Foto: reprodução | Eduardo Maia
Após meses negociando uma tentativa de fusão com PSD ou MDB, o presidente do PSDB, Marconi Perillo, diz que a sigla desistiu da união com as legendas. Segundo ele, os tucanos decidiram se unir com outros dois partidos menores: Podemos e Solidariedade. O objetivo, de acordo com a direção do partido, é evitar a entrada em um processo de “extinção” e manter o programa da sigla. Caso optasse pelo acordo com as legendas de Gilberto Kassab ou Baleia Rossi, a avaliação é que o PSDB acabaria submisso.
— O partido caminha nesta direção, de fazer fusão com partidos menores, para mantermos nosso programa, nossa história. A direção é essa. É o que a base quer e vamos fazer — disse o presidente do PSDB, Marconi Perillo.
Rio Grande do Norte
No RN, a fusão entre o PSDB, Podemos e Solidariedade significaria a junção do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira, do senador Styvenson Valentim e de Kelps Lima, hoje secretário da gestão da prefeita Nilda em Parnamirim, reunidos em um mesmo partido.
Negociações
Desde o início das movimentações para a união com o PSD ou MDB, integrantes da base tucana se mostraram incomodados e argumentaram que isso significaria abrir mão de uma tentativa de reabilitação. As negociações com Podemos e Solidariedade, então, passaram a avançar com maior facilidade. O PSDB tem hoje apenas 11 deputados, três senadores e três governadores.
O formato final da união entre as legendas ainda está sendo desenhado. O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, disse que a negociação entre a legenda e o PSDB avança para ser uma federação. Para isso, porém, é necessário que a atual federação PSDB-Cidadania seja desfeita antecipadamente, já que o prazo oficial para o término da união seria apenas em maio de 2026.
Com informações de O Globo
Lixo puro!
Styveneson não vai trair não vai trair o seu eleitor. Juntar a Kelps , Ezequiel, entre outros profissionais da política? Estou fora
Alisson tem que ter muito cuidado, uma escolha errada queima ele para vida toda, politicamente, ele não se ache o banban, ele chegou onde está por humildade
Em 3 de maio de 2022, após desentendimento das centrais sindicais e o presidente do partido, Paulinho da Força, o Solidariedade oficializa apoio ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). SOLIDARIEDADE=PT.
O novo governador do RN será Alysson atual prefeito de Mossoró que vai para o PSD 55 de Kassab. As pesquisas já mostram claramente. Ele vai partir com quase 90% dos votos de Mossoró e região. Os velhos caciques da política atrasada do RN vão levar uma surra feia.
Unido c esquerdista , nem pensar , voltes estou fora
A última vez que o RN inventou de eleger um governador oriundo de Mossoró/RN deu merda. Lembram da administração Rosalba Ciarhini? Mossoró não.
Eu tô pegado!
Partidos de Direita:
Vamos acabar com o PT.
PFL: ☠️
PSDB: ☠️
PT: 💪🤣🤳
Chooooora boiada…🐮
Muuuuuuuummmm
Rapaz, vamos com calma. PL subiu do nada, e o PT enfraqueceu, se Lula vazar, o PT cai mais ainda (lembrando que hoje ele é uma federação, assim como PSDB).
Iiiiiiiiii rouxinho. Esses cretinos esquerdopatas tem que serem excluídos da vida pública Brasileira. Escoria da pior especie