Os servidores municipais, em greve desde o dia 16 de novembro, voltaram a protestar em frente à Prefeitura do Natal. Ele montaram um acampamento em parte da Avenida Ulisses Caldas, que reuniu cerca de 300 pessoas, exigindo o pagamento dos salários em dia e direitos não implantados pela Prefeitura.
Por volta das 11h, eles percorreram as ruas da Cidade Alta, com o “Bloco dos Lisos e das Lisas”. Com direito a estandarte e orquestra de metais, o bloco faz referência a uma brincadeira do prefeito Carlos Eduardo Alves, durante uma coletiva de imprensa. “O cara tá liso, mas dá para dar uma volta em Natal com a namorada pra ver as luzes de Natal”, afirmou o prefeito.
O bloco retornou à Prefeitura, apó um ato em frente ao Tribunal de Justiça, para pedir que os recursos dos processos sobre o pagamento em dia sejam julgados.
Diante da ausência do prefeito, os sindicatos – Sinsenat, Sindsaúde, Sindern e Soern –foram recebidos por um assessor e solicitam uma audiência com Carlos Eduardo. Os servidores prometem realizar novos protestos e permanecem em greve. Somente na segunda-feira (12), a Prefeitura deve anunciar o calendário de pagamento.
Em delibereção, acordamos em convidar o bloco os lisos de natal, juntamente com os lisos de jucurutu, para todos unidos na desgraça da cousa pública, com todos os lisos municipais do siridó, virem participar feito siri, com pires na mão, participar do maior besta a val do mundo em fevereiro. Tragam Mil Reais pra um dia, pra enricar meia dúzia de gatos pingado, com patrocínio municipal, mais pal do que nunca!
Pois é .
As oligarquias Alves e Maias arrasaram esse estado!!!!! Quebraram o RN!!!!!
Mas o povo merece os políticos que tem pois mais uma vez votaram para esse prefeito se reeleger por mais 4 anos.
Como pode uma coisa dessa!!!!!
Agora vão pra rua fazer parte do bloco dos lisos?????
E antes???? Estavam endinheirados?????
Fala sério!!!!'
Palhaçada!!!!
Votaram porque quiseram nesse voto de cabresto!!!!!
Agora aguentem!!!!!
Situação lastimável dos servidores municipais. Tem mais é que fazer greve mesmo. Enquanto o "Barnabé" sofre para ajustar as contas ao atraso salarial, os vereadores e prefeito ficam numa boa. É revoltante. Os gestores públicos faliram os Estados e Municípios, mas a falência só atinge o bolso da classe trabalhadora. Tudo, no final, é uma herança maldita das eras PSDB-PT-PMDB.
Já estamos com uma comissão do carnaval 2017. Tudo pronto com convênio de 200 mil, pra torrar com turistas. Os autocnes que se danem com essa balela de salários atrasados.
O funcionalismo público ñ espere algum do atual GOVERNADOR, até porque desde que assumiu foi renegando aumento salarial. Veja bem, se o GOVERNADOR, usa esses mesmas atribuições ao MPRN, JUDICIÁRIO, TRIBUNAL, PROCURADORES e LEGISLATIVOS. Esperamos a situação seja igual para todos e os salários dos BARNABÉS estão congelados há seis anos.
Parabéns ao SindServ, o resto das centrais são um bando de frouxos, borra botas e babão.
Vamos convidar os políticos de jucurutu para Bloco dos Lisos, lá estāo acustumado, inclusive, vão passar no Rota Intertv de sábado vindouro. Um estouro!
O empresariado potiguar está em polvorosa com mais uma medida do governo Fátima Bezerra (PT), que agora mira o bolso dos pequenos negócios do Simples Nacional. Depois de obrigar as empresas beneficiadas pelo PROEDI a anteciparem 50% do ICMS desde outubro, o Estado passou a cobrar o pagamento antecipado do imposto também das micro e pequenas empresas, pegando muita gente de surpresa.
De acordo com um empresário do setor, a mudança travou o comércio e deixou mercadorias presas nas transportadoras. “Normalmente, a gente paga esse imposto só em janeiro. Agora, do nada, estão exigindo o pagamento na entrada da mercadoria. Tudo parado! Eles querem arrecadar logo o que só entraria em janeiro, pra inflar o caixa de fim de ano”, reclamou.
A medida está gerando revolta entre empreendedores, que relatam prejuízos e falta de planejamento. “O fluxo de caixa vai pro ralo. A gente se programa, paga tudo em dia, e o governo vem e muda as regras do jogo no meio do caminho. Isso é um absurdo!”, desabafou outro empresário.
Enquanto o comércio tenta se preparar para o Natal — época mais importante do ano para as vendas —, o governo petista é acusado de sufocar ainda mais quem gera emprego e renda no Estado. Para o setor produtivo, a ordem é clara: ou paga agora, ou a mercadoria não chega na loja. E o clima é de revolta geral.
Natal volta a respirar os aromas e sabores da sua culinária em mais uma edição do Festival Sabores D’Praia, que agora será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, no Largo do Atheneu, com entrada gratuita. O evento promete encantar paladares, celebrar a identidade gastronômica potiguar e oferecer ao público um espaço de lazer e experiências para toda a família.
Mais do que uma feira gastronômica, o festival reafirma seu papel como plataforma de valorização cultural, reunindo alguns dos principais restaurantes da cidade, chefs locais e operações gastronômicas variadas. O Sabores D’Praia se consolida como um encontro que fortalece tradições, estimula o consumo da produção regional e exalta a riqueza da mesa potiguar para moradores e visitantes.
A programação do evento está repleta de experiências que unem aprendizado, sabor e entretenimento. O público poderá acompanhar a Cozinha Show, o Papo de Bar, shows musicais e degustar pratos elaborados por restaurantes selecionados. Entre as operações gastronômicas já confirmadas estão Meu Barraco Boteco Bistro, Rocco Pizza Bar, Restaurante Navarro, Tabu e o tradicional Ginga com Tapioca da Dona Ivonize Januario, que representam o melhor da culinária potiguar.
Na Cozinha Show, nomes como Fernando Liberato (@serialgrillerofc), Jonatã Canela, Marcos Nery, Militão no Fogão, Rodrigo Andrade e Chef Welder Albuquerque comandarão oficinas gratuitas que prometem muita troca de conhecimento e sabor. Entre os destaques, o chef Fernando Liberato ensinará o preparo de um Burger de Meca com bacon, melaço picante e maionese de dendê no pão de leite; Rodrigo Andrade apresentará um crudo de camarão com fettucine na manteiga de limão e coentro e caramelo de caju; e Militão no Fogão ensinará o preparo de uma deliciosa cazuela de mariscos, em uma aula que celebra a potiguaridade e o sabor do mar.
O Papo de Bar será outro grande atrativo do festival, com oficinas e degustações guiadas que mergulham no universo das bebidas. Entre os participantes estão Cyro Cavalcanti, Diego Salem, Elilza Nobrega e Marcos Mindelo. A especialista Elilza Nobrega comandará uma degustação de vinhos e espumantes premiados da nova safra da @baobavino, enquanto o mestre Diego Salem ministrará uma aula sobre introdução à cultura cervejeira, ideal para quem deseja descobrir novos sabores e compreender melhor o mundo das cervejas artesanais.
Com uma ambientação acolhedora, o clima do Sabores D’Praia será embalado por uma programação musical que celebra a diversidade cultural do estado e garante a trilha sonora ideal para um fim de semana de experiências, gastronomia e boas vibrações.
O Festival Sabores D’Praia 2025 é uma realização da Viva Promoções e conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, via Lei Djalma Maranhão, incentivado pela Unimed Natal, e do Governo do Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo, Secult-RN e Fundação José Augusto, incentivado por Coca-Cola Brasil, Sadio Alimentos e Sterbom. A programação completa será divulgada em breve nas redes sociais oficiais: @saboresdpraia.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Promotoria de Justiça de Lajes, emitiu recomendação publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (7) para que o presidente da Câmara Municipal de Pedro Avelino suspenda imediatamente qualquer tentativa de antecipar a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027/2028, uma manobra que vinha sendo articulada nos bastidores do Legislativo local.
A recomendação, assinada pela promotora Juliana Alcoforado de Lucena, veio após o Ministério Público constatar a intenção do atual presidente da Casa em realizar a eleição ainda neste ano — uma prática considerada ilegal, antidemocrática e desprovida de qualquer justificativa razoável, segundo reiteradas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
O órgão ministerial lembrou que o STF, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7350/DF, já firmou entendimento claro: não é possível antecipar de forma desarrazoada a escolha da Mesa Diretora para um mandato futuro, sob pena de ferir os princípios da representatividade e da periodicidade dos pleitos.
Na mesma linha, o Supremo reafirmou essa posição ao julgar a ADI 7733, relativa à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, estabelecendo que as eleições para o segundo biênio de qualquer legislatura só podem ocorrer a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato correspondente.
Mesmo com a jurisprudência consolidada e com precedentes recentes — inclusive envolvendo outras Câmaras Municipais, como a de Angicos, que teve sua eleição anulada pelo MP em fevereiro deste ano —, o presidente da Câmara de Pedro Avelino insistia na tentativa de garantir, com larga antecedência, o controle político da Casa para os próximos anos.
A iniciativa foi vista por observadores políticos como uma tentativa clara de perpetuação no poder, desrespeitando o princípio da alternância e o direito da população de ter uma representação renovada conforme o resultado das urnas e a correlação de forças políticas de cada momento.
O Ministério Público, ao agir, deu um recado contundente em defesa da legalidade e da democracia representativa. A recomendação expedida determina que o Legislativo se abstenha de realizar qualquer eleição antes de outubro de 2026, além de orientar que o conteúdo da decisão seja amplamente divulgado entre todos os vereadores.
O episódio expõe os movimentos erráticos que o presidente da Câmara Municipal, Jussiê Souza vem promovendo para se posicionar como pré-candidato a prefeito em 2028. O Ministério Público mostrou que está atento — e disposto a agir quando limites são ultrapassados.
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou à CNN Brasil que a definição sobre o candidato da direita à Presidência da República em 2026 será tomada em março do próximo ano, e que a “ordem” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegará “via Flávio Bolsonaro”.
O Supremo Tribunal Federal inicia nesta sexta-feira (7) o julgamento dos recursos apresentados pela defesa de Bolsonaro e de outros seis condenados por envolvimento na tentativa de golpe de Estado. A expectativa entre juristas é que a prisão ocorra entre dezembro e o início de janeiro.
“Bolsonaro correria risco de vida na Papuda. Se colocarem ele em um presídio, isso será um tiro no pé do sistema e vai fortalecer a direita. Vai ser inevitável a comparação com Lula, que ficou em uma cela especial na Polícia Federal”, disse Sóstenes.
O parlamentar também afirmou que não devem ocorrer grandes mobilizações populares após uma eventual prisão, responsabilizando o STF pela apatia.
“Aplicaram morfina aos poucos para não haver reação popular”, declarou.
Outro aliado de Bolsonaro, o vice-prefeito de São Paulo, Coronel Ricardo Mello Araújo (PL), disse que a direita aguardará as orientações do ex-presidente sobre as eleições de 2026.
“Não dou um passo se ouví-lo. Se acontecer a prisão, vamos seguir as orientações de Bolsonaro”, afirmou Mello à CNN Brasil.
Durante esta quinta-feira (06), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu nove ocorrências envolvendo abelhas em diferentes pontos da Grande Natal. Os militares realizaram o manejo seguro dos insetos e a realocação das colmeias em áreas adequadas de habitat natural, garantindo a segurança da população e a preservação ambiental.
O período de enxameação, fase reprodutiva das abelhas, costuma coincidir com a estação seca, época em que aumentam as ocorrências de queimadas e incêndios florestais. Esses incêndios afetam diretamente as colmeias, levando muitas abelhas a abandonarem seus ninhos e formarem novos enxames em busca de abrigo. Isso eleva o risco de aparecimento desses enxames em áreas urbanas, próximos a residências e locais de grande circulação de pessoas.
Nessas situações, é fundamental não tentar remover as abelhas por conta própria. O manejo inadequado pode provocar ataques e colocar em risco a integridade física das pessoas. A orientação do Corpo de Bombeiros é que, ao identificar uma colmeia em local de risco, a população entre em contato imediatamente pelo número 193.
Na tarde desta quinta-feira (6), a prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, foi reconhecida com o título de Prefeita Inovadora, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD) durante o Fórum Cidades Digitais e Inteligentes, realizado na sede do Sesc Rio Branco, em Natal. A honraria é concedida a gestores públicos que se destacam pelo apoio, incentivo e execução de políticas públicas inovadoras, que utilizam técnicas e ferramentas criativas, sustentáveis e inclusivas para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos.
A principal motivação para o prêmio foi o projeto Parnamirim Aeroporto Digital, uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Norte e no Brasil, que tem como objetivo transformar Parnamirim em um grande polo de inovação, tecnologia e conhecimento, aproveitando a área do antigo Aeroporto Augusto Severo para a criação do primeiro parque tecnológico do país instalado em uma área aeroportuária.
A prefeita Nilda Cruz comemorou a conquista e fez questão de dividir o reconhecimento com toda a equipe da gestão municipal, especialmente com o secretário de Planejamento e Finanças, Kelps Lima, um dos principais articuladores do projeto.
“Recebo esse título com muita alegria e gratidão. Esse reconhecimento é de toda a equipe da Prefeitura de Parnamirim, que trabalha com comprometimento e criatividade para construir uma cidade mais moderna, humana e sustentável. O Parnamirim Aeroporto Digital será um marco para a história da nossa cidade. Ele irá se constituir em um espaço de geração de emprego, renda e produção de conhecimento, que vai impulsionar o desenvolvimento local e transformar vidas”, declarou a prefeita.
O título de Prefeita Inovadora representa mais um reconhecimento à gestão Nilda Cruz, que tem se destacado pela visão estratégica e pela capacidade de transformar ideias em resultados concretos.
O governo federal decidiu alugar dois navios-cruzeiro de luxo para servir como hospedagem durante a COP30, conferência do clima da ONU que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025. O contrato, firmado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), prevê gasto total de R$ 263 milhões com as embarcações, que abrigarão delegações estrangeiras, representantes de ONGs e jornalistas.
Segundo informações publicadas nesta terça-feira (04), o objetivo do governo é suprir a falta de leitos na capital paraense durante o evento, que deve receber cerca de 70 mil pessoas. O Ministério do Turismo afirmou que os navios atenderão “padrões de sustentabilidade” e que o processo foi conduzido por meio de licitação internacional.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) alertou que o projeto de lei conhecido como PL das Bagagens, em tramitação no Congresso, pode causar aumento no preço das passagens aéreas e reduzir a quantidade de voos. A proposta, já aprovada pela Câmara e aguardando análise no Senado, garante o despacho gratuito de uma bagagem de até 23 kg em voos nacionais e internacionais operados no Brasil.
Segundo a agência, a precificação das tarifas aéreas segue o princípio da liberdade tarifária, em que as companhias definem seus preços com base nas condições do mercado. “Alterações operacionais sistêmicas como as propostas no projeto de lei têm a capacidade de impactar no preço das passagens”, afirmou a Anac à CNN. A entidade também destacou que a medida pode afetar acordos internacionais que garantem a liberdade tarifária — hoje presente em 94 dos 119 pactos aéreos firmados pelo Brasil.
Para a Anac, a aprovação do projeto pode “inviabilizar” parte desses acordos, reduzindo a oferta de conexões internacionais e encarecendo as passagens restantes. “Isso pode impactar negativamente os preços das passagens, além de afetar a integração e os negócios do país pelo modal aéreo”, pontuou a agência.
A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) também criticou o projeto, afirmando que ele eleva os custos operacionais e representa um retrocesso para o setor. Já o relator do texto na Câmara, deputado Neto Carletto (Avante-BA), afirmou que o Congresso discute alternativas com o Senado para evitar que o consumidor seja penalizado com o aumento dos preços.
Representantes de autoescolas se reuniram com o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para pedir apoio contra o plano do governo Lula de acabar com a obrigatoriedade das aulas de direção na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, idealizada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), deve ser lançada oficialmente após a COP30, sob o nome de “CNH do Brasil”.
Segundo Olga Catarina Zanoni, consultora jurídica da Abrauto, que reúne cerca de 5 mil autoescolas no país, o encontro com Lira durou mais de uma hora e foi “muito produtivo”. “Achamos ele muito receptivo, muito aberto, solícito conosco. Estamos confiantes”, disse. Apesar disso, aliados do deputado afirmam que ele apenas ouviu os representantes do setor e não assumiu compromissos.
Zanoni afirmou que cerca de 80% das autoescolas já registram queda na procura por alunos desde que o governo anunciou a intenção de mudar as regras. A entidade tem procurado parlamentares para alertar sobre os prejuízos e pediu que Lira pressione o Executivo a esclarecer que, por enquanto, nada muda.
A alteração nas exigências para tirar a CNH deve ser feita por meio de uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), sem precisar passar pelo Congresso. Oposição e setores ligados às autoescolas estudam reagir com um projeto de decreto legislativo para tentar barrar a medida.
O Senado norte-americano rejeitou, por 51 votos a 49, uma resolução bipartidária que pretendia impedir o governo Donald Trump de realizar ações militares contra a Venezuela sem autorização do Congresso. A proposta foi apresentada pelos senadores Tim Kaine e Adam Schiff, do Partido Democrata, e pelo republicano Rand Paul. Apenas a senadora republicana Lisa Murkowski apoiou o texto junto aos democratas.
A iniciativa surgiu após Trump confirmar que havia autorizado a CIA a operar dentro da Venezuela para combater fluxos ilegais de drogas e imigração. Além disso, os Estados Unidos realizaram ataques a embarcações suspeitas de contrabando nas proximidades da costa venezuelana e intensificaram a presença militar no Caribe, o que aumentou a preocupação no Congresso.
O senador Adam Schiff afirmou que o aumento militar “tem muito mais a ver com uma possível mudança de regime do que com o combate ao tráfico de drogas” e defendeu que qualquer ação dessa natureza deve passar pelo Congresso. “Se acham que uma mudança de regime é necessária, então precisam vir ao Congresso e declarar isso”, disse.
Segundo a CNN, funcionários do governo afirmaram que não há planos de ataques terrestres na Venezuela e que, até o momento, não existe justificativa legal para tal medida. Apesar da derrota, o senador Tim Kaine indicou que novas resoluções sobre os poderes de guerra do Executivo poderão ser apresentadas, inclusive relacionadas à Nigéria.
Em delibereção, acordamos em convidar o bloco os lisos de natal, juntamente com os lisos de jucurutu, para todos unidos na desgraça da cousa pública, com todos os lisos municipais do siridó, virem participar feito siri, com pires na mão, participar do maior besta a val do mundo em fevereiro. Tragam Mil Reais pra um dia, pra enricar meia dúzia de gatos pingado, com patrocínio municipal, mais pal do que nunca!
Pois é .
As oligarquias Alves e Maias arrasaram esse estado!!!!! Quebraram o RN!!!!!
Mas o povo merece os políticos que tem pois mais uma vez votaram para esse prefeito se reeleger por mais 4 anos.
Como pode uma coisa dessa!!!!!
Agora vão pra rua fazer parte do bloco dos lisos?????
E antes???? Estavam endinheirados?????
Fala sério!!!!'
Palhaçada!!!!
Votaram porque quiseram nesse voto de cabresto!!!!!
Agora aguentem!!!!!
Situação lastimável dos servidores municipais. Tem mais é que fazer greve mesmo. Enquanto o "Barnabé" sofre para ajustar as contas ao atraso salarial, os vereadores e prefeito ficam numa boa. É revoltante. Os gestores públicos faliram os Estados e Municípios, mas a falência só atinge o bolso da classe trabalhadora. Tudo, no final, é uma herança maldita das eras PSDB-PT-PMDB.
Parem de reclamar, já recebi salário atrasado e nem ai.
Já estamos com uma comissão do carnaval 2017. Tudo pronto com convênio de 200 mil, pra torrar com turistas. Os autocnes que se danem com essa balela de salários atrasados.
Esse contrato com a Prefeitura tá furado. A prestação sinalagmática é apenas unilateral pro operário. Patrāo só de camarote e Red Bull.
O direito não socorre aqueles que dormem. Avante!
O funcionalismo público ñ espere algum do atual GOVERNADOR, até porque desde que assumiu foi renegando aumento salarial. Veja bem, se o GOVERNADOR, usa esses mesmas atribuições ao MPRN, JUDICIÁRIO, TRIBUNAL, PROCURADORES e LEGISLATIVOS. Esperamos a situação seja igual para todos e os salários dos BARNABÉS estão congelados há seis anos.
Parabéns ao SindServ, o resto das centrais são um bando de frouxos, borra botas e babão.
$TF deixou o caminho a $er $eguido na No$$@ política tupiniquin$$$$$
CABEÇÃO CADÊ O DINHEIRO? SERÁ QUE FOI O GATO QUE COMEU?
Vamos convidar os políticos de jucurutu para Bloco dos Lisos, lá estāo acustumado, inclusive, vão passar no Rota Intertv de sábado vindouro. Um estouro!