Diversos

Fruticultura potiguar conquista mercado chinês e deve gerar mais 10 mil empregos

Foto ILUSTRATIVA: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

A nova política de desenvolvimento econômico e a aproximação do Governo do Estado com a China já rendem frutos. Após anos de negociações, o setor de fruticultura conseguiu fechar um acordo para abertura do mercado chinês à produção de melão potiguar. O aumento no potencial de exportação deve reforçar ainda mais a posição de liderança do Rio Grande do Norte no segmento, gerando mais empregos e renda.

O acordo para a exportação foi assinado no país asiático na madrugada dessa quarta-feira (23). A expectativa do setor é de que o potencial do mercado resulte na geração de 10 mil novos empregos diretos no Rio Grande do Norte nos próximos três anos.

A notícia foi celebrada pela governadora Fátima Bezerra em encontro com o assessor institucional da Agrícola Famosa, Fred Escóssia. A Famosa é uma das 16 empresas que integram o Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex-RN). “O incentivo e a segurança jurídica dados pelo Governo, dentro da política de desenvolvimento que estamos aplicando, já estão dando resultado. A abertura do mercado chinês é uma janela de grandes oportunidades para a fruticultura do nosso estado, por isso temos que comemorar a assinatura do acordo”, disse a governadora.

Os primeiros contêineres com frutas produzidas no RN devem ser enviados à China a partir de fevereiro, consolidando a exportação plena a partir da safra 2020-2021. “Reconhecemos o comprometimento do Governo em atuar para o desenvolvimento da fruticultura e melhorar o ambiente de negócios”, destacou Fred.

Em julho deste ano, uma missão formada por diplomatas e empresários chineses visitou as plantações de melão no Oeste Potiguar. A visita foi articulada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), junto à embaixada chinesa no Recife-PE para aproximar as relações e buscar novos negócios.

O secretário Jaime Calado considera que esta é uma conquista que resulta de um trabalho bem articulado do Governo do Estado. “A maneira como recebeu todo o pessoal, que encaminhou, as medidas que tem tomado, todas no sentido de criar um ambiente favorável aos negócios, isso são fatores que se somam e que dá essa vitória”, disse. Para o secretário, “o papel da governadora, e do Governo como um todo, tem sido decisivo”

A Agrícola Famosa possui 30 mil hectares de área total e cerca de 10 mil hectares de área produtiva, dos quais 70% estão localizados em território potiguar e 30% em área cearense. Para o proprietário Luiz Roberto Barcelos, esta é a oportunidade perfeita para atingir o grande objetivo de exportar seu produto para a china.

A empresa produz 7 tipos diferentes de melão, cuja cultura é favorecida pela proximidade com a Linha do Equador, o que possibilita um clima ideal para este tipo de produção. Além disso, o solo arenoso permite controlar a quantidade adequada de nutrientes na terra.

Aproximação com a China

A Cônsul Geral da República Popular da China no Brasil, Yan Yuqing, visitou a Agrícola Famosa em julho, quando veio ao Rio Grande do Norte trazendo uma comitiva para avaliar as potencialidades e buscar possíveis investimentos para o estado. À época, o proprietário da empresa Luís Barcelos informou que tentava a pelo menos 5 anos incorporar a China ao seu portfólio de exportações. “Em dois anos, poderíamos exportar duas vezes a quantidade de melão que exportamos hoje”, justificou o empresário, que já comercializa seu produto para países como Inglaterra, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Chile e Argentina.

A aproximação com a China partiu da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico. O titular da pasta, Jaime Calado, esteve com sua equipe duas vezes no consulado chinês em Recife abordando as potencialidades do Rio Grande do Norte. Durante a passagem dos chineses no estado, foi realizada uma rodada de negócios onde foram discutidas áreas de interesse comum entre os países: energias renováveis, agricultura, indústria, transporte, infraestrutura urbana, entre outras.

Opinião dos leitores

  1. Será se já são os frutos da visita que Bolsonaro está fazendo a china. O ômi é mais rápido que ligeiro. Hehehe

    1. É mais fácil ter sido resultado da visita dos chineses ao Estado. O que interessa é que é bom para o RN, então vamos esquecer os políticos ( já que eles não estão nem aí para o povo mesmo ) e vamos torcer A FAVOR do nosso Rio Grande do Norte e do nosso Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Mulher cadeirante fica gravemente ferida após incêndio atingir residência e oficina em Caicó

Screenshot

Foto: Divulgação 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu, na manhã desta segunda-feira (20), uma ocorrência de incêndio em uma edificação mista, utilizada como residência e oficina de motocicletas, no município de Caicó, na região Seridó.

Ao chegar ao local, a guarnição constatou que o incêndio atingia diversos materiais combustíveis no interior do imóvel. De acordo com informações colhidas no local, a moradora, uma mulher cadeirante, estava sozinha na residência e dormia em uma rede quando acordou com a residência em chamas.

A mulher apresentava queimaduras em grande parte do corpo. A equipe do CBMRN realizou o atendimento pré-hospitalar, administrou oxigenoterapia durante todo o deslocamento e conduziu a vítima ao Hospital Regional do Seridó, onde ela permaneceu sob os cuidados da equipe médica de plantão.

Na sequência, os bombeiros realizaram o combate às chamas utilizando técnicas específicas para incêndios em edificações residenciais, extinguindo o fogo e eliminando os riscos de reignição. Após a conclusão da ocorrência, a guarnição repassou orientações de segurança aos moradores da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PRF apreende mais de 812 kg de lagosta transportada irregularmente em Mossoró

Screenshot

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 812,5 quilos de lagosta transportada irregularmente em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A ocorrência foi registrada por volta das 11h deste domingo, 19 de julho de 2026, no quilômetro 57 da BR-304.

De acordo com a PRF, o produto da pesca era transportado em desacordo com as normas sanitárias dentro de um caminhão Volkswagen 10.160 DRC 4×2, de cor branca. O veículo era conduzido por um homem de 41 anos.

Após a fiscalização, a carga de lagosta foi apreendida e encaminhada, juntamente com a ocorrência, à Vigilância Sanitária de Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] POLÊMICA NA COPA: Jogadores da Argentina viram as costas durante festa da Espanha e cena gera críticas

Imagens: Reprodução/Thiago

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram jogadores da Argentina de costas durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo 2026, enquanto a Espanha comemorava o título conquistado. A cena gerou repercussão entre torcedores e imprensa esportiva.

Nas imagens, os argentinos aparecem voltados para o lado oposto do palco no momento em que a seleção espanhola recebia as medalhas e celebrava a conquista. A atitude foi classificada por críticos como uma falta de esportividade.

A Espanha venceu a Argentina por 1 a 0 na final e levantou o troféu mundial pela segunda vez na história. O gol do título foi marcado por Ferran Torres, na prorrogação.

Até o momento, a FIFA e a Associação do Futebol Argentino (AFA) não divulgaram posicionamento oficial sobre a repercussão envolvendo a cerimônia de premiação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] VEXAME APÓS A DERROTA: argentinos deixam Times Square tomada por lixo em Nova York

Imagens: Reprodução

A derrota da Argentina para a Espanha na final da Copa do Mundo de 2026 terminou com um cenário de sujeira em um dos pontos turísticos mais famosos do mundo.

Imagens registradas após a movimentação de torcedores argentinos na Times Square, em Nova York, mostram copos, garrafas, embalagens e outros resíduos espalhados pelas ruas.

O material ficou concentrado na região após a comemoração frustrada pelo vice-campeonato argentino. Equipes de limpeza foram acionadas para recolher os resíduos e normalizar o espaço.

A Espanha venceu a Argentina por 1 a 0 na decisão e conquistou o título mundial. Após a partida, grupos de torcedores se reuniram em diferentes pontos para protestar e lamentar o resultado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Torcedores argentinos se envolvem em confusões em diferentes cidades do Brasil após derrota na final da Copa

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Uma confusão entre torcedores argentinos e um motoboy chamou atenção neste domingo (19), em Copacabana, no Rio de Janeiro, após a derrota da Argentina para a Espanha na final da Copa do Mundo.

Imagens registradas no local mostram o momento em que o trabalhador é atingido por torcedores e reage à agressão. Durante o confronto, ele derruba um dos envolvidos no asfalto.

Segundo relatos que acompanham o registro, o motoboy teve a viseira do capacete quebrada durante a confusão.

Após a reação do trabalhador, ele aparece cercado por outros torcedores que estavam na região. O vídeo do episódio passou a circular nas redes sociais.

Outros locais tiveram registros de confusão

Além do Rio de Janeiro, também houve registros de tumultos envolvendo torcedores argentinos em outros destinos turísticos, como Arraial d’Ajuda (BA), Búzios (RJ), Balneário Camboriú (SC) e Pipa, no Rio Grande do Norte.

Em Búzios (RJ). Fotos: Reprodução/Thiago Garcia

Em Balneário Camboriú (SC). Fotos: Reprodução/Thiago Garcia

Em Pipa (RN). Fotos: Reprodução/Tibau Notícias Pipa

Os episódios ocorreram após a final da Copa do Mundo, disputada entre Argentina e Espanha.

Durante a cerimônia de premiação, imagens mostraram jogadores argentinos de costas no momento em que os atletas espanhóis recebiam o troféu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ELEIÇÕES 2026 COMEÇAM A ESQUENTAR: partidos iniciam escolha de candidatos nesta segunda

Foto: Reprodução

 

A corrida eleitoral de 2026 entra oficialmente em uma nova fase nesta segunda-feira (20), com o início do prazo para os partidos realizarem suas convenções e definirem os candidatos que disputarão as eleições.

As legendas terão até o dia 5 de agosto para confirmar os nomes para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Após as convenções, os partidos precisam enviar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os dados dos candidatos e os números que serão usados nas urnas.

Também é durante esse período que as siglas podem oficializar coligações e definir alianças para a disputa eleitoral.

Em 2026, os eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados. As convenções estaduais serão responsáveis pela escolha dos candidatos aos cargos estaduais e legislativos, enquanto as convenções nacionais definirão as candidaturas à Presidência e Vice-Presidência da República.

Partidos que já marcaram convenções nacionais

  • Partido Democrático Trabalhista (PDT) – 20 de julho
  • Partido Liberal (PL) – 25 de julho
  • Partido Social Democrático (PSD) – 26 de julho
  • Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – 27 de julho
  • Partido Novo (Novo) – 27 de julho
  • Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – 30 de julho
  • Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) – 31 de julho
  • Partido Verde (PV) – 31 de julho
  • Missão – 1º de agosto
  • Partido da Causa Operária (PCO) – 1º de agosto
  • Partido Socialista Brasileiro (PSB) – 2 de agosto
  • Partido dos Trabalhadores (PT) – 2 de agosto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

RISCO DE CENSURA: especialistas alertam para efeitos de decretos de Lula sobre redes sociais

Foto: Pexels

Os decretos assinados pelo presidente Lula (PT) que ampliam a responsabilidade das plataformas digitais entram em vigor nesta segunda-feira (20) e já provocam reação de especialistas e empresas de tecnologia.

As medidas alteram regras do Marco Civil da Internet e dão à Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) novas atribuições para regulamentar, fiscalizar e apurar possíveis infrações cometidas pelas plataformas.

Especialistas ouvidos pela CNN apontam preocupação com a falta de critérios objetivos para responsabilizar as chamadas big techs. O advogado Rafael Pellon afirmou que existe risco de “censura prévia” caso as empresas adotem medidas preventivas para evitar punições.

Segundo Pellon, a insegurança ocorre em meio ao debate envolvendo Executivo, Judiciário e Congresso sobre a regulamentação das redes sociais.

“Temos um risco, em determinados conteúdos, de censura prévia, por falta de critério ou objetividade das decisões”, afirmou o especialista.

As empresas de tecnologia também demonstraram preocupação. Entidades que representam o setor afirmaram que os temas envolvem liberdade de expressão, atividade econômica e responsabilidade das plataformas e defenderam uma discussão mais ampla antes da criação das novas regras.

Pelos decretos, as plataformas terão de adotar medidas para combater conteúdos ligados a crimes graves, proteger usuários e manter canais permanentes para denúncias de irregularidades. A ANPD passa a ter papel central na fiscalização dessas obrigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ELEIÇÕES 2026: PF começa operação de segurança; Flávio Bolsonaro abre mão da escolta da corporação

Foto: Reprodução/CNN

A Polícia Federal inicia nesta segunda-feira (20) a operação de segurança dos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026.

