que o Lula anunciou do Bolsa Família tem um nome muito claro, desespero. Só para quem não está sabendo, o Bolsa Família vai subir de 600 para 691. Um aumento de 15%, bem expressivo, que vai custar bastante para os cofres públicos”, disse o economista. 

Joel Pinheiro enfatizou que essa é uma medida de corrida contra o relógio de uma campanha de reeleição que está sentindo que a maré pode ter virado.Como é que a gente sabe que é uma medida desesperada? É bom dizer, né? Porque em 31 de agosto, o governo mandou sua proposta de orçamento para o ano que vem e não constava esse aumento do Bolsa Família. Então é uma decisão realmente tomada agora, para ver se reverte, para ver se dando mais dinheiro para as pessoas reverte um pouco a intenção de voto dele e garante uma vitória”, comentou o analista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] WILLIAM WAACK: Lula assume lado em crise no STF e acusa André Mendonça de fazer política


Vídeo: Reprodução/CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por entrar diretamente na disputa interna do Supremo Tribunal Federal (STF) ao declarar publicamente que o ministro André Mendonça utilizou o cargo para fazer política, é o que aponta o comentarista da CNN Brasil, William Waack. A manifestação ocorreu em meio a desdobramentos de investigações que ligam mensagens do ex-banqueiro Daniel Vorcaro a interlocuções com o ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com a análise de Waack, a postura do chefe do Executivo representa uma inflexão em sua tradicional cautela em relação ao Judiciário. Ao escolher um lado na fratura institucional da Corte, o governo embarca oficialmente na crise que afeta o funcionamento e a imagem dos tribunais superiores

“O chefe do executivo brasileiro assumiu um lado na briga dentro do judiciário. O presidente Lula disse que o ministro André Mendonça utilizou o cargo para fazer política, dizendo que isso está provado. Seria o caso de se convocar Lula como testemunha, pois no Supremo ainda não se decidiu, quer dizer, não se julgou se Mendonça fazia política”, comentou o jornalista e âncora da CNN. 

Waack disse ainda que o foco das atenções recai sobre a atuação de Alexandre de Moraes, apontado como articulador de uma ação política que uniu lideranças da Câmara e do Senado para aprovar pautas cruciais para a campanha de reeleição de Lula. Para o comentarista, o envolvimento explícito do Planalto consolida um alinhamento interno onde a ala governista busca blindar o magistrado alvo dos vazamentos.

A ofensiva ocorre paralelamente a estratégias tradicionais de mobilização popular e econômica, como o anúncio de reajustes no Bolsa Família planejados para coincidir com o período eleitoral do segundo turno. “Nenhuma surpresa, porém, foi o anúncio feito por Lula de que vai aumentar o bolsa-família para coincidir com o segundo turno das eleições. Isso é típico, qualquer populista, Lula em especial. O típico é promover a festa hoje e alguém que pague depois a conta”, concluiu William Waack.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alto Oeste: Álvaro, Babá e Styvenson levam Caravana 22 a Venha-Ver, Coronel João Pessoa e São Miguel


A Caravana 22 percorreu, na noite desta quinta-feira (18), os municípios de Venha-Ver, Coronel João Pessoa e São Miguel, em mais uma intensa agenda de Álvaro Dias pelo Alto Oeste Potiguar. Uma extensa carreata atravessou as ruas das três cidades, reunindo moradores, apoiadores e lideranças políticas da região.

Ao lado de Álvaro, o candidato a vice-governador Babá Pereira e o senador Styvenson Valentim, candidato à reeleição, participaram de toda a mobilização. A agenda também contou com o candidato ao Senado Coronel Hélio, o candidato a deputado federal Coronel Brilhante e o candidato a deputado estadual Dr. Kerginaldo.

Em carro aberto, o grupo percorreu Venha-Ver, Coronel João Pessoa e São Miguel. Ao longo do trajeto, moradores acompanharam a passagem da comitiva pelas ruas e avenidas dos três municípios.

A programação foi encerrada com um grande comício no centro de São Miguel.

Entre as lideranças presentes estavam o prefeito de Venha-Ver, Dr. Cleiton; os ex-prefeitos de Marcelino Vieira, Babau e Dibed; a prefeita de São Francisco do Oeste, Gisely Porfírio; o ex-prefeito de São Miguel, Dr. Dário; o prefeito de Encanto, Alberone; e a prefeita de Tenente Ananias, Dayane.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vorcaro se reuniu com Gilmar Mendes no STF para pedir favorecimento em causa bilionária relacionada ao Banco Master


Fotos: Montagem/Redes Sociais

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro reuniu-se com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes em 11 de abril de 2024. O objetivo do encontro era convencê-lo a votar favoravelmente em uma disputa bilionária envolvendo o setor sucroalcooleiro, cujos desdobramentos beneficiariam diretamente os negócios do Banco Master, presidido por Vorcaro.

Na época, a instituição financeira mantinha em sua carteira bilhões de reais em créditos dessas empresas sob a forma de precatórios. Os papéis perderiam valor caso a Suprema Corte invalidasse as ações indenizatórias movidas pelas usinas contra a União, um impacto estimado pela Advocacia-Geral da União (AGU) em até R$ 145 bilhões.

O encontro com o magistrado foi viabilizado com a ajuda do empresário Chiquinho Feitosa, ex-deputado e ex-senador pelo Ceará, que na época mantinha um contrato de prestação de serviços de R$ 500 mil mensais com Vorcaro para atuar na área de educação e fazer lobby em Brasília. Feitosa é ex-cunhado de Gilmar Mendes.

Registros do celular de Vorcaro detalham a negociação com a secretaria do tribunal para marcar a audiência. O ex-banqueiro pediu um roteiro exclusivo, solicitando entrar sozinho no gabinete das 18h às 18h30 e, em seguida, receber outras duas pessoas, incluindo o ex-advogado-geral da União Bruno Bianco. Após ser avisado de que o ministro dispunha de pouco tempo, recebendo a confirmação de um “encaixa” de apenas 15 minutos, Vorcaro ajustou os planos.

O posicionamento de Gilmar Mendes

Em nota oficial, o gabinete de Gilmar Mendes confirmou a realização da audiência em ambiente institucional no STF, ressaltando que o recebimento de advogados é prerrogativa legal da função. A nota enfatizou também que o ministro não participou de negociações particulares entre Chiquinho Feitosa e o ex-banqueiro e que não responde pelas relações profissionais de ex-parentes.

O comunicado destacou o histórico de votos do magistrado nos processos do setor, nos quais ele reiteradamente posicionou-se contra os interesses do Banco Master e a favor da União, a exemplo de julgamentos envolvendo a usina Jalles Machado e a empresa Raízen, nos quais votou contrariamente à liberação dos precatórios bilionários.

Com informações da Folha de São Paulo

Opinião dos leitores

  1. Por isso boca de sapo, tem tanto ódio do Ministro André Mendonça. Se Flávio, ganhar essas eleições, tem que prender esse bandido no mesmo dia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *