Um dos maiores artistas do carnaval brasileiro, Alceu Valença abriu os festejos da extensa programação do Carnaval de Natal no Polo Ponta Negra, nesta sexta-feira (13). Mais de 40 mil pessoas também acompanharam os shows da Banda Cavaleiros e da dupla Rafa e Pipo.
O DJ Samir apresentou um repertório mixado e eclético para conduzir o público ao frevo e aos clássicos de Alceu. “A viagem foi demorada, mas a energia de Natal e de vocês compensa. Obrigado ao prefeito pelo convite. O carnaval de Natal está para arrombar”, brincou o pernambucano.
Para o prefeito Paulinho Freire, a parceria contribui para ampliar a estrutura e garantir uma festa organizada e acessível à população. “Nosso objetivo é fazer um carnaval cada vez mais estruturado, que acolha as pessoas, valorize a cultura e gere oportunidades. Esse trabalho conjunto permite oferecer uma festa maior, com mais segurança, conforto e participação popular”, destacou.
No palco, outro convidado especial chamou a atenção: Richard Gabriel, de apenas 8 anos, fã de Alceu desde os 2. Foi a quinta tentativa de falar com o ídolo, mas, dessa vez, conseguiu entregar um desenho ao cantor e recebeu em troca um abraço e um beijo na testa.
“Alceu é cultura que atravessa gerações. Tem letras que remetem ao Nordeste”, disse o pequeno. A mãe, Elizabeth Oliveira, acredita que a admiração é algo espontâneo. “Ele só dorme escutando ‘Anunciação’, mesmo sem nunca termos influenciado. Acho que é algo muito dele.”
Acompanhado da avó, Cristina Grimaldi, Lucas Morais, de 13 anos, levou um dos muitos vinis do artista para tentar um autógrafo na área de backstage. “Não consegui, mas só em vê-lo de perto já valeu. Foi a primeira vez e vou tentar outras”, contou.
Na sequência, a banda Cavaleiros deixou o forró de lado para entrar no ritmo da folia carnavalesca, com repertório especial para o reinado de Momo. Já a dupla Rafa e Pipo, herdeiros do hitmaker Bell Marques, trouxe o axé baiano ao palco, já avançando pela madrugada.
Quem também aproveitou a festa foi o ambulante Reinaldo da Silva. “É um período bom para a gente. O Natal praticamente emenda com o carnaval, e ganhamos um extra para aliviar as contas nesse início de ano, que é sempre mais pesado.”
Assim como em todos os eventos promovidos pela Prefeitura do Natal, foram montados espaços reservados e próximos ao palco para pessoas com deficiência e também para pessoas com mobilidade reduzida. Salete Ramos elogiou a iniciativa. “É bom termos essa atenção especial. Aproveitamos bem melhor os shows, que estão ótimos.”
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, destacou a melhoria da estrutura no Polo Ponta Negra. “Descemos a estrutura da Praça Cláudio Porpino para a orla, onde podemos comportar maior público e oferecer mais serviços, conforto e segurança, com três postos médicos de atendimento imediato e um posto avançado, além de dois palcos maiores, que evitam espera entre os shows.”
Assim como na prévia de carnaval realizada no último fim de semana na Redinha, a Prefeitura retomou a iniciativa do Protocolo Unificado de Atendimento, que integra os serviços ofertados pelas secretarias municipais durante os eventos. A ação estabelece diretrizes para o acolhimento de pessoas em situação de risco, incluindo mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência.
Segundo a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, foram estruturadas três salas destinadas a esse protocolo, instaladas nos principais polos carnavalescos da cidade: Ponta Negra, Ginásio Nélio Dias e Avenida da Alegria. A ação envolve equipes das secretarias de Direitos Humanos, da Mulher, da Assistência Social e de Segurança. Situações identificadas pela produção ou pelas forças de segurança são comunicadas por rádio para encaminhamento e acolhimento adequados.
Neste sábado (14), os shows ocorrem nos polos Ponta Negra, Avenida da Alegria, na Redinha, e no pátio do Ginásio Nélio Dias, também na Zona Norte de Natal, além dos blocos no Largo do Atheneu. Em Ponta Negra, sobem ao palco o potiguar Sueldo Soares, a Banda Mel, Priscila Freire e Márcia Felipe. Na Avenida da Alegria, apresentam-se Banda Grafith, Banda Mel e Capilé. Já no Ginásio Nélio Dias, a programação contará com Márcia Felipe, Pagode do Coxa, Cavaleiros do Forró e Soanata. Os shows têm início por volta das 19h.
O Carnaval de Natal 2026 conta com apresentação de Esportes da Sorte e é uma realização da Prefeitura do Natal.
Se a petrobras deu no Petrolao que prendeu lula, o ladrao corrupto. A Funpec vai dar no FUNPECÃO e vai prender quem? quem será? Bom perguntar aos estudantes uteis.. eles sao muito uteis a quem interessa…
Precisamos instaurar uma "Lava-Jato das Universidades", começando por aqui, com a FUNPEC…Depois espalhando-se pelo país…Recuperaremos bilhões (vejam q apenas 1 contrato, em 1 universidade, gerou R$ 50.000.000,00)!!!
Está mais que explicado o ódio de professores e "alguns" funcionários da UFRN para com o governo Bolsonaro, estão perto de perderem a boquinha de dinheiro desviado pela Funpec. Dá-lhe Bozo!!!??
A Funpec já nasceu malhada, e agora acabaram de queimar seu filme noir, rodado em subterrâneo de luxo. Nem com uma campanha de duzentos milhões de reais (sem licitação, óbvio) ela recupera mais a imagem que nunca teve.
Essa FUNPEC pode ser outro escândalo nacional promovido pelo PT. Será que estamos diante de uma nova lava jato?
Essa dinheirama foi bancada pelo Ministério da Saúde através de Termo de Execução Descentralizada (uma espécie de convênio), em favor da UFRN. Por sinal, a União tem derramado milhões de reais, quase bilhões, para UFRN por intermédio dessa manobra… não há qualquer prestação de contas e nem é permitido.
É bom demais torrar dinheiro público é igual a atirar com pólvora alheia, a pessoa nem liga. Gastaram um bocado enbolçaram outro tanto e o resto dividiram, pronto resolvido o problema, o dinheiro nao volta. Foi todo usado, em causa própria, mas isso é só um detalhe. Kkkkkkk
Os que comandam são professores?
Tá indo bem essa fundação.
Agora, se for atrás, a esquerda que dá o tom da cantiga.
Eita que tem virigente que está perdendo o sono.
Essa funpec é literalmente uma RIQUEZA!
Deve ser por isso que muitos deles andam com adesivos "Lula Livre" em seus carros…kkkkkkkkkkk
Será que tem gente que ganhou dinheiro ilicitamente por essas contratações? Acho que não, pois são professores universitários.