O serviço será disponibilizado aos candidatos homologados nas convenções partidárias, desde que façam o pedido oficial de proteção.

Segundo a CNN, os pré-candidatos Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão) informaram que vão solicitar a escolta da PF.

Já Flávio Bolsonaro (PL-RJ) optou por manter a equipe da Polícia Legislativa do Senado, responsável por sua segurança em razão do mandato de senador, e não usará o serviço da corporação.

No caso do presidente Lula (PT), pré-candidato à reeleição, a proteção será compartilhada entre a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A Polícia Federal informou que mais de 600 policiais foram treinados entre 2025 e 2026 para atuar na segurança dos presidenciáveis.

Ao todo, até 458 servidores poderão ser mobilizados na operação. A corporação também classificou os candidatos em quatro níveis de risco — muito alto, alto, moderado e baixo —, critério que servirá de base para definir o esquema de proteção de cada um.

A estimativa é de que a operação custe cerca de R$ 95 milhões caso sejam atendidas até dez candidaturas. O orçamento prevê despesas com veículos blindados, coletes balísticos, sistemas antidrones, kits antibombas e logística.

Segundo a PF, os mesmos critérios técnicos serão adotados para todos os candidatos, e as equipes atuarão em conjunto com as forças de segurança estaduais e municipais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Embaixada dos EUA alerta para possível ataque do Irã em capital do Bahrein

Foto:  IRNA/ reprodução

A Embaixada dos Estados Unidos no Bahrein emitiu um alerta de segurança neste domingo (20) informando que o Irã pode ter como alvo áreas não especificadas no centro de Manama, capital do país, em meio à escalada do conflito no Oriente Médio.

No comunicado, a representação norte-americana orientou cidadãos dos EUA a permanecerem em alerta, seguirem as orientações das autoridades locais e acompanharem os avisos oficiais.

A embaixada também recomendou que, em caso de explosões ou sirenes, as pessoas procurem abrigo imediatamente.

O alerta não informa quais seriam os possíveis alvos nem detalha quais informações de inteligência motivaram o aviso.

No sábado (19), o Departamento de Estado dos EUA já havia emitido um alerta global de segurança para cidadãos americanos no exterior, citando o aumento das tensões na região e o risco de uma escalada imprevisível do conflito.

Também neste domingo, o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) anunciou a nona noite consecutiva de ataques contra o Irã.

Segundo os militares, a ofensiva ocorre após a morte de três soldados americanos em um ataque atribuído a Teerã contra uma base dos EUA na Jordânia.

De acordo com o governo iraniano, os bombardeios realizados na última semana deixaram 38 mortos e mais de 400 feridos no país. O Centcom não informou quais foram os alvos dos novos ataques nem os armamentos utilizados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes impõe restrições e advogados viram ponte entre Bolsonaro e pré-campanha de Flávio

Foto: Reprodução

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de ampliar as restrições impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro levou o PL a reorganizar a comunicação entre ele e a pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado pelo partido como pré-candidato à Presidência da República.

De acordo com integrantes da legenda, os advogados que integram a defesa de Bolsonaro passarão a ser o principal canal para repassar orientações políticas e decisões estratégicas do ex-presidente à equipe da pré-campanha.

Na sexta-feira (17), Moraes manteve a prisão domiciliar de Bolsonaro e impôs novas restrições após Flávio publicar nas redes sociais uma carta em que o pai o apresentava como porta-voz. N

a decisão, o ministro afirmou não considerar plausível a alegação da defesa de que Bolsonaro desconhecia a divulgação do documento.

Entre as medidas determinadas por Moraes está a proibição de visitas de Flávio ao pai por 90 dias.

O ministro também suspendeu, até o fim do período eleitoral, visitas com finalidade político-eleitoral e a divulgação de manifestos de Bolsonaro, inclusive por terceiros.

Além disso, o ex-presidente permanecerá por 30 dias sem receber visitas, inclusive de familiares, com exceção de médicos, fisioterapeutas e advogados.

Após a decisão, Flávio Bolsonaro classificou a medida, em publicação nas redes sociais, como “ilegal, desproporcional, covarde e cruel”.

No sábado (18), durante um evento no Espírito Santo, o senador voltou a criticar Alexandre de Moraes, afirmou que não pretende buscar vingança e fez novas declarações contra o ministro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *